Ajuda - Formação da Defesa

Local ideal para compartilhar e debater táticas, passar dicas e resultados de treinos!
Avatar do usuário
MateusQVictor
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Abr 22, 2013 01:14
Time: Palmeiras/Juventus(ITA)
Status: Preguiçoso
Steam: mateusqvictor

Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por MateusQVictor » Qua Mar 19, 2014 14:46

Bom, galera eu gostaria de uma ajudinha com Dicas pra como arrumar a Defesa por que nesse FM eu não consigo jogar com time pequeno, só empato e perco, dificilmente ganho. O time mais fraco q eu consegui fazer um save daora foi o Coritiba que eu fui vice campeão brasileiro e ganhei o camp paranaense invicto, e também ganhei a copa do BR, mas por não conseguir fazer uma formação defensiva boa, perdi a Liberta na semi final pro SPFC e perdi o Camp Brasileiro pro Botafogo na ultima rodada. Enfim só queria umas dicas defensivas por que eu não consigo montar uma tática pra jogar no contra ataque e ganhar. Abraço :D


Time grande não cai?Milan,Juventus,Liverpool,Manchester United,OM(Marseille) e Arsenal,cairam... reveja seus conceitos:). Imagem
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por liperocha92 » Qui Mar 20, 2014 00:07

joga com a linha defensiva recuada e jogando mais fechado. Usar volantes ajuda.
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por AlexLino » Qui Mar 20, 2014 09:14

Cara, pelo que você falou o ataque esta bem, então para melhorar a defesa, devesse equilibrar os setores do time.
No meu save por exemplo, sempre tomava um gol nos jogos, mesmo ganhando.
Quando segurei um pouco o time com um voltante de contenção e um MC marcador, tudo foi resolvido. Até fiz mais gols.
Então tente segura um jogador a mais na defesa que talvez resolva.
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por Herr Jones » Qui Mar 20, 2014 11:08

Normalmente times menores têm menos capacidade criativa, o que atrapalha bastante o ataque. Isso, quando é percebido, faz com que o treinador tente umas mudanças que deixam a defesa bastante insegura, como utilizar mais jogadores ofensivos e desguarnecer o setor defensivo.

Sendo assim, o melhor a fazer nessas situações é mexer no posicionamento, arrumar alguns volantes para reforçar a marcação (neste caso, tente deixar um volante de contenção mesmo e um outro que ajude na marcação mas tenha uma saída de bola razoável - boa combinação é um Primeiro Volante/Terceiro Zagueiro/Trinco com um Regista/Meio-armador recuado), se jogar com laterais, deixar que um deles apenas esteja apto a subir no campo, deixando o outro como cobertura na defesa; a partir disso você pode posicionar os volantes, deixando o de contenção para cobrir o avanço do lateral e deixando o outro volante, mais "armador", à frente do lateral que não subirá.

Se você quiser montar uma tática mais defensiva que explore os contra-ataques o 3-5-2 é ótimo para essa função, só recuar um pouco a linha (caso seus zagueiros sejam mais lentos) e fechar mais o time (se os jogadores não tiverem índices de marcação/desarme próximos à capacidade criativa do adversário, isso aí quem tem que analisar é você). Abuse dos passes diretos e deixe sempre um homem de referência na área. Se for utilizar esse 3-5-2, deixe um outro atacante como falso 9, que ajuda bastante também. Mas isso é se você acreditar que seu time tem condições de desempenhar essa tática.
Avatar do usuário
MateusQVictor
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Abr 22, 2013 01:14
Time: Palmeiras/Juventus(ITA)
Status: Preguiçoso
Steam: mateusqvictor

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por MateusQVictor » Qui Mar 20, 2014 18:26

Uma tática q eu achei q ia dar certo era uma com 3 zag, 2 ala, um losango e um atacante. Apliquei duas goleada seguidas com a Ponte, mas quando peguei um time forte(Santos) tomei 3x1 e dps disso perdi pra Penapolense de 1x0. Pensei em formar 3 taticas defensivas e jogar somente com times mais fortes nos amistosos a tática que funcionar eu deixo, sugestões?

