[FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
BrunoSM
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 23:59
Time: Flamengo
Status: OK
Steam: smbruno
Contato:

[FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por BrunoSM » Seg Mar 10, 2014 01:31

FM 2014 - Análise - Como evoluir um jogador
Imagem Essa é uma das perguntas mais comuns entre os jogadores de Football Manager, principalmente os principiantes, e por isso venho tentar dar alguma ajuda.

Primeiramente, cabe vasculhar o seu time, e ver se há algum jogador que tem capacidade pra chegar a um bom nível, e é por isso que ter bons olheiros ajuda e muito nessa hora.

Ao fazer uma varredura pelo clube, suponhamos que encontre um jogador, no meu caso, jogo com o Sporting CP, e vamos observar o jogador Paulo Fonseca (newgen).
Imagem Para que um jogador evolua, além de ter um PA (Potencial) alto e um bom plano de treino, ele tem que ter índices de Determinação, Ambição e Profissionalismo elevados.

Não a Treinos Gerais e Empréstimos

Em tese, os treinos gerais não servem muito para a evolução dos jovens, já que não terá a mesma função e desempenho dos Treinos Específicos.

Porque não empréstimos? É fácil dizer. Quando um jogador é emprestado, geralmente é para um clube de menor expressão e que a qualidade dos treinos e atenção não será a mesma que você obterá dentro do seu clube, onde pode faze-lo render muito mais.

Treinos Específicos

Os Treinos Específicos são os que realmente evoluem os jovens jogadores, até os 24 anos em média, mas o que é? e como faço? Simples. Como o nome já diz, treina especificamente um atributo por vez, fazendo com que o jogador se eleve mais rapidamente, e, baseado em suas táticas, você pode treina-lo para evoluir os atributos corretos, e ai terá um super jogador, explorando todo o seu potencial.

Continuando com o jogador citado acima, treinarei-o para a função de "Falso Nove", onde ele poderá no futuro se encaixar na minha equipe.

Definidos o jogador (Paulo Fonseca) e a futura função dele na equipe (Falso Nove), basta observar os atributos mais utilizados para essa função, que são:
Imagem Agora basta treinar estes atributos, um de cada vez, fazendo um rodízio entre eles, fazendo o jogador crescer e evoluir, se adaptando e se melhorando.
Imagem - Treino Individual
- Foco: Os atributos que farão parte do rodízio
- Intensidade: Pesada
- Demais opções deixar como ficar.

Créditos: FM Tático


Avatar do usuário
Nihal
Membro
Membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sáb Mar 01, 2014 02:47
Time: Santos
Status: Atacante pra quê?
Steam: rizakh
Localização: Guarujá-SP

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por Nihal » Seg Mar 10, 2014 03:23

Muito interessante o tópico, parabéns! Me ajudou bastante =D
Imagem
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por AlexLino » Seg Mar 10, 2014 09:13

Sinceramente, nunca me preocupei em evoluir algum jogador da base. Mas vou tentar dessa forma.
Pelo que vi, hoje não tem nem um que valha apena.

Mas la por 21 22 anos, sera que o empréstimo não valeria apena por ser mais utilizado? Já que não ira evoluir muita? Comparado com 16 a 19 anos.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por Marinho » Seg Mar 10, 2014 11:50

O duro é ficar fazendo rodízio de atributos e se preocupar com um elenco de vários jogadores.

Deixo isto nas mãos do auxiliar.

Se tiver um bom auxiliar vai criar bons jogadores, caso contrário...

;)
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por MaxAveiro » Seg Mar 10, 2014 12:16

Valeu por ter trazido o artigo Bruno!

Mas discordo bastante dele asuhasuhas

A questao de empréstimos é fundamental pro desenvolvimento do jogador, independente das condições de treino do clube enviado. Jogadores com determinação e indice de trabalho, conseguem um desenvolvimento geral mais acelerado com ritmo de jogo. Muitos jogadores se desenvolvem em times pequenos antes de chegar aos grandes centros e chamar atenção, justamente porque jogam no time titular desde 16,17 anos. Isso é fundamental, nem que seja no sub20, mas de preferencia que seja a nivel profissional.

