CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 2) - Ataque

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 2) - Ataque

Mensagem por pepeusnet » Seg Mar 23, 2015 11:13

A ANÁLISE: Tomando seu tempo (parte 2)

A segunda parte dessa análise vai ser focada no lado ofensivo e mostrará como minha tática cria chances de gol, usa os espaços e como as funções trabalham juntas. Essa primeira imagem já apresenta um problema para mim. O atacante completo parece muito isolado especialmente pq o raumdeuter e o atacante recuado estão voltando muito.

Imagem

Então quando a bola for a frente, o que poderá fazer o atacante completo, sinceramente? Pode ir mais à frente mas o defensor o está pressionando a ir pro lado do campo. Então o que acontece quando ele é forçado a abrir ou não consegue se livrar da marcação e está sem apoio?

Imagem

Bem... é isso. Será forçado a cruzar. Isso seria bom se tivesse alguém para completar. Como não tem, ele apenas jogará a bola pra longe. Esse é o tipo de bola que você quer para completar pro gol, mas são um desperdício caso não tenha apoio. Com certeza você já leu o que eu disse sobre a importância do apoio de outros jogadores e das funções se complementarem. Esse é um exemplo do que eu falei. Claro que pode ser um exemplo isolado mas acontecer no começo do jogo é decepcionante.

Se isso for algo comum, tenho que mudar a mentalidade do meu atacante recuado para mais ataque ou do meu atacante completo para menos agressivo. No entanto, jogares de apoio são mais diferentes no FM15 comparado com outras versões, devido a certos ajustes na engine do game. Me parece que estão voltando mais.

Essa imagem mostra um cenário familiar ao primeiro:

Imagem
*DLF: atacante recuado – RAU: raumdeuter – CF: atacante completo – RPM: armador móvel.

Eu realmente não posso causar muito dano quando meu atacante recuado joga tão longe do ataque. Nesta imagem esse é o problema da bola não chegar do AC e no RAU. O ATR era pra ser a ligação entre eles mas onde está é impossível. Seria muito melhor se estivesse na área vermelha destacada. Estaria melhor posicionado para ligar o jogo e sem marcação, ao que parece.

Previ isso no início do artigo dizendo que estava incerto sobre os atacantes, pois me parecia problemático e estava incerto como as funções que escolhi trabalhariam. A primeira vista e olhando essas imagens, parece que errei de fato ao escolher essas duas funções. Uma simples mudança poderia alterar isso. Sinto que tenho opções mas falaremos disso na terceira parte.

Essa próxima vai mostrar como o ATR funciona perto da área ou que deveria fazer na posição que eu espero que jogue.

Imagem

A linha vermelha mostra o caminho da bola nessa jogada. A linha azul mostra as opções do ATR caso não queira avançar com a bola. Esse é o tipo de jogo que queria ver e essa foi uma excelente jogada. Nessa especifica, o ATR sofreu falta mas a jogada foi um bom sinal.

A próxima mostra a interação do armador aberto e do ala completo direito.

Imagem

Isso mostra exatamente o que eu falei em artigos anteriores dessa série. Eu tinha previsto que o armador aberto iria cortar pro meio para o ala completo dar opção lateral e é bom ver isso acontecendo. Também tenho opções na área que apontam um caminho oposto a primeira imagem desse post. Infelizmente o ala faz um cruzamento horrível e a jogada não dá em nada. Porém foi muito bom ver essa jogada acontecer.
A imagem seguinte mostra quão mais eficiente se torna a tática quando o Atacante completo está mais enfiado e o ATR avança mais. Talvez eu tenha escolhido as funções erradas ao redor deles.

Imagem

A linha vermelha mostra o caminho da bola na jogada. Isso me mostra que estão usando o ponto forte do 4-4-2: Os pontas e os alas. Na jogada, o ala corta por dentro da posição do armador aberto.

Imagem

Não só ele cortou pra dentro mas tinha vários jogadores chegando para dar opções. Infelizmente o Armador aberto sofreu falta na jogada então acabou sendo uma oportunidade perdida, mas esse é o tipo de oportunidade que quero ver quando estou atacando. Eu gosto de ver os jogadores ocupando os espaços, correndo para espaços abertos e criando espaços. E vejo tudo isso na imagem acima.

O resto do jogo vi jogadas parecidas com essa e nada mais fora do comum ou que me preocupa-se. Tudo muito semelhante.


Responder

Voltar para “Artigos e Análises”