[FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Espaço destinado aos membros que gostam de mexer no editor e aos que gostariam de aprender!
JeffVascaino
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 14:55
Time: Club de Regatas Vasco da Gama
Status: OK

[FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por JeffVascaino » Sáb Nov 29, 2014 16:35

Fala, galera... Tudo bem?

Sou novo no fórum, este é basicamente meu primeiro post - além da apresentação, e cá estou na seção do Editor.

Uma das principais diferenças que percebi do FM 15 pros mais antigos é o Editor Oficial. Está muito mais completo, dá muito mais possibilidades pra nós. Sempre gostei de me aventurar, vez ou outra fiz updates pras versões mais antigas, mas nada muito complexo.

Percebendo as possibilidades que o Editor dá, pensei em por em prática uma ideia de campeonato que eu já vinha desenvolvendo há algum tempo.

Não sei se o Editor promove recursos suficientes para colocar exatamente este modelo de campeonato em funcionamento, mas vou compartilhar a ideia aqui com vocês, e quem for mais experiente e souber mexer bem com o Editor pode me dar uma luz sobre ser possível fazer e como fazer. Se gostarem da ideia e quiserem abraçá-la, me ajudando a montar ou dando sugestões de como ficar ainda melhor, ficaria imensamente grato.

Bom, pensei o campeonato baseado no Brasil. Não sei até que ponto seria melhor ou pior que o simples sistema de 20PC (20 clubes, Pontos Corridos), mas sem dúvidas seria bem diferente. A ideia é apenas para a 1ª Divisão; todas as demais manter-se-iam da mesma forma, sem qualquer alteração.

Brasileirão Série A

Número de Clubes - 24
Acesso - 0
Rebaixamento - 4
Formato - Grupos + Liga + Mata-Mata
Prêmios, Janelas de Transferência, etc... Seria mantido tudo igual é atualmente. As alterações seriam principalmente - pra não dizer apenas - na estrutura da 1ª Divisão do Brasileirão.

Se você leu até aqui e ficou entusiasmado, empolgado, curioso, ou apenas quer ver que besteira que eu estou pensando, no próximo comentário eu explico como essa loucura funcionaria!


Imagem
Clique no Banner acima e veja o América de Cali renascer!
JeffVascaino
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 14:55
Time: Club de Regatas Vasco da Gama
Status: OK

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por JeffVascaino » Sáb Nov 29, 2014 16:38

Como funcionaria:

O campeonato teria 24 Clubes divididos em 6 grupos de 4 Clubes cada.

A fase de Grupos seria normal, como qualquer campeonato, em dois turnos, Ida e Volta, totalizando 6 Rodadas.

Terminadas as 6 rodadas, os dois primeiros colocados de cada grupo iriam para o Segmento A, e os dois últimos, para o Segmento B.

Cada Segmento, portanto, teria 12 Clubes (2 de cada um dos 6 Grupos).

Cada Segmento funcionaria como uma Liga em Pontos Corridos, dois turnos, totalizando 22 Rodadas


Ao total, teríamos 28 Rodadas (o Campeonato atual possui 38 Rodadas).

Ao final dessas 22 Rodadas, os 4 primeiros colocados do Segmento A se classificariam pra Libertadores. Os outros 8, se classificariam pra Sulamericana.

Ao final dessas 22 Rodadas, os 8 primeiros colocados do Segmento B garantem a manutenção na 1ª Divisão. Os 4 últimos são rebaixados.

Os 4 primeiros colocados do Segmento A iriam para um último Mata-Mata, onde o Primeiro enfrentaria o Quarto, o Segundo enfrentaria o Terceiro, em jogos de Ida e Volta, e os vencedores se enfrentariam em Jogo Único, a ser disputado na casa do Clube que teve melhor desempenho na fase anterior. O Vencedor do confronto seria o Campeão do Brasileirão. Essa fase totalizaria 3 Rodadas.

Resumindo, todos os clubes jogarão um mínimo de 28 Rodadas, sendo que dois (os semifinalistas eliminados) jogariam 30, e dois (os finalistas) jogariam 31 rodadas. Desconsiderando os Mata-Mata, teríamos 10 rodadas a menos que o atual Brasileirão, o que iria ao encontro das reivindicações do Bom Senso FC.