PS: Nas minhas instruções com a Ponte eu recuei a linha defensiva e usei marcação apertada chegou a funcionar contra times pequenos.
Time grande não cai?Milan,Juventus,Liverpool,Manchester United,OM(Marseille) e Arsenal,cairam... reveja seus conceitos:). Imagem
Avatar do usuário
MateusQVictor
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Abr 22, 2013 01:14
Time: Palmeiras/Juventus(ITA)
Status: Preguiçoso
Steam: mateusqvictor

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por MateusQVictor » Qui Mar 20, 2014 18:30

Herr Jones escreveu:Normalmente times menores têm menos capacidade criativa, o que atrapalha bastante o ataque. Isso, quando é percebido, faz com que o treinador tente umas mudanças que deixam a defesa bastante insegura, como utilizar mais jogadores ofensivos e desguarnecer o setor defensivo.

Sendo assim, o melhor a fazer nessas situações é mexer no posicionamento, arrumar alguns volantes para reforçar a marcação (neste caso, tente deixar um volante de contenção mesmo e um outro que ajude na marcação mas tenha uma saída de bola razoável - boa combinação é um Primeiro Volante/Terceiro Zagueiro/Trinco com um Regista/Meio-armador recuado), se jogar com laterais, deixar que um deles apenas esteja apto a subir no campo, deixando o outro como cobertura na defesa; a partir disso você pode posicionar os volantes, deixando o de contenção para cobrir o avanço do lateral e deixando o outro volante, mais "armador", à frente do lateral que não subirá.

Se você quiser montar uma tática mais defensiva que explore os contra-ataques o 3-5-2 é ótimo para essa função, só recuar um pouco a linha (caso seus zagueiros sejam mais lentos) e fechar mais o time (se os jogadores não tiverem índices de marcação/desarme próximos à capacidade criativa do adversário, isso aí quem tem que analisar é você). Abuse dos passes diretos e deixe sempre um homem de referência na área. Se for utilizar esse 3-5-2, deixe um outro atacante como falso 9, que ajuda bastante também. Mas isso é se você acreditar que seu time tem condições de desempenhar essa tática.
Gosto muito de tática com 3 zagueiros, em jogos de futebol pra Vídeo Game eu uso bastante e jogo na base dos passes longos, mas esse 3-5-2 seria com 2 alas ou dois médios pelas pontas?
Time grande não cai?Milan,Juventus,Liverpool,Manchester United,OM(Marseille) e Arsenal,cairam... reveja seus conceitos:). Imagem
Avatar do usuário
MateusQVictor
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Abr 22, 2013 01:14
Time: Palmeiras/Juventus(ITA)
Status: Preguiçoso
Steam: mateusqvictor

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por MateusQVictor » Qui Mar 20, 2014 18:36

AlexLino escreveu:Cara, pelo que você falou o ataque esta bem, então para melhorar a defesa, devesse equilibrar os setores do time.
No meu save por exemplo, sempre tomava um gol nos jogos, mesmo ganhando.
Quando segurei um pouco o time com um voltante de contenção e um MC marcador, tudo foi resolvido. Até fiz mais gols.
Então tente segura um jogador a mais na defesa que talvez resolva.
Sempre uso meus MC's como um Armador(Recuado/Avançado) e um Recuperados de Bolas(Defender/Apoiar) ai eu usaria um Médio Centro(Defender) no caso? talvez para ajudar a cubrir o lateral que sobe?
Time grande não cai?Milan,Juventus,Liverpool,Manchester United,OM(Marseille) e Arsenal,cairam... reveja seus conceitos:). Imagem
Avatar do usuário
MateusQVictor
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Abr 22, 2013 01:14
Time: Palmeiras/Juventus(ITA)
Status: Preguiçoso
Steam: mateusqvictor

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por MateusQVictor » Qui Mar 20, 2014 18:36

