[Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

[Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Marinho » Ter Mar 04, 2014 19:05

Imagem Esqueça sua melhor seleção de olheiros. As Planilhas de Posições e Atributos tem credibilidade matemática para análise das melhores posições, funções e tarefas para seu jogadores. Não se trata de "achômetro". Trata-se de análise posição por posição em busca do desenvolvimento individual de seus atletas e das peças em determinado conjunto (táticas).

Para tanto o algoritmo de programação das planilhas foi aperfeiçoado da versão 2013 para 2014 e possui um índice capaz de expressar com 1 casa decimal após a vírgula, o quanto um jogador é melhor que outro em determinada posição. Esqueça avaliação de olheiros que te dizem sobre o jogador ser 1, 2 ou até 5 estrelas. Parece até classificação de hotel. Basta digitar os atributos de um jogador na planilha e extrair um índice objetivo para cada jogador.

O quanto maior o índice, melhor o jogador no desempenho desta posição. Mas qual será sua função mais adequada? Não se preocupe. A planilha lista as melhores posições em que o jogador renderá em ordem decrescente. Neste caso é analisar, escalar e partir para o abraço! E em caso de dúvida, a cada tópico lançado, para cada posição, ainda haverá análises inéditas sobre cada função além do suporte sobre cada uma delas, basta lançar sua dúvida ou pergunta em http://www.fm-brasil.com. Esperamos que aproveitem o conteúdo e não esqueçam de dar seu feedback. Bons jogos! Imagem Imagem
Torna-se quase que desnecessário apresentar a importância dos atacantes em uma partida de futebol. Definidores ou articuladores, em sua maioria são os responsáveis pela magia do futebol.

Neste artigo você aprenderá a determinar a melhor função para seus homens de ataque. Levando em conta aqueles que já estão em sua equipe. Levando em conta suas necessidades táticas.

No Football Manager 2014 esta é uma escolha bastante complexa. Nada menos que 12 opções entre funções e tarefas de ataque. Entender o funcionamento de cada opção em campo, será fundamental para o desempenho de seu ataque.

Conheça os mais valiosos e bem pagos atletas do mundo na posição e como eles rendem melhor. Não se trata de chute ou aposta. É matemática e estatística. Quem será o melhor atacante do mundo no Football Manager 14? Alguns treinadores dirão que são os seus, mas e os números, o que dizem? Imagem Imagem Em termos de ataque são pelo menos 12 opções de tipos de atacantes levando-se em conta função e tarefa. É um número bastante expressivo. Quando isso acontece, costumamos dividir o grupo maior em pelo menos dois grupos menores, capazes de expressar melhor ao treinador de Football Manager a vantagem entre uma escolha e outra entre os dois grupos selecionados.

No caso do ataque por exemplo, iremos dividir os atacantes em dois grupos através do atributo criatividade. Ou seja, haverá um grupo de atacantes que se utilizam do atributo e que consideraremos criativos e outro grupo que não se utiliza deste tipo de atributo e que serão considerados como não criativos.

Para fazer isto, e para que o leitor nos entenda melhor, precisamos definir o conceito de criatividade associado ao futebol, ou pelo menos ao Football Manager.

Imagem

A criatividade á um atributo mental que controla por exemplo um leque de opções de jogadas de um jogador. Quanto mais elevada é a criatividade do jogador, em termos práticos, significa que seu leque de opções para executar uma jogada são maiores. O que isso realmente quer dizer? Pense em um jogador que executa um passe de um ponto A para o ponto B. Agora pense na variedade de formas que ele pode fazer com que a bola se desloque entre estes dois pontos. Ele pode dar um passe simples a um colega bem posicionado. Ou um passe não tão simples. De trivela, de chapa, por cima ou por baixo. Pode também carregar a bola de A para B, fintando os adversário a sua frente, por exemplo. Quanto maior a criatividade de um jogador menor a tendência do mesmo a simplificar a jogada e o inverso também é verdadeiro. Em termos de ataque outro atributo de fácil associação é a finalização. Não tenha dúvida que a execução de um movimento complexo como por exemplo o voleio ou a bicicleta sejam executados por jogadores criativos, enquanto os menos criativos são mais definidores e vão preferir o cabeceio ou a finalização com força de uma jogada.

