Técnico de Sucesso - Parte I

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 13, 2015 18:26

Imagem
Você ganhou Mundial com duas Libertadores, tri-vice da Copa do Brasil, atual campeão da Serie A, perdeu cinco jogos seguidos e agora está a procura de um emprego, certo?

Já parou para pensar que a culpa de nem o Barra Mansa FC te querer é apenas sua?

Mas antes que me joguem as pedras, vamos entender o que há por trás de um manager de sucesso. A começar por you mesmo!

Metade da sua vida, um terço do seu sucesso e dois terços do fracasso, será decidida nesta telinha que foi introduzida no FM15:
Imagem Licença de Treinador: Primeira escolha que vai determinar sua vida, ao menos no começo. 33% do motivo do Osório ter ido treinar o São Paulo é porque ele é "Continental A" nessa bagaça. Ela determina digamos seu "nivel de conhecimento atual" como manager. Digamos, qualquer pindaíba pode fazer um cursinho pelo IUB e treinar a seleção Sub18 das Ilhas Fiji, mas apenas quem tem a licença Continental C (ou Nacional A ao menos) pode aspirar a ser disputado no pescotapa por Arsenal, Napoli, PSG e Barcelona quando estiver desempregado. Cada categoria agrega +1 nos atributos técnicos e +0.5 nos mentais, aproximadamente (não consigo entender as regras de arredondamento do FM)

Sem licença, você é um zé-ninguém. Só é possível aumentá-la pedindo para o clube lhe pagar um curso (sim, meus €18M servem pra nada). Aqui vai de acordo com o desafio inicial que desejas. E mesmo com a Nacional C, se for começar desempregado, só os Juventude/Barueri da vida vão te ofertar emprego.


Experiência Anterior: embora na vida real, bom jogador <> bom técnico na maioria das vezes, aqui é a chave do sucesso, pois esta escolha tem influencia nos atributos mentais do técnico. Entenda assim: Ricardo Drubski vs Roger Machado. Um deles jogou dois anos na base do Cruzeiro, ai virou professor de educação física e começou a treinar times menores. O outro foi treinado por Felipão e Tite, ganhou Libertadores, Brasileirão e 4 Copa do Brasil como jogador. Pra qual deles o Fred (do Fluminense) vai baixar as orelinhas e dizer "sim pofexô"?

Cada categoria agrega +0.5 nos atributos técnicos e +1 nos mentais. A diferença é que, nesse caso, não temos como evoluir nada durante o save, porque como o nome ja diz, experiência anterior. Então é aqui que iremos concentrar nossos esforços. Pense no quão desafiador você quer o save. Só recomendo escolher "Amador" se você for hardcore como eu, ou tiver umas 30+ ligas ativas pra caso ficar desempregado antes da hora (pra ter uma segunda divisão da Eslováquia pra onde ir!), senão recomendo começar no mínimo em "Semi-Profissional" para evitar a fadiga.


Outro detalhe interessante do FM15 é que agora você também conta como Preparador, tanto no time quanto nos reservas e no sub20, mas eu considero isso um "pormenor": a não ser que você tenha Licença Nacional A no mínimo, isto pouco fará diferença no começo, e depois você ja vai ter bons preparadores de qualquer modo. A chave do sucesso de um save é que a barrinha ali esteja o mais para a direita possivel então. Eu costumo deixá-la assim:
Imagem
Não entrarei no mérito dos atributos técnicos porque não queremos ser bons boleiros, mas sim bons managers, à lá Mourinho/Fergunson/Wenger/Guardiola. Vamos entender o que interessa, foco!

Adaptabilidade: é a chance (numa escala de 1 a 20) de você conseguir emprego numa liga estrangeira, diz a ajuda do jogo. Sim, você não leu errado! O jogo te escancara que se esse atributo for muito baixo, você será preterido na Holanda, mas se tiver um bom valor (e tiver algumas conquistas em teu nome), vão te disputar no tapa até la no Japão. Pense também que, ao ir pra outra liga, haverá a barreira de idioma, e se você for muito ruim aqui, eles saberão que você não vai conseguir se comunicar com os jogadores, e pior, eles vão "fazer de conta" que não te ouviram na preleção! Como ninguém aqui sabe o que o futuro lhe reserva, o mínimo que buscamos é 5, mas se puder toque fácil um 10+ aqui. E manda o depósito por paypal depois quando estiver na Bavária.

