[FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

[FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por matheusp » Seg Fev 09, 2015 21:06

Imagem A quase interminável disputa de pênaltis nesse domingo, deu o título a Costa do Marfim na decisão da Copa Africana de Nações. Após vinte e duas cobranças que terminaram com o goleiro Barry convertendo a última penalidade rendeu o primeiro título da seleção desde 1992.

Copa essa que mais uma vez mostrou o poder das fortes seleções do continente Africano que vem crescendo cada dia mais. A campeã Costa do Marfim conta com grandes nomes do futebol mundial como: Yaya Touré, Didier Drogba, Gervinho entre outros jogadores que figuram em grandes times europeus. Mas não só a seleção campeã se destaca, a própria seleção de Gana que vendeu caro o título pros elefantes tem um grande destaque, dentro e fora de campo, chama-se André Ayew.
Ayew que é nada mais nada menos que filho do grande Abedi Pelé mostrou talvez o DIFERENCIAL das seleções africanas, o gigante comprometimento que os jogadores tem com as suas seleções, muito diferente do que encontramos principalmente na Seleção Brasileira.

Após a perda do título André Ayew chorou por muito e muito tempo copiosamente, um choro que quem viu sabe que não foi falso, que não foi forçado e passou longe de ser ‘marketeiro’, um choro profundo de quem chorava por sua nação e pelos vários fãs e torcedores que torciam por ela, representando assim um país inteiro. Ayew sabia como o título era valioso pra Gana, sabia pelo simples motivo de ser sido uma das melhores Copa Africana de Nações dos últimos tempos, por ter passado em segundo lugar em um grupo talvez considerado o da morte com África do Sul, Argélia e Senegal, vencido Guiné e Guiné Equatorial até chegar a grande final que foi disputada contra a Costa do Marfim.

As seleções africanas citadas acima que junto com algumas outras vem tendo destaque já faz um tempo, podemos citar inúmeras: Camarões de Milla, Nigéria de Kanu, ou simplesmente os Bafana Bafana quando disputaram a Copa em seu país e por mais que em campo não tenham sido tudo isso deram show fora dele, mostrando que a Africa também vive o futebol!

Copa essa de 2010 que teve um único destaque africano, Gana surpreendentemente chegou nas quartas-de-final da competição e foi eliminada pra outra sensação da Copa de 2010 também, o Uruguai. Mas não foi a eliminação nessa fase que apagou o brilho dos Africanos, ali já demonstrava que seria uma seleção que cresceria mundialmente e daria trabalho assim como as outras de seu continente.

Em 2014 na tal de ‘Copa das Copas’ aqui no Brasil, não poderia ser diferente, mais uma vez as seleções Africanas incomodaram, Gana pode não ter repetido a campanha brilhante de quatro anos atrás, até foi bem abaixo do esperado por ficar em último em um grupo que contava com Portugal, EUA e Alemanha, essa última que se consagrou campeã mundial e humilhou o Brasil por 7x1, mas Gana não se entregou e fez um grande jogo contra os Alemães e no Castelão apenas deixou que a Alemanha empatasse por 2x2 a partida e assim fazendo seu único ponto na Copa. Porém se não teve Gana, as surpresas africanas duplicaram, dessa vez chegaram no mata-mata a Nigéria e uma nova surpresa a Argélia, ambas que se classificaram em segundo nos seus grupos. Porém mais uma vez uma seleção Africana dificultou a vida dos Alemães, Argélia fez um jogo duro com o time de Löw e fez com que Schurle e companhia tivessem que se esforçar muito para ganhar a partida numa disputada prorrogação. Já a Nigéria pegou a França e acabou sendo derrotada por 2x0, mas o que já estava de bom tamanho para as nações Africanas.

