CRIANDO UMA TÁTICA 4 - Funções: como vejo que irão trabalhar

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

CRIANDO UMA TÁTICA 4 - Funções: como vejo que irão trabalhar

Mensagem por pepeusnet » Sáb Mar 21, 2015 12:53

Funções e deveres: Como eu acho que eles irão trabalhar

*pegando como base a tática escolhida na parte 2.2 desse artigo.

Vou falar nessa parte sobre como as funções e deveres interagem entre si. Também será um bom ponto de referência para ver como funcionará no jogo, já que até agora ainda é tudo teórico, mas pretendemos colocar em prática. Sempre lemos alguém dizendo como as funções jogam e se complementam, mas aqui quero mostrar como EU ACHO que vai funcionar. Claro que minhas escolhas podem ser uma merda e não funcionarem. MAS, mesmo assim quero mostrar a lógica por trás de minhas escolhas e o pensamento por trás delas.

O Ala completo deve jogar aberto nos flancos, cruzando bolas na área para os atacantes e provendo meus pontas. Como eu quero que eles cruzem na área, isso irá influenciar na minha escolha para os atacantes e é por isso que um precisa ficar mais avançado ou ninguém aproveitará esses cruzamentos. Alguém poderia chegar do meio campo para cabecear mas não seria benéfico olhando no geral. Pode funcionar vez ou outra mas não creio que seja uma maneira confiável de criar uma tática (pensando de forma lógica).

Mesmo que eu esteja usando dois alas completos, eu espero que joguem de forma diferente, dependendo do jogador a frente deles. No lado esquerdo, eu não espero que meu ala se sobreponha a meu raumdeuter, visto que este joga muito avançado e meu ala teria que subir muito. O que eu espero no lado esquerdo é que o ala diminua o espaço vazio nesse setor do campo, se aproximando mais do raumdeuter. O principal motivo para isso é que esse espaço pode se tornar problemático caso eu perca a bola e isso, como o raumdeuter não irá marcar muito, pode ser explorado pelo adversário.

Claro que isso ainda pode ser arriscado, já que poderia levar uma bola nas costas pela esquerda ou ter alguém mais livre caindo por lá. Mas eu prefiro assim do que deixar meu setor esquerdo com um buraco e exposto. Eu acho que é muito mais difícil pra um defensor lidar com alguém que vem em alta velocidade pra cima deles. Risco de falta muito maior. Assim, reduzindo o espaço eu espero dificultar a velocidade adversária, deixando-os com pouco espaço para correr.

Já no lado direito eu espero que o ala sobreponha pela lateral quando o armador aberto tiver a bola. Mesmo se este estiver no ataque, eu espero que o ala vá além dele. Se não acontecer, eu poderia mudar a orientação do armador aberto para APOIO, porém preciso ver em jogo para ver como está funcionando. Acho que esse será meu lado mais forte devido a forma como o AlC, ArA e o ataque estão ligados.
As funções do meu par de meio campistas deve me dar chegada ao ataque, estabilidade no centro do campo e proteção à zaga. Eu vejo o meia central como um jogador de cobertura, bem no ataque e podendo acompanhar a volta e ajudar a defesa, quando necessário. Penso que meu armador móvel será o jogador que contribuirá com tudo, ligando o meio-campo e ataque. Não apenas isso, mas também espero que ele avance e seja uma arma que chega de trás, fornecendo opções.

O Raumdeuter espero que se mova pelo campo procurando espaços, sempre estando livre pra um passe. Também espero que ele seja uma grande ameaça ao adversário. Em teoria ele deve receber muita bola e ter muito espaço para agir, abertos pelo atacante recuado.
Na frente, não estou convencido dos papéis que escolhi e preciso olhar como irão interagir no jogo. O que eu espero é que o Atacante recuado se infiltre bem a frente e talvez ser seguido pela zaga, abrindo espaços. Se não puxar, isso significa que ficará livre e isso também é bom pois receberá muitas bolas.

O atacante completo deve fazer de tudo um pouco. Ser um elo de ligação, pressionar a frente, puxar a marcação, se mover entre as zonas, etc. Eu não sei se isso é uma coisa boa ainda, pois ele pode se mover muito sem necessidade. Às vezes, alguém com menos funções pode ser melhor para a configuração do time, principalmente na terça parte do campo.

Esse é meu pensamento e as razões pelas quais escolhi essas funções. Se tudo isso funciona na prática é outra coisa. Está bem balanceado e acho que tenho jogadores velozes, criativos e matadores. Na próxima vou mostrar como isso funciona no jogo e se saiu do jeito que eu esperava.


Responder

Voltar para “Artigos e Análises”