Ideia de Reformulação do Futebol Brasileiro

Espaço destinado aos membros que gostam de mexer no editor e aos que gostariam de aprender!
Avatar do usuário
jeff
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qui Ago 08, 2013 18:33
Time: Vasco da Gama
Status: OK

Ideia de Reformulação do Futebol Brasileiro

Mensagem por jeff » Sex Jun 24, 2016 13:05

Amigos, há duas coisas super necessárias para se fazer uma edição no FM, e a primeira delas eu tenho. A segunda, não. Vontade e conhecimento. Com muita vontade, eu comecei a analisar a estrutura do futebol brasileiro e internacional (sobretudo europeu) e de certa forma acho que uma reformulação é extremamente necessária. Até aí, senso comum, todos pedem uma reformulação... Mas como? É aí que eu quero chegar.

Uma máxima da vida é que os Diferentes devem ser diferenciados e tratados diferentemente à medida em que se diferenciam. Logo, não faz sentido esperar que o futebol em um país com o tamanho e população do Brasil seja estabelecido nos mesmos moldes de como é feito em um país como.... Portugal, pra citar nossa pátria-mãe.

A geografia nos ensina que o Brasil é um país com Dimensões Continentais, e que estados como o Amazonas são muito maiores que a maioria dos países, e estados como São Paulo tem PIB e População muito maiores que muitos países do mundo. Esse é o ponto em que eu queria chegar. Se o Brasil tem dimensões continentais e seus estados tem dimensões Nacionais, e a cultura do Campeonato estadual é tão forte no Brasil, por que tratar o Brasil como país e cada estado como estado? A reformulação proposta é a seguinte, e mais abaixo eu dou os motivos:

Seriam disputados, por temporada, os seguintes campeonatos:

Campeonato Brasileiro Módulo A (Nos moldes da UEFA Champions League)
Campeonato Brasileiro Módulo B (Nos moldes da UEFA Europa League)
Supercopa Brasil (Nos moldes da Supercopa da UEFA)
Campeonatos Estaduais (Nos moldes das Ligas Nacionais Europeias)
Copa do Brasil (Nos moldes atuais, com calendário atualizado)

A ideia é adaptar o Futebol Brasileiro ao Europeu, a começar pelo Calendário, que correria de Agosto a Junho, e não mais de Fevereiro a Dezembro, mas sem necessariamente fazer como faz a Europa. É fazer do Brasil uma Europa.

A maioria dos estaduais já tem 20 ou quase 20 clubes. Pois que coloquem ele pra jogar Pontos Corridos em 2 turnos ao longo de toda a temporada, como se um campeonato nacional fosse, e a depender da sua classificação (e da reputação de seu campeonato), os primeiros colocados irão se classificando para o Módulo A ou Módulo B do Brasileirão.

O Brasil é grande demais e tem clube demais para ter apenas 20 Clubes no escalão principal, e desvaloriza muito o campeonato ver um clube como Corinthians, Vasco, Atlético MG, etc... disputando uma segunda divisão. A ideia é que o Brasileirão acabe com a ideia de rebaixamento e promoção. Isso desvaloriza a competição. A ideia é fazer o contrário, é fazer com que o Brasileirão se valorize ainda mais. Fazer com que ele seja tão valorizado que você precisa se classificar pra disputar ele.

Os Estaduais funcionam como as ligas. Uma, duas ou mais divisões, 20 times, turno e returno, 4 últimos rebaixados (se mais de uma divisão), e os primeiros lugares a depender da reputação do Estadual (critério seria Estados com mais Títulos Brasileiros tendo prioridade), vão se clássificando pro Brasileiro.

Não faz sentido o Rio de Janeiro ter as mesmas vagas que o Amapá, por exemplo. Teria a ideia de Fase preliminar, exatamente como acontece lá. Mas a ideia é que todos os estados tenham pelo menos 1 clube dentro do Módulo A, seja direto na fase de grupos, seja na fase preliminar.

Exemplo: No Campeonato Paulista, os 3 primeiros vão direto pra Fase de Grupos do Módulo A, o 4 vai pra fase preliminar, os 5, 6 e 7 vão direto pra Fase de Grupos do Módulo B, e o 8 vai pra fase preliminar. O Paulistão seria exatamente como a La Liga, por exemplo.

Eu escrevi muito, mas em resumo: Pensar os Estaduais como Nacionais e o Nacional como Europeu. Acabar com rebaixamento e promoção e pensar em Classificação. Valoriza muito mais o campeonato.

