[PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por liperocha92 » Ter Fev 25, 2014 20:44

Imagem Fala pessoal, tudo bom? Depois de muito tempo na inativa, e de apenas uma artigo publicado ao público do FMB, volto a ativa com o projeto e com a promessa de novos artigos para a área do FM14. De começo, nada muito mirabolante ou de bastante aprofundamento.

Como todos sabem, no FM14 aconteceu a maior revolução tática no jogo dentre as últimas edições. As charmosas e famosas barrinhas são deixadas no passado, e tudo agora é na base de instrução. Antes podíamos marcar a opção de jogar em contra ataque, sim ou não, regular a temporização da equipe e outros afins, tudo através daquele modelo de barras. Pois bem, para o FM14 isto foi retirado, e tudo aquilo que queremos é na base do "grito".

Sei que o FM já foi lançado por volta de uns 4 meses, e que muita gente já se habituou com este novo modelo. Porém ainda tem muitos iniciando no game, e mesmo aqueles que já tem o jogo por um tempo, ainda não habituaram com o modelo. Meu objetivo com este artigo não é que você leitor, acabe de ler aqui e tenha se tornado um expert nessa parte. Mas sim que tenha o entendimento básico para que possa montar a sua própria tática. Não trarei nada aprofundado, até porquê senão seria suficiente apenas um artigo. A intenção é cada vez mais ir aprofundando num tema e trazer pra vocês.
A Era dos "Gritos"

Imagem Como podemos ver pessoal, na própria parte de instrução de equipe, o próprio jogo já separa onde cada função se enquadra dentro da tática. Mas aplicar é o grande problema. De acordo com o jogo, as áreas dentro da tática são: Posse, Penetração, Formato, Defesa e Geral. Assim, vamos falar por partes de cada uma delas.

- Posse

Nada mais é que o estilo de jogo que você deseja aplicar em sua equipe. É aqui, e através destas instruções que você vai determinar se você quer que seu time jogue mais com a bola, em passes curtos, ou se vai querer um estilo de jogo mais direto, com muitos cruzamentos pra área, ou até mesmo na base do chuveirinho.

Para mim, esta é a parte mais importante que devemos nos atentar quando formos fazer uma tática. As instruções vão ditar seu estilo de jogo. Você pode mandar o time trabalhar a bola e aproveitando de cruzamentos, ou então jogando na base do chuveirinho, ou até mesmo pedir para que joguem mais na base de enfiadas de bolas, principalmente nas costas da defesa adversária, através deste tema.

- Penetração

Consiste nada mais nada menos em mostrar por onde você quer que sua equipe jogue. Essa parte não tem mistério. Pedir para explorar as laterais, vai fazer seu time buscar sempre as jogadas laterais, pelo meio, buscar sempre uma jogada pelo meio, e assim sucessivamente. A instrução que consiste em procurar sobreposições está relacionada diretamente ao apoio dos seus laterais. Usando esta opção, seu time vai sempre aguardar que seus laterais apareçam no campo de ataque e deem opções para jogadas.

- Formato

Outro ponto a se destacar de importância na confecção de uma tática. Esta parte está relacionada diretamente aos setores da equipe, defesa, meio campo e ataque. Eu dividiria essa parte em outras três partes: Compactação da equipe, Linha defensiva e Liberdade "posicional".

A compactação da equipe compreende as instruções de jogar mais aberto e fechado. Essa parte esta relacionada aos setores. Jogar mais aberto quer dizer que o time jogará mais espaçado. Jogar mais fechado, as linhas jogarão sempre próximas uma da outra.

A linha defensiva engloba as instruções linha defensiva muito avançada, pressionar mais a frente, recuar linha defensiva, e linha defensiva muito recuada. Acho que essa parte não cabe tanta explicação, pois as próprias instruções já mostram o que cada função quer dizer.

A liberdade posicional engloba as duas instruções restantes. Também não tem muito mistério. Mandar o time manter posição, remete a uma filosofia mais rígida, onde o jogador tem menos liberdade posicional e procura não sair da posição. Mover-se ou Deambular das posições está voltado a um estilo de jogo mais fluído e criativo, com alternância de posições dos jogadores.

- Defesa

Esta parte não está apenas relacionado a linha defensiva, mas todo o sistema de marcação que envolve seu time. E também não tem muito mistério o entendimento dessa parte, pois suas funções remetem ao que está realmente pedido quando marcado esta função.

