[FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
rodrigo.ijk
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jan 23, 2014 06:54
Time: Coritiba
Status: OK

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por rodrigo.ijk » Qua Ago 06, 2014 20:38

Aliás, usando essa planilha nos meus atacantes já pude confirmar que realmente os adjuntos não acertam sempre. Vários atacantes que eu colocava como Matador eram avaliados pelo adjunto em outras funções e a planilha confirmou que eles são atuam melhor como Matador.


Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Marinho » Qui Ago 07, 2014 09:09

Rodrigo,

Primeiro, muito obrigado pelos comentários cara! Engrandece muito o trabalho.

Vou tentar responder abaixo os pontos que você comentou / sugeriu:
- Unir todas as posições/funções em uma planilha única
Isto serviria para avaliar casos em que o jogador joga em múltiplas posições, tipo centroavantes que também jogam como ponta ou segundo atacante.
As planilhas de 2013 eram assim. A gente até se assustava com a quantidade de atacantes que dariam bons zagueiros e vice-versa. Mas não havia média ponderada, apenas simples. Minha sugestão é analisar a função do jogador para cada posição. Acredito que o jogador só rende 100% na função que é natural. Mas também jogo com jogadores em função que ele é competente, enfim. Aì como atacante por exemplo ele joga como Matador. E se deslocar para a direita faço o cálculo na planilha específica e ele vai jogar como Ponta por exemplo. Mas talvez eu crie esta planilha com todas as posições e funções. Pode ser útil para desenvolver os jogadores para novas posições.
- Possibilidade de incluir múltiplos jogadores na mesma planilha
Eu gostaria de por exemplo incluir todos os meus atacantes eu uma planilha e compará-los lado a lado.
Sugestão anotada e já tenho umas ideias aqui!
- Movimentos preferidos
Seria possível incluir os movimentos preferidos de um jogador num cálculo desse?
Confesso que não sou muito forte neste quesito cara. Precisaria entender mais, ler mais sobre o assunto. O FM também não é muito aberto neste quesito. Aì seria mais chute da minha parte que qualquer outra coisa.
- Versão com atributos em inglês
Eu jogo com a linguagem em inglês e é chatinho de ficar transportando os valores p/ a versão em português e também não tenho prática pra entender as funções em português.
Fácil de fazer. Tornaria o trabalho internacional. Outra boa sugestão.
Você já chegou a pensar a respeito de quantos % o jogador perde ao jogar em uma posição que ele não é natural? Isso é útil muitas vezes para definir onde escalar um jogador, por exemplo Enganche vs Camisa 10 tem atributos principais bastante parecidos, porém se o jogador é natural do meio-campo, com certeza ele vai desempenhar melhor como Enganche.
Já. Como mencionei acima um jogador só vai render 100% na posição em que for natural. O que acontece que por exemplo se o jogador for muito bom, mesmo se jogar a 70% em determinada posição ainda será melhor que um jogar a 100% naquela posição, não sei se entendeu. Como calcular isso? Podemos dar um palpite sempre, mas seria palpite mesmo.
Na sua experiência, qual você acha que é o impacto de colocar um jogador canhoto para atuar do lado contrário? Não estou falando jogar aberto do lado contrário, mas por exemplo, 2 atacantes no centro, quanto eu perco ao colocar um canhoto na direita e um destro na esquerda? Eu sinceramente não consegui medir isso até hoje.
Aí é uma questão de física. Eu por exemplo sou destro. Se me colocar na esquerda, a minha tendência será cortar os lances para o meio, ao invés de manter a bola na lateral, na hora de finalizar talvez seja até melhor, mas para cruzar será sofrível. Faça este exercício aí e vai perceber. O que isso quer dizer? Se você quer um jogador que atue pela lateral e faça cruzamento não inverta. Se for usar com ele cortando pelo meio e buscando finalização vale a pena. a perda vai ser pequena. Mas não acredito que ele tenha um rendimento superior. No máximo igual ao que ele tem no lado de origem.
Acho que um possível enriquecimento dessa planilha seria uma análise a respeito de quais atributos são mais importantes para cada papel. Eu por exemplo acredito que para um Matador, finalização, sem bola e aceleração são mais importantes que os outros. Mas talvez isso varie de acordo com a tática empregada.
Cara, tenho algumas coisas escritas deste ano e do ano passado:
Atacantes FM2014: http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopi ... 116&t=2240" onclick="window.open(this.href);return false;
Meias Centrais FM2013: http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=1011" onclick="window.open(this.href);return false;
Volantes FM2013: http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=444" onclick="window.open(this.href);return false;

Planilha Versão 2013: http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=1049" onclick="window.open(this.href);return false;

:D
rodrigo.ijk
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jan 23, 2014 06:54
Time: Coritiba
Status: OK

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por rodrigo.ijk » Sex Ago 08, 2014 20:10

Inseri todo o meu plantel nas planilhas e agora estou utilizando-a em complemento à minha análise particular dos jogadores. Surgiu uma necessidade aqui e tenho mais uma sugestão:

Gostaria de identificar qual é meu melhor Centroavante, então seria interessante ter o somatório de todos os atributos importantes para esta função. Também gostaria de ver a nota de cada uma das funções que aparece naquele ranking de melhores funções, da direita.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Marinho » Dom Ago 10, 2014 15:45

rodrigo.ijk escreveu:Inseri todo o meu plantel nas planilhas e agora estou utilizando-a em complemento à minha análise particular dos jogadores. Surgiu uma necessidade aqui e tenho mais uma sugestão:

Gostaria de identificar qual é meu melhor Centroavante, então seria interessante ter o somatório de todos os atributos importantes para esta função. Também gostaria de ver a nota de cada uma das funções que aparece naquele ranking de melhores funções, da direita.
Anotado!

;)
Avatar do usuário
frumento
Membro
Membro
Mensagens: 574
Registrado em: Qua Jun 11, 2014 10:37
Time: Atlético-PR
Steam: frumento
Time na LFM: Scotland Yard

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por frumento » Dom Ago 10, 2014 16:55

Caraca não entendo muito de planilhas e tal, mas pelo que vi das observações e sugestões feitas ao Marinho sei que vai ficar muito TOP as novas planilhas, claro que se o Marinho não deixar de fazer já que são muito boas.

Agora sobre as planilhas eu acho que seria interessante marcar em outra cor as habilidades para a posição, como exemplo planilha de Laterais: Arremesso Longo fica amarelo, mas Cruzamentos que é uma habilidade que o jogador precisa fica na cor verde por exemplo. Digo isso pois uso a planilha para buscar jogadores quando treino com seleções pois vejo as habilidades que a função precisa.
Imagem[url=steam://friends/add/76561198027718165]Imagem[/url]
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM14] Planilhas de Posições & Atributos

Mensagem por Marinho » Seg Ago 11, 2014 19:21

frumento escreveu:Caraca não entendo muito de planilhas e tal, mas pelo que vi das observações e sugestões feitas ao Marinho sei que vai ficar muito TOP as novas planilhas, claro que se o Marinho não deixar de fazer já que são muito boas.

Agora sobre as planilhas eu acho que seria interessante marcar em outra cor as habilidades para a posição, como exemplo planilha de Laterais: Arremesso Longo fica amarelo, mas Cruzamentos que é uma habilidade que o jogador precisa fica na cor verde por exemplo. Digo isso pois uso a planilha para buscar jogadores quando treino com seleções pois vejo as habilidades que a função precisa.
Não sei se tecnicamente é possível.

Mas sugestão anotada aqui!

;)
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”