AlexLino escreveu:Cara, pelo que você falou o ataque esta bem, então para melhorar a defesa, devesse equilibrar os setores do time.
No meu save por exemplo, sempre tomava um gol nos jogos, mesmo ganhando.
Quando segurei um pouco o time com um voltante de contenção e um MC marcador, tudo foi resolvido. Até fiz mais gols.
Então tente segura um jogador a mais na defesa que talvez resolva.
Sempre uso meus MC's como um Armador(Recuado/Avançado) e um Recuperados de Bolas(Defender/Apoiar) ai eu usaria um Médio Centro(Defender) no caso? talvez para ajudar a cubrir o lateral que sobe?
Time grande não cai?Milan,Juventus,Liverpool,Manchester United,OM(Marseille) e Arsenal,cairam... reveja seus conceitos:). Imagem
Avatar do usuário
MateusQVictor
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Abr 22, 2013 01:14
Time: Palmeiras/Juventus(ITA)
Status: Preguiçoso
Steam: mateusqvictor

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por MateusQVictor » Qui Mar 20, 2014 18:37

liperocha92 escreveu:joga com a linha defensiva recuada e jogando mais fechado. Usar volantes ajuda.
com "jogando mais fechado" você quer dizer dar a instrução "jogar mais fechado"?
Time grande não cai?Milan,Juventus,Liverpool,Manchester United,OM(Marseille) e Arsenal,cairam... reveja seus conceitos:). Imagem
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por Herr Jones » Qui Mar 20, 2014 18:52

MateusQVictor escreveu:
Herr Jones escreveu:Normalmente times menores têm menos capacidade criativa, o que atrapalha bastante o ataque. Isso, quando é percebido, faz com que o treinador tente umas mudanças que deixam a defesa bastante insegura, como utilizar mais jogadores ofensivos e desguarnecer o setor defensivo.

Sendo assim, o melhor a fazer nessas situações é mexer no posicionamento, arrumar alguns volantes para reforçar a marcação (neste caso, tente deixar um volante de contenção mesmo e um outro que ajude na marcação mas tenha uma saída de bola razoável - boa combinação é um Primeiro Volante/Terceiro Zagueiro/Trinco com um Regista/Meio-armador recuado), se jogar com laterais, deixar que um deles apenas esteja apto a subir no campo, deixando o outro como cobertura na defesa; a partir disso você pode posicionar os volantes, deixando o de contenção para cobrir o avanço do lateral e deixando o outro volante, mais "armador", à frente do lateral que não subirá.

Se você quiser montar uma tática mais defensiva que explore os contra-ataques o 3-5-2 é ótimo para essa função, só recuar um pouco a linha (caso seus zagueiros sejam mais lentos) e fechar mais o time (se os jogadores não tiverem índices de marcação/desarme próximos à capacidade criativa do adversário, isso aí quem tem que analisar é você). Abuse dos passes diretos e deixe sempre um homem de referência na área. Se for utilizar esse 3-5-2, deixe um outro atacante como falso 9, que ajuda bastante também. Mas isso é se você acreditar que seu time tem condições de desempenhar essa tática.
Gosto muito de tática com 3 zagueiros, em jogos de futebol pra Vídeo Game eu uso bastante e jogo na base dos passes longos, mas esse 3-5-2 seria com 2 alas ou dois médios pelas pontas?
Vale a pena formar assim:

GK - goleiro normal
ZGD - zagueiro limitado > defender
ZGC - zagueiro > cobrir/bloquear
ZGE - zagueiro limitado > defender
ALD - ala > apoiar/defender
ALE - ala > apoiar/defender
MDCD - trinco > defender OU regista/armador recuado > apoiar
MDCE - trinco > defender OU regista/armador recuado > apoiar
MC - meia central > apoiar/automático
CAD - falso 9 > apoiar OU oportunista > atacar
CAE - falso 9 > apoiar OU oportunista > atacar

Notas:
1. Escolher apenas um dos alas para apoiar e o outro para defender, é necessário analisar seu plantel e colocar no apoio o que tem maior qualidade para tal;
2. Na volância, coloque como regista/armador recuado o jogador que esteja do lado oposto ao ala que estará apoiando
3. Nessa formação seriam importantes os passes diretos e rápidos para a saída em contra-ataques
4. Dê instruções individuais de maior liberdade para o regista/armador recuado para que ele seja o cérebro do time
5. Jogue com defesa baixa e com espaçamento mais fechado
6. Não se esqueça de instruir seu time e os demais jogadores coerentemente com o que você espera que eles façam!