Além disso, as classificações para Libertadores e Sulamericana seriam justas, sem qualquer contestação. E seria o mesmo esquema da Europa, nos grandes campeonatos, onde uma parte vai pra Champions e outra pra Europa League (e como era antigamente no Brasil).
sil
Quanto à Copa do Brasil, a classificação seria pelos Estaduais, como é atualmente, e acabaria com essa do Clube disputar ou a Sulamericana ou a Copa do Brasil.

Existiria a Supercopa do Brasil, que definiria o encerramento da temporada em nível nacional, com a disputa entre o Vencedor do Brasileirão e o Vencedor da Copa do Brasil.

Então, basicamente, um clube brasileiro disputaria um máximo de 6 competições: Estadual, Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Libertadores/Sulamericana, Mundial de Clubes. E um mínimo de duas competições: Estadual (alguma divisão) e Brasileiro (alguma divisão). Os demais torneios dependem de classificação através dos anteriores.

Com 10 rodadas a menos, o calendário ficaria bem menos apertado. Coisas como Janela de Transferência, etc... não seriam alteradas.

Enfim, teria que ser melhor estudado, isso é um esboço de ideia, e talvez ninguém goste, mas eu acho realmente que daria uma cara diferente pro cenário brasileiro. Não adianta querer colocar o padrão do futebol brasileiro como o europeu, pois nenhum país tem estadual como temos aqui, e não tem cabimento simplesmente acabar com a disputa do estadual. Então nada mais coerente que encurtar o Brasileiro. Mas simplesmente criar um Mata-Mata não seria a solução, pois já temos a Copa do Brasil. O ideal, no meu ver, seria algo nesse esquema!

Uma das vantagens é que o campeonato teria 24 Clubes, 4 a mais que o habitual, e ainda assim, menos rodadas. Tudo bem que alguns clubes não se enfrentariam, mas de certo modo isso não é um problema, desde que a distribuição desses clubes pelos grupos fosse adequada.

Como seria essa distribuição: Baseada na temporada anterior! Os 12 Clubes do Segmento A se distribuiriam pelos 6 grupos, aleatoriamente, de modo que cada Grupo ficasse com 2 Clubes. Os 6 primeiros colocados do Segmento B, a mesma coisa, chegando a um total de 3 Clubes por Grupo. Os dois que não caíram do Segmento B com os 4 que subiram da 2ª Divisão completariam os Grupos, finalmente com 4 Clubes. Pra primeira temporada, isso seria aleatório. Caso o Jogo não permita essa distribuição, seria aleatório todos os anos, mas assim eu acho que ficaria melhor, mais equilibrado.

A principal vantagem de ter 24 clubes é que, pro primeiro ano, ou seja, 2015, o Campeonato seria disputado pelos 20 que estão na Serie A mais os 4 que subiram da Série B (Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí), ou seja, fica fácil de montar.

É basicamente isso... Eu mesmo escrevi num impulso, não parei pra pensar em furos ou impossibilidades, nem mesmo nas conexões com outras competições. É um escopo da ideia, mas gostaria de evoluir isso!

Abraços!
Imagem
Clique no Banner acima e veja o América de Cali renascer!
Avatar do usuário
vpenteado
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Jul 11, 2013 21:52
Time: São Paulo FC
Status: Dentre os grandes, és o primeiro!
Steam: victorpenteado.ss
Localização: São Paulo

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por vpenteado » Sáb Nov 29, 2014 17:46

Não ficaria muito legal um grupo que "não serve pra nada" a não ser brigar para não cair.

Ainda por cima não seria algo tão justo, pois grandes times ficariam de fora do Segmento B por caírem em um grupo difícil e clubes ruins poderiam se classificar para a sulamericana pela sorte que tiveram de cair num grupo ruim.

O destino dos clubes ficaria muito refém dos grupos em que eles caíram.
Imagem
Avatar do usuário
Lucas Batista
Membro
Membro
Mensagens: 340
Registrado em: Seg Nov 17, 2014 15:56
Time: Crac-Go
Status: OK
Steam: Mitsugas
Time na LFM: Scotland Yard

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por Lucas Batista » Sáb Nov 29, 2014 17:59

Eu não sei mexer no editor, mas ainda sonho com um update qe coloque o brasileirao nos moldes da premier league com inumeras divisoes e que acabe com os estaduais, copa do brasil igual fa cup e a libertadores igual a champions.. tudo em um so... seria top..

