[FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

[FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Marinho » Ter Ago 05, 2014 19:20

Imagem Fala galera!

Demorei até demais, mas enfim! Tá aí o trabalho para alguns que esperaram. Já deve estar próximo até a versão 2015 do FM, mas a boa novidade que se mantiverem as mesmas posições e mesmos atributos para 2015, praticamente só mudarei a data da planilha.

Brincadeiras e desculpas a parte, estas planilhas são um trabalho que desenvolvo no Excel desde 2013. A finalidade das mesmas é responder a uma pergunta que sempre ouvi em várias redes sociais e comunidades sobre FM brasileiras ou internacionais:

Como rende determinado jogador?

E aí temos alguma alternativas. Uma delas é confiar em seu treinador adjunto ou auxiliar técnico (atualizando para nosso idioma). Eu não confio muito, ainda mais quando se trata de times de várzea e o Staff tem aquela qualidade sofrível. As opiniões do Staff neste caso passam a ser quase aleatórias.

Como fã de matemática pensei ter um jeito de medir isso. E fiz o seguinte: somei todos os atributos que o FM menciona serem pertinentes ou relevantes para uma determinada função, somei e fiz uma média. Sim, uma média simples. Então comparo os valores através dos atributos para cada função de cada posição. É matemática. Funciona como 1 + 1 = 2.

Quer dizer que seu time da Série D vai começar a ter um padrão de jogo de Série A? Não. Eu não disse que descobri a fórmula secreta de ganhar sempre no FM. Se descobrir prometo compartilhar (risos). Mas tá aí uma resposta metodológica para a resposta da pergunta acima.

Importante também mencionar que mesmo você descobrindo que o atacante joga melhor como "Falso Nove", isso não quer dizer que esta função se aplique a sua tática de maneira geral.

Enfim galera, é mais uma ferramenta. Para quem tem um martelo pensa que todo problema é um prego. Mas há coisas que se resolvem também com a chave de fenda, serrote, ou outra ferramenta qualquer.

Usem, postem seus resultados, critiquem, divulguem, enfim: aberto e ansioso para comentários.

Se for posta em sua comunidade, créditos para:
Autor: Marinho - FM-Brasil.com
Anexos
Planilhas de Posições & Atributos.rar
(239.23 KiB) Baixado 2642 vezes


Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por MaxAveiro » Ter Ago 05, 2014 19:39

Puts, FANTÁSTICO!
Vou testar já!

Parabens Marinho!
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
kauemagrao
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Jan 28, 2013 20:58
Time: Corinthians
Status: Gol da Alemanha!
Steam: kauemagrao

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por kauemagrao » Ter Ago 05, 2014 19:43

Ferramenta com excelente potencial!
Mas confesso que não entendi, pelo menos de cara, como funciona. Por exemplo, testei o Griezmann aqui, que joga como Camisa 10 no meu time (pela avaliação do adjunto), e deu um valor de 14,7 na planilha. Mas como eu sei qual é a melhor função dele?
SpoilerShow
Imagem
Avatar do usuário
RafinhaGS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: Qua Mai 29, 2013 23:34
Time: SCCP/FCB
Status: loco.
Steam: rafinha95_
Localização: Araraquara

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por RafinhaGS » Ter Ago 05, 2014 19:44

foda!
Avatar do usuário
RafinhaGS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: Qua Mai 29, 2013 23:34
Time: SCCP/FCB
Status: loco.
Steam: rafinha95_
Localização: Araraquara

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por RafinhaGS » Ter Ago 05, 2014 19:56

kauemagrao escreveu:Ferramenta com excelente potencial!
Mas confesso que não entendi, pelo menos de cara, como funciona. Por exemplo, testei o Griezmann aqui, que joga como Camisa 10 no meu time (pela avaliação do adjunto), e deu um valor de 14,7 na planilha. Mas como eu sei qual é a melhor função dele?
SpoilerShow
Imagem
man, se bem entendi, vc coloca todos os atributos dele na planilha, eai no quadro ao lado ele converte pra melhor posição do jogador...
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Marinho » Ter Ago 05, 2014 20:35

kauemagrao escreveu:Ferramenta com excelente potencial!
Mas confesso que não entendi, pelo menos de cara, como funciona. Por exemplo, testei o Griezmann aqui, que joga como Camisa 10 no meu time (pela avaliação do adjunto), e deu um valor de 14,7 na planilha. Mas como eu sei qual é a melhor função dele?
SpoilerShow
Imagem
Galera, o elogio de vocês é a motivação! Valeu mesmo!

Magrão... vc tocou num ponto muito interessante que é o índice que eu coloquei.

