Guia de Palestras FM 2014

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Diego
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:03
Time: Vasco
Localização: Rio de Janeiro

Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por Diego » Sex Mar 07, 2014 00:06

Esse vai ser um tópico dividido em 3 atualizações: Preleção, Intervalo e Pós-Jogo, vamos tentar cobrir também o que falar quando um jogador entra em campo no decorrer do mesmo. Lembrem-se, é um guia, não algo a ser seguido ao pé da letra, também é uma oportunidade para dividirmos o conhecimento e maneiras bacanas de aproximar dos jogadores.


Como conseguir as reações desejadas ...


Inicialmente, uma coisa que deve ser levada em conta é que sua reputação inicial faz toda a diferença do mundo quando se trata de motivar seus jogadores. Principalmente nos 6 meses iniciais.

Se os seus jogadores não estiverem respondendo a suas palestras ou estiverem tendo reações negativas quando você está no comando daquele clube gigante com reputação semi-profissional (acontece em 95% dos casos), então eu sugiro que você não faça nenhuma palestra até conquistar alguma Copa ou tiver terminado a temporada. Quanto mais do seu elenco você conhecer, mais eles vão reagir.

Isso pode ser melhorado elogiando os jogadores depois de boas exibições e se tornar pessoal favorito de muitos jogadores no seu elenco é algo que você deve ter em mente. Isso é um fator vital que muitas pessoas desconsideram.

Diretrizes Gerais

1) Seja paciente, não queira que sua equipe comece a se empolgar com você logo de cara, ainda mais quando a maioria deles tem mais reputação que você. Trilhe seu caminho ao sucesso, eles vão te acompanhar.
2) Em caso de reações negativas dos jogadores, peça para o auxiliar fazer por você ou não faça palestras. Às vezes não dizer nada fará milagres, especialmente se você estiver atrás do placar no intervalo.
3) Tenha em mente que a sua reputação é um fator vital para isso funcionar. Não coloque amador e deseje ter vida fácil ao escolher um Real Madrid da vida.
4) Elogie seus jogadores e construa uma relação com eles. Se torne o treinador favorito deles.


Palestras Pré-Jogo


Se você tiver um jogador que tirou mais que 7,4 no último jogo, marcou um ou dois gols ou fez uma atuação defensiva sólida, deve aparecer a opção "Quero ver mais do mesmo", escolha ela em 99% das ocasiões
Se o jogador foi muito mal no último jogo, média abaixo de 6, você poderá dizer "Eu espero mais" para ele, use-a se você decidiu dar uma nova chance ao jogador.

Mas isso só poderá ser feito após a palestra para o time todo, então, vamos ao que interessa:


Adversário mais forte ou maior (você não é o favorito)


Palestra Geral: Vão lá para dentro, descontraiam-se e joguem o seu jogo natural. O resultado aparecerá
Tom de Voz: Calmo ou Assertivo
Palestra Individual: "Eu tenho fé em você, vai lá para dentro e faça a diferença"
Tom de Voz: Calmo, assertivo ou apaixonado.

Esse método relaxa seus jogadores e evita uma grande perda de moral em caso de derrota. E ainda pode ocasionar milagres dentro de campo.

Também recomendo as versões parecidas dessa palestras como "Ninguém espera que consigamos um resultado" ou "Boa Sorte". Pode gerar o mesmo efeito, principalmente se você estiver jogando fora de casa.


Adversário mais fraco ou menor (você é o favorito)


Jogos em casa
Palestra Geral: "Eu espero uma vitória", "Vamos lá pessoal, somos os favoritos, vamos mostrar a eles o que podemos fazer", "Vamos dar a eles a exibição que eles estão esperando" e "Um time como o nosso não deve ter dificuldades em vencer essa partida"
Tom de Voz: Calmo, Assertivo ou Apaixonado
Palestra Individual: "Eu tenho fé em você, vai lá para dentro e faça a diferença"
Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado

Jogos fora
Palestra Geral: "Vamos fazer isso pelos fãs" ou "Vamos dar aos fãs algo que comemorar"
Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado
Palestra Individual: "Eu tenho fé em você, vai lá para dentro e faça a diferença"
Tom de Voz:Calmo ou Apaixonado


Palestras no Intervalo


As palestras no intervalo são as mais importantes, em minha opinião. Elas podem mudar a história do jogo para melhor ou para pior. Espero que essas sugestões possam lhe colocar no caminho do primeiro.

Quando voltamos do primeiro tempo, se algum jogador tiver cometido e/ou estiver com uma nota inferior a 6, eu já logo de cara substituo ele, pois eu nunca vi um jogador com essa nota dar a volta por cima no jogo e terminar com uma nota superior, tipo 7,9. No final do jogo eu lhe dou um sermão (agressivo + falar que ele não jogou bem) e ás vezes multo ele pelo péssimo desempenho.