Quanto esse ai, nao curti pelo msm motivo acima
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por liperocha92 » Sáb Nov 29, 2014 18:14

A ideia é legal.

Mas eu curtiria mais 1 turno único com os 24 times, classificando os 8 primeiros para o mata-mata, que seriam no modelo de ida e volta ou melhor de 3, ate a final.
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
JeffVascaino
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: Sáb Nov 29, 2014 14:55
Time: Club de Regatas Vasco da Gama
Status: OK

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por JeffVascaino » Sáb Nov 29, 2014 18:24

vpenteado escreveu:Não ficaria muito legal um grupo que "não serve pra nada" a não ser brigar para não cair.

Ainda por cima não seria algo tão justo, pois grandes times ficariam de fora do Segmento B por caírem em um grupo difícil e clubes ruins poderiam se classificar para a sulamericana pela sorte que tiveram de cair num grupo ruim.

O destino dos clubes ficaria muito refém dos grupos em que eles caíram.
Então... Mas na vida real acontece de clubes "ruins" se classificarem e clubes grandes não. Futebol é isso, um pouco de sorte e um pouco de competência. Vou te dar três exemplos de situações inusitadas em 2014.

Primeira: A Chapecoense se livrou do rebaixamento, enquanto temos o Botafogo rebaixado e o Palmeiras lutando pra não cair. Isso quer dizer que, independente de pegar um grupo fácil ou de estar nos pontos corridos, um Clube "grande" pode se dar mal e um "ruim" pode se dar bem. Tem a ver com competência e sorte.

Segunda: O Cruzeiro foi campeão do Brasileirão de 2014. Neste ano, 2014, o Atlético MG participou do mesmo campeonato. Curiosamente, o Cruzeiro - que foi o "melhor" time do Brasileirão de 2014, não foi capaz de vencer o Atlético MG nenhuma vez sequer em 2014. Não é contraditório que o melhor time do campeonato tenha sido incapaz de vencer uma vez sequer um time que participou do mesmo campeonato naquele ano? Não estou dizendo que é injusto, o Cruzeiro realmente foi o melhor do Brasileirão de 2014, mas que é inusitado, é. Se não me falha a memória, o Cruzeiro perdeu nos dois turnos pro Corinthians também. Teoricamente, o Corinthians é melhor que o Cruzeiro... Mas o Cruzeiro foi o Campeão! E aí? Isso mostra que, talvez, os Pontos Corridos não sejam lá tão perfeitos assim.

Terceira: Venhamos e convenhamos, depois de ver o que aconteceu no Grupo de Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica da Copa do Mundo de 2014, acho que não podemos falar mais nada quando o assunto é Fase de Grupos. Se tivesse que apostar no escuro, certamente apostaria em Itália e Inglaterra. No máximo, daria uma chance pra Uruguai. Jamais apostaria em Costa Rica. E a Costa Rica mostrou pra todo mundo que Futebol é 11 contra 11.

Diante desses 3 fatos inusitados que aconteceram em 2014, não dá pra simplesmente descreditar uma disputa por grupos. Além do mais, se a distribuição não for aleatória, mas como eu falei no post explicativo, acaba qualquer injustiça, pois os grupos serão o mais equilibrados possível.

Uma coisa que me incomoda é ver 20 Clubes disputando 4 vagas pra Libertadores onde claramente pelo menos metade desses clubes são meros figurantes. Desse modo, a gente limita a disputa aos que realmente vão brigar.

E o máximo de questionamento que pode surgir é "Poxa, mas quem te garante que, se fosse em pontos corridos, o 3º colocado do Grupo A não ficaria na frente do 2º Colocado do Grupo D, o que faz essa divisão entre Segmento A e Segmento B completamente sem sentido". De fato, tal questionamento tem certo fundamento. Mas esse é um problema que assola qualquer competição com Fase de Grupos. Numa Copa do Mundo, numa Libertadores ou mesmo numa Champions, vemos equipes não tão qualificadas passarem de fase em grupos mais fracos, e equipes muito qualificadas serem eliminadas em grupos mais fortes. Isso não seria exclusividade do "meu" campeonato, mas sim uma constante entre todos os campeonatos com Fase de Grupo. A questão é que todo formato tem seus problemas, seja Grupo, seja Liga. A minha ideia foi justamente unir Grupo e Liga, na intenção que os problemas se anulem, e consigamos uma disputa mais justa. E por fim, o Mata-Mata pra dar emoção e anular qualquer injustiça em confronto direto (como houve entre Cruzeiro e Atlético MG, onde o campeão não venceu o rival no ano).

