CRIANDO UMA TÁTICA 2 (parte 2) - Partindo do nada

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

CRIANDO UMA TÁTICA 2 (parte 2) - Partindo do nada

Mensagem por pepeusnet » Qui Mar 19, 2015 14:20

PONTO DE PARTIDA – PARTE 2

Eu já mostrei como criar uma tática a partir de um exemplo da vida real. Mas e se você quiser criar uma independente de exemplos? Espero que este guia sirva de inspiração para você criar a sua independente de consulta. A partir de agora todos os outros artigos serão baseados neste aqui. Usaremos o Sheffield como time ainda.

POR ONDE COMEÇAR!

Primeiro, tenho que ter uma ideia do que quero ou analisar meu time individualmente e montar algo em torno dos meus melhores jogadores. Tudo depende de você. Mas eu decidi que quero utilizar as 3 novas funções do FM 2015. São elas: O armador móvel, o Raumdeuter e o Armador aberto. Ou seja, terei que achar uma formação que possa usar essas 3 funções e escolher o resto das funções que combinem com essas. Obrigatoriamente minha formação terá um MC (E) ou (D) para o armador aberto, VOL ou MC (C) para o armador móvel e MAE OU D para o raumdeuter.
Então depois de pensar um tempo, mover várias posições no formador de tática e olhar minhas possibilidades e opções, eu decidi ir num moderno 4-4-2.

Imagem

Uma vez escolhida a formação, decidir as funções deve ser mais fácil já que tenho 3 que quero usar. Mas antes de decidir isso, preciso decidir que estilo de jogo quero criar no time, pois isso me ajudará nas outras escolhas que preciso fazer.

Quero ser paciente com a bola mas agressivo quando não tiver ela. Quero também manter a posse da bola e mostrar pra todos que 4-4-2 não é fraco nesse quesito se for bem montado, como muitos pensam. Talvez queira tentar tirar alguma vantagem com passes mais a frente e quero levar a bola perto da área, não chuta-la de longe. Pensando nisso, minhas instruções estão praticamente escolhidas, ao menos no papel. Qualquer mudança ou ajuste virá na observação dos jogos e vendo como o time reage. Ficou mais ou menos assim:

Imagem

O número de instruções pode até parecer um problema. Não sou muito fã de usar muitas instruções. Porém, temos que jogar primeiro para saber se reduziremos ou aumentaremos esse número. Lembre-se que até agora é tudo baseado em teoria e não temos ideia como o time irá se portar.
Agora eu preciso escolher as funções restantes e para isso tenho que olhar minhas instruções táticas e o tipo de jogo que escolhi jogar. Como ainda é tudo na base do achismo, não quero falar de cada função e suas melhores combinações (isso fica pra outro post). Saberei isso jogando algumas partidas. Então eu vou apenar fazer uns breves comentários sobre algumas delas, por que eu as escolhi e por que talvez mude durante o jogo. (Depois faço a descrição completa)

Imagem

Esses foram os escolhidos:

Goleiro: Mudarei para Goleiro Líbero caso tome muitas bolas longas nas costas da defesa.
Ala Completo Direito: Eu vejo ele indo além do Armador Aberto. Isso significa que o Armador móvel terá opções centrais e laterais. Pelo menos espero.
Ala Completo Esquerdo: Não tenho certeza sobre essa escolha e acho que estou sendo muito agressivo, mas a grande força do 4-4-2 é jogar aberto e eu quero começar assim. Outro motivo é que o MAE será bem agressivo e quero o lateral esquerdo jogando ao lado dele. Se não for assim posso ter problemas pela distância entre esses dois, que poderia ser explorado em algum momento do jogo.
Zagueiros: O padrão! É sempre bom para um início. Posso pensar em colocar um Defensor com Bola caso ache que a ligação com o meio campo está ruim.
Armador Aberto: Uma novidade! Tenho que usa-lo.
Armador Móvel: Mesma razão acima. Vejo ele indo e voltando sendo eficiente na defesa e uma arma mortal no ataque, criando jogadas e se infiltrando.
Meia-Central: Defensivo: Preciso de estabilidade e de um jogador que fique mais recuado ajudando a defesa quando preciso. Especialmente porque meus zagueiros são meio bagres. Deixar apenas dois defensores poderia me causar problemas caso eu encontre um péssimo equilíbrio.
Raumdeuter: Vejo esse papel como um matador que cria e aproveita os espaços muito melhor. Tecnicamente ele não precisa ser tão forte como em algumas outras funções. Então um bom físico e um bom mental já ajuda muito. Ser técnico é um bônus, mas não necessário.
Atacante Completo: Indeciso sobre essa função. Talvez centroavante seja uma melhor opção pra começar o jogo. Mas quero ver como vai ser com ele. Estou esperando que ele caia pelas laterais, puxe a defesa para o alto do campo e mantenha os zagueiros ocupados. Também segure a bola, caso precise. Basicamente quero que faça um pouco de tudo na esperança que o outro atacante e o Raumdeuter causem problemas ao chegarem nos espaços livres.
Atacante recuado: Vejo ele enfiado na defesa e se conectando com o Raumdeuter ou com o Armador móvel que está chegando. Espero que puxe seu marcador com ele e crie espaços para os outros usarem.

O que eu tentei foi usar funções que se complementam, ao menos em teoria. Então eu tenho jogadores que podem ser criativos (atacante recuado, Armador Aberto e armador móvel) e tenho aqueles que podem aproveitar espaços (raumdeuter e armador móvel mais livre).
Lembre-se que tudo isso ainda é teórico e não temos a menor ideia de como funcionará. Mas você precisa de uma ideia para começar a criar algo e a partir dai trabalhar em coisas como:

- Quem são os jogadores criativos?
- De onde sairão os gols?
- Quem dará as assistências para o gol? Isso pode ser diferente para os jogadores das laterais.
- Será que ficarei exposto ou estou sendo muito agressivo?
- Eu entendo as fraquezas e forças da minha formação?
- Como as funções\papéis, instruções táticas e instrução de jogador influenciam nisso?


Esses são tipos de perguntas que você precisa fazer. É muito importante entender como e porque aquilo funciona e por em prática. Se não como você vai identificar e remediar o problema? Vou falar disso nos próximos artigos.


Responder

Voltar para “Artigos e Análises”