Treinamento especifico é uma segunda fase da formação. É a parte de reforçar o desenvolvimento geral, em aspectos que ele n tenha atingido o pico (até uns 22 anos) apenas com o crescimento natural. Ou entao pra fomentar desenvolvimento em partes que nao desenvolveram e talvez sejam importantes.

Por exemplo: Voce desenvolve um grande atacante veloz, com compostura, finalização, bons mentais, mas ele nao tem cabeceio e ainda é jovem. É uma oportunidade de tentar melhorar isso.
Ou entao um atacante com todas essas caracteristicas, mas ainda jovem, com finalização meio baixa. Precisa reforçar.

Lembrando que os mentais desenvolvem no decorrer dos anos.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Nihal
Membro
Membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sáb Mar 01, 2014 02:47
Time: Santos
Status: Atacante pra quê?
Steam: rizakh
Localização: Guarujá-SP

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por Nihal » Seg Mar 10, 2014 12:54

Eu sou como o Marinho haha eu tenho muita preguiça de ficar marcando treinos para a equipe principal, quem dirá para a fornada jovem... mal os observo xD no geral eu invisto muito em equipe tecnica sempre buscando a melhor staff disponivel no mercado e isso sempre tem dado certo pra mim... até na questao de desenvolvimento de jovens. Mas mesmo assim o tópico tira algumas duvidas e mostra outros caminhos a seguir para atingir o mesmo objetivo xD
Imagem
Avatar do usuário
leobiazzi
Membro
Membro
Mensagens: 410
Registrado em: Qui Jan 17, 2013 20:38
Time: Paulista
Status: Rei do mimacher
Steam: LBz
Time na LFM: Aposentado
Localização: Bauru/Jundiaí - SP

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por leobiazzi » Seg Mar 10, 2014 13:04

Emprestar jogador é ótimo, mas só faço isso quando o mesmo tem 18 anos.

Antes disso, deixo na base.

Consigo bons resultados assim..
Imagem
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por Marinho » Seg Mar 10, 2014 14:07

Uma coisa é fato, dela eu sei por experiência própria e todo mundo aqui já deve saber.

Para um jogador evoluir rapidamente, tem que colocar ele pra jogar. Aí ele consegue saltos de 1 estrela, às vezes até 1,5 estrela por ano.

Mas tem que bancar o cara no time. Tipo, cansei de pegar cara com 2 estrelas de Capacidade Atual e colocar o cara para jogar e ele atingir 3 a 3,5.

Então eu acho que o que importa é o cara jogar. Se no seu time, naquela posição ele não terá chance, o melhor é o empréstimo, pois nenhum treino por melhor que seja será melhor que o jogo. Não sei se concordam...

;)
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por AlexLino » Seg Mar 10, 2014 14:34

Como normalmente meus saves não duram muito, então procuro repor os jogadores que preciso procurando no mercado.
Até você achar um newgen razoável desenvolver já foram algumas temporadas. Então desenvolvo um pouco, empresto e logo vendo.
Igual fora dito anteriormente, mau cuido dos reservas, imagina a base.
Jogador livre é o negocio!
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por liperocha92 » Seg Mar 10, 2014 14:42

Acho que a melhor combinação pra evolução de um jogador é treinos + jogo + mental

O treino sempre tem de estar o melhor possível, com os melhores preparadores disponíveis.
Tempo de jogo, tanto no juniores, quanto com profissional. Se ele não tiver espaço no seu elenco, vale a pena emprestar.
E o mental, se ele tiver um bom, já é um avanço. Se não tiver, é só colocar algum bom tutor nele...
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Historiadetreinador
Membro
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 22:37
Time: atletico mineiro
Status: OK

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por Historiadetreinador » Seg Mar 10, 2014 19:17

Eu to da parte de que um jogador pra ser emprestado ele deve ter ate 18 anos, e como o papel de jogador principal da equipe que ele for emprestado.
As vezes emprestamos um jovem a qualquer equipe, e o mesmo nao joga o suficiente pra ele evoluir como poderia evoluir jogando nos juniores...