E em menos de um ano após a Copa, chegou a Copa das Nações Africanas, já nas oitavas de final tivemos um grande confronto digno de final: Costa do Marfim x Argélia, e a Costa do Marfim mostrou que vinha para o título e conseguiu uma grande vitória por 3x1 sobre o destaque Africano da última Copa. Outro destaque da fase foi também a República Democrática do Congo que venceu o Congo e se classificou pra semi-final da Copa, o destaque? O bem conhecido pelos colorados, Kidiaba, o goleiro conhecido pela sua dança, dança essa que acabou repetindo após pegar um pênalti no jogo de terceiro x quarto e assim fazer que a República Democrática do Congo subisse no pódio.
Imagem A final como todos já sabem e também como foi citado acima foi a embalada Costa do Marfim comandada por Yaya Touré contra a Gana que também vinha forte na competição. Gana que tem como destaque jogadores como: André Ayew (já citado acima), Boateng, Essien, Muntari, Asamoah, Gyan entre outros. A final que foi disputada desde o primeiro minuto não poderia acabar diferente, e nos pênaltis após 22 COBRANÇAS, sim 22! A Costa do Marfim levou o segundo título em sua história, titulo esse que não ganhava desde 1992, dessa forma os elefantes se tornaram o quinto maior campeão do torneio, empatados com a Republica Democratica do Congo (1968 / 1974), em quarto vem a Nigéria com três conquistas (1980, 1994 e 2013), na segunda colocação Gana (1963, 1965, 1978 e 1982) e Camarões (1984, 1988, 200 e 2002) com quatro canecos cada, e o grande campeão do torneio é o Egito com 7 títulos (1957, 1959, 1986, 1998, 2006, 2008 e 2010). Confira as cobranças decisivas de 2015 abaixo:
Agora a pergunta que fica aos leitores, na sua opinião quais são os melhores jogadores do continente Africano em atividade? Deixarei pra vocês meu top 5.
1 – Yaya Touré
Imagem
Pra mim o melhor! O meia da Costa do Marfim quando joga pelo meio comanda qualquer meio de campo do mundo, fazendo todas as funções de MC com qualidade. Marca, sai pro jogo, da assistência, faz gols e decide os jogos, além de ter físicos ótimos como é rotineiro para jogadores do continente.

2 – Samuel Eto’o
Imagem
Muitos podem chama-lo de velho, mas o atacante Camaronês pra mim ainda é um dos melhores jogadores do continente, talvez por toda essa sua experiência que teve com passagens por Barcelona, Chelsea, Real Madrid e Inter, Samuel sabe os atalhos do campo e se posiciona como poucos dentro da área, matador nato e assim será até o fim da sua carreira.

3 – Didier Drogba
Imagem
Assim como Eto’o mais um jogador de idade avançada mas que dentro da área só falta fazer chover. Drogba é melhor que o camaronês pelo alto, mas perde um pouco na finalização, também conhece os caminhos do gol como poucos e com um time que consiga servi-lo com qualidade ele se torna artilheiro facilmente.

4 – Mehdi Benatia
Imagem
Os destaques africanos não são só ofensivos, Benatia Marroquino que defende o Bayern de Munique representa o setor defensivo das nações africanas. Um zagueiro forte e seguro, tanto é que foi contratado pelo Bayern de Guardiola e lá está procurando seu espaço, Benatia foi contratado pelo clube alemão após boas atuações pela Roma.

5 – Sofiane Feghouli
Imagem
Ponta de muita qualidade o Argelino que defende as cores do Valencia costuma dar trabalho com sua velocidade e seus dribles. Sofiane costuma infernizar os defensores das equipes adversárias principalmente quando ele cai pelo lado direito de seu ataque onde é seu forte. E você, qual é seu TOP 5 de jogadores do continente Africano? Quem quiser pode até entrar mais afundo no assunto, é um debate interessante, principalmente pelo maior campeão do torneio (Egito) não ter um jogador a nível mundial para entrar nessa lista de melhores...
E a outra pergunta que fica, na Copa de 2018 teremos ainda mais surpresas com as seleções Africanas?


Imagem
Avatar do usuário
Tango
Admin LFM
Admin LFM
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 12:58
Time: Grêmio
Status: ACOBOU A PAZ
Steam: marcovandalize
Localização: Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por Tango » Seg Fev 09, 2015 21:10

1 - MUTEBA KIDIABA
2 - MULOTA KABANGU
3 - DIOKO KALUYITUKA
Avatar do usuário
Breno S.
Membro
Membro
Mensagens: 3840
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 09:06
Time: Vasco
Steam: Breno
Localização: São Gonçalo, RJ
Contato:

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por Breno S. » Seg Fev 09, 2015 21:24

Acho que poderia fazer um top 5 com as maiores promessas da África também (com menos de 23 anos, talvez)
mas foi um bom artigo, parabéns emepê
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por matheusp » Seg Fev 09, 2015 21:43

Vou adicionar isso no artigo amanhã, Breno. Obrigado pela dica, só não faço agora porque já to indo dormir.
Imagem
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por matheusp » Seg Fev 09, 2015 21:44

Acredito que ai apareça o menino do Egito que tá no Chelsea.
Imagem
Avatar do usuário
Petry
Membro
Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: Sex Mai 31, 2013 20:08
Time: Grêmio/Newcastle
Status: Vo dá Ota
Steam: Petromel
Time na LFM: Qué Ota
Localização: RIO GRANDE DO SUL

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por Petry » Seg Fev 09, 2015 21:47

Marco van Tango escreveu:1 - MUTEBA KIDIABA
2 - MULOTA KABANGU
3 - DIOKO KALUYITUKA
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por MaxAveiro » Ter Fev 10, 2015 09:47

Porra, artigo interessante mP.

