Formando Jovens - Parte II
- Razi the Dragon
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Formando Jovens - Parte II
PARTE 1 - Estrutura Fisica, Orçamentos e Olheiros
Bom, temos a base sendo melhorada, temos os jovens.
Só que você olha para aquele jovem arrogante, prepotente, com alto potencial mas que parece que não consegue se desolver. O que tá faltando?
Preparadores
Primeiro, devemos contratar bons (ou ótimos) preparadores.Eles devem ter os mesmos atributos do treino do time principal, mas pra quem não sabe disso:
FORÇA: Fisico 14+
AERÓBICO: Fisico 14+
TÁTICO: Tático 14+
CONTROLE DA BOLA: Psicológico 14+ e Técnica 14+
DEFESA: Defensivo 14+ e Tática 14+
OFENSIVO: Ofensivo 14+ e Tática 14+
CHUTE A GOL: Ofensivo 14+ e Técnica 14+
DEFESA DE CHUTES: Goleiro 14+ e Tática 14+
JOGO DE MÃOS: Goleiro e Técnica 14+
(além claro, de Determinacao, Motivação e Nivel de Disciplina. A soma desses três precisa dar 40 pontos)
O ideal é que ele tenha "Trabalho com Jovens" alto também, mas se nao for possivel, "azar". É que quem tem este atributo alto, costuma aceitar os cargos no sub18 com mais facilidade. Facilita buscar quem ja participa de atividades no sub21/sub18.
Exemplo de um excelente preparador/auxiliar que ja esta no ramo:
PS: nao se intimide se nenhum tecnico 4 estrelas quiser vir pra se teu time se ele nao for grande. Se conseguir deixar os treinos em 3 estrelas, nao se preocupe! As recomendações de atributos que falo acima, no caso, podem ser diminuidas ponto a ponto até achar alguém que queira vir.
Ao final do processo então, os treinos da sua base deverão ser algo assim, mais ou menos:
DICA: Cuide cuide pra que nenhum treino seja "Forte" ali, significa que tem muitos jogadores e portanto a atenção do preparador está dividida demais, piorando o rendimento e a efetividade. Se isso acontecer e você não tiver como contratar mais gente, sua base tem muitos jogadores e portanto é hora de vender/dispensar os perebas.
Treinos
Se você "apenas" deixá-los treinando a esmo, é capaz de sair coisa boa, mas vamos nos focar em especializar nossos jovens, porque deixar o treino genérico, a longo prazo, só serve pra queimar inutilmente o PA (potencial) dele. Afinal, do que adianta ter todos atributos em 11, quando ele podia ter 16 nos que interessa e 5 nos "inúteis" pra função?Os treinos da equipe (Sub18 >> Treinos >> Equipe) até podem ser deixados à critério do seu adjunto, só veja se a carga dele nao é "muito forte", os guris ainda estão em formação e forçar demais só vai causar lesões indesejadas.
O que nós queremos, e devemos, é setar treinos individuais!
Primeiro, claro, identifique no que ele tem potencial:
(claro, se você quiser treinar para a função da sua tática especifica, vá adiante, mas possivelmente ele nao atinga o PA a nao ser que dê um pouco de sorte)
Ai então, defina um treino individual, focado no potencial dele de acordo com seus olheiros/adjunto, ou no caso, naquilo que você está precisando.
Importante: observe a carga do treino. O ideal é que fique Média ainda. Se o jogador tiver uma boa Condição Física, até pode ir pra Forte. sem problemas. Mas se ele for canela de vidro, cuide pra que a carga de treinos fique sempre Leve.
Se o jovem for menor que 23 anos, no canto inferior direito desta tela, terão de um a três cabeçudos, não é?
Aqui que entra parte da mágica, a chamada
Tutoria
Assim como um ídolo/astro serve de inspiração para seus fãs, um veterano de boa personalidade precisará servir de "guia espiritual" para que os jovens sejam levados pelo bom caminho.O que precisamos?
