CRIANDO UMA TÁTICA 1 - Tipos de Times

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

CRIANDO UMA TÁTICA 1 - Tipos de Times

Mensagem por pepeusnet » Qua Mar 18, 2015 20:45

Vou iniciar uma série de traduções sobre vários aspectos e funções do jogo. Gostaria de criar um compedium para tentar sanar as dúvidas de alguns. A primeira parte dessa tradução será talvez a mais complicada: Como criar uma tática nova.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Este é o primeiro artigo de uma nova série sobre a criação de um guia tático passo-a-passo: criando uma tática do inicio.

Criar uma tática não é fácil e temos que considerar algumas coisas ao criar uma. Qualquer um pode atribuir onze funções e deveres diferentes, mas nem todos podem fazer essas onze funções e deveres realmente se complementarem e jogarem juntos. Espero que este artigo venha a delinear os fundamentos e talvez mude a forma como você enxerga tática e pensa no geral. Independente de qual versão você joga, esse texto serve pra qualquer versão do game. Pode ter novas opções ou funcionalidades no jogo, mas o processo de criação tático será sempre o mesmo. Meu pensamento e como eu vejo a criação tática será sempre o mesmo.

ESCOLHA UM TIME


Qualquer time pode jogar em qualquer formação se tiver os jogadores adequados para, mas nem todos podem ter um estilo ofensivo e ser eficaz. Tudo vai depender da sua escolha. Quanto melhor for o tipo dele, mais criativo você poderá ser pois terá mais opções. Também pode em time mais fracos, mas bem menos, normalmente devido ao tipo de jogadores que você atrairá e eles provavelmente não terão os atributos necessários. Raramente damos a sorte de pegar um time pequeno e com jogadores muito criativos.

Existem quatro tipos de equipes. Vamos dar uma olhada no que eu quero dizer com isso e ter uma breve visão geral sobre como se portar, dependendo da sua escolha;

TIMES FRACOS

Times como Palace, West Brom e Burnley são classificados como fracos no começo do jogo. Então suas opções iniciais podem ser bem limitadas. Ainda podes jogar em qualquer formação desejada se tiver jogador e orçamento para transferência. Porém o estilo que você gosta poderá ser prejudicado. Se quer um estilo ofensivo, então precisa ter um bom conhecimento do sistema que vai usar e entender seus pontos fortes e fracos ou vai se dar mal contra equipes melhores. Basicamente, todos na liga são melhores que os TIMES FRACOS. Ou seja: mesmo antes de começar você já estará atrás. A coisa boa sobre ser considerado fraco é que os outros vão subestimá-lo e tentar impor-se no jogo e forçá-lo a se adaptar a eles ao invés do contrário.

Pode ser uma coisa boa!! Isso vai significar que, independe de como você monta seu time, a maioria que enfrentar atacará mais e serão mais agressivos. E nós sabemos o que isso significa não é? ESPAÇO. Quando eles atacam automaticamente deixam espaço para usar em algum lugar do campo. É impossível estar em modo de ataque/agressivo e não ceder espaço em algum lugar ou não correr o risco de expor algum jogador. Portanto, não importa a limitação dos seus times, isso é algo que deve ser capaz de observar. Você dará muito trabalho caso identifique e explore isso.

TIMES MEDIANOS

São aqueles que se espera que terminem no meio da tabela. Newcastle, Hull e Stoke são exemplos. Caso estejam em uma boa temporada, podem até brigar por uma vaguinha na Liga Europa. Caso não, chegam a brigar pra não cair ou estarão na parte de baixo da tabela. A escolha tática para estes é vital e é essencial fazer seus jogadores jogarem bem todas as partidas pra evitar ficar em baixo. Os adversários serão uma mistura: hora times agressivos, hora times cautelosos. Se está com um time mediano, tem que perceber o tipo de adversário que está enfrentando para saber o que precisa fazer pra ganhar.

TIMES BONS

Everton, Spurs e Swansea são exemplos de times bons. Eles tem muito talento para serem rebaixado. Mas não o suficiente para entrar no top 4, inicialmente. Isso não quer dizer que com algumas novas contratações e a tática certa, você não possa levar esse time para o título. Várias equipes vão se fechar completamente contra você e acabaram com vários homens atrás da linha da bola pra evitar as ameaças do seu ataque. Eu acredito que os TIMES BONS são os mais problemáticos e a razão sãos os espaços e movimentos. Ao comandar um time bom, qualquer tática mal feita ou tática que não oferece nenhum movimento, tende a ser pego e ter mostrada sua fraqueza muito mais do que quando controla times inferiores. A razão para isso é a dificuldade para criar espaço e movimento, já que as maioria das equipes estarão mais cautelosas contra você, diferente de quando enfrentam os times top, onde naturalmente dão mais espaço.

TIMES TOP

Times como o Chelsea, Man City e Arsenal pode ditar a forma como jogam. Podem também ser criativos em suas táticas e abordagens, devido à qualidade dos jogadores que têm. Você tem muito mais liberdade criativa ao criar táticas para este tipo, pois a maioria dos adversários irá jogar na defensiva, ou contra-ataque, e você normalmente tem um esquadrão muito mais forte do que 75% da liga Novamente: quando treina um desses times, você realmente precisa entender como as funções e tarefas que escolheu trabalham juntos e como isso tudo trará o resultado positivo.

É essencial saber em qual categoria seu time se encaixa. Ao fazer isso você será mais realista sobre como ele pode jogar. Lembre-se de simplificar as coisas e deixar as claras (sem clubismo) pra saber que tipo de time é o seu.

Créditos: Cleon1981 - SI Sports centre
Tradução: pepeusnet


Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 1 - Tipos de Times

Mensagem por MaxAveiro » Qua Mar 18, 2015 23:15

Cara, muito legal o trampo! Pode seguir que vou divulgar nos canais do FMB e bolar um indice!
''Pelé debutó con un pibe"
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 1 - Tipos de Times

Mensagem por pepeusnet » Qua Mar 18, 2015 23:35

MaxAveiro escreveu:Cara, muito legal o trampo! Pode seguir que vou divulgar nos canais do FMB e bolar um indice!
Valew Max! Já tenho diversas traduções feitas (aproveitando as férias hehe). A ideia é ir liberando aos poucos.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 1 - Tipos de Times

Mensagem por Marinho » Qui Mar 19, 2015 19:43

Muito bom!

Muito interessante!

;)
Avatar do usuário
Juan Román Riquelme
Membro
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Nov 17, 2013 21:29
Time: Boca Juniors
Status: Dormindo,jogando,torcendo ou postando.
Localização: São Paulo - SP Z/S

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 1 - Tipos de Times

Mensagem por Juan Román Riquelme » Sex Mar 20, 2015 11:29

Muito bom cara, merece palmas, muitas palmas.
ImagemImagem Imagem
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”