Unindo os 3 formatos num campeonato só, todos sairiam satisfeitos, todos teriam oportunidades e não haveriam injustiças.

Essa foi a base da minha ideia.

Mas estou aberto a sugestões. Nem sei na verdade se daria pra colocar esse formato em prática no FM.

Por isso postei aqui, então, vocês que discordaram, teriam alguma sugestão pra "melhorar" o modelo?
Imagem
Clique no Banner acima e veja o América de Cali renascer!
alanksf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 13, 2014 10:56
Time: Vitória
Status: OK

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por alanksf » Ter Dez 16, 2014 14:43

Amigo, vi sua proposta. Vc focou bem no Brasileiro para reduzir o número de jogos.
Eu to pensando em fazer algo baseado no bom senso e tb fazendo alterações na Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil.

Libertadores
Sai times do México. Brasil e Argentina com 4 times com vagas diretas. Uruguai e Paraguai com 3 vagas diretas (hoje só possuem 2). Os demais com 2 vagas diretas. Cada um dos 10 países terá um representante na pré Libertadores (serão apenas 5 confrontos e não 6). Os perdedores da Pré-lLibertadores vão para a Sulamericana. Os times que terminarem em terceiro na fase de grupos vão a fase mata-mata da Copa Sulamericana (igual a UCL para Liga Europa). A segunda fase é mata-mata igual a atual Libertadores.

Sulamericana
Vem para o 1º semestre. Será em fase de grupos, sendo que na 1ª fase serão 48 times em 12 grupos de 4 times, classificando 2 de cada grupo. Na 2ª fase, mata-mata, serão 24 classificados da 1ª fase, mais 8 times (3º dos grupos da 1ª fase da Libertadores). Os times que cairem na pré Libertadores entrarão na fase grupos da Sulamericana. As vagas da fase de grupos será assim: Perdedores da Pré-Libertadores - 5 vagas, Brasil - 6 vagas, Argentina - 5 vagas e os demais países com 4 vagas, totalizando 48 times.

Campeonato Brasileiro (baseado no Bom senso)
Campeonato não tem rodada em datas FIFA.
Série A
20 times. 4 caem. Começando em fevereiro, parando em junho e julho e terminando no inicio de dezembro. OS 4 primeiros garantem vaga na Libertadores e as outras 2 vagas são para a Sulamericana.
Serie B
20 times.4 sobem e 4 caem. Começando em fevereiro, parando em junho e julho e terminando no inicio de dezembro.
Série C (20 da série C de 2014 mais os 16 que passaram para a 2ª fase da série D de 2014).
36 times, divididos em 2 grupos de 18 times. Sobem 2 e caem 6 de cada grupo. Os campeões de grupo fazem a final da série C. Começando em fevereiro, parando em junho e julho e terminando em novembro.
Série D
240 times, divididos em 24 grupos de 10 times. Classificam 2 de cada grupo. Depois mata-mata. Os vencedores da 3ª fase subirão para a série C. Depois serão formados 4 grupos de 3 times apenas ida, passando apenas o campeão. Aí vem semi-final e final em jogo único.

Copa do Brasil
1ª fase
80 times na 1ª fase (mesma forma do atual campeonato)
5-SP, 5-RJ, 4-MG, 4-RS, 4-PR, 3-SC, 3-GO, 3-PE, 3-BA, 3-CE, 3-RN, 3-PA, 3-AL, 3-MT, 2-DF, 2-PB, 2-MA, 2-AM, 2-AC, 2-SE, 2-MS, 2-PI, 1-ES, 1-TO, 1-AP, 1-RO, 1-RR + 10 do ranking da CBF
2ª fase
40 times vencedores da 1ª fase
3ª fase
6 times da Libertadores + 6 da Sulamericana + 20 times vencedores da 3ª fase e mata-mata normal como é hoje.
alanksf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 13, 2014 10:56
Time: Vitória
Status: OK

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por alanksf » Ter Dez 16, 2014 18:47

Continuando...

