Formando Jovens - Parte I

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 06, 2015 15:47

Imagem *imagem cedida por Gustavo Werner

Venho neste post postar a minha metodologia de criação e formação de jovens.

Sou meio ogro e vou direto ao assunto, então não tem historinha aqui, mas vamos lá.

Como vocês viciados devem saber, todo jogador tem três status: situação na equipe, personalidade e reputação.
Imagem
Dois destes status são óbvios, mas e essa tal de Personalidade, você se pergunta?
O que faz?
Do que vive?
Como se alimenta?

Bom, você já deve ter passado pela seguinte situação:

1) Jogador é contratado com o status de Reserva;
2) Após sete jogos no banco, ele pede pra ser titular;
3) Você recusa, ele se emputece;
4) Metade do elenco defende o jogador e acha que tu tá errado.

"ai meu deus, esse FM bugado e dificil da porra, muito mimimi , vou voltar pro meu FM08"

E se eu te disser que aquela tal de "Personalidade" que você deixou abandonada ai tem alta influência no mimimismo?

Primeiro, uma descrição.

Entendendo a Personalidade
A personalidade é a composição dos seguintes atributos (a maioria ocultos): Adaptabilidade, Ambição, Controvérsia, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo, Temperamento. Não vou discutir cada um porque tá cheio de explicação na internet.

As personalidades chamadas "Positivas" são, na ordem (segundo os criadores do FM): Cidadão Modelo, Perfeccionista, Decidido, Profissional Modelo, Profissional, Razoavelmente Profissional, Cheio de Energia, Evasivo, Reservado, Determinado, Razoavelmente Determinado, Líder Carismático, Líder Nato, Líder, Vontade de Ferro, Persistente, Calmo, Muito Ambicioso, Ambicioso e Razoavelmente Ambicioso.

É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a Personalidade do Elenco, na seção Geral da aba Informação do seu clube.

Particularmente para este guia, a meta é ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo.


"Tá pofexô, mas lá no fim o pivete Desleal ta com cinco atributo em 20. porque eu deveria me preocupar com isso caxete"

Ja tentou vender aquele jogador indesejado pela metade do preço e nem times da Serie D se interessaram?

E porque o volante do Bayern de 21 anos vale 11M, e o meia do PSG vale 17M, sendo que ambos tem CA150 e a mesma idade? O Bayern é 10x campeão da Bundesliga aqui, não é falta de reputação na liga. Agora veja a personalidade do alemãozinho e veja se tá na lista acima das personalidades boa :D E ja tem tres interessados em comprar o jovem do PSG. Pois é!


"Tá pofexô, entendi, o jogadô de pexonalidade boa vale mais, tem mais time interessado em comprar ele, ele reclama menos... mas por onde eu começo aqui? To perdido

Muita hora nessa calma, jovens padawans. Muita calma. Vamos começar pelo começo

Âmbito de Observação - Seu maior aliado
Primeiro, temos que encontrar estes jovens, não é?

Você já deve ter visto esta janela aqui um zilhão de vezes. Aqui, temos o alcance do âmbito de observação da sua equipe.
Imagem
Primeiro, temos que contratar olheiros. O que procuramos neles é isso:
Imagem Adaptabilidade tem a ver com ele "não ficar perdido" em países onde ele ainda não tem conhecimento. Imagine que um olheiro brasileiro com Adaptabilidade 15+ mandado para a China saberia "se virar" e vai encontrar bons jogadores, enquanto o com Adaptabilidade 5 que for mandado lá vai acabar preso ainda :lol:

O olheiro então, vai lhe dar um relatório, mas eu analiso principalmente os atributos, de acordo com o que estou buscando:
Imagem O QUE EU QUERO: um Armador Móvel (de acordo com a minha tática)

O QUE O JOVEM TEM: atributos bem razoáveis para a idade (17), alguns 16+ até, e DETERMINAÇÃO ALTA.


"Tá pofexô, mas o que a Determinação tem a ver? O papo não era sobre personalidade? "

Tudo! A Determinação, meus amigos, seria a "vontade de aprender". Se o jovem tiver Determinação baixa, ele não se esforçará nos treinos da mesma maneira. E principalmente, não se esforçará em aprender durante o período de tutoria.