Benefícios:

Valorização do Campeonato.

Mais clubes e menos jogos.

Evita desgaste das equipes (em vez de viajar quilômetros num campeonato de pontos corridos, esse campeonato é dentro do próprio estado.)

Adequação ao calendário europeu e janela de transferências europeia.

Resgate da emoção do Mata-Mata no campeonato nacional cuja classificação depende dos pontos corridos no estadual, ou seja, utilizando o melhor dos dois esquemas.

Valorização dos Clubes Pequenos, que estarão disputando um campeonato de 38 rodadas com os grandes e terão a oportunidade de disputar uma "Brazilian Champions League" se conseguirem se classificar nos pontos corridos, e para aqueles que não, mas que ainda assim forem muito bem, terão uma "Brazilian Europa League" nos mesmos moldes e supervalorizada (dando vaga ao Módulo A) para disputar.


Pontos negativos:

Os clubes grandes ficarão presos a um campeonato de 38 rodadas com os pequenos. É o único ponto ruim que eu vejo. Em contrapartida, se vocês analisarem, isso já acontece hoje no Brasil quando cai um clube grande ou quando sobe um pequeno. Na série A hoje há pelo menos 8 clubes que não são do escalão principal do futebol brasileiro. E se você analisar o futebol europeu, na espanha tem no máximo 6 clubes de expressão, na Alemanha apenas 3, na Itália os gigantes estão se apequenando, na Inglaterra um Leicester conseguiu ser campeão.....

Enfim, a minha ideia é essa. Criar a Champions League e a Europa League como dois principais escalões do Futebol Brasileiro e acabar com as 5 divisões e com a ideia de promoção e rebaixamento, trazendo o conceito de classificação. Tornar os Estaduais em Ligas de Pontos Corridos, essas sim com rebaixamento e promoção, pra que os clubes possam dentro de seu estado crescer e mostrar que são dígnos de disputar um campeonato de nível nacional.

Agora, como fazer isso? É aí que conto com vocês! Alguém se dispõe a me ensinar a fazer ou até a fazer junto comigo?

Um abraço!


Avatar do usuário
falqueto4991
Membro
Membro
Mensagens: 1090
Registrado em: Seg Jan 28, 2013 21:17
Time: Vasco da Gama
Status: O RESPEITO VOLTOU
Steam: barone4991
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ideia de Reformulação do Futebol Brasileiro

Mensagem por falqueto4991 » Sex Jun 24, 2016 21:50

Muito bacana sua ideia, mas fica uma pergunta: como ficaria Libertadores e Sul-Americana nessa história?
Imagem
Andre Honorato
Membro
Membro
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 22:43
Time: cruzeiro
Status: OK
Steam: honorato.gv

Re: Ideia de Reformulação do Futebol Brasileiro

Mensagem por Andre Honorato » Sáb Jun 25, 2016 09:00

cara, eu tenho quase um projeto desse, so que brasileirao sendo brasileirao e estadual sendo estadual mesmo
pq eu resolvi falar
pq mudaria somente o brasileirao
os estaduais ta pronto pra serem nacionais
teriamos problemas em alguns estaduais, que nao 9 times no maximo
poderiamos talvez unir alguns estaduais para ter times para primeira e segunda divisao

exemplo, a maioria dos estaduais tem 14 times e a segundas divisoes deles tem 20, alguns 14,12, isso depende do estado
o paulista dava pra fazer divisao demais, carioca, mineiro, mais eu resolvi excluir aquelees times que nao fariam tanta diferença assim

ao todo, o brasil tem 650 clubes em divisoes estaduais

agora uma coisa, como fazer pra jogar com qlqr time do estadual, sendo que e necessario estar em uma divisao nacional para ser selecionado??

os estaduais em vez de 20 clubes, poderia ter os 14 jogando em 3 turnos...como em alguns paises na europa, ou 18 em dois turnos, a ideia seria diminuir essa quantidade de jogos
Imagem
Avatar do usuário
Márcio Pereira
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Dez 24, 2013 18:34

Re: Ideia de Reformulação do Futebol Brasileiro

Mensagem por Márcio Pereira » Dom Jul 03, 2016 23:07

Acho a ideia MUITO boa. Já pensei em tentar algo assim mas infelizmente tenho pouco tempo pra mexer no editor. Repito a pergunta do amigo aí em cima, como ficariam a Libertadores e a Sulamericana?
Responder

Voltar para “Editor Oficial”