CRIANDO UMA TÁTICA 2 (parte 1) - Exemplo da vida Real

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

CRIANDO UMA TÁTICA 2 (parte 1) - Exemplo da vida Real

Mensagem por pepeusnet » Qui Mar 19, 2015 09:53

O ponto de partida 1: Exemplo da vida real

Esse primeiro exemplo usarei o FM2014 pra mostrar que os conceitos se adequam a qualquer um. Contudo, a partir do próximo usaremos o FM15 pra mostrar como criar uma tática sem nenhuma referência, usando os mesmos conceitos.


Antes de criar uma tática você precisa saber como quer jogar e o tipo de futebol que quer ver. Sem isso, talvez fique um pouco perdido e suará para ter sucesso. Todo mundo precisa de um ponto de base para sua ideia, filosofia tática ou de estilo de jogo. Ter este pensamento tornará possível construir algo em torno e te guiará num inicio. Quero mostrar como eu crio uma tática e darei a você um par de ideias ao longo do caminho, especialmente se você se sente um pouco perdido e não tem certeza por onde começar.

Enquanto copio estilos como o do Bayern, eu tenho que adaptá-lo para os jogadores à minha disposição. Na real, eu não tenho o tipo certo de jogadores para jogar dessa forma, mas isso é bom pra este artigo, já que deverá ser muito mais difícil para eu acertar. A medida que meu plantel ficar mais forte e trazendo o tipo certo de jogadores que se encaixam neste sistema, mais parecido com Bayern ficará. Mas isso leva tempo e não se pode copiar imediatamente, a menos que você já tenha o plantel com os jogadores certos.

Vamos usar um time. Alguns de vocês podem pensar que Sheffield United tem um bom time (e até tem), mas eles não têm os atributos para jogar como o Bayern. Meu time não tem frieza, técnica, decisões e criatividade, atributos que são muito essenciais. Também tenho poucos meio campistas e enquanto eu tiver pouco de dinheiro para gastar, não posso atrair o tipo certo de jogador que preciso.

O PONTO DE PARTIDA

Eu gosto de imitar táticas reais, mas colocando meu dedo nelas. Este últimas semanas eu li sobre Bayern, a tática que tem usado, e me intrigou bastante. Especialmente porque muitos afirmam ser uma revolução tática, futebol moderno, etc. Com isso em mente, comecei a ler sobre sobre como eles jogam para obter algumas ideias de como gostaria de criar a minha tática. Para isso eu usei esses sites:

http://spielverlagerung.de/2013/11/23/b ... unchen-03/

http://www.bavarianfootballworks.com/20 ... a-martinez

http://www.squawka.com/news/talking-tac ... ainz/28050

http://bundesligafanatic.com/tactical-a ... super-cup/

Isto foi mais que suficiente para começar aquilo que queria criar e como alcançar minha meta.

DEFININDO O “SHAPE”, A FORMAÇÃO BASE.

Uma vez que você tenha se inspirado, agora é tudo uma questão de passar pro game. O que eu faço é criar uma formação base da tática, baseada nas informações que vi nos artigos acima. Eu chamo de base porque ela nunca vai funcionar do jeito que você pensa, obrigando-o a fazer mudanças durante os jogos ou na configuração inicial, caso algo não esteja dando certo.
Mas vamos falar da formação. Eu escolhi a padrão 4-1-4-1 pois acho mais versátil que 4-2-3-1 ou 4-3-3. Posso fazer a 4-1-4-1 se tornar um desses dois facilmente durante o jogo. Basta mudar os papéis e as funções. Então esse é o “shape” que escolhi.
Imagem

AS INSTRUÇÕES

Após a formação, temos que definir os papéis e as funções de cada um em campo, de acordo com o que queremos. Então, eu preciso identificar o que aprendi com os links que li:

- O atacante se move constantemente pras costas dos zagueiros
- Os pontas, a julgar pelos mapas de calor que vi, jogam um pouco mais pra baixo, mas também são jogadores que chegam a frente.
- Os MC são versáteis e mudam de acordo com o jogador disponível
- Um dos MC gosta de voltar pra posição dos DC as vezes para atuar como terceiro zagueiro, quando defendendo. Mas, quando estão atacando, gosta de se infiltrar no meio campo para ser o mais avançado dos meio campistas.


Esses são os pontos principais. Então pensando neles como em FM, logo:

- O atacante seria melhor aproveitado como um Atacante recuado. Alguns poderiam pensar que seria melhor um Falso 9 ou um jogador alvo. Mas, como temos que pressionar a defesa, atacante recuado é o mais lógico.
- Os pontas serão meio campistas abertos. A razão pra isso é que ambos tem que defender, mas como MAE ou MAD isso seria impossível. Porém eu posso influencia-los a jogar no ataque a partir da do meio campo usando instruções individuais. Talvez use o “cortar pra dentro” para ajudar nisso.
- A parte central é a parte mais difícil para mim e aquela que sou extremamente indeciso. Então acho que vou colocar como na vida real e modificar de acordo com o time que enfrento ou do jogador que uso.
- Acho que a parte de trás está boa já que as funções fazem exatamente aquilo que eu quero: defender e empurrar quando ataco.

Feito isso, ficou assim:
Imagem


INSTRUÇÕES DA EQUIPE

Eu aprendi que o Bayern gosta de manter a largura ao longo da partida. Aprendi também que gostam de incomodar os adversários, jogar com passes curtos, com a linha alta e ritmo de jogo elevado. Então, resolvi começar com essas instruções:

Imagem

Também decidi usar uma estratégia de ataque e jogar de forma rígida. A razão pra usar rígida é muito simples: eu preciso que alguns jogadores atuem de uma forma muito específica e indo de rígido permitirá a esses jogadores brilharem e serem referências. Não marquei manter a posso de bola pois acredito que meus jogadores farão isso naturalmente graças as funções que atribui. Além disso, prefiro que o time ataque e tenha posse de bola agressiva ao invés de apenas mantê-la.

E é isso! Bem simples.

Na verdade... não é, pois não sabemos se a lógica por trás do que quero criar funciona. O próximo passo deverá explicar melhor sobre como fazer isso funcionar em partidas.
Espero que esse artigo tenha ajudado a esclarecer como devemos ver as funções trabalharem na nossa tática. Algumas vezes montamos algo em função de um jogador, quando deveríamos fazer esse jogador jogar para o time. O que é melhor pra um pode não ser para o resto. Então, é preciso pensar muito para ligar as posições que escolheu entre si e faze-las funcionar juntas.

Na parte 2 desse artigo falarei de como criar a partir de ideia alguma.

Crédito: Cleon1981 - SI Sports Centre
Tradução: pepeusnet


Responder

Voltar para “Artigos e Análises”