Neste contexto dividimos então as funções nos dois grupos já comentados:
Atacantes Criativos: Atacantes Recuados, Atacantes Completos, Camisa 10 e Falso 9.

Atacantes Não Criativos: Centroavantes, Jogadores Alvo, Matadores ou Oportunistas e Atacantes Defensivos.


O tipo de atacante criativo é o jogador que parte com a bola de trás em direção ao ataque. Já o não criativo posiciona-se mais a frente, fixo ou não, com o intuito de definir uma jogada de forma mais simples. Vamos as opções existentes começando pelos atacantes criativos e finalmente explicando as funções não criativas.
Imagem
Imagem Como o próprio nome já diz, são atacantes que partem de trás para a frente do ataque. A função tem duas opções, apoiar ou atacar que também condizem bastante com o comportamento deste tipo de jogador em campo.

Não se utilizam do atributo de cabeceio por jogarem a princípio afastados da área. Independente das funções de apoio ou ataque, são jogadores técnicos, com passe e primeiro toque e que podem conferir criatividade ao ataque por conta da utilização destes atributos.

Na tarefa de apoiar o atacante é mais tímido em suas finalizações, carrega mais a bola e joga mais em função de um companheiro do que dele próprio. Arrisca chutes de longa distância sempre que possível, visto que estará muitas vezes nesta posição. Para ataques com apenas um jogador, o AR apoiar não é uma função recomendada. Já com a tarefa de atacar são jogadores mais finalizadores, que não darão tanta prioridade aos companheiros apesar de partirem de trás. Serão mais egoístas neste sentido o que pode ser observado até pelo atributo de Trabalho de Equipe considerado para o primeiro caso e ignorado no segundo.

Não é uma função fácil de ser exercida. Em termos mentais por exemplo, dois atributos considerados são criatividade e decisões, ou seja, é uma função para jogadores inteligentes e criativos. Um tipo de atacante mais refinado que um mero definidor.
Imagem
Os atacantes completos também poderiam ser chamados de atacantes perfeitos. Requerem todos os principais atributos que um bom atacante deve ter. Isto tanto em termos técnicos, mentais ou físicos. São a coroa da criação. Na prática porém, isso pode constituir em uma faca de dois gumes e ter um efeito negativo até maior que positivo. Como assim?

Se por um lado o atacante completo requer atributos que o levam a ser perfeito, isto, no entanto, os torna raríssimos exemplos no futebol mundial. Para desempenhar a função perfeitamente o jogador a que ela se aplica deve ser bom em vários atributos e isto é muito difícil de acontecer, de fato.

Imagine um jogador tanto capaz de fintar, como finalizar a distância, de cabeça ou com os pés, com técnica apurada e ainda capaz de dar passes aos companheiros que os coloquem na cara do gol. Fazem isto com uma destreza impressionante e possuem níveis altíssimos de criatividade e decisões para que seu leque de jogadas seja o máximo possível e que decidam sempre pela melhor opção. Ou seja, são capazes de ser tanto individualistas como jogadores de equipe, enfim. E ainda tem o físico perfeito para executar tais funções. Agora questiono: Quantos jogadores na realidade são assim? No Football Manager também são raros. Aliás é difícil destacar apenas um que seja.

E se forem colocados jogadores com atributos baixos para tal função o sentido será negativo. Pois se tiver baixo apenas um dos atributos requeridos que seja, podem levar o time à perda total de bolas no ataque. Chutando de longa distância e à longa distância do gol, por exemplo, dando passes errados aos companheiros. Se precipitando nos primeiros toques. Ou partindo para cima de defensores que vão lhes roubar a bolar com facilidade. E ainda podem ter níveis de decisão baixos para saber quando executar uma e outra jogada. Ou o físico insuficiente para a jogada a que se propõe.

