[FM14] Brasilizou

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

[FM14] Brasilizou

Mensagem por Marinho » Sáb Out 19, 2013 10:30

Imagem Através das "caravelas cibernéticas", enfim a Sports Interactive (SI) descobriu o Brasil. Ironicamente, o país com mais títulos de Campeão Mundial no esporte, não possuía uma versão do Football Manager em sua própria língua. Língua esta taxada por alguns como "código secreto". Derivado do fato de em nosso continente apenas nós Brasileiros nos expressarmos em Português, e mundialmente, exceto por nossos colonizadores Europeus, há alguns "irmãos" africanos que também nos compreendem.

A indústria dos games a cada dia se rende mais ao nosso "dialeto" (PT-BR). E é muito fácil compreender uma vez que nossos 200 milhões de brasileiros, superam em quantidade a soma dos habitantes de todos os outros países de língua portuguesa. Herança de nosso sub-desenvolvimento; tardiamente surge este reconhecimento a cada dia das grandes produtoras de games. Nós fãs de Football Manager agradecemos à SI por sua colaboração e carinho.

Mas chega de aula de história. O que muda? Inegavelmente foram muitas versões com a língua mãe "emprestada" de nossos colegas lusitanos. Aprendemos a gritar golo, a solicitar informações ao adjunto, a analisar as oportunidade flagrantes de um jogo, a nos irritar quando nossa bola ia aos postes, etc. Se nossas línguas, sendo a mesma diferem tanto, imaginem com relação ao universo do futebol? Passaria o dia todo escrevendo sobre alterações do PT-PT para o PT-BR, mas para que sintam a grande diferença, listo abaixo as posições dos jogadores em PT-BR e seu equivalente em PT-PT:
  • Goleiro / Guarda-Redes
    Goleiro Líbero / Guarda-Redes Líbero

    Líbero / Líbero
    Líbero Avançado / Líbero Avançado

    Zagueiro / Defesa Central
    Defensor com Bola / Defesa com Bola
    Defensor Limitado / Defesa Limitado

    Lateral / Defesa Lateral
    Ala / Ala
    Lateral Limitado - Nova Função
    Ala Completo - Nova Função

    Volante / Médio Defensivo
    Armador Recuado / Construtor de Jogo Recuado
    Meio Campista Recuperador de Bolas - Nova Função (agora recuada)
    Primeiro Volante / Trinco
    Pivô Defensivo - Nova Função
    Regista - Nova Função

    Meia Central / Médio Centro
    Armador Recuado / Construtor de Jogo Recuado
    Meio Campista Área-Área / Médio Área-Área
    Armador Avançado / Construtor de Jogo Avançado
    Meio Campista Recuperador de Bolas / Médio Recuperador de Bolas

    Meio Campista Lateral / Médio Ala
    Ponta / Extremo
    Ala Defensivo / Ala Defensivo
    Atacante Interior / Avançado Interior

    Meia Atacante / Médio Ofensivo
    Armador Avançado / Construtor de Jogo Avançado
    Número 10 / Número 10
    Pivô Ofensivo - Nova Função
    Avançado Sombra - Nova Função
    * O Atacante Interior não está mais entre os Meias Ofensivos Centrais, somente nos Laterais.

    Atacante Recuado / Avançado Recuado
    Centroavante / Ponta de Lança
    Jogador Alvo / Jogador Alvo
    Oportunista / Ponta de Lança Fixo
    Atacante Completo / Avançado Completo
    Atacante Defensivo / Avançado Defensivo
    Número 10 / Número 10
    Falso Nove - Nova Função

Fica claro que após anos jogando com a tradução portuguesa, as adaptações aos novos termos do jogo vão acontecer com o tempo. Há até os mais saudosistas que nunca mudarão suas preferências para o português brasileiro. Fato é, que a tradução de qualquer jogo para uma língua específica traz consigo a esperança de atrair novos fãs. Mas enfim, nossa pátria mãe gentil agradece. Autor: Marinho
Equipe FM-Brasil


Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por Ruizão » Sáb Out 19, 2013 10:37

Apesar de ainda estar me adaptando eu gostei bastante do PT-BR.