Na verdade o Rafael está certo mas não totalmente certo.

O quadro do lado direito vai indicar pela média simples que posição o cara joga melhor.

Quando vc digita todos os atributos, a planilha faz a média simples dos atributos relevantes para cada posição e já classifica qual a função melhor.

Mas o índice não tem a ver com esta média. Este índice eu ainda estou testando como ideia, mas eu criei para descobrir se um jogador é melhor que outro.

Acompanhem o raciocínio, vamos pegar todas as funções que existem de atacantes por exemplo. Falso Nove, Camisa 10, Recuado... etc. Elas tem atributos principais (vamos dizer assim) que são semelhantes entre si, e tem uns que são específicos de cada função. Finalização por exemplo, quase todo tipo de atacante tem. Desarme porém só Atacante Defensivo tem.

Aí se eu quiser comparar dois jogadores, quem é melhor atacante, um ou outro, vcs acham que Se um cara tem Finalização 7 e Desarme 18 e o outro tem FIN 10 e DES 10, qual o melhor? Será que seria só somar os valores e dividir por 2?

Eu não fiz isso. O que eu fiz? Eu atribui um peso diferente para cada atributo de acordo com a vez que ele aparece para os atacantes ou meias, por exemplo. Então atributos como Criatividade são muito mais relevantes para os meias que zagueiros. E não adianta para um meia ter 20 em cabeceio, se particamente os atributos mais fortes desta função são outros.

Então este índice de 14,7 Magrão, é uma ponderação. Com ele vc deve conseguir descobrir entre os seus atacantes por exemplo, além da função, quais deles tem os valores mais altos para os principais atributos que um atacante necessite ter para qualquer posição.

Complicou demais? kkkk.

Mas esta foi a ideia.

;)
Avatar do usuário
kauemagrao
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Jan 28, 2013 20:58
Time: Corinthians
Status: Gol da Alemanha!
Steam: kauemagrao

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por kauemagrao » Ter Ago 05, 2014 20:51

Marinho escreveu:
kauemagrao escreveu:Ferramenta com excelente potencial!
Mas confesso que não entendi, pelo menos de cara, como funciona. Por exemplo, testei o Griezmann aqui, que joga como Camisa 10 no meu time (pela avaliação do adjunto), e deu um valor de 14,7 na planilha. Mas como eu sei qual é a melhor função dele?
SpoilerShow
Imagem
Galera, o elogio de vocês é a motivação! Valeu mesmo!

Magrão... vc tocou num ponto muito interessante que é o índice que eu coloquei.

Na verdade o Rafael está certo mas não totalmente certo.

O quadro do lado direito vai indicar pela média simples que posição o cara joga melhor.

Quando vc digita todos os atributos, a planilha faz a média simples dos atributos relevantes para cada posição e já classifica qual a função melhor.

Mas o índice não tem a ver com esta média. Este índice eu ainda estou testando como ideia, mas eu criei para descobrir se um jogador é melhor que outro.

Acompanhem o raciocínio, vamos pegar todas as funções que existem de atacantes por exemplo. Falso Nove, Camisa 10, Recuado... etc. Elas tem atributos principais (vamos dizer assim) que são semelhantes entre si, e tem uns que são específicos de cada função. Finalização por exemplo, quase todo tipo de atacante tem. Desarme porém só Atacante Defensivo tem.

Aí se eu quiser comparar dois jogadores, quem é melhor atacante, um ou outro, vcs acham que Se um cara tem Finalização 7 e Desarme 18 e o outro tem FIN 10 e DES 10, qual o melhor? Será que seria só somar os valores e dividir por 2?

Eu não fiz isso. O que eu fiz? Eu atribui um peso diferente para cada atributo de acordo com a vez que ele aparece para os atacantes ou meias, por exemplo. Então atributos como Criatividade são muito mais relevantes para os meias que zagueiros. E não adianta para um meia ter 20 em cabeceio, se particamente os atributos mais fortes desta função são outros.

Então este índice de 14,7 Magrão, é uma ponderação. Com ele vc deve conseguir descobrir entre os seus atacantes por exemplo, além da função, quais deles tem os valores mais altos para os principais atributos que um atacante necessite ter para qualquer posição.

Complicou demais? kkkk.

Mas esta foi a ideia.

