[FM15] Planilha de Posições e Atributos

Espaço destinado à downloads. Tudo para melhorar seu Football Manager! Updates, ligas alternativas, editores e utilitários.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

[FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Marinho » Dom Mar 01, 2015 08:39

Imagem
FM2015 - Posções e Atributos.zip
(Clique no link para download)
(84.23 KiB) Baixado 2466 vezes

Introdução e Agradecimentos:
Não tem jeito. Sou apaixonado por Football Manager tanto quanto sou por números. Re-invento esta planilha desde a versão 2013 e tem sido um prazer compartilhar com vocês o resultado dela.

Espero que em 2015 vocês notem alguma evolução. Fruto dos pedidos e colaboração de muitos de vocês mesmos. Fruto do meu desenvolvimento no Excel, horas gastas de empenho e jogos de FM também. Uma coisa ligada à outra. Espero realmente que gostem e principalmente que usem.

E meu grande pagamento são dois: lançar a planilha com exclusividade pelo FM-Brasil todos estes anos e seu feedback sobre o conteúdo produzido.

Bons jogos! Marinho

Objetivo:
Acho desnecessário apresentar ao jogador de Football Manager o papel de um olheiro. Agora, o quão confiáveis são os relatórios destes profissionais que trabalham no seu clube? Confiar em malandros de reputação obscura? E que no final ainda gastam parte de seu orçamento para te informar certas pérolas... .
SpoilerShow
Imagem
A ideia foi desenvolver uma ferramenta objetiva que pudesse fazer a análise dos jogadores através de seus atributos técnicos, físicos e psicológicos. O que quero dizer com ferramenta objetiva, são equações matemáticas isentas de sentimento, ou marketing, que friamente analisarão Messi ou Cristiano Ronaldo, Neuer ou Rogério Ceni, Philco ou Neymar, bom deixa pra lá... de maneira fria e imparcial. Se é que isso é possível através de números. E podem ter certeza, eu me esforcei realmente para isso.

E de quebra ainda responde aquela perguntinha (irritante): fulano rende de quê? Na verdade esta foi a grande motivação através dos anos. Dizer ao mundo: "Leque, bota fulano assim!". E quando o cara diz: "Nem a pau tio!". Tu esfrega um monte de cálculo na fuça dele. Pronto, desabafei.

Trata-se de uma ferramenta de análise de dados. A complexidade como vai ser usada depende de cada um. Os dados estão lá. Uns saberão interpretar e outros não. E alguns ainda dirão... "Espelho, espelho meu...". Bom, aí já é de cada um.

Outra ressalva importante: discussões sobre resultados são sempre bem vindas. Na verdade sempre quis estimular isso. E desde que em boa educação e bom tom, tudo se discute. Agora quero novamente citar: a planilha é objetiva. Não sou eu que digo. São os números que dizem. E não fui eu quem editei os atributos do FM. Há uma gama de gente pesquisadora e atenta que os atualiza, mas que pode "dizer" muita besteira também. No geral, acredito que o Football Manager seja o melhor simulador de futebol da atualidade. Pelo menos o banco de dados mais coerente e mais completo. O que não queira dizer que nele não existam erros, ou parcialidade (clubismo, por assim dizer).

E ao final, a planilha concede informação. É como um GPS. Ele diz: vire a esquerda! Mas você não precisa virar! Você dita as regras. Dito isso, vamos por um pouco das mãos na massa! Manual e Perguntas mais frequentes

1. Em que programa abro as planilhas?
Elas foram elaboradas no Excel 2013. Se você abrir em algum genérico do Excel pela net, algumas funções podem não funcionar. O mesmo vale se sua versão do Excel for anterior a 2013.

2. Por que dois arquivos?
Porque os goleiros são realmente um caso a parte no futebol. A lenda inclusive diz que ondem pisam, nem grama nasce. No FM não é diferente. Eles não tem os mesmos atributos técnicos dos jogadores de linha, tem os atributos característicos de goleiros, por isso eles tem uma planilha a parte só para eles, mas que tem o mesmo conceito.

3. Tá... e o que eu faço?
Quando quiser analisar um jogador em específico, abra seu FM, encontre os atributos deste jogador e digite na planilha. Isso é tudo que você tem e que pode fazer.

