CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 3)

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 3)

Mensagem por pepeusnet » Ter Mar 24, 2015 10:59

A ANÁLISE: Tomando seu tempo (parte 3)

Na segunda parte, analisei vários aspectos do meu ataque ao rever o jogo. Agora veremos como tentarei resolver os aspectos negativos que notei na minha tática. Vamos revisar os problemas que achei:
- A mentalidade do meio campista defensivo está muito agressiva, mudando a linha defensiva e deixando, as vezes, meu time muito exposto.
- Transições rápidas em jogos em que os lados usam toda a extensão do campo, está me causando algumas dores de cabeça.
- Lançar a bola entre meus zagueiros podia ter me custado caro e poderá ser um problema a longo prazo.
- Lançamento lateral!! Posicionamento errado e podre no geral.
- O atacante recuado fica muito retraído as vezes e muito atrás pro meu gosto.

Então como eu devo tentar resolver esses problemas? Não é algo fácil mas a primeira coisa a se fazer é olhar as instruções dos jogadores bem como as instruções de equipe.

Vamos começar com o MC com mentalidade defensiva:

Imagem

As opções circuladas já estão ativas graças a função e instruções que escolhi. Antes de falar no que eu posso mudar, vamos relembrar as instruções de equipe que uso:

Imagem

Se você leu os outros artigos, deve se lembrar que talvez eu tenha exagerado um pouco escolhendo tantas instruções. Ainda acho que é esse o caso, então acho que preciso retirar algumas.

O MC defensivo está claramente pressionando muito a frente e ele tem a opção de pressionar mais automaticamente selecionada. Junte isso a instrução de equipe “Pressionar Mais” e ai está o problema. Os “gritos” (instruções individuais) foram modificados no FM15 e agora se sobrepõe as instruções de equipe. É bastante complicado prever como funcionam visto que não é mais um simples 1+1=2. Isso ficará para outro post. Agora, o problema são as duas instruções selecionadas. Eu poderia adicionar “pressionar menos” nas instruções do jogador, mas como meu time pressiona muito no geral, acho que perderia a forma, principalmente no meio campo.

Como vou remover a I.E. “pressionar mais” acho que faz sentido remover “evitar carrinhos” também, pois meus jogadores serão menos agressivos e não faz sentido que eles desarmem apenas de pé, já que darão mais espaços pros adversários. Isso também remover o risco de aperto de marcação fora de hora. Também removerei a “linha de defesa muito mais avançada” já que agora não preciso estar mais à frente pra pressionar mais. Essas instruções foram adicionadas complementando-se, então se um é removido tem sentido remover os demais.

A lógica por traz deles é que se eu estou pressionando mais e mais agressivo, então você quer empurrar o adversário do seu campo e não correr o risco de dar faltas perigosas ou sendo advertidos e pendurando seu time por perderem o tempo da bola. Por isso o “evitar carrinhos” também estava selecionado. Isso significava que eles só desarmariam se estivessem seguros que pegariam a bola.

Também espero que essas mudanças resolvam outro problema: O de transição rápida dos adversários. Já que eu vou ser menos agressivo na pressão, os jogadores deverão ser mais rígidos em suas posições e ficar mais abertos nas áreas que mencionei na parte 1 desse artigo. Não dá pra ter certeza se solucionei ou não esse problema sem ver alguns jogos. Todas as alterações feitas tem que ser observadas em alguns jogos e não apenas no primeiro.

Feitas as mudanças, quero saber se tiveram algum efeito dominó em relação ao meu problema com os arremessos laterais adversários. Ainda estou um pouco inseguro com isso. Acho que foi um bug. Terei de observar mais para saber se foi de fato um mal posicionamento ou um erro do jogo. Depois direi aqui no post o que de fato foi ou apresentarei relatórios de bug apropriados.

Acho que as mudanças talvez tenham resolvido a questão da minha defesa central também. Depois que assisti ao jogo e fiz o primeiro post, ré assisti e vi que subi demais minha zaga ou a deixei em uma zona errada, pegando-os fora de posição. Isso também é algo que irei observar.
A questão do Atacante recuado é um pouco mais complexa, já que posso fazer mais coisas aqui. Poderia mudar sua função por completo, mas se eu tiver comprado um jogador especificamente pra essa função, então essa opção não é válida. Então minhas opções são:

- Mantê-lo e ver como se sair nos próximos jogos
- Muda-lo para mentalidade atacante e mudar o Atacante Completo para Apoio.


Vou tentar a segunda opção. Isso significa que terei de observar o próximo jogo para ver como se conectam e comparar a dinâmica de jogo com o primeiro.

Esse post é curto pois não gosto de fazer grandes mudanças quando a maioria dos jogadores fazem aquilo que eu esperava. É muito fácil manter as alterações o mínimo possível assim como é fácil descobrir se algo funcionou ou não bem. Farei outro post sobre se as mudanças funcionaram ou não depois.

No próximo artigo falarei dos diferentes tipos de adversário e como eu me preparo para enfrenta-los. Isso deverá resolver aquele problema do time que ganha de um gigante, mas perde para um nanico.


Avatar do usuário
Eduardo
Membro
Membro
Mensagens: 828
Registrado em: Sex Set 20, 2013 17:26
Time: Santos
Status: OK
Steam: edu_f1r5t
Time na LFM: Al-Khaeda

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 3)

Mensagem por Eduardo » Ter Mar 24, 2015 12:14

Esse tipo de mudança é essencial quando esta jogando, perceber onde estão as falhas depois de montar a tática é difícil. Tem algumas coisas que simplesmente não consigo colocar em pratica, defesa alta e atacante completo, se precisar de fazer isso eu coloco mais um volante ou um MC mais defensivo e no ataque mudo para camisa 10.
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: CRIANDO UMA TÁTICA 5 - A Análise (parte 3)

Mensagem por pepeusnet » Ter Mar 24, 2015 13:01

Tem várias combinações de funções que dão certo e se são melhores defensiva ou ofensivamente. Depois eu posto aqui uma tabela.
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”