Eu acho que o futebol africano tem um corpo hoje que nunca teve, acho que nem no auge de Camarões com Milla ou Nigéria com Kanu, West e Okocha, o continente teve o futebol que tem hoje. A Africa tem boas seleções, Gana e Costa do Marfim como os expoentes no momento, Argélia que surpreendeu na Copa, os tradicionais gigantes do continente Camarões, Nigéria e Egito, nao se pode desprezar e seleções em desenvolvimento como a RD Congo, que foi terceira colocada e tbm apareceu em ambito de clubes recentemente com o Mazembre.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Rafael_Kiel
Membro
Membro
Mensagens: 574
Registrado em: Sex Set 12, 2014 18:03
Time: Grêmio
Status: Balzerzão!
Steam: Rafa_Martins
Time na LFM: Scotland Yard
Localização: Santa Maria - RS

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por Rafael_Kiel » Ter Fev 10, 2015 11:27

Uma escola de futebol que evoluiu demais nos últimos anos. O futebol africano sempre foi retratado como um futebol alheio a parte tática, como se fosse uma verdadeira pelada. Porém, acredito que esta fase é passado. Futebol de velocidade, força, marcação, habilidade, etc.

Claro que isso tudo não é de hoje. Camarões incomoda com seu futebol desde a Copa de 1982. Egito é Heptacampeão Africano e não consegue ir pra Copa do Mundo. O norte da África está muito bem representado, com Marrocos, Tunísia, Argélia e Egito.

Contrastando com o estilo das seleções de cima do deserto, no Sul temos um futebol de mais contato, entradas que beiram a violência (uhasuha), e grande qualidade dos jogadores que se destacam muito na Europa. Temos, Costa do Marfim, Gana, Togo, Nigéria, Senegal, Angola, RD Congo e África do Sul.
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por matheusp » Ter Fev 10, 2015 13:13

Concordo com o que o Max e o Rafael disseram acima. Ao mesmo tempo não sei se vocês tem noção sobre o FM, pra mim o continente Africano é bem defasado em relação ao que as seleções/jogadores do continente representam no futebol mundial. Do top 5 ali que citei, realmente o único que é um MONSTRO e igual a realidade é o Yaya Touré, os outros deixam a desejar assim como outros jogadores...
Imagem
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por MaxAveiro » Ter Fev 10, 2015 13:52

Tbm acho a database africana bem pouco valorizada, mas acho normal. A brasileira a SI ja caga, isso que tem pesquisa grande, vende FM pra cacetet aqui e tudo mais, imagina dos coitados dos africanos.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Rafael_Kiel
Membro
Membro
Mensagens: 574
Registrado em: Sex Set 12, 2014 18:03
Time: Grêmio
Status: Balzerzão!
Steam: Rafa_Martins
Time na LFM: Scotland Yard
Localização: Santa Maria - RS

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por Rafael_Kiel » Ter Fev 10, 2015 14:59

Como disse o Max, a database brasileira tem seus problemas. Imagina a africana com um país jogável apenas...

Os jogadores listados jogam em grandes palcos da Europa e ficam muito acima de seus compatriotas que jogam em seus países ainda.

Acredito que quando assistimos a Copa Africana de Nações, por exemplo, ajustamos o nível do futebol para aquela competição.

As seleções africanas tinha, até bem pouco tempo atrás, uma estrela, no máximo duas. Hoje, acredito que a seleção marfinense tenha uma equipe muito acima da média. Isto levando em consideração uma média para a equipe toda. Acredito que as seleções africanas ainda tenham muitas carências em algumas posições. Por exemplo, goleiro.

Mas a tendência é de um crescimento muito rápido.
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por MaxAveiro » Ter Fev 10, 2015 15:05

Acho que as seleçoes africanas também sofrem com os problemas de naturalização. Muitos bons jogadores, acabam se naturalizando europeus e alguns defendem as maiores seleçoes do continente. Um exemplo, o Rafael comentou da fragilidade de goleiros na África, o Mandanda que é um ótimo goleiro, é nascido no Congo, atual terceiro lugar do continente, mas tem mais de 40 jogos pelas seleçoes francesas, somando todas as categorias.

Só um exemplo de algo muito constante.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [FM15] Seleções Africanas: Surpresa ou realidade?

Mensagem por matheusp » Qua Fev 11, 2015 11:23

Realmente esse ponto da naturalização pesa bastante, mas não julgo os jogadores que sempre tão atrás de fazer seu pézinho de meia.
Imagem
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”