Quanto às funções, colocaram algumas que não existem no nosso "vocabulário futebolístico" como Pivô Ofensivo pra MAC(se fosse pra PL era compreensível...), Regista (Maestro, pls, rs)...E não colocaram algumas muito mais habituais como Meia de Ligação no lugar de Meia Central, Segundo Volante(elemento surpresa que quase todos os times brasileiro tem atualmente, e que faz uma baita diferença no jogo) que muito provavelmente deve ser o famoso Meio Campista Área-Área...

E algumas funções, se eu não me engano existiam em versões anteriores, como Ala Completo...
Imagem
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por MaxAveiro » Sáb Out 19, 2013 10:48

Aconteceu bem o que eu esperava, achei que ia ficar zuado do PT-BR e acabaria jogando em PT-PT

dito e feito asuuahssa
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
gabrielkist
Membro
Membro
Mensagens: 2350
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 14:28
Time: Grêmio e Liverpool
Status: Gerohummels
Steam: gabriel_kist
Time na LFM: Reggae Bulls

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por gabrielkist » Sáb Out 19, 2013 10:50

É, têm algumas coisas mal traduzidas, dá pra melhorar ainda. Particularmente estou jogando ainda no PT-PT, achei bem estranho jogar no PT-BR, mas é questão de costume.
Imagem
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por BrunoBMS » Sáb Out 19, 2013 10:52

Sensacional!
Preciso esperar terminar de baixar meu beta.
Depois vamos olhar... mas já digo... o costume do Pt-Pt é grande... kkk
Avatar do usuário
gabrielkist
Membro
Membro
Mensagens: 2350
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 14:28
Time: Grêmio e Liverpool
Status: Gerohummels
Steam: gabriel_kist
Time na LFM: Reggae Bulls

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por gabrielkist » Sáb Out 19, 2013 10:55

Eu acho que o jogador alvo devia ser o centroavante, ponta de lança não combina em nada com o que um centroavante faz.
Imagem
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por MaxAveiro » Sáb Out 19, 2013 11:03

Eu acho que a tradução do PT-BR devia ser uma mistura de Neto com Silvio Luiz.

Ponta de Lança Fixo por exemplo deveria chamar Baita Centravanti
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por BrunoBMS » Sáb Out 19, 2013 11:05

MaxAveiro escreveu:Eu acho que a tradução do PT-BR devia ser uma mistura de Neto com Silvio Luiz.

Ponta de Lança Fixo por exemplo deveria chamar Baita Centravanti
E o carinha da sportv... "siga la pelota"
Acho que é o mesmo que tinha numas edições antigas do Fifa...
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por MaxAveiro » Sáb Out 19, 2013 11:08

Defesa Limitado deveria chamar Beque de Fazenda
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
LCM
Desenvolvedor
Desenvolvedor
Mensagens: 1719
Registrado em: Qua Ago 21, 2013 19:02
Time: FLAMENGO
Status: OK

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por LCM » Sáb Out 19, 2013 11:28

uma pergunta: Existe um projeto de tradução para o BR-BR do FMBrasil ou de algum outro site?

pergunto isso pq no Fifa Manager a E.A nos disponibilizou as ferramenta para a tradução do jogo e por mais de 7 anos nós ( TCMTotal e depois Manager Total) é quem traduziamos o jogo e disponibilizávamos para todos os users.
Saga: País Basco: A história de um povo.
Imagem
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por MaxAveiro » Sáb Out 19, 2013 11:31

Ia ser legal um projeto assim, mas duvido que a SI seja maleavel a esse ponto
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
LCM
Desenvolvedor
Desenvolvedor
Mensagens: 1719
Registrado em: Qua Ago 21, 2013 19:02
Time: FLAMENGO
Status: OK

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por LCM » Sáb Out 19, 2013 11:54

MaxAveiro escreveu:Ia ser legal um projeto assim, mas duvido que a SI seja maleavel a esse ponto

A E.A era inflexível nessa parte, mas nós conseguimos mostrar a eles que éramos um site/forum sério e com pessoas competentes. Demorou um pouco, mas conseguimos. Digo isso porque o pouco tempo que estou aqui posso afirmar que vocês ( FMBrasil) conseguiram um bom trânsito junto a S.I. Quem sabe uma tentativa vcs conseguem e isso seria excelente para a reputação do site. Ser o único site de língua portuguesa( PT-BR) a realizar a tradução.
Saga: País Basco: A história de um povo.
Imagem
Avatar do usuário
guigasparotto
Membro
Membro
Mensagens: 348
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 21:11
Time: Grêmio FBPA
Status: OK
Steam: guigasparotto
Time na LFM: Skavurska FC
Localização: Rio Grande do Sul

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por guigasparotto » Sáb Out 19, 2013 12:49

Ruizão escreveu:Apesar de ainda estar me adaptando eu gostei bastante do PT-BR.