4. Quando comecei a digitar, olha o que aconteceu:
Imagem A cor da célula muda sozinha. Para um azul mais escuro quanto maior for o atributo e mais claro quanto menor. Os símbolos ao lado de cada número, em verde, amarelo e vermelho querem indicar pontos "na curva, fora e acima da curva", ou seja:

Verde - Atributo acima da média da categoria
Amarelo - Atributo na média da categoria
Vermelho - Atributo abaixo na média da categoria

E não é bem "média". Imagine que uma amostra total seja 100%. O verde indica atributos acima de 80%, o vermelho abaixo de 20% e o amarelo o intermediário.

Com isso fica bem mais visível enxergar pontos fracos e fortes de um mesmo jogador.

5. Tá... mas tem vez que eu digito 12 e fica amarelo, tem vez que fica verde, tem vez que fica vermelho. É bug?
Os pontos fortes e fracos, vamos colocar assim, dependem de cada jogador. Para um jogador mais fraco, de um time de terceira ou quarta divisão um atributo 12 pode ser excelente, enquanto para um jogador de classe mundial, este mesmo valor indique um ponto fraco ou médio.

6. E estes números embaixo?

183 - É a soma de todos os atributos técnicos
13,1 - É a média dos atributos técnicos
65,4% - É a porcentagem do total de atributos técnicos possíveis, ou seja, o máximo seria 14 x 20 = 280, e temos 183, portanto 65,4%

7. E por que alguns atributos estão formatados com um azul claro enquanto a caixa dos outros é branca?
Estes atributos são especiais. Eles são 5:

Arremessos Longos / Cobrança de Pênalti / Escanteio / Tiros Livres / Liderança (Está nos Atributos Psicológicos)

São especiais pois não estão ligados a nenhuma posição específica dentro de campo, ao mesmo tempo que são desejáveis a todos os tipos de posição. Cobrar faltas por exemplo, é desejável seja o cara um zagueiro, atacante, meia ou eventualmente até goleiro.

Estes atributos, por serem especiais possuem valor absoluto. Serão vermelhos se abaixo de 4, amarelos entre 5 e 15, e verdes acima de 15.

8. Entendi. Na parte das posições o que significa DF, AP, AT ou AUTO?

DF - Defender
AP - Apoiar
AT - Atacar
Auto - Automático

9. O que significa o "X" ao lado de cada posição?
Imagem O Football Manager não trata apenas da posição de cada jogador em campo. Como posição podemos considerar por exemplo, Zagueiros, Atacantes, Meias, enfim, a posição que cada jogador irá ocupar em campo. Mas para cada posição, existe o que o Football Manager trata como Função. Não basta "dizer" que o jogador é atacante. Tem que mencionar que tipo de atacante é. Centroavante? Recuado? Oportunista? E cada função tem atributos chaves, derivado das necessidades do jogador em executar tal função. Se um jogador possui uma função mais fixa por exemplo, Velocidade e Aceleração não são atributos importantes. Para outras funções podem ser vitais. 10. E quem determina estes atributos chave?
Vem pré-configurado no jogo. Basta prestar atenção. Na tela do jogador no painel de atributos você pode destacar os atributos chaves de cada função. A planilha é apenas uma ferramenta de análise. As posições e funções vem configuradas pelo jogo.

11. Tá... preenchi tudo, mas não entendi nada dos resultados que apareceram. O que significam?
Imagem Total de Atributos = 428
É o total de atributos que o jogador tem somados.

Gráfico
Indica em que área o jogador é mais forte. Se é mais Técnico, Físico ou Psicológico.

Simples
O total é a soma dos atributos levando em conta apenas os atributos chaves para aquela função. A média, é a média simples destes atributos. E a porcentagem, leva em conta o máximo de atributos possíveis para aquela posição.

FP - Fator de ponderação Na primeira planilha criada em 2013, detectamos um problema. Cabeceio por exemplo, é um atributo importante tanto para zagueiros quanto para atacantes. Desarme, outro exemplo, aparece para zagueiros e volantes mas também para o atacante defensivo. Então a planilha muitas vezes indicava um jogador de ataque para defesa e vice-versa por terem atributos até certo ponto semelhantes. Com o fator de ponderação isso acabou. Pois ele leva em conta o quanto um determinado atributo é realmente importante para cada posição através de pesos. O desarme tem um peso muito maior para um zagueiro que para um atacante. Assim como finalização tem um peso maior para o atacante que para o meia central, ainda que há meias centrais que tenham este atributo como chave. Então é como se o Fator de Ponderação desse uma corrigida no resultado. Ponderada
Mesmo conceito da Simples, porém levando-se em conta o FP.