- Geral

E por último o Geral. Esta parte divide-se em duas: Temporização e Criatividade. Lembram-se destas barrinhas? Então, essa parte é manual agora.

A temporização nada mais é que o tempo que sua equipe vai demorar em levar a bola até o gol do adversário, a partir do momento em que ela possui o domínio da mesma. Aqui fica a gosto de cada um. Mas a instrução Respirar é exclusivamente para situações onde você quer apenas se defender.

A criatividade nada mais é que a liberdade criativa que você dará a sua equipe. É a parte que engloba ser mais expressivo ou disciplinado. Nessa parte não tem mistério.

Finalizando o artigo, não existe uma tática ou estilo de jogo perfeito. Existe uma possibilidade X de combinações dessas instruções que farão seu time render e que dará certo. Porém isso não se aplicará talvez a outro clube. Tudo depende do que você tem a sua disposição em termo de jogadores. E também é importante ressaltar que tudo isso está relacionado a estratégia que você vai usar e a filosofia.

Bom pessoal, e assim eu me despeço desse meu segundo artigo pra vocês, o primeiro da era FM14. Espero que tenham gostado e que leiam. Aceito sugestões e críticas, e aguardo o feedback de vocês. Até mais!


Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Gustavo Dias
Membro
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: Qui Jan 17, 2013 20:31
Time: Palmeiras
Status: Anti-coitadista
Steam: gustavodias172
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por Gustavo Dias » Ter Fev 25, 2014 21:05

Muito bom o artigo LF!

Normalmente começo minhas equipes dando essas instruções:

Posse:
manter posse
passes mais curtos
jogar a partir da defesa
cruzamentos altos
correr pra cima da defesa

Na penetração:
explorar as laterais

Formato:
jogar mais fechado
pressionar mais á frente (depende da tua zaga)
manter a posição

Defesa:
intimidar adversários
desarme agressivo
usar marcação apertada

Geral:
mais intensidade
seja mais disciplinado

Uso como base mas é lógico que vai se adaptando ao longo do save e do teu time. Mas gosto desse estilo que coloquei.

E também queria dizer que acho esse sistema muito mais efetivo e bem melhor do que o FM13 propunha. Facilita tanto pra quem joga há algum tempo quanto pra quem tá começando.
Avatar do usuário
AndreyFonseca
Desenvolvedor
Desenvolvedor
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Ago 29, 2013 18:42
Time: Vasco da Gama
Steam: andrey_redfield
Localização: São João de Meriti, Rio de Janeiro

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por AndreyFonseca » Qua Fev 26, 2014 09:04

Gostei do artigo Lipe, bem esclarecedor para quem ainda não se habituou a essas instruções, eu particularmente já me habituei bem e achei que agora os jogadores respondem mais as instruções do que em FM's anteriores!
MrPiro
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 09:51
Time: São Paulo
Status: OK

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por MrPiro » Qua Fev 26, 2014 11:26

Muito bom artigo! Parabéns! Confesso que sofri no inicio do jogo, nada dava certo. Depois percebi a importância da instrução, do "grito", e o time começou a fluir, jogar melhor.

O artigo será muito bom para todos.
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por MaxAveiro » Qua Fev 26, 2014 11:26

Bom artigo Lipe!
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Juan Román Riquelme
Membro
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Nov 17, 2013 21:29
Time: Boca Juniors
Status: Dormindo,jogando,torcendo ou postando.
Localização: São Paulo - SP Z/S

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por Juan Román Riquelme » Qua Fev 26, 2014 21:04

Excelente Lipe, parabéns
ImagemImagem Imagem
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por liperocha92 » Qua Fev 26, 2014 21:54

Valeu pessoal! Depois do carnaval eu trago mais um pra vocês.
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por baltazar » Qui Fev 27, 2014 14:32

Como tinha dito anteriormente, grande artigo. Parabéns.
roberto.vietri
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jul 15, 2014 16:23
Time: corinthians
Status: OK
Time na LFM: santa cruz

Re: [PRANCHETA DO LF] Entendendo as Instruções de Equipe

Mensagem por roberto.vietri » Sex Jul 18, 2014 14:14

Baita artigo diga-se de passagem haha

Poderiamos compartikhar mais esquemas taticos!
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”