Dúvidas com Táticas e Opções

Local ideal para compartilhar e debater táticas, passar dicas e resultados de treinos!
Avatar do usuário
Manoel Liberato
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 01, 2014 00:11
Time: Galo
Status: OK
Time na LFM: Coventry

Dúvidas com Táticas e Opções

Mensagem por Manoel Liberato » Qui Set 18, 2014 00:09

Fazer as táticas está bem complicado porque eu não sei o que trabalha bem com o que...

Eu coloquei assim, se puderem dar uma olhada e me orientarem o que eu preciso mudar para melhorar a atuação do time:

Escalação 4 1Vol 4 1:
Imagem

Comportamento geral dos jogadores:
Imagem

Escanteios Ofensivos, como estou jogando na "retranca" deixei o volante recuado também:
Imagem

Escanteios Defensivos:
Imagem


Agradeço antecipadamente,


Avatar do usuário
Manoel Liberato
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 01, 2014 00:11
Time: Galo
Status: OK
Time na LFM: Coventry

Re: Dúvidas com Táticas e Opções

Mensagem por Manoel Liberato » Qui Set 18, 2014 00:12

Se alguém pudesse me orientar quais instruções (jogar pelas laterais, chutar na primeira, etc...) funcionam com as diversas opções (contenção, controlar, normal, etc...) Eu ficaria bastante agradecido.
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Dúvidas com Táticas e Opções

Mensagem por liperocha92 » Qui Set 18, 2014 00:18

Amigo, eu acho isso bem particular, pois cada um ten seu estilo de jogo. Mas se vc ta jogando na retranca, não usaria intimidar adversários, e sim fechar espaços. Explorar as laterais e passar a frente serve. Em vez de rápido e direto, joga com passes longos, aliviando a bola para os flancos tbm.
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Marco Ranulfo
Membro
Membro
Mensagens: 1529
Registrado em: Dom Jun 16, 2013 18:50
Time: Cruzeiro E.C.
Steam: Ranulfo
Time na LFM: Chola Miles FM

Re: Dúvidas com Táticas e Opções

Mensagem por Marco Ranulfo » Qui Set 18, 2014 00:36

Mano, em primeiro lugar, vc tem que dizer qual tipo de jogo vc quer impor pra sua equipe...

Não existe um plano de jogo certo ou errado, depende da intenção do treinador.

Se quer chuveirinho, toques curtos, jogo de posse, infiltrações...
Imagem
Yuri Corrêa
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Ago 21, 2014 16:04
Time: Galão da Massa
Status: OK
Steam: yuriacg

Re: Dúvidas com Táticas e Opções

Mensagem por Yuri Corrêa » Sex Set 19, 2014 11:00

Manoel, vou deixar aqui alguns links em inglês pra você ver. Me ajudaram bastante a entender a dinâmica do jogo.


Como ganhar com futebol de posse

E esse um dos mais completos que já vi,

Criando táticas de acordo com a análise da sua equipe


Algumas dicas para o que eu vi do seu post:

Existem algumas diferenças entre um futebol de retranca e um futebol de contra-ataque. Pelo que eu vi, você quer jogar seguro, congestionando o meio de campo e dando pouco espaço pro adversário, correto?
Assim, eu jogaria numa mentalidade DEFENSIVA (contenção é somente para quando você abdica de atacar e só não quer levar gols) e fluidez rígida.

A mentalidade defensiva te permite alguma posse e ocasionais contra-ataques. Alternaria ela com a mentalidade CONTRA ATACAR de acordo com o andamento da partida e o adversário.

Agora, principalmente, usaria dos seguintes gritos:

Menos Intensidade: Com ele, você mantem o jogo mais lento. No inglês, é diminuir o "tempo" do jogo, a velocidade. Te ajuda a ter maior posse de bola.
Fechar Espaços: Você tem um time mais compacto. Com o seu meio de campo congestionado, seria muito difícil o adversário fazer infiltrações.
Manter Posse de Bola e Passes Mais Curtos: Novamente, a posse fica com você, impedindo o adv de te atacar e te dando mais segurança, para passar a bola com menor risco.

Outra coisa, evita aquelas opções onde você rifa a bola, chuta de fora da área toda hora. Lembre-se que a ideia é que você mantenha a posse de bola para evitar os ataques adversários, te dando o controle do jogo e, de quebra, deixando o adv impaciente. Já usei táticas assim que era bem comum o adv tomar vários cartões amarelos e até algumas expulsões, simplesmente pq eles correm pra tentar te desarmar. Fora que nesse esquema seu time cansa bem menos.


Bom, testa aí e me fala o que deu! Vale ressaltar que esse tipo de mudança surte mais efeito a médio prazo, começando com os treinamentos na pré-temporada.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Dúvidas com Táticas e Opções

Mensagem por Marinho » Sex Set 19, 2014 14:34

Manuel,

Não existe realmente o famoso "PF", Prato Feito. Tem táticas e instruções que funcionam bem para uns times e para outros não.

Normalmente eu faço o seguinte, escolho uma formação, coloco coisas que imagino que funcionem.

Depois é questão de observação. Tem coisa que em teoria funciona para qualquer time, menos para o seu. E quem tem que identificar isso é você com os jogos. Marcar pressão ou por zona por exemplo. Já tive time bom que marquei com pressão e funcionou e time fraco que funcionou também. Por zona também. E às vezes ainda o melhor é não colocar nada e colocar instruções individuais por jogador. Fazer os atacantes marcarem pressão e os defensores marcarem por zona. Enfim cara.

Encaixar a tática demora um pouquinho. É com a experiência no jogo e como treinador que vc vai acertando e tal.

;)
Responder

Voltar para “Táticas e Treinos”