CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por pepeusnet » Sáb Mar 21, 2015 13:15

A Análise – Tomando seu tempo (parte 1)

O primeiro jogo da temporada é o mais importante e é aquele que temos que olhar tudo que aconteceu/acontece. É aquele que eu não posso fazer uma mudança grande durante o jogo a menos que algo muito ruim aconteça. Porque? Bem, eu preciso ver como as opções que escolhi jogam juntas e se portam em um jogo competitivo, algo que você não consegue fazer durante os de pré-temporada. O que eu faço é deixar o jogo rolar e depois do fim assisti-lo em tempo integral. Porque? Não há pressão pelo resultado (já aconteceu) e posso analisar de forma diferente do que assistindo em tempo real.

Você precisa de meia hora livre ou mais dependendo da complexidade da análise. Gosto de ficar muito tempo nisso até entender como minha tática realmente funciona. Isso me poupa muito tempo a longo prazo. Óbvio que a tática vai jogar diferente contra outras equipes, mas isso não importa no começo, pois quero entender como minhas escolhas funcionam. Seria bom também anotar em algum canto as informações que coletar (pelo menos eu gosto de fazer isso).

Quanto ao placar, sim é importante pelos 3 pontos e a classificação, mas nessa partida é mais importante o desempenho do que a vitória. Foque no desempenho. Preciso saber se meus jogadores fizeram aquilo que eu esperava deles. Preciso saber como minha formação ataca e defende e como os jogadores jogam juntos. Por isso vou dividir essa análise em 3 partes: Uma sobre ataque, uma sobre defesa e uma sobre o que aprendi sobre essas duas fases do jogo e como corrigir alguns problemas que encontrei.

Sheffield United vs Bristol City

Vou me focar no meu time. Não vou olhar o que o adversário fez, pois se o fizer vou perder o foco em como quero que meu time jogue.
As estatísticas do jogo foram assim:

Imagem

Estatística para mim é apenas um resumo instantâneo do que aconteceu no jogo sem dar qualquer resposta ou solução para qualquer coisa. Contexto é tudo então você só irá descobrir mais coisas caso assista a partida. Então não vou me concentrar muito nisso pois prefiro estatísticas individuais que dizem muito mais sobre o que aconteceu na partida e como o jogador se portou. No futuro falarei mais sobre estatísticas pois agora quero ver o que aconteceu no jogo.

Os Aspectos defensivos
Desde o pontapé inicial pelo Bristol, posso ver um defeito que poderá ser um grande problema no decorrer do jogo:

Imagem
*Já podemos ver todo essa área livre e que não tenho nenhum jogador próximo.

O espaço livre que os jogadores do Bristol têm para jogar daquele lado é preocupante. Podemos ver o meia central com dever defensivo se deslocando e gravitando ao redor do jogador que tem a bola. Tenho que ver mais de 5 segundos de jogo para compreender o que realmente está acontecendo. Mas antes vou fazer minha primeira anotação.

Essa outra imagem é de alguns segundos mais tarde e mostra um meio campo de dois homens contra um de três. Meu meio campista defensivo tem que marcar dois homens. Não é um problema imediato mas poderá ser uma ameaça ao longo do jogo devido a desvantagem no meio.

Imagem

Uma bola rápida ou uma mudança de jogo poderia me causar sérios problemas aqui. Causa preocupação mas ao mesmo tempo tenho que aceitar, já que eu teria de restringir o armador móvel para sanar esse problema. Essa é a desvantagem de usar dois no meio de campo quando o adversário tem mais. O que você tem que pensar aqui é no risco x recompensa. Se a recompensa vale mais que o risco, então continue. Pessoalmente eu gosto de correr perigo e priorizar o ataque (concentraremos nisso depois). Mas estou ciente de como posso estar aberto. Essa é a razão para entender como sua tática funciona e onde são seus pontos fortes e fracos.

Há muita informação nessa próxima imagem:

Imagem

Primeiramente, você pode ver, perto da lateral, meu armador aberto, armador móvel e meia central de defesa na área circulada. Isso foi uma cobrança de lateral, mas olhe bem o jogador do Bristol circulado ao centro. Ele receberá a bola e terá várias opções: pode corre com a bola e tentar servir algum companheiro entre meus zagueiros, nas costas de meu zagueiro ou entre o zagueiro e o lateral. Significa também que meu zagueiro tem que fazer uma opção: Será que ele deve ir em direção a esse jogador que receberá a bola ou ficar e perseguir aquele que está marcando? Sendo FM, já dá pra adivinhar o que vai acontecer não é?

Imagem

Ele foi em direção da bola, mas para minha sorte se posicionou a frente do jogador e impediu que o mesmo visse o atacante livre, livre. Um milagre. Ele acabou passando a bola para no espaço azul entre os zagueiros e acabou não sendo problema para mim. No entanto isso é um enorme problema e TOP 1 para mim até agora. Não tenho certeza se isso acontece na minha defesa contra lançamentos laterais então preciso observar pra saber se acontece muitas vezes para pensar se posso impedir isso. (Menos em caso de bug, que ai não tem o que fazer a não ser reportar. Mas tenho que ter 100% de certeza de que não é erro humano).