As tarefas de apoiar ou atacar requerem os mesmos atributos. Na tarefa de apoio serão menos individualistas e na tarefa de ataque tenderão a atacar mais por si mesmos. Como são jogadores completos no entanto, tanto em uma tarefa como em outra serão "os caras" do time. São ideais para ataques com apenas um jogador a frente que seja muito bom. Pois encontrar dois jogadores deste nível ou mais e ainda fazerem com que se entrosem parece tarefa ainda mais difícil. Mas não impossível. Se der certo, possuir um par de atacantes completos, um apoiando e outro atacando, seria constituir o ataque dos sonhos.
Imagem
Imagem Uma função bastante parecida com o Atacante Recuado Atacar. Gosto de chamá-lo de craque egoísta. Sabe a estrela do time? Os outros jogadores que se arriscam no ataque parecem estar em volta deste jogador, criando oportunidades inclusive para ele, e na defesa… bem na defesa que se virem, pois o Camisa 10 em termos defensivos é taticamente nulo. Mas deve ser tão bom em termos de ataque que compensa que o time jogue para ele.

Difícil tarefa também é encontrar o Camisa 10. Não chegam a requerer tantos atributos quanto os atacantes completos, mas como são individualistas e imprevisíveis podem colocar o jogo a perder se não tiverem a capacidade de terem a 10 nas suas costas.

São jogadores ágeis, capazes de definir jogadas com velocidade quer passando uma bola ou finalizando a jogada. Não dão chutes de longa distância, tão pouco carregam a bola ou partem para a finta, no entanto são imprevisíveis o que para um atacante é característica bastante rara (somente esta função e os Centroavantes requerem Imprevisibilidade) e ao mesmo tempo interessante para surpreender o sistema defensivo adversário.

O Camisa 10 somente possui a tarefa de atacar. Podem ser utilizados isoladamente no ataque, ou com um companheiro que jogue em função deles. Caso contrário ao invés de um sistema ofensivo a tática terá pontos isolados no ataque.
Imagem
Imagem Das funções que exigem criatividade é com certeza a mais fácil de ser exercida. Requer menos atributos, e atributos menos importantes do jogo. O Falso 9 é um atacante que parte de trás com a bola com a função de ser um apoiador do ataque. Tem esta nomenclatura pois é utilizado muitas vezes em ataques isolados de apenas um jogador, onde o técnico adversário ao analisar a formação da equipe pode taxá-lo como definidor por ter a 9 a suas costas, coisa que a função não exige.

Seus principais atributos são de passe e de trabalho em equipe. O índice de trabalho também indicam um motorzinho durante a partida. Não são grandes finalizadores e não carregam a bola consigo, tão pouco são propensos ao drible, nem requerem o atributo técnica por exemplo.

São atacantes esforçados no melhor sentido da palavra, mas que não requerem grandes atributos físicos, ou seja, não são grandalhões ou velocistas, enfim. Exatamente por ter atributos mais genéricos torna-se fácil adaptar jogadores a esta função. Seria um erro tático muito grande por exemplo colocá-lo em um ataque juntamente com outros jogadores de apoio, uma vez que não teríamos um finalizador na equipe.

Requerem o atributo chute a distância. É bom que se tenha pelo menos um nível mínimo deste atributo, pois muitas bolas poderão ser desperdiçadas caso o mesmo seja fraco. Somente possuem a tarefa de apoiar. Nas formações táticas aparecem como atacantes à frente dos meias, mas uma boa definição para esta função seria a de meias jogando no ataque.
Imagem
Imagem Velozes e furiosos. O tema que já inspirou filmes em Hollywood parece ser o mais apropriado para dar destaque a esta função. Trata-se de atacantes velocistas que conduzem a bola com velocidade no ataque. Ideais para times que jogam no contra-ataque ou na base de enfiada de bolas à frente.

Além disso, são grandes finalizadores de jogada com a bola nos pés ou de cabeça e possuem um atributo que nenhum outro tipo de atacante possui que é o cruzamento. Por serem extremamente velozes, ora estes jogadores estão a realizar suas jogadas pelo meio, mas também não é raro de observá-los pelos extremos do campo. Extremamente dedicados ao ataque não exitarão, no entanto, em cruzar uma bola para o companheiro para uma conclusão de jogada.