Este jogador, por exemplo, estaria disponível por cerca de €4M, o que é uma bagatela para a Europa. Mas procurando bem, tem coisa ainda melhor. O importante é ele ter ao menos 4 estrelas de potencial, pois isso quer dizer que ele tem (boas) chances de ser acima da média em relação aos titulares do seu time!


"Ta serto. Gastei todo meu orçamento e contratei então quatorze argentinos 4+ estrelas de determinação, posso trazer as taças?"

Preparando o Terreno
Primeiro, jovem padawan, sinto lhe decepcionar, mas de nada adianta encontrar o "novo Messi" escondido na terceira divisão da Bulgária, se o seu CT tiver ratos, mofo e não tiver nem arroz com feijão pra gurizada comer. Então, hora de chamar a direção!
Imagem Primeiramente, o sucesso da base depende da infraestrutura, entào peça melhorias neste sentido à direção sempre que sobrar uma grana. A infraestutura determina a capacidade de evolução do jovem na base, ou seja, CT Fraco, jovens medíocres. Não adianta trazer aquele jogador mito se não gastar dinheiro aqui, ele vai chegar um bosta aos 20 anos. Mas lembre-se, essas melhorias custarão de €3.7M a €7.5M dependendo do estado atual. Por melhoria! No caso da Inglaterra em particular, ainda temos o Nível da Equipe Junior, que vai de 0 a 4 se bem lembro. Quanto mais alto, melhor tambem.

Segundamente, em "Finanças", abuse da opção "Aumentar Orçamento Treino Juniores". Entenda isso como: valor pra salarios da comissão, pra comprar material esportivo, pagar os salários dos juniores... enfim, é a porcentagem do orcamento destinada à base. Quando atinge o máximo, estima-se um gasto de €30M/ano com a base, então não se assuste se ficar algumas temporadas sem poder aumentar! Influencia fortemente na capacidade atual dos jovens que surgem na sua base.

Terceiramente, e não menos importante, em "Rede", queremos sempre "Aumentar Gastos no Recrutamento Júnior". Porque? Pense no Messi, que foi tirado aos 13 anos de idade da argentina. Alguém teve que ir lá, ficar um mês observando, ver se é bom ou não e trazer pro teu "dia de recrutamento". É o que determina a chance de surgirem jovens de alto potencial (ele pode até ser um bosta aos 15, mas tem alta chance de mitar quando chegar nos 20) e não menos importante, a chance de nascerem jovens de outros paises na sua base (está ligado ao âmbito de observação e aos clubes afiliados também, falarei disto mais tarde).


"Boa pofexô! Agora eu tenho dezesseis argentinos e minha base é top, como eu faço esses Juarezitos virarem os novos Maradona/Messi/Tevez/Aguero da vida?"


Bom, isso fica para uma próxima vez ;)
Editado pela última vez por Razi the Dragon em Seg Jul 06, 2015 23:40, em um total de 2 vezes.


Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por MaxAveiro » Seg Jul 06, 2015 15:47

Lerei e palpitarei. Mas desde ja fica o registro

Ter Wesley Safadao de newgen é LOCO
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
CarlonAguero
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jul 02, 2015 01:38
Time: Flamengo
Status: OK
Steam: periclesneto
Contato:

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por CarlonAguero » Seg Jul 06, 2015 16:11

Ja sabia Essa parte da Determinação influenciar no aprendizado do jovem. Mas nunca me liguei nessa parte da personalidade. Excelente tópico :)
Avatar do usuário
David Andrius
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 03, 2014 20:03
Time: Fortaleza Esporte Clube
Status: De boa
Steam: DavidAndrius

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por David Andrius » Seg Jul 06, 2015 19:45

Que delícia de tópico!
Avatar do usuário
Tango
Admin LFM
Admin LFM
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 12:58
Time: Grêmio
Status: ACOBOU A PAZ
Steam: marcovandalize
Localização: Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Tango » Seg Jul 06, 2015 20:16

já li, kd parte 2?
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 06, 2015 20:19

Marco van Tango escreveu:já li, kd parte 2?
Não tenho culpa de tu ser alfabetizado, agora só amanhã.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
Wellerson Rogger
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jul 02, 2015 20:46

