Formando Jovens - Parte III

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Razi the Dragon » Sex Jul 10, 2015 22:41

Imagem
E agora Razi? O pivete chegou aos 18 anos Profissional, o que eu faço?
Imagem
Bom meus amigos! Agora... agora complica.

Nesta hora, o jovem ainda evolui com treino, mas não tanto. A proporção agora terá de ser mais ou menos 60% jogo 30% treino, ou ele nao vai conseguir queimar o PA como deveria.

Então, temos apenas que lançar ele no time principal, né?

DEPENDE.

Na maior parte dos casos, a não ser que a sua necessidade seja imediata no elenco (três com a perna quebrada, três expulsos, nove convocados pra seleção, tudo ao mesmo tempo), ele não vai entrar como titular, e os 6~10 jogos da taça podem não ser suficientes nessa hora. Mas ao mesmo tempo, entre a base do Barcelona e ser titular no Grêmio Esportivo Bagé da Segunda Divisão Estadual, ninguém largaria a base do Barça.


Então, por onde começar?

Primeiro, colocaremos ele disponível para empréstimo. O importante é colocá-lo para ser Titular Principal, 0% de salários (para aumentar a chance de ser aceito) e poder chamá-lo de volta (caso eles deem migué e deixem ele no banco), vide imagem abaixo. Nessas horas, nem me importo se ele for emprestado ao rival.
Imagem (pra termos de tutorial, nem sempre o jogador da imagem 1 é o mesmo da imagem 2, porque situações acontecem - não ter oferta por exemplo - que explicarei depois)


Ai então, com sorte, teremos algumas propostas, como neste caso.
Imagem
Manero pow, e qual escolho?

Primeiro, temos que que ver as infraestruturas de cada time.
Imagem
Temos que pensar que o jogador, além de jogar, também está treinando no resto do tempo. Então, se a estrutura do clube pra onde ele for for precária, ele vai ficar um bosta de qualquer jeito, entào vamos analisar

INSTITUTO
Jogam a Serie B Argentina
Treinos bons
Será titular

VELEZ
Disputam a primeira divisão
Treinos impressionantes
Será reserva

ROSARIO CENTRAL
Primeira Divisão Argentina
Treinos Impressionantes
Será titular

GIMNASIA
Primeira Divisao
Treinos bons
Será titular

ARGENTINOS
Primeira Divisão
Treinos Medianos
Será reserva.


Isso porque, se for o caso, fazendo a analogia, é melhor ele ser Reserva no Barcelona do que ser titular no Acre. Então, vejamos. Entre o Velez e o Argentinos, o Velez tem melhores estruturas. Mas o Rosário Central tem as mesmas estruturas e ofereceu a titularidade. Então, escolheremos o Rosário Central!

Após o empréstimo, você poderá monitorar através da tela Equipe >> Jogadores Emprestados para monitorar se eles estão jogando ou não:
Imagem
E se não estiverem jogando? Bem, pra isso que colocamos a clausula de "pode ser chamado de volta", não é mesmo? Não tenha dó, traga-o de volta e empreste à quem o mereça!


E se eu nao conseguir um time pra ele, o que eu faço caxete?

Para isso que servem os clubes satelites! Na tela de "Equipe", clique com o botão direito sobre o jogador, a opção "Equipe" novamente e entao "Enviar para clube afiliado". Mas lembre-se que o clube afiliado não tem necessidade de colocá-lo para jogar (embora normalmente eles sejam fracos, ou seja, aquele teu pivete de 18 anos seja 4 estrelas pra eles!). É um recurso que deve ser abusado, PORÉM certifique-se que a equipe satélite esteja numa liga ativa! Não adianta nada mandar o jovem para aquele clube na segunda divisão da romênia se ele for fazer 0 jogos. Era melhor ter deixado ele na sua base.


Se ele já for (ou se tornar) bom o suficiente pra render uma posição de titular no seu time, oras, escale-o! Mas lembre-se, tenha a certeza de colocá-lo pra jogar no mínimo 15 jogos na temporada.

E era isso! Dúvidas?
Editado pela última vez por Razi the Dragon em Sáb Jul 11, 2015 17:41, em um total de 1 vez.


Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
Lucas M. Nascimento Costa Lima
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Jan 28, 2015 19:20
Time: Atlético-MG/GALO
Status: OK
Steam: DevilHellsing
Localização: Belo Horizonte, Brazil

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Lucas M. Nascimento Costa Lima » Sex Jul 10, 2015 22:49

Dúvida: Meu jovem chegou aos 19 anos, mas não é profissional ainda. O que faço? Empresto? Ele não se deu bem com nenhum dos tutores que tentei.
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Razi the Dragon » Sex Jul 10, 2015 22:52

Lucas M. Nascimento Costa Lima escreveu:Dúvida: Meu jovem chegou aos 19 anos, mas não é profissional ainda. O que faço? Empresto? Ele não se deu bem com nenhum dos tutores que tentei.
Eu ainda tutoraria até os 20 então, mas é bom que tu consiga colocar ele pra jogar ao menos uns 15J ai de titular na temporada.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
cauw006
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Out 18, 2014 13:43
Time: Palmeiras
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por cauw006 » Sáb Jul 11, 2015 11:01

Sobre emprestar para o clube satélite: Nesse caso, pelo fato de o time ser muito fraco, a infraestrutura também não vai ser? E é melhor mandar para o clube quando não receber nenhuma proposta ou é melhor esperar mais tempo para ver se recebe alguma?
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Razi the Dragon » Sáb Jul 11, 2015 11:26

cauw006 escreveu:Sobre emprestar para o clube satélite: Nesse caso, pelo fato de o time ser muito fraco, a infraestrutura também não vai ser? E é melhor mandar para o clube quando não receber nenhuma proposta ou é melhor esperar mais tempo para ver se recebe alguma?
Se tu manda uma vez pra emprestimo durante a janela e ninguem quis, dificilmente será depois na mesma janela.

Clube satelite é a opção pra quando nao tem clube decente o querendo mesmo! Mas pode ter raras ocasioes em que tu tenhas um bom clube satelite :)
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por baltazar » Sáb Jul 11, 2015 13:47

Apenas vou levantar uma questão, a de vc emprestar para liga ativa ou não. Eu sempre tive essa dúvida, mas de um tempo para cá, depois que falei com algumas pessoas que jogam e li em outros fóruns, vi que não existe diferença entre o clube ser de liga ativa ou não, isso avaliando a evolução. Fiz um teste no FM para ver, e realmente não interfere, se for olhar nem teria como, pois quem tem um computador pra rodar mais de 10-15 ligas ativas para ter opções de empréstimo são poucos. Isso levando em consideração que vc joga mais de 10 temporadas, que ai tu sente o jogo "pesar" com tantas ligas ativadas.

Temos que levar mais em conta a reputação da competição que ele vai jogar, se seu clube está em uma liga com reputação 3,5 estrelas, a evolução dele entrando uns 20-25 minutos em jogos ganhos, e titular nas taças que são sem importância, a evolução dele será igual ou até maior do que ele ir para um clube que joga uma competição de 1,5-2 estrelas por exemplo, mesmo sendo titular lá.

Portanto a reputação da competição que ele irá jogar é tbm primordial na hora de mandar o cara emprestado.
Avatar do usuário
walef1414
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Dez 22, 2014 17:26
Time: A.C Milan

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por walef1414 » Sáb Jul 11, 2015 14:06

Ajudou cara obrigado, eu tenho um mlk na base com 20 anos ele quase não evolui mais , então ele precisa de experiência ! obrigado
Imagem
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Razi the Dragon » Sáb Jul 11, 2015 14:20

baltazar escreveu:Apenas vou levantar uma questão, a de vc emprestar para liga ativa ou não. Eu sempre tive essa dúvida, mas de um tempo para cá, depois que falei com algumas pessoas que jogam e li em outros fóruns, vi que não existe diferença entre o clube ser de liga ativa ou não, isso avaliando a evolução. Fiz um teste no FM para ver, e realmente não interfere, se for olhar nem teria como, pois quem tem um computador pra rodar mais de 10-15 ligas ativas para ter opções de empréstimo são poucos. Isso levando em consideração que vc joga mais de 10 temporadas, que ai tu sente o jogo "pesar" com tantas ligas ativadas.

Temos que levar mais em conta a reputação da competição que ele vai jogar, se seu clube está em uma liga com reputação 3,5 estrelas, a evolução dele entrando uns 20-25 minutos em jogos ganhos, e titular nas taças que são sem importância, a evolução dele será igual ou até maior do que ele ir para um clube que joga uma competição de 1,5-2 estrelas por exemplo, mesmo sendo titular lá.

Portanto a reputação da competição que ele irá jogar é tbm primordial na hora de mandar o cara emprestado.

Em momento algum disse que meu método era "o" método, apenas é o que eu faço :)

Como eu sempre tive PC de acordo, sempre carreguei mais de 20 ligas, e pra mim é diferença é visível.

Mas, grato pela colaboração!
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por baltazar » Sáb Jul 11, 2015 15:27

Razi the Dragon escreveu: Em momento algum disse que meu método era "o" método, apenas é o que eu faço :)

Como eu sempre tive PC de acordo, sempre carreguei mais de 20 ligas, e pra mim é diferença é visível.

