[FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

[FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Marinho » Seg Jun 10, 2013 07:38

[center]Meias Centrais: Quem é quem? Parte 1[/center]

[center]Imagem[/center]

[center][youtube]
[/youtube][/center]

[justify]
Este é um artigo da série - Planilhas Posições e Atributos.

Para fazer download das Planilhas clique aqui.

Para entender o funcionamento das planilhas e seus conceitos assista este vídeo.

Esta série foi elaborada tanto em vídeo quando através de análises escritas para que o jogador tenha o melhor do Football Manager da maneira que o desejar.

Outros Capítulos da Série:

Médios Defensivos
[/justify]

Meias Centrais - Parte 1

[justify]Algum filósofo do futebol já dizia: o jogo é ganho no meio de campo. E os adeptos desta filosofia provavelmente gostarão ainda mais deste capítulo desta série sobre posições e atributos. Os Meias Centrais não tem qualquer paradigma que os caracterize. Podem ser defensivos, ofensivos ou ambos. Eles não tem sequer um atributo que seja importante para todo e qualquer Meia Central. Portanto escalar uma função / tarefa ou outra pode e deve fazer toda a diferença e termos táticos em sua equipe.

Como você imagina o meio campo de sua equipe? A transição entre defesa e ataque? O local onde os gênios da bola, com toda sua critatividade vão utilizar para colocar os atacantes na cara do gol? O local onde os guerreiros do futebol irão recuperar a posse de bola perdida?

Independente do meio de campo dos seus sonhos, através do Football Manager tudo é possível de ser imaginado / executado. Mas é necessário que antes você compreenda as ordens que você mesmo dá aos seus jogadores em campo.

Que após esta análise você possa saber utilizar corretamente esta função em suas táticas, aprender quem é quem, e gerir seu time de acordo com estas informações.[/justify]

[justify]Atributos essenciais: não tem. As funções são tão diferentes entre si que os meias centrais não tem um único atributo comum.[/justify]

[justify]No intuito de categorizá-los e poder entender melhor suas características, separamos esta função em dois tipos de jogadores para facilitar a compreensão do leitor e tornar a série mas didática.

O primeiro grupo, que chamamos de Grupo A, é composto pelos Construtores de Jogo Recuados Defender e Apoiar, Construtores de Jogo Avançados Apoiar e Atacar e Médio Área-Área. Estas funções tem em comum entre si os seguintes atributos: passe, técnica e decisões.

O Grupo B, do qual vamos falar na parte I desta análise é composto por: Médios Centrais Defender, Apoiar e Atacar e Recuperadores de Bola Defender e Apoiar. Estas funções tem em comum entre si os seguintes atributos: determinação, índice de trabalho e trabalho de equipe.[/justify]

Possibilidades da Função - Grupo B:
- Médio Centro (Defender, Apoiar ou Atacar)
- Médio Recuperador de Bola (Defender ou Apoiar)

Meias Centrais - Grupo B: os operários

[justify]Eles podem não ter um repertório vasto de jogadas, podem não dar aquele toque refinado na bola, e nem fazem questão de serem os craques do time. Jogam sempre com muita determinação, com padrão tático e para a equipe. Não serão adeptos de um futebol mais vistoso ou expressivo, no entanto praticarão o esporte de forma muito eficiente e compensarão a falta de técnica com muita garra. Foram classificados como operários, porém com toda condecoração possível, imaginando que são trabalhadores que fazem o simples, mas que tornando o jogo simples, são capazes de vencê-lo e obter resultados sempre muito positivos.[/justify]

Médio Centro:

[justify]Da "classe operária" são os jogadores mais inteligentes (decisões) e de melhor saída de bola ao ataque (primeiro toque). Não são jogadores que se utilizam de dotes físicos para executar suas jogadas, deste modo, uma tática que envolva médios centro não exige treinamentos físicos excessivos ou constantes. Algumas funções de Médio Centro até poderiam fazer parte do Grupo A, não o fazem por não serem jogadores técnicos, ou seja, apesar de alguns atributos, principalmente em termos ofensivos serem favoráveis, não apresentam grande repertório de jogadas e aqui abrimos espaço para explicar melhor sobre o atributo técnica.
Técnica é um atributo primário que influencia em outros atributos que chamamos de secundários. Neste caso por exemplo, um jogador que tem o atributo passe (secundário) é um jogador que consegue passar a bola muito bem, mas se tiver este atributo associado à técnica (primário) isso influencia no repertório ou leque de jogadas que o jogador consegue executar. Para exemplificar, um jogador pode passar bem a bola, mas consegue tocar de calcanhar? De trivela? Dar um passe de mais de 10 m? Perceba que há diferentes tipos de passe que apenas o básico. O mesmo pode se atribuir a finalização. Há diferentes maneiras de chutar em gol. Quanto mais técnico um jogador é, mais craque. Mais opções ele tem de executar uma mesma jogada. E na função de médio centro não se aplica à técnica. É portanto uma função melhor executável. Mas pode não ser suficiente na busca por um jogo mais expressivo.
[/justify]
[justify]Médio Centro - Defender: Básico mas eficiente.

Atributo Chave: Cabeceamento

Trata-se de uma função prioritariamente defensiva, porém ainda distante dos Médios Defensivos tradicionais por contar com atributos como passe e primeiro toque. Pelo atributo cabeceamento a tendência seria comparar este tipo de Médio Centro com o Trinco, porém, tal atributo é a única semelhança entre os dois. O Médio Centro - Defender é claramente melhor jogador de equipe, e não se utiliza de quaisquer atributos físicos. Seria um parente mais próximo do Construtor de Jogo - Defender, com a diferença que este último é mais criativo, ou seja, o Médio Centro - Defender seria uma versão mais básica desta função, se é que podemos colocar desta maneira.

Quando utilizar?
Este tipo de jogador é bastante defensivo, mas deve ser obrigatoriamente utilizado caso a equipe não tenha médios defensivos (em linha). Ele fará então o papel de primeiro volante. Mas no caso de a equipe já ter um volante mais recuado, este jogador ou função pode atuar também como segundo volante no desejo de tornar a equipe mais reforçada defensivamente, pois há outros tipos de jogadores que tem melhor elevação em campo.

No entanto se a equipe já tiver dois médios defensivos, é quase um desperdício ofensivo colocar este tipo de jogador.[/justify]
[justify]
Médio Centro - Apoiar: Canhão certeiro

Atributo chave: Remate de Longe

Dos jogadores que ocupam a função de Médio Centro ainda esta é uma função bastante defensiva, porém mesmo que timidamente este jogador possui atributo para executar chutes a longa distância (remates de longe). Jogadores com este tipo de talento podem decidir jogos difíceis através da força e precisão dos seus chutes. Se um jogador porém não tiver este atributo (remate de longe) a uma condição mínima aceitável (15 pontos ou mais), tal jogador pode desperdiçar muitas jogadas ofensivas de seu time dando chutões sem sentido para a frente. A criatividade também é outro ponto forte deste tipo de jogador. Isto implica em um meio campo defensivo porém com saída de bola mais expressiva quando utiliza-se esta função.

Quando utilizar?
Nas mesmas situações previstas para o Médio Centro - Defender, porém utilizar-se desta posição quando o jogador em questão tiver grande qualidade para rematar bolas a longa distância.
[/justify]

[justify]
Médio Centro - Atacar: Ataque vindo de trás

Atributo Chave: Finalização

Esqueça os Médio Centros dos quais tratamos até então. A ofensividade desta função é bastante grande. É um jogador que parte de trás com a bola nos pés capaz de finalizar em gol através de remates longos ou curtos, o que for necessário. Trata-se de uma função bastante ofensiva, como se fosse um meia atacante mais recuado no plano tático. Não possui atributos físicos de desarme ou marcação, no entanto promete ser bastante útil na arte de atacar.