Campeonatos regionais.
Disputados pelos times que não estão na Libertadores. Serão nas mesmas datas que tem disputa de jogo da Libertadores. Cada regional terá no máximo 12 rodadas. Serão disputados de fevereiro a maio. O campeão de cada regional garante vaga na Copa Sulamericana do ano seguinte.

Copa Nordeste (9 estados)
32 times: 5-BA, 5-PE, 4-CE, 3-SE, 3-AL, 3-PB, 3-PI, 3-MA, 3-RN.

Copa Sul-Minas (4 estados)
16 times: 4-RS, 4-SC, 4-MG, 4-PR

Copa Rio-SP (2 estados)
16 times: 9-SP, 7-RJ

Copa Verde (12 estados)
32 times: 2-RR, 2-RO, 2-AP, 2-TO, 2-ES, 2-MS, 3-AC, 3-AM, 3-DF, 3-MT, 4-PA, 4-GO

Estaduais
Disputado apenas com times sem divisão em fins de semana de fevereiro a maio. Os melhores irão para a Copa Estadual. Um grupo maior irá também para o Brasileiro série D, disputado entre Agosto e Novembro. O campeão estadual garante vaga na Copa do Brasil e ou regional do ano posterior. Assim, o estadual teria uma maior importancia e não s a classificação para a Copa Estadual.

Copa Estadual
Disputado em no máximo 8 rodadas entre junho e julho, seria o principal torneio estadual. OS times da série A, B e C, já pré-classificados, além dos classificados pelo estadual disputam o titulo. Os melhores garantem vaga na Copa do Brasil e também regional do ano posterior.

SuperCopa do Brasil.
Título disputado entre os campeões da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em fevereiro, nas mesmas datas da pré-Libertadores.
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por liperocha92 » Ter Dez 16, 2014 21:51

Alan, o editor limita o numero de equipes numa divisão em 200,times, se eu não me engano.
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
alanksf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 13, 2014 10:56
Time: Vitória
Status: OK

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por alanksf » Qua Dez 17, 2014 11:24

Lipe, muito obrigado pelas dicas. Eu não tenho o jogo ainda. Estou esperando baixar o preço. Pelo que vi, amanhã começará a promoção de Natal da Steam.
Terei que alterar a fórmula da série D então para 200 times.
Espero que eu consiga colocar essa fórmula para rodar. No 2013 as competições não podem ser modificadas, então não sei como fazer. TEntarei fazer na prática.
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por liperocha92 » Qua Dez 17, 2014 12:23

Alan, pra mexer nisso, você tem de criar um novo Brasil, em cima do real. Eu comecei a fazer uma database, mas estou esbarrando no meu pouco conhecimento do editor, mas espero poder conseguir terminar ela. A database consiste no seguinte:

Brasileirão Série A

- 24 clubes
- 4 rebaixados
- 1 turno
- 8 melhores fazem quartas de final

Brasileirão Série B

- 24 clubes
- 4 promovidos e 4 rebaixados
- 1 turno
- 8 primeiros fazem as quartas de final

Brasileirão Série C

- 20 clubes
- Formato real

Brasileirão Série D

- 40 clubes
- Sobem 4 e 8 rebaixados

Divisões Regionais

- Divisões regionalizadas
- 8 promovidos

A ideia consiste em voltar com o brasileirão mata-mata, juntando com a ideia do Bom Senso FC. Acabaria com os estaduais, dando aos times pequenos as divisões regionais a Copa do Brasil calendário o ano todo. Por falar na Copa do Brasil, abrangeria todos os clubes jogáveis brasileiros e duraria a temporada inteira.

Teríamos um calendário com menos jogos e com espaçamento entre eles maior, além de uma pré-temporada maior, com o campeonato sendo realizado de Março a Dezembro, sendo fevereiro e uma parte de janeiro como pré-temporada.

É mais ou menos isso que eu quero fazer, espero conseguir pôr em prática.
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
alanksf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 13, 2014 10:56
Time: Vitória
Status: OK

Re: [FM 15] Ideia de Campeonato pro Brasil

Mensagem por alanksf » Dom Dez 21, 2014 12:57

Caramba, pelo que andei lendo é muito complicado fazer essas mudanças. Eu gosto de mexer com lógica, mas pelo visto é uma questão do jogo mesmo. Vai ser complicado. E nada de jogo baixar preço. Tenso!
Responder

Voltar para “Editor Oficial”