1) que ele tenha 24 anos ou mais;
2) que ele tenha uma personalidade "positiva". O recomendado é que seja Profissional.
3) que ele seja melhor que o jovem sendo treinado (imaginem o Caça-Rato ensinando o R10 a dibrar, nao daria certo)
4) se ele puder ter Determinação alta, melhor.
"PERA, PARA TUDO. Achei que era o pivete que precisava ter determinacao alta!"
Sim e não. Ao se tornar um "modelo" para o jovem, este irá digamos seguir os passos e ensinamentos do veterano. E isto envolve, principalmente, ganhar atributos onde o veterano é fodão, mas pode envolver perder alguns atributos Psicológicos onde o veterano for ruim! Então, se ele for fodão mentalmente, o prejuizo será menor neste ponto.
Este seria o exemplo de um tutor bom: tem idade, ainda tem capacidade, tem otimos mentais, bons técnicos ainda
Se irmos na tela de Treino do veterano, teremos três sugestões de tutorandos:
E qual eu devo mandar ser tutorado então caxete?
Eu diria, o melhor que ainda não for Profisisonal também.
E claro, o processo pode (as vezes deve!) ser invertido, pois nem sempre o jogo sugere os melhores, então não se intimide se o jovem que querias que fosse tutorado nao aparecer ali, mesmo sendo da posição. Vá no perfil dele e veja quem pode tutorar ele. As vezes o jogo se perde e mostra num e não mostra no outro.
Iniciaremos então as conversas através do botão de Pedir Orientação
Aqui temos duas opções cruciais. Muita calma nessa hora que a opção errada caga tudo!!!
A opção de cima é para ensinar os Movimentos Preferidos ao jovem
A opção de baixo é para tutorar o jovem e melhorar a personalidade dele
Então, a não ser que você queira ensinar MPs de um jogador Profissional para outro, selecione SEMPRE a segunda opção.
SEMPRE
A partir dai não tem mais erro ao menos, só tem uma opção (o tutor e/ou tutorando podem recusar a tentativa, ai não tem muito o que fazer além de procurar outros), mas senao em tres cliques você chega nesta tela.
A partir dai, a opção de escolher sumirá, e virá o aviso de que ele está sendo tutorado.
A partir daqui, é esperar. Uma tutela média dura 4 meses, e após terminar, o veterano tem que esperar de 4 a 8 meses para começar uma nova, por isso recomendo ter ao menos 1 veterano Profissional por posição.
E era isso! Ainda quero mostrar graficamente a diferença possível entre tutorar ou não, ter Determinação ou não, mas fica para o próximo post!
Editado pela última vez por Razi the Dragon em Seg Jul 06, 2015 23:45, em um total de 3 vezes.
- Lucas M. Nascimento Costa Lima
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Re: Formando Jovens - Parte II
Você merece comer a mulher que quiser (menos a minha mãe ou qualquer uma da minha família) depois desse tópico! Muito obrigado!!
- Thiago Marques
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Re: Formando Jovens - Parte II
Não sabia essa de 'movimentos preferidos' e 'melhorar a personalidade'. bom saber disso
- Razi the Dragon
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Re: Formando Jovens - Parte II
Thiago Marques escreveu:Não sabia essa de 'movimentos preferidos' e 'melhorar a personalidade'. bom saber disso
Eu "acordei espiritualmente" pra essa situação quando não entendi porque havia diferença abismal de valores entre jogadores de mesma habilidade, as vezes o mais fodão valendo menos, exemplo
- David Andrius
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Re: Formando Jovens - Parte II
Belas dicas, valeu!
- Wellerson Rogger
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Re: Formando Jovens - Parte II
A parte 3 sai hj ?
- Razi the Dragon
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Re: Formando Jovens - Parte II
Tem uma formula secreta no excel pra descobrir issoWellerson Rogger escreveu:A parte 3 sai hj ?
=IF("se sentindo pressionado",FALSE,TRUE)
Devo fazer à noite.