[FM12] Lateral ou Ala

Local ideal para compartilhar e debater táticas, treinos, informação de jogadores e tudo que possa ajudar no jogo.
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

[FM12] Lateral ou Ala

Mensagem por AlexLino » Qua Fev 12, 2014 08:41

Fala galera.

Abrir esse tópico para debater sobre e ouvir seus experiências.

Então a minha duvida é a seguinte. Qual a diferença entre Ala e Lateral. Confesso que ainda não entendi perfeitamente as diferenças.

Minha observação no jogo:

Lateral:

Percebi usando nos meus esquemas táticas que o Lateral é aquele que chega depois ao ataque, cruzando ou fazendo tabela.
Resguarda mais a zaga, por aguardar ou ir com a bola ao ataque. Assim quando seu time toma um contra-ataque ele não deixa seu lado da zaga vazou.

Ala:

Acompanha a transição do ataque a defesa, então 'domina' os setores do campo.
Então ele compõe de acordo com o movimento da bola, quase sempre é uma opção de jogada pelas laterais, seja na defesa, media ou ataque.
Mas como ele compõe o ataque, no contra-ataque adversário deixa um buraco na zaga até ele chegar a defesa.


Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM12] Lateral ou Ala

Mensagem por Marinho » Qua Fev 12, 2014 09:07

Fala cara...

Antes de mais nada, recomendo o download deste conteúdo:
http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=42&t=348

A diferença entre Ala ou Lateral é "meramente" psicológica.

Eles tem os mesmos atributos físicos e técnicos que variam conforme a função. Atacar, apoiar ou defender.

Ambos se colocar em "defender" por exemplo, não utilizam o atributo "cruzamento".

Isso você pode extrair da tabela.

O que muda é que os alas trabalham com o atributo "Decisões" e os Laterais com "Antecipação" e "Concentração". Até nisso é complicado de explicar pois a rigor parecem atributos parecidos. mas não são. O alas são melhores em formações ofensivas. Eles são mais inteligentes, sabem a hora que tem que subir ou a hora de ficar atrás. Este "buraco" que vc diz que ficou quando um ala teu subiu é que vc colocou um cara com nível de "decisões" baixo como ala.

Os laterais trabalham melhor em táticas defensivas. São mais respeitosos em termos de ir ao ataque. Jogam mais concentrados (focados) e tentam se antecipar ao adversário na roubada de bola.

Aí o que muda é que quando eles defendem, o atributo cruzamento não aparece, então a rigor eles não são incitados a cruzar. Ah não ser que seja uma habilidade específica.

Se colocar Apoiar eles irão fazer cruzamentos ainda meio tímidos, talvez dos 3/4 de campos. Ou quando alguma jogada se desenvolver pela sua lateral junto com algum meia / atacante.

Se colocar Atacar o atributo "finta" é acrescentado. O que muda é que a intensidade de cruzamento aumenta e principalmente eles passam a jogar também com a bola nos pés, subindo com a mesma independente de algum companheiro de equipe. Ficam mais individuais, por assim dizer.

Espero ter ficado mais claro. Mas sua visão de ambos não está incorreta não.

;)
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [FM12] Lateral ou Ala

Mensagem por BrunoBMS » Qua Fev 12, 2014 09:12

O Marinho explicou bem a real da coisa... e não você está 'errado', não... é mais ou menos isso.

Cara, pelo que já usei foi por aí mesmo. O lateral não "sobe" tanto quanto o ala para o ataque, logo, em contra-ataques adversários ele terá maiores probabilidades de estar onde deveria... Mas tudo depende mesmo de qual a sua abordagem do jogo para ele...
O que mais vi jogar com ala foi em formações com 3 zagueiros...
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: [FM12] Lateral ou Ala

Mensagem por baltazar » Qua Fev 12, 2014 10:10

Marinho mitou na explicação.
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: [FM12] Lateral ou Ala

Mensagem por AlexLino » Qua Fev 12, 2014 10:13

Marinho escreveu:Fala cara...