Esta posição somente possui a tarefa de atacar. O termo "centroavante" foi mal traduzido em se tratando da cultura do futebol brasileiro. Nos acostumamos a taxar de centro avante jogadores com porte físico avantajado que jogam no centro da área, muitas vezes fixo ou de costas para o gol, e que são extremamente bem dotados em termos de finalização. No Football Manager os Centroavantes ou Atacantes Avançados são extremamente rápidos e fatais. Capazes de concluir uma jogada em segundos. Ideais para equipes com futebol direto e posições em que se necessita de goleadores.
Imagem
Imagem São finalizadores, porém grandes e fortes. Utilizam do físico avantajado para concluir jogadas. Não são extremamente egoístas na finalização. São jogadores que podem jogar de costas para o gol fazendo o que chamamos de "pivô" e distribuindo bolas de primeira para companheiros melhores posicionados para a finalização.

São referenciais de ataque. Não partem com a bola dominada de trás, pelo contrário, encontram-se na maioria das vezes à frente das jogadas de meio do time. Não tem grande mobilidade no campo ofensivo e portanto jogam melhor em esquemas rígidos que fluidos.

Possuem a tarefa de apoiar ou atacar. Com a tarefa de ataque costumam ser mais agressivos na luta pela bola e criam situações que favoreçam mais a si próprios que aos companheiros. Com a tarefa de apoio são mais tímidos. Trabalharão como pivô a maior parte do tempo, escorando bolas para outros companheiros. Também irão explorar chutes de longa distância se tiverem oportunidade
Imagem
Imagem Em meio a muitas narrações e jogos de futebol você já deve ter se deparado com este tipo de jogador. Nem mesmo a defesa do time adversário acredita que ele possa fazer algo no jogo. Pode passar vários momentos de uma partida sem sequer ser notado. Mas é o tipo de atacante extremamente perigoso, em que basta uma jogada para que ele mostre ao time sua importância.

Extremamente bem colocados, os oportunistas sobrevivem no futebol, através das oportunidades que criam para si próprios, ou através de uma boa colocação em campo, ou através de seu poderoso arranque. São jogadores que "se guardam" para a jogada decisiva da partida. E possuem competência e sorte para executá-la.

Eles andam em campo despercebidos. Mas ao menor vacilo, bola na rede. São recomendados para esquemas que se utilizam de apenas um atacante isolado, mas o ideal é que se coloque o oportunista ao lado de atacantes e meias criativos. E então as oportunidades surgirão. Somente estão disponíveis na função de atacar.
Imagem
Com a evolução do futebol, seus sistemas táticos e as funções dos jogadores também evoluíram a pontos de termos formações que indicam jogadores de frente que possam ser defensivos e vice-versa. Este á o caso. O atacante defensivo possui atributos de um bom volante ou zagueiro. Consegue marcar ou efetuar desarmes no campo de ataque. Em esquemas que exigem pressão ainda no campo do adversário, os atacantes defensivos podem ser uma boa opção.

Precisam ter um bom físico e uma boa resistência pois como o próprio nome diz, serão como jogadores de defesa posicionados à frente. No entanto, como já é de se imaginar, não espere fintas ou jogadas de agilidade deste tipo de jogador. São grandalhões que vão trombar na jogadas defensivas em busca da posse de bola.

Com a tarefa de defender serão os piores do piores dos atacantes em termos de finalização, mesmo em distância. Praticamente percorrerão o campo de defesa adversária em busca da bola como abutres que mesmo ao roubá-la tocarão de lado ao jogador mais próximo para que o mesmo organize a jogada ou simplesmente finalizarão a jogada de onde estiverem.