Estrela ao lado do número
Estrela totalmente preenchida indica que um jogador é apto para aquela posição. Pode ser apto para mais que uma. Se estiver metade preenchida é que talvez ele tenha sucesso naquela posição. E estrela vazia indica que o jogador provavelmente não terá sucesso nestas posições, há posições mais interessantes para escalá-lo.

É importante mencionar que a planilha não leva em conta a posição natural do jogador. Dentro do conceito de que o jogador irá render melhor na posição em que lhe é natural algumas posições terão preferências a outras. Nada o impede de após a interpretação dos dados, treinar o jogador em uma nova posição.

Perceba que não há resultado correto. A planilha fornece os dados. A análise em última instância é do treinador.

39.1% aparece em azul
Todos os dados terão classificação através das estrelas. Porém o maior deles será indicado desta maneira.

Avaliação - 7,9 Uma nota de 0 a 10 atribuída ao jogador. Leva em conta todos os atributos característicos, sendo que, alguns atributos são mais importantes que outros. O atributo passe por exemplo é chave em mais de 60 funções. E há atributos que aparecem menos. Este valor é absoluto. Leva em consideração apenas os atributos listados. Outros fatores como idade, capacidade potencial, etc, tem que ser analisados fora deste contexto. É uma outra maneira de apresentar a Capacidade Atual do jogador. 12. Qual o código da Planilha para desbloqueio?
SpoilerShow
Imagem
Demais perguntas:
O espaço está aberto para mais perguntas sobre a utilização e interpretação dos resultados. Poste sua dúvida e iremos acrescentando as mais relevantes às anteriores.

Boa diversão!


Avatar do usuário
Breno S.
Membro
Membro
Mensagens: 3840
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 09:06
Time: Vasco
Steam: Breno
Localização: São Gonçalo, RJ
Contato:

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Breno S. » Dom Mar 01, 2015 11:42

Caralho, muito bom!
Vou usar na Liga FMB huahueeauheauheauhae

Parabéns pelo trabalho, Marinho!
Avatar do usuário
Okacelo
Membro
Membro
Mensagens: 2200
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 11:18
Time: Parmera
Status: OK

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Okacelo » Dom Mar 01, 2015 12:20

Cara como eu amo essas planilhas do Marinho, eu uma vez fiz um filtro com ela para o FM
ImagemImagem
Avatar do usuário
L. Campos
Membro
Membro
Mensagens: 1103
Registrado em: Seg Nov 04, 2013 22:34
Time: Corinthians
Steam: L. Campos
Time na LFM: SY

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por L. Campos » Dom Mar 01, 2015 13:18

Ótimo trabalho, Marinho!
Avatar do usuário
nainoco
Membro
Membro
Mensagens: 679
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 23:36
Time: Santos
Status: OK
Steam: ninoks

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por nainoco » Dom Mar 01, 2015 14:08

Ja pensou em disponibilizar pra SI essa planilha?
Imagem
Avatar do usuário
Tango
Admin LFM
Admin LFM
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 12:58
Time: Grêmio
Status: ACOBOU A PAZ
Steam: marcovandalize
Localização: Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Tango » Dom Mar 01, 2015 15:00

DO CARALHO, Marinho! Bora divulgar essa obra
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Marinho » Dom Mar 01, 2015 16:42

Breno S. escreveu:Caralho, muito bom!
Vou usar na Liga FMB huahueeauheauheauhae

Parabéns pelo trabalho, Marinho!
L. Campos escreveu:Ótimo trabalho, Marinho!
Marco van Tango escreveu:DO CARALHO, Marinho! Bora divulgar essa obra
Valeu galera! Agradeço a moral!
Okacelo escreveu:Cara como eu amo essas planilhas do Marinho, eu uma vez fiz um filtro com ela para o FM
Okacelo, eu mesmo penso em fazer dois tipos de filtro. Por função, tu marca exatamente o que precisa para um jogador daquela função. Seria o tipo de filtro específico.

E por posição. Com os atributos mais importantes para uma posição em geral. Por exemplo, para Defensor com bola o atributo técnica é importante. Mas não é tão relevante para zagueiros em geral. Já desarme é importante para todo e qualquer zagueiro.