Quanto às funções, colocaram algumas que não existem no nosso "vocabulário futebolístico" como Pivô Ofensivo pra MAC(se fosse pra PL era compreensível...), Regista (Maestro, pls, rs)...E não colocaram algumas muito mais habituais como Meia de Ligação no lugar de Meia Central, Segundo Volante(elemento surpresa que quase todos os times brasileiro tem atualmente, e que faz uma baita diferença no jogo) que muito provavelmente deve ser o famoso Meio Campista Área-Área...

E algumas funções, se eu não me engano existiam em versões anteriores, como Ala Completo...
Rui, Segundo Volante = Volante.
Meio Campista Área-Área é diferente. A melhor comparação que eu encontrei para essa função até hoje vem do futebol argentino, onde eles chamam essa função de "carrileros". O meia não surge como elemento surpresa ao ataque. Ele fica subindo e voltando o jogo inteiro. Cheguei a usar uma vez num save na Argentina, dois MC Área-Área e foi complicado, achei bem difícil de encaixar com o resto do time.

"Os vértices laterais da figura geométrica (losango curto no meio de campo, o famoso 4-1-2-1-2) são os “carrileros”, pois fazem o vai-vem de uma área à outra, defendendo sem a bola e atacando com ela sobre um “trilho” (carrill, em espanhol) imaginário".
Avatar do usuário
ericolt
Membro
Membro
Mensagens: 1563
Registrado em: Dom Jan 20, 2013 12:12
Time: BFR
Steam: ericolt
Time na LFM: Ornitorrinko

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por ericolt » Sáb Out 19, 2013 12:56

Pois é, pra galera q ja joga no mínimo há 4 versões eu já esperava da dificuldade de se entrosar com o PT-BR, acho q eu mesmo q ainda nao 'toquei' no jogo terei um pouco de estranhamento no início, mas certamente só jogarei no PT-BR, já tou saturado das expressões portuguesas.
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [FM14] Brasilizou

Mensagem por Ruizão » Sáb Out 19, 2013 14:19

guigasparotto escreveu:
Ruizão escreveu:Apesar de ainda estar me adaptando eu gostei bastante do PT-BR.

Quanto às funções, colocaram algumas que não existem no nosso "vocabulário futebolístico" como Pivô Ofensivo pra MAC(se fosse pra PL era compreensível...), Regista (Maestro, pls, rs)...E não colocaram algumas muito mais habituais como Meia de Ligação no lugar de Meia Central, Segundo Volante(elemento surpresa que quase todos os times brasileiro tem atualmente, e que faz uma baita diferença no jogo) que muito provavelmente deve ser o famoso Meio Campista Área-Área...

E algumas funções, se eu não me engano existiam em versões anteriores, como Ala Completo...
Rui, Segundo Volante = Volante.
Meio Campista Área-Área é diferente. A melhor comparação que eu encontrei para essa função até hoje vem do futebol argentino, onde eles chamam essa função de "carrileros". O meia não surge como elemento surpresa ao ataque. Ele fica subindo e voltando o jogo inteiro. Cheguei a usar uma vez num save na Argentina, dois MC Área-Área e foi complicado, achei bem difícil de encaixar com o resto do time.

"Os vértices laterais da figura geométrica (losango curto no meio de campo, o famoso 4-1-2-1-2) são os “carrileros”, pois fazem o vai-vem de uma área à outra, defendendo sem a bola e atacando com ela sobre um “trilho” (carrill, em espanhol) imaginário".
Primeiro Volante = Volante.

Essa função argentina é a que o Guiñazu exerceu a vida toda, dá combate no campo todo, loucão da vida, rs
Ainda acho a função "real" mais parecida com o área-área a de segundo volante mesmo, pelo menos no Brasil...
Imagem
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”