Mas, grato pela colaboração!
Não sei se me equivoquei na interpretação da sua resposta, mas achei meio ríspida. Eu não disse nada quanto ao seu método, pelo contrário, achei muito bacana, muitas coisas ai muitos não fazem, e isso só acrescenta mais na maneira de jogar para quem ler, e principalmente, pro fórum, que precisa de tópicos com bom conteúdo como esse, e sempre visando o carro chefe, o FM.

Achei válido fazer esse adendo, pois é algo que faz diferença no jogo. E como sou tópico é muito bom, tenho certeza que vários membros irão ler e seria bacana falar sobre isso tbm.

Pois é, jogo em um notebook, e é bem razoável a performance, imagino que a maioria não consiga rodar muitas ligas, mas isso não é algo que atrapalhe, pois tem gente que não liga esperar um tempo para passar os dias.

De nada, tópicos como esse merecem ser comentados e incentivados. Espero que continue assim, trazendo quem sabe algum tutorial na parte tática, esboçando sua maneira de escalar o time, enfim, para os novos que estão chegando ao jogo seria uma grande ajuda, ainda mais porque vc ser bem lúcidos na falas. Acredito que até mesmo os mais experientes poderiam aprender alguma coisa, já que cada um joga o jogo de forma diferente.

Espero mais tópicos seus. ;)
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Razi the Dragon » Sáb Jul 11, 2015 15:47

baltazar escreveu:Não sei se me equivoquei na interpretação da sua resposta, mas achei meio ríspida. Eu não disse nada quanto ao seu método, pelo contrário, achei muito bacana, muitas coisas ai muitos não fazem, e isso só acrescenta mais na maneira de jogar para quem ler, e principalmente, pro fórum, que precisa de tópicos com bom conteúdo como esse, e sempre visando o carro chefe, o FM.

Achei válido fazer esse adendo, pois é algo que faz diferença no jogo. E como sou tópico é muito bom, tenho certeza que vários membros irão ler e seria bacana falar sobre isso tbm.

Pois é, jogo em um notebook, e é bem razoável a performance, imagino que a maioria não consiga rodar muitas ligas, mas isso não é algo que atrapalhe, pois tem gente que não liga esperar um tempo para passar os dias.

De nada, tópicos como esse merecem ser comentados e incentivados. Espero que continue assim, trazendo quem sabe algum tutorial na parte tática, esboçando sua maneira de escalar o time, enfim, para os novos que estão chegando ao jogo seria uma grande ajuda, ainda mais porque vc ser bem lúcidos na falas. Acredito que até mesmo os mais experientes poderiam aprender alguma coisa, já que cada um joga o jogo de forma diferente.

Espero mais tópicos seus. ;)
Não era a intenção. Eu só reforcei o fato de que o que o digo não é a verdade absoluta, então se surgir ideias pra melhorar, até eu posso começar a implementar algumas coisas que não sabia, então por favor, me corrijam se achar que falei alguma merda, ou se tem algo relevante que eu devia ter mencionado! :)

Eu to com 36 ligas ativas aqui no note (tudo bem que é um HP de alta performance, mas ele tem quase 4 anos já), e to levando umas 15h pra passar uma temporada, mas com o Speeder dá umas 12h.

Sou novo no forum (3 meses agora?), mas já tenho 9 anos de FM. Sobre a minha escrita, faz parte da profissão, eu era Coordenador de Suporte. Fazer emails elegantes e tutoriais de qualidade são alguns dos meus dons, modéstia à parte. Tenho que dar uma linguagem didática sem ser muito informal nem formal demais.

Novos tutoriais virão conforme o tempo e a paciência deixarem :P

PS: por incrivel que pareça, táticas nem é tanto meu forte.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por baltazar » Sáb Jul 11, 2015 16:08

Razi the Dragon escreveu: Não era a intenção. Eu só reforcei o fato de que o que o digo não é a verdade absoluta, então se surgir ideias pra melhorar, até eu posso começar a implementar algumas coisas que não sabia, então por favor, me corrijam se achar que falei alguma merda, ou se tem algo relevante que eu devia ter mencionado! :)

Eu to com 36 ligas ativas aqui no note (tudo bem que é um HP de alta performance, mas ele tem quase 4 anos já), e to levando umas 15h pra passar uma temporada, mas com o Speeder dá umas 12h.

Sou novo no forum (3 meses agora?), mas já tenho 9 anos de FM. Sobre a minha escrita, faz parte da profissão, eu era Coordenador de Suporte. Fazer emails elegantes e tutoriais de qualidade são alguns dos meus dons, modéstia à parte. Tenho que dar uma linguagem didática sem ser muito informal nem formal demais.