Minha próxima observação é essa:

Imagem

Esse é o lateral adversário voltando a sua posição por achar que seu time perdeu a bola. Mas não perderam e, devido ao meu lateral ajudar na cobertura, o adversário tem tempo de voltar ao ataque e correr sem marcação. Não me parece um problema grande e estou satisfeito da maneira que meus lados jogam. Até isso acontecer...

Imagem

O adversário muda a bola de lado rapidamente. Mudanças rápidas de jogo como essa causam problemas na formação e pegam jogadores fora de posição. O que fazer nessas horas? Não tenho 100% de certeza mas poderia tentar fazer os jogadores jogar mais aberto e não tanto pelo meio como atualmente. Vou anotar isso mas conhecendo o FM isso só será importante se acontecer muitas vezes nos 90 minutos.
Como podes ver aqui, quando o lateral recebe a bola, pega minha equipe de surpresa com essa mudança rápida e meus jogadores tem bastante trabalho para tentar recuperar suas posições.

Imagem

Tenho 6 jogadores indo pra cima da bola ou tentando retornar a sua posição na formação. Isso pode custar caro e geralmente é fatal, sendo muito difícil de defender.

Veja como foi o fim dessa jogada:


Mesmo assim, não tem muito mais analises defensivas nesse jogo. Acabou sendo mais um jogo de um time só. Anotei tudo que vi. Os problemas que relatei aqui serão revistos na parte 3 dessa análise e veremos como tentarei resolve-los.


pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por pepeusnet » Sáb Mar 21, 2015 13:17

Errei em colocar o vídeo! Se algum moderador puder e quiser consertar isso, agradeço!
Avatar do usuário
Yago Passos
Admin LFM
Admin LFM
Mensagens: 2889
Registrado em: Qua Out 02, 2013 22:49
Time: Flamengo
Steam: yago_niit

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por Yago Passos » Sáb Mar 21, 2015 13:24

Campeão LFM A 2010 - Paranoids
Campeão LFM B 2011 - Madrugadão
Campeão LFM A 2015 - Elosport
Campeão LFM A 2016 - Scotland Yard
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por pepeusnet » Sáb Mar 21, 2015 13:25

Yago Passos escreveu:
valeu brother! Obrigado demais!
Avatar do usuário
Eduardo
Membro
Membro
Mensagens: 828
Registrado em: Sex Set 20, 2013 17:26
Time: Santos
Status: OK
Steam: edu_f1r5t
Time na LFM: Al-Khaeda

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por Eduardo » Sáb Mar 21, 2015 15:38

Esse é aquele artigo do fórum oficial?
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por pepeusnet » Sáb Mar 21, 2015 16:23

Eduardo escreveu:Esse é aquele artigo do fórum oficial?
Não sei se está no forum oficial. E percebo agora que não coloquei os créditos no final. É de um site chamado SI sports centre, escrito por Cleon1981
Avatar do usuário
Eduardo
Membro
Membro
Mensagens: 828
Registrado em: Sex Set 20, 2013 17:26
Time: Santos
Status: OK
Steam: edu_f1r5t
Time na LFM: Al-Khaeda

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por Eduardo » Sáb Mar 21, 2015 16:51

pepeusnet escreveu:
Eduardo escreveu:Esse é aquele artigo do fórum oficial?
Não sei se está no forum oficial. E percebo agora que não coloquei os créditos no final. É de um site chamado SI sports centre, escrito por Cleon1981
O autor desse aqui tambem é cleon, deve ser o mesmo.
http://community.sigames.com/showthread ... d94a072732" onclick="window.open(this.href);return false;
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 1) - Defesa

Mensagem por pepeusnet » Sáb Mar 21, 2015 17:32

Eduardo escreveu:
pepeusnet escreveu:
Eduardo escreveu:Esse é aquele artigo do fórum oficial?
Não sei se está no forum oficial. E percebo agora que não coloquei os créditos no final. É de um site chamado SI sports centre, escrito por Cleon1981
O autor desse aqui tambem é cleon, deve ser o mesmo.
http://community.sigames.com/showthread ... d94a072732" onclick="window.open(this.href);return false;
É esse artigo mesmo! já traduzi ele todo e pqp, consegui jogar fm depois de ler isso. Fiz uma tática para o Patronato da segunda divisão argentina (depois de tentar usar 5 taticas e dar errado) e estou me saindo muito bem!!! Ganhando a maioria e muito elogiado.
Peguei o mesmo save e usei uma Plug and play e so tomei ferro. Enfim, esse artigo me ensinou mesmo a jogar fm (parte tática básica pelo menos).
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”