Com a tarefa de apoiar, serão o tipo de atacante incansável na perseguição pela bola, e que depois de um encontrão ou outro pode recuperá-la e até quem sabe finalizar em gol. Até pela descrição acima torna-se bastante difícil aplicar esta função específica em uma tática de jogo. Torna-se mais coerente que em algumas situações específicas de jogo o treinador peça para que seus jogadores atuem desta maneira.
Imagem Imagem Imagem Imagem Entre os mais valiosos atacantes do mundo, o de melhor índice e portanto melhor atacante do Football Manager 2014 é o inglês Wayne Rooney. A melhor função e tarefa para utilizá-lo seria a nova função para a versão 2014: Falso 9. Empatados na segunda colocação seguem van Persie e Tevez.

Aliás ao Manchester United cabe o ataque dos sonhos com as duas primeiras colocações da tabela. E a cidade de Manchester deve viver seus melhores dias em termos de atacantes já que o grande rival Manchester City acrescenta mais três nomes entre os Top20 mais valiosos do mundo: Álvaro Negredo, Sérgio Aguero e Edin Dzeko. A lista de clubes que possuem jogadores desta grandeza é 95% européia contanto com apenas uma exceção, o Shandong, clube chinês, que paga a Vágner Love R$ 2.300.000,00 por mês o que o credencia a lista dos Top20.

Para o Brasil, país conhecido pelo futebol ofensivo a grande vergonha. Apenas um nome entre os 20 mais valiosos. O equilíbrio entre Europeus e Sul Americanos prevalece com ligeira vantagem para os jogadores Europeus (12 x 8). A febre espanhola parece ter contaminado o ataque com nada menos que 5 figurantes na lista. Já a Argentina lidera os Sul Americanos com 3 jogadores credenciados.

O atacante mais bem pago do mundo, Falcão do AS Mônaco, está apenas na sétima posição quando o quesito é qualidade. Apenas uma posição abaixo em com salário ainda modesto, o brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa é a grande pechincha do mercado para os gigantes do futebol Europeu. Em termos de valorização do passe, Luis Suaréz do Liverpool é o líder custando R$ 136 MI. Na contramão vem Vágner Love, que apesar de valer apenas R$ 6 MI entrou no ranking dos Top20 pelo altíssimo salário, porém ainda ficou à frente de 3 companheiros segundo a avaliação de nossa planilha. Negócio da China?

Das funções atribuídas aos melhores atacantes do mundo a de Camisa 10 aparece por 6 vezes em 20 possibilidades. Alertamos que este quadro pode variar bastante entre ligas e divisões. Estamos comentando sobre os melhores do mundo. Mesmo assim posições como as de Atacantes Completos ou Defensivos não aparece, corroborando com a informação que afirmamos no descritivo acima. A função de atacante completo exige demais até mesmo para os melhores atletas do mundo assim como é muito difícil encontrar atacantes capazes de possuir melhor atributos defensivos que ofensivos pelo menos no nicho estudado. Talvez na várzea seja mais comum encontrarmos atacantes defensivos.

Enfim, espero que tenham gostado do conteúdo desenvolvido. Nenhuma opinião particular foi levada em consideração. O trabalho foi desenvolvido objetivamente a partir dos números e indicações fornecidas pelo simulador (Football Manager 2014). Espero que realmente aproveitem o conteúdo. Bons jogos!
Autor: Marinho
FM-Brasil.com
Anexos
Planilha de Posições e Atributos - Atacantes (FM2014).rar
Planilha de Posições e Atributos - Atacantes
(27.67 KiB) Baixado 1862 vezes


Avatar do usuário
Breno S.
Membro
Membro
Mensagens: 3840
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 09:06
Time: Vasco
Steam: Breno
Localização: São Gonçalo, RJ
Contato:

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Breno S. » Ter Mar 04, 2014 19:13

Informação
Você não está autorizado a baixar este anexo.

Depois que corrigir isso vou baixar, parece estar muito bom. E vou ler o artigo também.
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por liperocha92 » Ter Mar 04, 2014 19:15

Fantástico artigo Marinho, parabéns!
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Marinho » Ter Mar 04, 2014 21:01

Valeu pessoal!

Vejam se consertou o link!

;)
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por MaxAveiro » Ter Mar 04, 2014 21:10

Nossa, nao tem outra palavra a definir, sem ser 'fantástico'.
Muito bom trabalho, tem q ser mostrado ao mundo.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Marinho » Qua Mar 05, 2014 11:22

Valeu Max!