Quando tiver coragem, devo montar algo neste esquema.
nainoco escreveu:Ja pensou em disponibilizar pra SI essa planilha?
Nunca. Não sou frequentante do fórum de lá e para isso ia precisar traduzir pro Inglês também.

Seria show, ampliaria horizontes, vamos ver se nesta versão...

;)
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por matheusp » Dom Mar 01, 2015 18:34

Muito bom Marinho, excelente trabalho, nunca tinha utilizado e porra, é fenomenal! Ainda to começando a entender melhor como é a planilha, mas achei um puta projeto, facilita muito as coisas.

Meus parabéns! Mais um projeto com selo FMB de qualidade!
Imagem
Avatar do usuário
Tango
Admin LFM
Admin LFM
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 12:58
Time: Grêmio
Status: ACOBOU A PAZ
Steam: marcovandalize
Localização: Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Tango » Dom Mar 01, 2015 18:50

Se precisar de ajuda com QUALQUER coisa pra expandir esse projeto, estamos aí.

Se for algo que eu não sei, bem, não há nada que eu não faça com perfeição quando bem me ensinam huauhahuahuuha
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Marinho » Seg Mar 02, 2015 08:46

matheusp escreveu:Muito bom Marinho, excelente trabalho, nunca tinha utilizado e porra, é fenomenal! Ainda to começando a entender melhor como é a planilha, mas achei um puta projeto, facilita muito as coisas.

Meus parabéns! Mais um projeto com selo FMB de qualidade!
Valeu brother!
Marco van Tango escreveu:Se precisar de ajuda com QUALQUER coisa pra expandir esse projeto, estamos aí.

Se for algo que eu não sei, bem, não há nada que eu não faça com perfeição quando bem me ensinam huauhahuahuuha
Marcão,

Acho que o primeiro passo é espalhar nos fóruns de língua portuguesa. Depois vamos traduzi para o inglês e tacar pau.

A planilha em si para traduzir para o Inglês é uma baba. Em 30 minutos traduz.

Maior problema é elaborar um manual...

Mas acho que neste ano sai.

;)
Avatar do usuário
Ricardo
Admin
Admin
Mensagens: 1833
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 16:41
Time: SPFC
Status: Contagem Regressiva
Steam: trolie
Time na LFM: Molotov
Localização: São Paulo, SP - Brasil
Contato:

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Ricardo » Seg Mar 02, 2015 09:23

Muito bem Marinho!
Sempre de parabéns por essa iniciativa!

Sugiro essa planilha para todos, iniciantes ou experientes.
De fato ajuda MUITO!
Imagem
"Dentre os grandes, és o primeiro"
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por MaxAveiro » Seg Mar 02, 2015 10:31

Sou fã incondicional desse trabalho. Parabens MESMO Marinho!
Altamente recomendado pra qualquer um!
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Breno S.
Membro
Membro
Mensagens: 3840
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 09:06
Time: Vasco
Steam: Breno
Localização: São Gonçalo, RJ
Contato:

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Breno S. » Seg Mar 02, 2015 14:00

Aqui não apareceu aquela estrelinha ao lado do melhor atributo, mas no resto tá muito bom!
Tô testando aqui.
Avatar do usuário
Tango
Admin LFM
Admin LFM
Mensagens: 3212
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 12:58
Time: Grêmio
Status: ACOBOU A PAZ
Steam: marcovandalize
Localização: Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Tango » Seg Mar 02, 2015 14:01

Breno S. escreveu:Aqui não apareceu aquela estrelinha ao lado do melhor atributo, mas no resto tá muito bom!
Tô testando aqui.
não é do melhor atributo, seu burrão

é do lado da melhor função ahuahuhuauha
Avatar do usuário
Breno S.
Membro
Membro
Mensagens: 3840
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 09:06
Time: Vasco
Steam: Breno
Localização: São Gonçalo, RJ
Contato:

Re: [FM15] Planilha de Posições e Atributos

Mensagem por Breno S. » Seg Mar 02, 2015 14:06

Marco van Tango escreveu:
Breno S. escreveu:Aqui não apareceu aquela estrelinha ao lado do melhor atributo, mas no resto tá muito bom!
Tô testando aqui.
não é do melhor atributo, seu burrão

é do lado da melhor função ahuahuhuauha
Eu quis dizer função, mas saiu atributo sahuashusahusa
Responder

Voltar para “Downloads”