CRIANDO SUA TÁTICA - Parte I - Formação

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

CRIANDO SUA TÁTICA - Parte I - Formação

Mensagem por BrunoBMS » Qui Jan 30, 2014 07:39

Imagem Criando a sua Tática - Parte I (Básico)

Olá, pessoal. Estamos aqui para trazer mais um artigo que possa ajudar a todos que sentem dificuldade em criar e definir uma tática para a sua equipe.
Hoje em dia é muito comum encontrarmos tópicos com táticas criadas por membros disponibilizadas para download, mas, para você que não quer usar uma tática pronta, mas sim, criar de acordo com o seu gosto, continue lendo, teremos boas dicas para você.
Este artigo será separado em partes. Esta será a primeira, com o básico do que você precisa fazer e como usar a estrutura da sua equipe ao seu favor.


Conhecendo a Equipe

Chegando a uma nova equipe, nada melhor do que tomar conhecimento do que tem em mãos para fazer um bom trabalho. Muitas vezes 'conhecemos' o time, por ser nosso time de coração ou por já ter jogado com ele em outras oportunidades, mas não pule esta etapa, ela é muito importante.
A equipe que escolher, seja ela qual for, deverá ter ao menos um olheiro. É uma ótima ferramenta que o jogo lhe disponibiliza. Quanto maior for a qualidade e o 'poder aquisitivo' da sua equipe, melhores serão seus olheiros e melhores condições de contratar olheiros com melhores atributos será.
Bom, vamos lá, já conhecemos nossa principal ferramenta (olheiros), vamos ao que interessa, vamos conhecer o plantel. Comece olhando o que tens disponível de acordo com cada posição. Se você é mais detalhista e quer levar a sério mesmo tens a opção de utilizar algumas ferramentas externas. Você pode fazer uma pequena tabela no excel com cada posição e ao lado quantos jogadores disponibiliza para ela em cada plantel (principal, reserva e juniores). Caso não tenha, não goste ou não saiba usar pode usar o bloco de notas mesmo, ou o word, ou ainda o famoso papel e caneta...
Abaixo vou deixar uma pequena imagem de uma planilha que pode utilizar e que pode lhe ajudar nesse 'levantamento'.
SpoilerShow
Imagem
Feito isso, comece a olhar jogador por jogador para que tenhas como saber quais os melhores jogadores em cada posição e quais jogadores você pode dispensar ou vender para que possa adquirir peças de reposição ou jogadores para o time titular mesmo, buscando a 'excelência'.
Há a opção do 'Relatório de Equipe' onde você terá o relatório do olheiro sobre cada posição possível, indicando a qualidade de cada jogador para aquela posição. Você ainda pode acessar o perfil do jogador indicado e olhar seu relatório individual, onde também será indicada a capacidade atual e a potencial para cada posição. Essa ferramenta deve ser a mais utilizada para lhe auxiliar na escolha da sua equipe.



Plantéis Reservas e Juniores

Antes de concluir sua análise sobre o time principal, não esqueça de fazer o mesmo processo nas suas equipes reservas e juniores. Muitas vezes você encontra algumas 'jóias' dentre estas equipes, na maioria das vezes são jogadores promissores que podem vir a ser titulares absolutos em poucas temporadas, mas que, para isso, precisam de 'minutos de jogo'. Isso faz com que você precise usar ele com frequência para que evolua com maior rapidez, ou então, pense em empréstimos para equipes menores onde ele jogará na equipe principal (você pode escolher esta opção no momento do contrato de empréstimo).
No plantel reserva já serão jogadores mais velhos do que os juniores. Muitas vezes as equipes contam com ótimos jogadores dentre os reservas, sendo assim, analise atentamente todo o seu plantel para que evite gastar dinheiro desnecessário e que lhe será muito útil em breve.



Transferências

Após essa análise chega a hora de correr para o mercado buscar jogadores, vender ou simplesmente dispensar. Agora, antes de qualquer coisa, não haja por impulso, gastando muito em jogadores que poderão ser um encosto no seu time. Sempre que possível observe o jogador antes de lhe fazer uma oferta.
Se a sua equipe é de divisões inferiores ou de nível inferior aos de seus adversários da mesma divisão, pode apostar nos empréstimos, além dos jogadores livres.
Busque jogadores para beneficiar sua formação e manter peças de reposição para a equipe. Procure disponibilizar ao menos um reserva para cada posição.



Criando a Formação

Com a sua lista de jogadores escolhidos para a equipe principal 'em mãos', vamos criar as formações a serem utilizadas. O FM permite que você crie 3 formações que serão treinadas pelo plantel. Se possível, mantenha ao menos um reserva para cada posição (22 jogadores) no plantel principal, de forma a poder realizar a rotatividade do plantel e diminuir o risco de lesões, além de poder substituir os jogadores lesionados quando necessário sem precisar recorrer aos jogadores das equipes reservas ou juniores.
Bom, a formação é o mais 'fácil', digamos assim. Você pode escolher escolher uma formação pronta ou então inventar a sua própria, buscando utilizar o que tem de melhor no seu time. Para saber isso, ao analisar o seu plantel, marque quais seus principais jogadores, os jogadores que farão a diferença na sua equipe.
Até aí, tudo bem, nada de 'muito complexo'. Repita o processo para algumas variações de formação, ou então, repita ela para que possa apenas criar outras opções com mudanças táticas, de movimentação, mas com mesma formação.



Conclusão

Bom, pessoal, esperamos ter ajudado com este pequeno artigo. Nosso objetivo é esse, que cada coisa que elaborarmos ajudar ao menos uma pessoa. Comentem, opinem, deem mais dicas. O mais importante aqui não é o artigo, mas sim, tirarmos dúvidas e discutirmos tudo o que o jogo nos disponibiliza para que possamos nos divertir e usar o FM ao seu máximo...!!


Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: CRIANDO SUA TÁTICA - Parte I - Formação

Mensagem por AlexLino » Sex Mar 07, 2014 13:58

Muito bom o artigo. Parabéns.

Sinceramente, chegar ao clube é a parte que mais gosto.
É muito massa, observar o plantel, começar a pesquisar, negociar e tals.
A evolução do time então, quando percebe a diferença do começo da temporada para quando a tática começa a encaixar.

O meu problema é renovar o plantel, principalmente quando o jogador que não vou utilizar tem contrato longo.
Não recebo oferta considerável, e o jogador reclama.

Continua com o topico ae Bruno.
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”