Determinação: a chance de seus pedidos serem aceitos no clube. Sabe aquele clube satelite que você tem 0 e o seu rival tem 14? Aquele estádio que tem 128 anos e a direção não faz um novo? Quando tu pede pra ganhar 1M extras por ganhar a copa e a direçao te despede? Pois é! Aqui também queremos ter ao menos 7 só pra começar.

Conhecimento Jogadores: tem meia utilidade se você usa a máscara de atributos. Quando ANTES DO SCOUT aparece la que fulano tem 8-11 de Marcação, é porque você só de olhar por cima no dvd do empresário determinou isso. Se este atributo seu for baixo, esta análise inicial será mais pra 6~16, se vocês me entendem. Nada que um olheiro não resolva. Eu uso 1 quando não me esqueço de mudar.

Conhecimento Jogadores Jovens: mesma coisa, mas pra jogadores com menos de 21 anos.

Nível de Disciplina: entenda assim, os jogadores são crianças de 5 anos e o time é um Jardim de Infância. Você pode deixar este atributo baixo, sofrer um golpe e ser derrubado pelos jogadores, ou deixar bem alto e ser o Arnold Schwarzenegger, pois só trarão à sua atenção o que for REALMENTE relevante. Recomendo 10+ de saida.

Gestão de RH: a forma como lida com os jogadores de maneira individual. Determina, entre outros, a chance de uma conversa terminar bem e a chance dos treinos (caso você os controle) darem mais resultado. Se for muito baixo, é provável que você elogie o jogador e ele fique emputecido!!! Não recomendo nada abaixo de 8 aqui.

Motivação: ja fez reunião de equipe pra elogiar e 17 sairam Péssimo? Ja deu aquela palestra motivacional no intervalo e metade do time atenção? Aqui está a falha. Um valor alto neste atributo garante que suas palavras motivacionais sejam ouvidas e de forma positiva.


De maneira resumida, se for começar com Licença Nacional C e Experiência Semi-Profissional, é isto que você procura pra ser um manager de sucesso, que terá seus pedidos atendidos pela direção, ouvirá pouca baboseira dos jogadores e fará eles jogarem pelo amor de seus filhinhos:
Imagem (PS: caso você queira fazer um save "de um time só" - e tem a certeza de não ser demitido, tipo o Wenger - , distribua os pontos de Adaptabilidade entre Disciplina e RH)


Atributos Secundários

Nacionalidade: lembram o que eu disse acima sobre a Adaptabilidade? Pois bem, de nada adianta você ser Brasileiro desempergado se tiver Adaptabilidade 1 e carregar só Ligas Européias, ninguém vai te querer. Eu por exemplo, com Adaptabilidade 5 e nacionalidade Português, não foi "mera coincidência" que o primeiro clube foi em PORTUGAL.

Formação Preferida: acredite se quiser, mas tem equipes que não vão te contratar se tua formação preferida for completamente diferente do que o presidente entender como ideal. Digamos que tu jogue no 3-6-1 e o presidente quer alguém de mentalidade ofensiva, já eras no primeiro emprego, então não invente demais aqui, escolha um 4-4-2, 4-2-3-1 ou 4-1-4-1.

Idiomas Falados: isto é um critério durante a entrevista de emprego, então a não ser que queira incrementar o desafio, é interessante saber falar outra coisa além do idioma nativo. Se for brasileiro, pode colocar o inglês, por exemplo.


Sobre a criação era isto crianças! No próximo tópico, como se comportar na entrevista de emprego!


Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
Felipe Maba
Membro
Membro
Mensagens: 495
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 00:19
Time: Paraná Clube
Status: OK
Steam: FEAR!
Time na LFM: Golden Eagles

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Felipe Maba » Seg Jul 13, 2015 18:52

MUITO MANEIRO!

Várias coisas que não sabia sobre saves!

Parabéns pelo post.
Avatar do usuário
Lucas M. Nascimento Costa Lima
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Jan 28, 2015 19:20
Time: Atlético-MG/GALO
Status: OK
Steam: DevilHellsing
Localização: Belo Horizonte, Brazil

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Lucas M. Nascimento Costa Lima » Seg Jul 13, 2015 22:26

Depois desse tópico, descobri que minha vida é uma MENTIRA!!
Avatar do usuário
Tango
Admin LFM
Admin LFM
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 12:58
Time: Grêmio
Status: ACOBOU A PAZ
Steam: marcovandalize
Localização: Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Tango » Seg Jul 13, 2015 22:28

merece membro do mês

mas como esse prêmio não existe, se fode ae
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Seg Jul 13, 2015 22:33

Marco van Tango escreveu:merece membro do mês

mas como esse prêmio não existe, se fode ae
Para o topico ser interessante o suficiente pra tu e o Max postarem uma vez a cada 3 meses falando nada com nada, ja significa que foi FODA.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
David Andrius
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Dez 03, 2014 20:03
Time: Fortaleza Esporte Clube
Status: De boa
Steam: DavidAndrius

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por David Andrius » Ter Jul 14, 2015 19:48

Delícia de dicas
Avatar do usuário
Bruno Nogueira
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Jul 09, 2014 14:57

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Bruno Nogueira » Qua Jul 15, 2015 00:12

hahaha por isso ngm me aborda mesmo ganhando a champions com o bragantino
Avatar do usuário
Lucas Nemer
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Abr 01, 2015 09:31

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Lucas Nemer » Sex Jul 31, 2015 15:45

Uma perguntar sobre os atributos, eu comecei do com a pior licença e experiencia a pior também. Ou seja um nada. Porém quando eu faço os cursos para aumentar a minha licença alguns atributos aumentam. Mas meus atributos como Recursos de Gestão Humanas , Adaptabilidade e Motivação continuam baixos, eles não aumentam durante o save ?
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Sex Jul 31, 2015 22:13

Lucas Nemer escreveu:Uma perguntar sobre os atributos, eu comecei do com a pior licença e experiencia a pior também. Ou seja um nada. Porém quando eu faço os cursos para aumentar a minha licença alguns atributos aumentam. Mas meus atributos como Recursos de Gestão Humanas , Adaptabilidade e Motivação continuam baixos, eles não aumentam durante o save ?

Como eu falei, atributos mentais (determinação, motivação, disciplina e RH) não evoluem mais (isso é um "bug" que tem uma boa chance de ajustarem no FM16, visto que recém implementaram isso. As taticas novas por exemplo, colocaram no FM14 (mas ainda tinha as classicas em paralelo) e aprimoraram no FM15.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
Avatar do usuário
Ricardo Evaristo
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Ago 14, 2015 17:10

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Ricardo Evaristo » Qui Ago 20, 2015 12:56

o post está interessante mas me deixou com algumas dúvidas... por exemplo na parte em que os atributos mentais não mudam, quer dizer que se eu começar com exp 0 e licença tbm 0 mesmo com o passar das temporadas, ganhando títulos e tirando licenças esses valores vão sempre ficar baixos e apenas os atributos da parte técnica que vão melhorar? outra questão é que ao começar uma carreira como disse, do nada, e se colocar a barrinha lá para a direita, acaba que vou ser contratado para um clube lá de baixo e consequentemente pouco staff muito provavelmente só com técnico auxiliar, e com limitação no número de staff imposto pela direção o que vai implicar tipo meia estrela na qualidade dos treinos, o clube não evoluí e tu acaba perdendo emprego, tou correto?
Avatar do usuário
edie13n
Membro
Membro
Mensagens: 179
Registrado em: Dom Nov 02, 2014 22:31
Time: Castel Rigone/AFC Bolnore
Status: hum ...
Steam: edie13n
Time na LFM: FC Special One

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por edie13n » Qui Ago 20, 2015 13:10

Puta merda, você não mecere palmas, você merece ....