a questao é: Se é um de ate 18 e voce ver uma evoluçao lenta no jogador.. voce pode emprestar ele.. caso contrario, voce acha que ele vai evoluir rapido entao acho bom voce deixar ele na equipe principal, mesmoa que nao jogue muito, mas que use os treinos da equipe principal que é mais pesado e melhor!!

se é um jogador com mais de 18 anos eu ja acho que voce deve colocar ele na tua equipe principal e deixar ele como disponivel para a equipe de reservas ou juniores como preferir..
e sempre que poder colocar ele pra jogar jogos da
exemplo: COPA, JOGOS FACEIS DO CAMPEONATO e toda vez que voce estiver ganhando de 2x0 pra cima, vale a pena coloca-lo pra jogar os 10 minutos finais de todas as partidas que voce tiver com bons resultados..

assim nao tem como o jogador nao evoluir rapido.. como eh aquele meu tutorial para evoluir jovem que eu ja disponibilizei aki.. eu acho que é a melhor maneira..
por tanto eu nao gosto muito de fazer saves comprando jogadores.. e sim sempre evoluindo meus jovens!!
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por Herr Jones » Qui Mar 13, 2014 14:04

Eu sou da seguinte opinião: inicialmente avalio a função que o jogador pode render mais e estabeleço o treino geral por alguns meses (2~3, por aí) e vejo se melhorou alguma coisa e como ele se destacou. A partir disso, subo ele para o time de reservas (em que terá contatos com jogadores mais experientes) e poderá disputar jogos com certa regularidade. Vale ressaltar que acompanhamento de um jogador mais pronto no desenvolvimento deste jovem é fundamental para que ele apreenda sua função com maior primor.

Quando ele completar seus 17 anos (se ele já possuir atributos técnicos razoáveis), libero-o para empréstimo em que eu terei de aceitar ou não para avaliar a possível condição do jogador no time que fez proposta. Se não tiver razoável, mantenho ele treinando e jogando nos reservas e deixo-o disputar algumas partidas no meu time principal, dando tempo de jogo mais proveitoso para ele, que notavelmente tem um impacto muito superior aos treinamentos, uma vez que treinando ele vai buscar aprimorar a função e jogando ele vai ter de executá-la e, assim, compreendendo seu papel. Com 18~19 anos deixo-o para empréstimo mesmo, normalmente para times um pouco melhores mas que ele terá a oportunidade de regularmente compor o 11 inicial. Estando emprestado, destaco um olheiro para remeter relatórios de jogos dele e avalio suas estatísticas. Com uns 20~21 anos acho que ele pode integrar o time principal se for dar oportunidades a ele, caso contrário, é melhor mantê-lo emprestado.
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por baltazar » Qui Mar 13, 2014 15:04

Meu estilo é o mesmo do pessoal. Surge um jovem com 16 anos e bons atributos, boto pra treinar no time junior e coloco como disponível para equipe de reservas, depois de 1-2 anos de clube, com 17-18 anos, subo para reserva e deixo disponível para os juniores ate quando for possível. Quando ele ja tem uma idade que não de para jogar na equipe de base, decido através dos seus atributos se deve continuar na equipe de reservas para evoluir algum ponto fraco, o que não ocorre em caso de um empréstimo, normalmente fica no máximo 1 ano, daí caso ele tenha um bom equilíbrio nos atributos verifico se ele tem condição de ao menos ser primeiro reserva do titular da equipe, caso contrário, empresto ele para alguma equipe que esteja precisando de jogador para essa posição, onde ele irá jogar regularmente. Quando ele está apto para ser ao menos primeiro reserva, fica no clube. Aqui faço isso e evolui muito, unica coisa que não tenho feito é treinar movimentos preferidos, pessoalmente prefiro que sigam minhas instruções, tirando exceções.
Avatar do usuário
BrunoSM
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 23:59
Time: Flamengo
Status: OK
Steam: smbruno
Contato:

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por BrunoSM » Sex Mar 14, 2014 15:46