Fico feliz que tenha gostado! Liberado da área premium!

;)
Avatar do usuário
Petry
Membro
Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 20:08
Time: Grêmio/Newcastle
Status: Vo dá Ota
Steam: Petromel
Time na LFM: Qué Ota
Localização: RIO GRANDE DO SUL

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Petry » Qua Mar 05, 2014 11:30

Nossa Marinho, eu necessitava dessa planilha sahushushhsaasuash
Só tenho que te dar os parabéns, ficou fantástico, quando tiver mais tempo lerei com mais atenção.
Sobre o Rooney, joguei com ele em todas as funções, e ele não rende absolutamente em nenhuma :lol:
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Marinho » Qua Mar 05, 2014 11:35

PetryVini escreveu:Nossa Marinho, eu necessitava dessa planilha sahushushhsaasuash
Só tenho que te dar os parabéns, ficou fantástico, quando tiver mais tempo lerei com mais atenção.
Sobre o Rooney, joguei com ele em todas as funções, e ele não rende absolutamente em nenhuma :lol:
Sério cara?

Tenta o Jogador Alvo Apoiar, deve funcionar.

Uma coisa que eu notei que houveram algumas edições de atributos dos jogadores neste patch 14.3.

Depois posta os resultados aqui! Mas como jogador alvo apoiar é de se esperar que o Rooney tenha mais assistências que gols em comparação com o companheiro de ataque que ou você pode usar o próprio van Persie, ou algum outro cara que talvez seja Centroavante ou Jogador Alvo.

;)
Avatar do usuário
leobiazzi
Membro
Membro
Mensagens: 410
Registrado em: Qui Jan 17, 2013 20:38
Time: Paulista
Status: Rei do mimacher
Steam: LBz
Time na LFM: Aposentado
Localização: Bauru/Jundiaí - SP

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por leobiazzi » Qua Mar 05, 2014 12:25

Ótimo trabalho ;)
Imagem
Avatar do usuário
Juan Román Riquelme
Membro
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Nov 17, 2013 21:29
Time: Boca Juniors
Status: Dormindo,jogando,torcendo ou postando.
Localização: São Paulo - SP Z/S

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Juan Román Riquelme » Qua Mar 05, 2014 12:51

Espetacular. Simplesmente espetacular !

Mandou bem demais Marinho, até adicionei aqui na minha lista de leitura para uma eventual consulta futuramente.

Parabéns !!!!!
ImagemImagem Imagem
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Marinho » Qua Mar 05, 2014 13:51

Valeu galera!

Está aí meu incentivo pros próximos capítulos!

;)
Avatar do usuário
Glaucon Dos Reis
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 11:25
Time: Clube de Regatas do Flamengo
Status: OK
Steam: Another Insane

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Glaucon Dos Reis » Qua Mar 05, 2014 17:29

PQP.
Que artigo foda !
Meus parabéns, e muito obrigado.
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por baltazar » Qua Mar 05, 2014 17:31

Eu tive que parar tudo para ler mais esse grande artigo, sabia que vindo do Marinho, podia esperar um excelente trabalho. Parabéns, como Max disse, não há palavras para descrever esta brilhante análise, simplesmente fantástico. Parabéns.

No mais, estou ansiosamente aguardando pelas outras posições.
Avatar do usuário
Nihal
Membro
Membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sáb Mar 01, 2014 02:47
Time: Santos
Status: Atacante pra quê?
Steam: rizakh
Localização: Guarujá-SP

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Nihal » Qua Mar 05, 2014 20:13

QUE QUE ISSO?!?!?!?!?!?!! O_O

MONSTRO demais esse artigo, Marinho.

Diferente dos demais, vou logo dizer que esse artigo ficou à nível Santástico! =D
Imagem
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [Planilhas] Posições e Atributos - Atacantes

Mensagem por Marinho » Qua Mar 05, 2014 20:48

Valeu cara!

Une quatro coisas que gosto muito! Football manager, Excel, números e escrever!

;)
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”