Novos tutoriais virão conforme o tempo e a paciência deixarem :P

PS: por incrivel que pareça, táticas nem é tanto meu forte.
Tranquilo cara, por isso falei que pode ser a interpretação, fórum tem disso, as vezes a gente fala algo que acaba sendo mal interpretado e gera discussões desnecessárias.

Rapaz, meu sonho ter 36 ligas ativas, tenho um save nesse FM que é de longe o que mais carreguei ligas, foram 7 países com 14 ligas ativas. Claro que já carreguei mais ligas em outros saves, mas nenhum passou de duas temporadas, nesse já estou indo pra 13ª temporada e já começo a sentir o carregamento cada vez mais pesado, mas dá pra levar.

Quanto ao Speeder, eu já cheguei a usar, mas tive dois problemas, primeiro é que esquentava bastante o notebook devido ao uso constante do processador em carga máxima, tive até que botar um ventilador pra suportar o aquecimento bem do lado da saída de ar, e o segundo é que vez ou outra dava crash, e o pior é que sempre dava quando não salvava, então acabei usando só até o FM14, nesse versão to preferindo botar de férias quando não tenho nada pra mexer dentro do jogo e daí acabo indo fazer alguma coisa enquanto carrega. :lol:
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por liperocha92 » Seg Jul 13, 2015 21:46

Primeiro de tudo, gostaria de te parabenizar pela série de artigos. Excepcional. Muito bom ter esse conteúdo por aqui no fórum. Li todos e são muito bem explicados e diretos ao assunto, como importa.

Algumas questões levantadas por você, bem falando a maioria eu já sabia. Porém como tenho jogado pouco ultimamente me preocupo muito pouco com isso, e não ligo pra essas coisas. Bem verdade também que meus saves não tem durado muito tempo. Mas eu nunca havia me atentado pra essa questão da personalidade. E tambem não sei se a skin que uso permite ver a personalidade direto no perfil do jogador (skin original do FM).

Agora vai uma pergunta. Sobre o nível do conhecimento mundial. Como aumento aquela porcentagem? Apenas contratando olheiros de nacionalidades e conhecimento de regiões diferentes ou tem algum outro meio também?

Novamente parabéns pela série!
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 13, 2015 21:53

liperocha92 escreveu:Primeiro de tudo, gostaria de te parabenizar pela série de artigos. Excepcional. Muito bom ter esse conteúdo por aqui no fórum. Li todos e são muito bem explicados e diretos ao assunto, como importa.

Algumas questões levantadas por você, bem falando a maioria eu já sabia. Porém como tenho jogado pouco ultimamente me preocupo muito pouco com isso, e não ligo pra essas coisas. Bem verdade também que meus saves não tem durado muito tempo. Mas eu nunca havia me atentado pra essa questão da personalidade. E tambem não sei se a skin que uso permite ver a personalidade direto no perfil do jogador (skin original do FM).

Agora vai uma pergunta. Sobre o nível do conhecimento mundial. Como aumento aquela porcentagem? Apenas contratando olheiros de nacionalidades e conhecimento de regiões diferentes ou tem algum outro meio também?

Novamente parabéns pela série!

Obrigado!

Quem joga saves de 1-2 temporadas isso influencia quase nada, mas se o cara ja for até 2019 nota uma baita diferença.

Conhecimento Global é uma combinação de conhecimentos individuais de todo teu staff (cada olheiro/preparador/etc tem os seus), bastante influenciado pelos olheiros claro, mas tambem pelos clubes satélites. Notei que ter uns 14 satelites de diferentes continentes ajuda a chegar ali pelos 40~45% mais facilmente, sem satelites nunca consegui chegar direito nos 30%.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
Pikachu
Membro
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: Ter Jul 07, 2015 14:12
Time: F.C Porto
Status: OK
Steam: FMPLAYER

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Pikachu » Seg Jul 13, 2015 22:36

Aconteça o que acontecer, o Razi é foda até morrer <3 shuashuashuashuahsuah
Imagem
viewtopic.php?f=36&t=4641
Segue lá minha carreira, vamo Tolmin! Adorando a experiência nesse novo fórum, Vocês são fodas!!
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Formando Jovens - Parte III

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 13, 2015 22:37

Pikachu escreveu:Aconteça o que acontecer, o Razi é foda até morrer <3 shuashuashuashuahsuah

A minha intenção é continuar foda depois, por isso eu pago o Premium nesse forum (pro Max conseguir pagar a hospedagem do forum)
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”