Cada um tem um modo particular de treinar seus jovens, comigo por exemplo emprestar o jogador não adianta muito, ai utilizo desse método e obtenho sempre bons resultados.
Meu estilo é o mesmo do pessoal. Surge um jovem com 16 anos e bons atributos, boto pra treinar no time junior e coloco como disponível para equipe de reservas, depois de 1-2 anos de clube, com 17-18 anos, subo para reserva e deixo disponível para os juniores ate quando for possível. Quando ele ja tem uma idade que não de para jogar na equipe de base, decido através dos seus atributos se deve continuar na equipe de reservas para evoluir algum ponto fraco, o que não ocorre em caso de um empréstimo, normalmente fica no máximo 1 ano, daí caso ele tenha um bom equilíbrio nos atributos verifico se ele tem condição de ao menos ser primeiro reserva do titular da equipe, caso contrário, empresto ele para alguma equipe que esteja precisando de jogador para essa posição, onde ele irá jogar regularmente. Quando ele está apto para ser ao menos primeiro reserva, fica no clube. Aqui faço isso e evolui muito, unica coisa que não tenho feito é treinar movimentos preferidos, pessoalmente prefiro que sigam minhas instruções, tirando exceções.
É uma excelente forma também, aplicarei algumas coisas aqui.
Avatar do usuário
kauemagrao
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Jan 28, 2013 20:58
Time: Corinthians
Status: Gol da Alemanha!
Steam: kauemagrao

Re: [FM14] Análise - Como evoluir um jogador

Mensagem por kauemagrao » Dom Jul 27, 2014 01:14

Como esta é uma discussão muito ampla, vou explicar a forma que eu evoluo um jogador em alguns passos.

1º - Treinamento da base

Quando tenho um newgen em mãos (entre 14 e 16 anos), a primeira coisa que eu faço é o treino pesado em FORÇA. Sim, força. Os jogadores, até os 18 anos, tem um alto índice de evolução em Força devido a idade e, normalmente, vem com esse atributo lá em baixo. Ou seja, treino o atributo de força até que complete 19 anos.
Caso o jogador tenha alguma deficiência técnica e a força não seja tão relativa para a posição, eu paro o treino com 18 e foco em outro atributo.

2º - Tutor

Os jogadores mais experientes já sabem o quanto é importante um tutor na vida de um jovem jogador. Afinal, é o seu professor.
E para termos um tutor bom, é importantíssimo que:

- Seja da mesma posição do newgen ou de posições parecidas.
- O atributo de determinação deve ser igual ou superior (de preferência) ao do newgen. Caso contrário, ocorre a queda do mesmo.

Caso o newgen tenha admiração por um certo jogador, já é um caminho.

3º - Empréstimo (desconsidere caso seu newgen vá direto para sua equipe principal)

Quando o seu jogador completa 18/19 anos, é hora de ele sair da base e enfrentar o mundão afora. E qual é a melhor forma de saber se o jogador vai jogar ou não? Claro que é uma incógnita, mas a questão aí é confiar.
Ofereça o seu jogador por empréstimo, espere as propostas e, quando vierem, analise-as com atenção. Descarte aquelas em que a importância do jogador não seja "Jogador chave" ou "Jogador importante".
Por último, analise a liga em que seu jogador irá e sua respectiva divisão. Obviamente, priorize as melhores ofertas e monitore sempre sua evolução e seus jogos.

4º - Posição e atributos

Por último, mas tão importante quanto, é hora de falarmos da posição do jogador.
Vamos supor que seu newgen seja um Meia Ofensivo (Central), mas possui bons atributos de Velocidade, Aceleração, Finta, Agilidade, Cruzamento e atributos razoáveis em Passe, o que faz dele (teoricamente) um bom Extremo. Se você acha isso, é hora de treinar seu novo posicionamento e depois, seus novos atributos. Com isso, você pode encontrar uma nova função para o seu jogador e torná-lo até mais importante ao seu time do que deixando-o do jeito que veio.

Resumidamente, é assim que eu treino meus jogadores e costumo ter bons resultados com essa fórmula.
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”