Antes de mais nada, recomendo o download deste conteúdo:
http://www.fm-brasil.com/forum/viewtopic.php?f=42&t=348

A diferença entre Ala ou Lateral é "meramente" psicológica.

Eles tem os mesmos atributos físicos e técnicos que variam conforme a função. Atacar, apoiar ou defender.

Ambos se colocar em "defender" por exemplo, não utilizam o atributo "cruzamento".

Isso você pode extrair da tabela.

O que muda é que os alas trabalham com o atributo "Decisões" e os Laterais com "Antecipação" e "Concentração". Até nisso é complicado de explicar pois a rigor parecem atributos parecidos. mas não são. O alas são melhores em formações ofensivas. Eles são mais inteligentes, sabem a hora que tem que subir ou a hora de ficar atrás. Este "buraco" que vc diz que ficou quando um ala teu subiu é que vc colocou um cara com nível de "decisões" baixo como ala.

Os laterais trabalham melhor em táticas defensivas. São mais respeitosos em termos de ir ao ataque. Jogam mais concentrados (focados) e tentam se antecipar ao adversário na roubada de bola.

Aí o que muda é que quando eles defendem, o atributo cruzamento não aparece, então a rigor eles não são incitados a cruzar. Ah não ser que seja uma habilidade específica.

Se colocar Apoiar eles irão fazer cruzamentos ainda meio tímidos, talvez dos 3/4 de campos. Ou quando alguma jogada se desenvolver pela sua lateral junto com algum meia / atacante.

Se colocar Atacar o atributo "finta" é acrescentado. O que muda é que a intensidade de cruzamento aumenta e principalmente eles passam a jogar também com a bola nos pés, subindo com a mesma independente de algum companheiro de equipe. Ficam mais individuais, por assim dizer.

Espero ter ficado mais claro. Mas sua visão de ambos não está incorreta não.

;)
Vlw Marinho.

A sua planilha é show, utilizo sim. Já acertei um time apenas alterando as funções dos jogadores.
Vou desbloquear a planilha para entender melhor esses por menores de atributos hsuauhas

Não imaginava que era tão pequena a variação dessas funções, quando penso em Lateral me vem a mente um tipo o Roberto Carlos, já o Ala um Daniel Alves da vida.

BrunoBMS escreveu:O Marinho explicou bem a real da coisa... e não você está 'errado', não... é mais ou menos isso.

Cara, pelo que já usei foi por aí mesmo. O lateral não "sobe" tanto quanto o ala para o ataque, logo, em contra-ataques adversários ele terá maiores probabilidades de estar onde deveria... Mas tudo depende mesmo de qual a sua abordagem do jogo para ele...
O que mais vi jogar com ala foi em formações com 3 zagueiros...
Acertei minhas táticas então 'sem querer' só observando. Já que o meu plantel permite.
No meu atual save (Primeira experiência no futebol Turco) estou armando 3 táticas, duas que utilizo agora e uma para o meio da temporada, quando o time perder o rendimento e assimilar essa tática certinha.
Quando meu objetivo é atacar armo o time com alas e esquema mais aberto. Já na defensiva, armando para aquele contra-ataque uso o Lateral.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM12] Lateral ou Ala

Mensagem por Marinho » Qua Fev 12, 2014 10:18

Eu também uso este raciocínio de identificar jogadores que já vi jogar nesta função.

No meu caso penso em Arce como Lateral e Cafu como ala.

;)
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: [FM12] Lateral ou Ala

Mensagem por AlexLino » Seg Fev 17, 2014 10:28

Testei as variações de Ataque, Apoio e Defesa.
Realmente quando esta na função Ataque o Lateral utiliza mais o recurso do cruzamento. Até de longe.
Na função defesa opta por simplificar, joga mais recuado. Faz tabela segura, recua o jogo, cruza raramento. É ótimo para manter a posse de bola.
Responder

Voltar para “Quadro Tático”