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
edie13n
Membro
Membro
Mensagens: 179
Registrado em: Dom Nov 02, 2014 22:31
Time: Castel Rigone/AFC Bolnore
Status: hum ...
Steam: edie13n
Time na LFM: FC Special One

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por edie13n » Qui Ago 20, 2015 13:21

Sempre começo com um técnico de várzea, é mais legal, "evoluir" mesmo que pouco e com bugs os atributos e as licenças!

Hoje sempre distribuo os poucos pontos que tenho totalmente em Adaptabilidade e Determinação, pois no começo você precisa de pulso forte e influência para ter seus pedidos acolhidos e sua fama chegar aos ouvidos dos outros clubes.

Muito bom o post, já tinha "estudado" essas paradinhas antes de começar o grande e falecido desafio do Darth Vader pois buscava fama e moral com o mundo do futebol!

Stormtrooper Lustosa ainda tem um grande caminho pela frente!
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Davico
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Ago 17, 2015 13:32
Time: Flamengo
Status: OK
Localização: Rio de Janeiro

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Davico » Qui Ago 20, 2015 13:31

Desconhecia mais ou menos essas "funções". Eu sempre começava com tudo no máximo hehehe. No próximo Save vou botar a licença mais baixa para um desafio melhor. :D
Avatar do usuário
Razi the Dragon
Membro
Membro
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Abr 11, 2015 15:35
Time: SC Internacional
Status: OK

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por Razi the Dragon » Sex Ago 21, 2015 13:59

Ricardo Evaristo escreveu:o post está interessante mas me deixou com algumas dúvidas... por exemplo na parte em que os atributos mentais não mudam, quer dizer que se eu começar com exp 0 e licença tbm 0 mesmo com o passar das temporadas, ganhando títulos e tirando licenças esses valores vão sempre ficar baixos e apenas os atributos da parte técnica que vão melhorar? outra questão é que ao começar uma carreira como disse, do nada, e se colocar a barrinha lá para a direita, acaba que vou ser contratado para um clube lá de baixo e consequentemente pouco staff muito provavelmente só com técnico auxiliar, e com limitação no número de staff imposto pela direção o que vai implicar tipo meia estrela na qualidade dos treinos, o clube não evoluí e tu acaba perdendo emprego, tou correto?

O unico que vi REALMENTE aumentar pracaralho é os de "conhecimento plantel/jovens", mas isso somente se tu mesmo vai atrás e garimpa os caras (contratar só de colocar o olho, sem pedir relatorio do olheiro).

Determinação nunca vi aumentar.

Dizem as lendas que Disciplina dá pra aumentar se tu punir todo jogador sempre, mas ai te prepare pra vender todos que responderem pra ti.
Imagem
A saga mais rodada que José Carlos Serrão e Jair Pereira, clique no banner para conferir o ultimo episódio da treta. "Amidst the eternal waves of time
From a ripple of change shall the storm rise"
federal1986
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Jan 17, 2016 21:55
Time: Botafogo/PB
Status: OK

Re: Técnico de Sucesso - Parte I

Mensagem por federal1986 » Dom Jan 17, 2016 22:13

Cara a muitos anos que jogo e nunca tinha pego um post tão completo sobre os requisitos. Sem ler eu acho que criei um Save muito difícil, pois escolhi o Botafogo/PB com status Profissional Amador, e sem nenhuma licença, agora na 4º Temporada consegui que pagassem a Licença C.
Gostaria de saber quais são as licenças disponíveis e quanto tempo para tirar cada uma?
Se eu for demitido durante o estudo da licença eu perco a Licença q eu estiver estudando?
Achei curioso que no meu contrato tem uma multa de 40 Milhões em caso de rescisão? Seria normal para treinador sem licença, a fim de evitar que ele saia para outro time?
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”