Tenha sempre em vista o tipo de adversário contra quem você está jogando, o placar, as notas dos jogadores e o o mais importante, a moral de seus jogadores. Se estiver abaixo de bom, eu sugiro opções como "Eu tenho fé em você" e evitar ser agressivo e dizer que não está feliz com a atuação dele, isso pode piorar a situação.

Fique atento a esse detalhe, palestras são muito imprevisíveis, já que cada jogador possui atributos escondidos que podem alterar o efeito da conversa.

Se o seu jogador foi bem na partida anterior e não começou, o tradicional "Quero ver mais do mesmo", pois todo mundo gosta de ser lembrado pela sua grande atuação anterior. Vamos as diretrizes gerais


Quando você não está preocupado com o resultado (Manchester United x Rushden Diamosn, o tradicional Davi x Golias. P.S: Você é o Davi)


Palestra Geral: "Vocês ainda podem sair com a vitória!", "Vocês não tem nada para perder hoje, vão lá e deem seu melhor" e caso você tenha jogado melhor que o adversário "Sem sorte, rapazes, as coisas apenas não deram certo até agora". Tenha em mente que isso só é efetivo se você tiver mais finalizações e posse de bola ou então muitas bolas na trave.
Tom de Voz: Calmo, Assertivo ou Apaixonado
Palestra Individual:"Eu tenho fé em vocês!"
Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado


Quando seus jogadores estão jogando bem e acima das expectativas


Palestra Geral: Usar "Eu estou satisfeito com as coisas estão indo, continuem" é a melhor das hipóteses, mas caso a vitória seja magra, "As coisas estão bem, mas vocês são capazes de jogar mais".
Tom de Voz: Calmo, Assertivo ou Apaixonado
Palestra Individual: "Eu tenho fé em vocês"
Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado

Mas vocês devem estar se perguntando, quando devo usar "Não fiquem complacentes" ou "Vocês estão vencendo mais isso pode mudar"? Muitos ficam com medo de usar essa palestra e desmotivar os jogadores, evite usar em jogos contra equipes maiores que você, mas invista nela caso esteja vencendo uma partida apertada contra uma equipe menor e eles estiveram bem perto de fazer um gol, isso pode acordar seus jogadores.


Quando seus jogadores estão jogando mal e abaixo das expectativas


Palestra Geral: Quando você é o favorito ou está querendo a vitória a todo custo e seu time não tiver jogado o suficiente no primeiro tempo, usar "Eu não estou satisfeito com sua atuação" é a melhor maneira de inflar os ânimos e levantar seus jogadores
Tom de Voz: Assertivo ou Agressivo
Palestra Individual: Não é porque você esculhambou eles que deve deixar de apoiá-los, vá de "Eu tenho fé em vocês" e conseguirá motivar o resto que não se empolgou com sua palestra anterior.
Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado


Na hora da substituição


Se você tiver um jogador muito jovem ou uma contratação recente, vá sempre de Calmo ou Assertivo "Sem pressão hoje", pois tira o peso das costas de muitos deles e faz com que eles joguem mais tranquilos, ainda mais quando a situação do jogo pode não ser favorável

Caso esteja perdendo e está querendo colocar um jogador para fazer a diferença, diga que "Espera uma boa atuação" ou que "Eu tenho fé em você", de modo Calmo ou Apaixonado, pode ser o suficiente para contagiar o jogador.

Em outras situações, "Eu tenho fé em você" deve bastar para mandá-lo a campo acreditando em si próprio.


Palestras Pós-Jogo


Importante: Você precisa se lembrar e ter em mente o que você disse nas suas palestras anteriores.
Se na preleção num jogo contra o Chelsea você disse "Apenas vão lá e relaxem" e no intervalo disse "Eu espero ver uma atuação melhor", você não pode chegar no final do jogo depois que seu time perdeu de 3 x 0 e dizer agressivamente que não gostou do resultado. Tenha isso em mente, se não, você terá problemas.


Quando você conquistou uma vitória ou um empate importante


Palestra Geral: "Muito bom, essa foi um excelente resultado"
Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado
Palestras Individuais: Geralmente não é necessário, mas caso algum jogador não responda a palestra geral, tente elogiá-lo se ele foi bem, mas apenas se foi bem (notas acima de 7,5)
Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado


Quando você sofre uma derrota para uma equipe menor ou um resultado muito ruim (goleadas)


Palestra Geral: "Vocês não foram bem o suficiente"
Tom de Voz: Agressivo ou Assertivo
Palestras Individuais: Tente elogiar alguém que se sobressaiu no jogo, caso ele não se motive;
Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado


Quando você perde para um time maior e jogou bem


Palestra Geral: "Vocês apenas não tiveram sorte hoje" ou "Eu estou feliz com o que apresentaram hoje"
Tom de Voz: Calmo ou Assertivo
Palestras Individuais: Elogie quem se destacou e critique quem foi mal (Notas acima de 7,5 e abaixo de 6,0)
Tom de Voz: Agressivo ou Apaixonado
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: http://www.fm-base.co.uk
Autor: raikan007
Tradução e adaptação: Henrique M.
Banner: _Matheus_


Avatar do usuário
Nihal
Membro
Membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sáb Mar 01, 2014 02:47
Time: Santos
Status: Atacante pra quê?
Steam: rizakh
Localização: Guarujá-SP

Re: Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por Nihal » Sex Mar 07, 2014 00:10

Vlw por ter trazido para o FMB! Ja havia visto o guia original e é realmente muito bom! Vai ajudar muita gente que esta começando e mesmo quem ja é veterano mas nao entende direito como isso funciona. Vlw!
Imagem
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por MaxAveiro » Sex Mar 07, 2014 00:11

Interessante mesmo!
Valeu por trazer!
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por liperocha92 » Sex Mar 07, 2014 00:14

Só aqui que bugou a página?
Enfim, bom artigo pra quem não sabe o que usar nas palestras...
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Diego
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:03
Time: Vasco
Localização: Rio de Janeiro

Re: Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por Diego » Sex Mar 07, 2014 00:48

Que nada pessoal *-*

Realmente é muiito bom , estou tendo ótimos resultados :D
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por Marinho » Sex Mar 07, 2014 08:24

Eu gostei do artigo, apesar de nas minhas palestras usar quase sempre o tom Assertivo no pré jogo. Que acho que é um tom adequado para acordar a galera.

Depois o que eu utilizo depende muito dos resultados e também do comportamento dos jogadores. Time tá ganhando de 1 x 0 por exemplo e tem um monte de cara com complacente ou desinteressado, continuo no assertivo e mando um "podem melhorar" ou "não se tornem complacentes". Principalmente em Copas onde se eu tomar um gol pode ser desastroso.

No fim do jogo, se ganhou é usar calmo ou até apaixonado, se foi um resultado muito bom. Continuar no Assertivo se for algo já esperado ou se faltou sorte por exemplo e Agressivo quando o resultado foi desastroso.

É uma parte realmente muito importante do jogo. Aquela questão que o time começa a perder depois de um tempo e os caras vem com "o CPU manjou tua tátitica", na verdade eu atribuo a esta motivação do time com relação aos objetivos / treinador.

;)
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por AlexLino » Sex Mar 07, 2014 09:49

Diego escreveu:Esse vai ser um tópico dividido em 3 atualizações: Preleção, Intervalo e Pós-Jogo, vamos tentar cobrir também o que falar quando um jogador entra em campo no decorrer do mesmo. Lembrem-se, é um guia, não algo a ser seguido ao pé da letra, também é uma oportunidade para dividirmos o conhecimento e maneiras bacanas de aproximar dos jogadores.


Quando seus jogadores estão jogando bem e acima das expectativas


Palestra Geral: Usar "Eu estou satisfeito com as coisas estão indo, continuem" é a melhor das hipóteses, mas caso a vitória seja magra, "As coisas estão bem, mas vocês são capazes de jogar mais".
Tom de Voz: Calmo, Assertivo ou Apaixonado
Palestra Individual: "Eu tenho fé em vocês"
Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado

Mas vocês devem estar se perguntando, quando devo usar "Não fiquem complacentes" ou "Vocês estão vencendo mais isso pode mudar"? Muitos ficam com medo de usar essa palestra e desmotivar os jogadores, evite usar em jogos contra equipes maiores que você, mas invista nela caso esteja vencendo uma partida apertada contra uma equipe menor e eles estiveram bem perto de fazer um gol, isso pode acordar seus jogadores.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: http://www.fm-base.co.uk
Autor: raikan007
Tradução e adaptação: Henrique M.
Banner: _Matheus_
O mais complicado é utilizar o "Vocês estão vencendo mais isso pode mudar", normalmente a maioria dos jogadores até aceita e aumenta a moral. Mas sempre tem aqueles que não 'curte' ou não reage.
Se um zagueiro não gosta, por exemplo, perde muito a concentração. E naquela bola simples já era.
Mesmo assim, eu gosto de usar essa instrução. O time quando aceita, fica beem mais concentrado. Joga com mais segurança, com cautela é bom.

Parabéns, pelo post.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Guia de Palestras FM 2014

Mensagem por Marinho » Sex Mar 07, 2014 11:08

Ainda quando divide opiniões acho que é uma boa preleção!

Alguns não gostam quando mesmo na vitória você dá uma cutucada!

Problemas é quando desagrada a galera geral!

Aí é problema!

;)
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”