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Wellerson Rogger » Seg Jul 06, 2015 20:26

Muito bom mano ! vai me ajudar bastante aqui
Avatar do usuário
Nihal
Membro
Membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sáb Mar 01, 2014 02:47
Time: Santos
Status: Atacante pra quê?
Steam: rizakh
Localização: Guarujá-SP

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Nihal » Seg Jul 06, 2015 20:30

Ashei um desaforo esse tópico. Se vocês seguirem isso vão apenas falir. Viu a parte em que ele deixa claro que vocês são otarios? Vão gastar 30M por ano HAUEHAUEHUAE vão só falir vlw flw
Imagem
Avatar do usuário
Nihal
Membro
Membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sáb Mar 01, 2014 02:47
Time: Santos
Status: Atacante pra quê?
Steam: rizakh
Localização: Guarujá-SP

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Nihal » Seg Jul 06, 2015 20:31

Brincadeira. O tópico está bom e bem explicado. Cade a parte final acrescida das demais restantes?
Imagem
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 06, 2015 20:35

Nihal escreveu:Brincadeira. O tópico está bom e bem explicado. Cade a parte final acrescida das demais restantes?
Que parte final? Meça seu ânimo parça.

Eu vou fazer a parte 2 amanhã só.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
Lucas M. Nascimento Costa Lima
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Jan 28, 2015 19:20
Time: Atlético-MG/GALO
Status: OK
Steam: DevilHellsing
Localização: Belo Horizonte, Brazil

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Lucas M. Nascimento Costa Lima » Seg Jul 06, 2015 20:37

PQP! Tópico muito épico! Cara, só estou esperando a continuação das explicações.
Avatar do usuário
Wellerson Rogger
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jul 02, 2015 20:46

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Wellerson Rogger » Seg Jul 06, 2015 20:39

Você poderia listar as personalidades negativas também!
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 06, 2015 20:41

Wellerson Rogger escreveu:Você poderia listar as personalidades negativas também!
Isso fica para um tópico a parte onde explicarei-as em maior detalhe num futuro breve.

O jovem pode ser Desleal e Arrogante que ainda dá pra mudar.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por baltazar » Seg Jul 06, 2015 22:50

Parabéns, bela iniciativa,artigos assim devem ser mais incentivados pelo fórum. Apesar de já jogar o FM a mais ou menos 5 anos, muitas coisas a gente deixa passar, e ai depois fica reclamando de tal coisa n dar certo, acontece, faço muito isso, a maioria por causa do tempo, e ai como quero mais jogar, acabo até deixando com o staff mesmo. ^^

A, sobre o nível júnior que tem apenas na Inglaterra, ele vai de 0 a 1, sendo 0,4,3,2,1, 0 o pior e 1 o melhor. Isso foi feito para dar experiência aos jogadores da base, assim times que tem um nível 1, vão jogar sempre com as equipes melhores ( com mais reputação ), sendo assim é um campeonato mais "difícil", o que dá mais experiência de jogo aos jogadores da sua base, fazendo com que evoluam mais rápido e logo podem subir aos profissionais.

Aqui fala um pouco sobre isso pra quem quiser ler.

É isso ai, hj em dia não tá fácil pra jogar bem o FM, querendo ou n, tu tem que "estudar" um pouquinho.
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 06, 2015 23:11

baltazar escreveu:Parabéns, bela iniciativa,artigos assim devem ser mais incentivados pelo fórum. Apesar de já jogar o FM a mais ou menos 5 anos, muitas coisas a gente deixa passar, e ai depois fica reclamando de tal coisa n dar certo, acontece, faço muito isso, a maioria por causa do tempo, e ai como quero mais jogar, acabo até deixando com o staff mesmo. ^^

É isso ai, hj em dia não tá fácil pra jogar bem o FM, querendo ou n, tu tem que "estudar" um pouquinho.

FM é vida.

Se surgir 1 jogador de alto nivel na base a cada 4 anos ja é bom demais em todos FM.

O segredo é tentar aliciar os melhores de outros times pelo menor valor que der, e deixá-los treinando ali na tua base foda.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”