;)
Explicação perfeita!
Parabéns pelo ótimo trabalho, tenho certeza que facilitará a nossa vida na hora de tomarmos decisões! :mrgreen:
Avatar do usuário
Felipe Maba
Membro
Membro
Mensagens: 495
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 00:19
Time: Paraná Clube
Status: OK
Steam: FEAR!
Time na LFM: Golden Eagles

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Felipe Maba » Ter Ago 05, 2014 21:26

Po, curti a ideia, mas eu to sem Office aqui, UEHAUAEHUEAHU
Avatar do usuário
Rodrigo Almeida
Membro
Membro
Mensagens: 230
Registrado em: Sex Mai 17, 2013 16:55
Time: Corinthians
Status: OK
Steam: RodrigoLol12

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Rodrigo Almeida » Ter Ago 05, 2014 21:59

Mais uma planilha sensacional. Formatei o PC aqui, to baixando o Excel pra experimentar essa belezinha.
Imagem
Avatar do usuário
frumento
Membro
Membro
Mensagens: 574
Registrado em: Qua Jun 11, 2014 10:37
Time: Atlético-PR
Steam: frumento
Time na LFM: Scotland Yard

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por frumento » Ter Ago 05, 2014 22:57

Grande Marinho, parabéns cara pelas planilhas vai ajudar muito e a explicação é perfeita.
Imagem[url=steam://friends/add/76561198027718165]Imagem[/url]
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Marinho » Qua Ago 06, 2014 09:48

Valeu galera!

Espero que usem!

;)
Avatar do usuário
DiegoDuarte
Membro
Membro
Mensagens: 1332
Registrado em: Ter Nov 05, 2013 08:28
Time: Flamengo
Status: OK
Steam: D.d GeLouKo
Time na LFM: Scotland Yard

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por DiegoDuarte » Qua Ago 06, 2014 11:18

Excelente a planilha...muito boa mesmo! Assim, é claro que não é a formula secreta que vai fazer vc ganhar tudo, mas realmente ajuda muito na hora de avaliar os jogadores...
Mas espero que a galera entenda que além dos atributos em si que estão sendo considerados, outros atributos tbm fazem a diferença e claro que a moral, a forma fisica...tudo isso vai influênciar no desempenho do jogador, mas essa planilha realmente ajuda demais ;)
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Marinho » Qua Ago 06, 2014 17:30

Lembrem-se também que os atributos pode subir ou cair de acordo com a idade ou treino, lesões, etc.

Acho que a cada 6 meses ou pelo menos a cada temporada vale a pena re-avaliar o resultado.
Avatar do usuário
Petry
Membro
Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 20:08
Time: Grêmio/Newcastle
Status: Vo dá Ota
Steam: Petromel
Time na LFM: Qué Ota
Localização: RIO GRANDE DO SUL

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Petry » Qua Ago 06, 2014 17:38

Parabéns Marinho, é genial e fantástica essa planilha!
rodrigo.ijk
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jan 23, 2014 06:54
Time: Coritiba
Status: OK

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por rodrigo.ijk » Qua Ago 06, 2014 20:36

Boa idéia e implementação, eu faço algo parecido porém a grande sacada dessa sua planilha é atribuir pesos aos atributos mais frequentes na posição. Parabéns!

Seguem minhas sugestões:

- Unir todas as posições/funções em uma planilha única
Isto serviria para avaliar casos em que o jogador joga em múltiplas posições, tipo centroavantes que também jogam como ponta ou segundo atacante.

- Possibilidade de incluir múltiplos jogadores na mesma planilha
Eu gostaria de por exemplo incluir todos os meus atacantes eu uma planilha e compará-los lado a lado.

- Movimentos preferidos
Seria possível incluir os movimentos preferidos de um jogador num cálculo desse?

- Versão com atributos em inglês
Eu jogo com a linguagem em inglês e é chatinho de ficar transportando os valores p/ a versão em português e também não tenho prática pra entender as funções em português.



Comentários em geral:
Você já chegou a pensar a respeito de quantos % o jogador perde ao jogar em uma posição que ele não é natural? Isso é útil muitas vezes para definir onde escalar um jogador, por exemplo Enganche vs Camisa 10 tem atributos principais bastante parecidos, porém se o jogador é natural do meio-campo, com certeza ele vai desempenhar melhor como Enganche.

Na sua experiência, qual você acha que é o impacto de colocar um jogador canhoto para atuar do lado contrário? Não estou falando jogar aberto do lado contrário, mas por exemplo, 2 atacantes no centro, quanto eu perco ao colocar um canhoto na direita e um destro na esquerda? Eu sinceramente não consegui medir isso até hoje.

Acho que um possível enriquecimento dessa planilha seria uma análise a respeito de quais atributos são mais importantes para cada papel. Eu por exemplo acredito que para um Matador, finalização, sem bola e aceleração são mais importantes que os outros. Mas talvez isso varie de acordo com a tática empregada.
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”