Nessa formação seu time vai atacar muito pouco e vai sofrer muita pressão, então será necessário que os jogadores mais à frente tenham bons índices de velocidade, especialmente o falso 9. É possível, também, que esta formação não dê certo pelo modo de jogar dos adversários... Não existe uma fórmula precisa de como fazer seu time render, mas é bom ir moldando.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por Marinho » Qui Mar 20, 2014 19:28

Acho que já encheram de dicas boas aqui, minha única dica certa:
Time fraco - Defensor Limitado

E baixe sua linha defensiva.

Do resto se vai cobrir ou defender ou bloquear vai da capacidade de cada jogador ou da sua formação!

;)
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por AlexLino » Sex Mar 21, 2014 11:53

MateusQVictor escreveu:
AlexLino escreveu:Cara, pelo que você falou o ataque esta bem, então para melhorar a defesa, devesse equilibrar os setores do time.
No meu save por exemplo, sempre tomava um gol nos jogos, mesmo ganhando.
Quando segurei um pouco o time com um voltante de contenção e um MC marcador, tudo foi resolvido. Até fiz mais gols.
Então tente segura um jogador a mais na defesa que talvez resolva.
Sempre uso meus MC's como um Armador(Recuado/Avançado) e um Recuperados de Bolas(Defender/Apoiar) ai eu usaria um Médio Centro(Defender) no caso? talvez para ajudar a cubrir o lateral que sobe?
Vamos pensar a defesa de acordo com as funções de Meia-Central e Volante.

*MC(Defender) e Trinco: MC ira funcionar com um segundo volante, marcando com pressão, mas sem a agressividade do Trinco no desarme.

*MC e Recuperador de Bolas(Defender): Praticamente a mesma combinação do MC(Defender) e Trinco, diferenciando por ser uma marcação um pouco mais avançada, por o MRB iniciar a perseguir o adversário no centro do campo, esse atuando como primeiro volante. o MC praticamente o mesmo da combinação anterior.

*Médio Defensivo(Defender) e MRB(Defender ou Apoiar): Combinação que gosto particularmente, pq? Com ela você ganha muito no seu setor defensivo, podendo liberar os Laterais para o avanço, tendo segurança nos desarmes e saída com posse de bola. Aconselho que varie o MRB de acordo com o jogo, já que a função Apoiar ele atua usando seu atribulo passe e marcação pressão no campo do adversário. Na função MRB(Defender) atua ao lado do Médio Defensivo(Defender), sendo o Pit Bull no setor ofensivo do adversário, tomando rapidamente para quem deve armar o time.

*MC (Construtor de Jogada) e MRB: nessa dupla seria ideal quando necessita de criatividade, o MRB atuaria como primeiro volante, pressionando e desarmando, com a sua agressividade de sempre, mas tome cuidado pois ao utilizar o MRB(Apoiar), esse pressionara no campo de ataque, então desprotegendo a defesa. O Construtor receberia a bola do MRB, sendo responsável pela criatividade do time, então não espere que ele se empenhe na defesa.

Só apenas as minha observações, para conhecer mais da uma lida nos seguintes artigos:

http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=1011
http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=444
http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=755

Se precisar é só postar as duvidas ae.
Avatar do usuário
MateusQVictor
Membro
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: Seg Abr 22, 2013 01:14
Time: Palmeiras/Juventus(ITA)
Status: Preguiçoso
Steam: mateusqvictor

Re: Ajuda - Formação da Defesa

Mensagem por MateusQVictor » Sex Abr 04, 2014 19:10

Obrigado a todos que responderam desde esse post eu não tive um fim de semana livre diferente desse q está por vir, se for preciso irei passar 48h mas vou achar uma solução pra parar de tomar gol, enfim vlw mesmo :D
Time grande não cai?Milan,Juventus,Liverpool,Manchester United,OM(Marseille) e Arsenal,cairam... reveja seus conceitos:). Imagem
Responder

Voltar para “Táticas e Treinos”