Quando utilizar?
Ideal para equipes que joguem com a bola nos pés ao invés de passes diretos. Como trata-se de uma função extremamente ofensiva, certifique-se de possuir jogadores capazes de fazer a cobertura deste jogador quando o mesmo subir com a bola ao ataque. Dificilmente terá um par de Médio Centro - Atacar em campo, ah não ser que precise de uma equipe bastante ofensiva.
[/justify]

Médios Recuperadores de Bola:

[justify]Podem ser considerados como verdadeiros leões do meio-campo. Além dos atributos destacados anteriormente, possuem agressividade e bravura, ou seja, são jogadores que no plano tático se arriscarão demais em busca de retomar a posse de bola.

Os atributos força e resistência também caracterizam a função, pois os Médios Recuperadores de Bola se usarão destes artifício para poderem manter-se o tempo todo úteis em jogo.[/justify]

[justify]
Médio Recuperador de Bola - Defender: Do meio para trás

Atributo chave: Posicionamento

Será incansável na busca pela bola mas respeitará seus limites táticos ou seja, procurará se posicionar de uma maneira que não deixe a defesa descoberta. É como se ele perseguisse os jogadores adversários até determinada faixa do campo e daí para frente deixasse marcação com outros jogadores.

Quando utilizar?
Tem as mesmas características que o Médio Centro - Defender, ou seja, será utilizado muitas vezes como primeiro volante ou segundo volante defensivo. A diferença consiste em que o Médio Recuperador de Bola - Defender se arriscará mais em busca da bola, sendo ideal para formação que joguem pressionando o adversário.
[/justify]

[justify]
Médio Recuperador de Bola - Apoiar: Do meio para frente

Atributo chave: Passe

Tem praticamente as mesmas características que a função anterior com a diferença de que tentará roubar a bola até mesmo no campo o adversário se for precisso. O atributo passe neste caso, indica um jogador capaz de passar a bola, porém, com passes simples e objetivos. De maneira nenhuma irá melhorar a saída de bola da equipe.

Quando utilizar?
Deve ser geralmente utilizado como segundo volante, em situações que já haja boa cobertura defensiva do meio campo para trás da equipe, ou seja, quando já se tem dois médios defensivos por exemplo, ou um médio defensivo atrás e como parceria no meio campo um Médio Centro - Defender ou Médio Recuperador de Bola - Defender.
[/justify]

Autor: Marinho
FM-Brasil.com


Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por BrunoBMS » Seg Jun 10, 2013 09:18

Muito bom.
Li (por cima) alguns eu uso, como o médio recuperador de bolas... excelente função.
Uso isso em frente a um volante... é muito efetivo.
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por MaxAveiro » Seg Jun 10, 2013 14:09

Demorou mais saiu! kk
Muito bom o artigo, verei o video agora pra complementar.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Marinho » Seg Jun 10, 2013 19:26

BrunoBMS escreveu:Muito bom.
Li (por cima) alguns eu uso, como o médio recuperador de bolas... excelente função.
Uso isso em frente a um volante... é muito efetivo.
Valeu cara!
MaxAveiro escreveu:Demorou mais saiu! kk
Muito bom o artigo, verei o video agora pra complementar.
Pois é, demorou mesmo! Espero que a qualidade compense!

;)
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por liperocha92 » Seg Jun 10, 2013 22:04

Muito bom, parabéns Marinho!
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Marinho » Seg Jun 10, 2013 22:19

liperocha92 escreveu:Muito bom, parabéns Marinho!
Valeu Lipe!

;)
Avatar do usuário
Kaique_Lopes
Membro
Membro
Mensagens: 370
Registrado em: Qua Mar 06, 2013 16:19
Time: São Paulo
Status: OK
Steam: woriguela
Time na LFM: Black Legendz

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Kaique_Lopes » Qua Jun 12, 2013 00:01

Muito bom , semrpe uso um MRB , a frente de u Médio Defensivo e dá certo , agr esse texto me ajudou um pouco a entender mais as funções .
Black Legendz-Kaique Lopes
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por MaxAveiro » Qua Jun 12, 2013 00:05

Ficou fantastico o video!
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Marinho » Qua Jun 12, 2013 09:51

Kaique_Lopes escreveu:Muito bom , semrpe uso um MRB , a frente de u Médio Defensivo e dá certo , agr esse texto me ajudou um pouco a entender mais as funções .
Na prática se usar MRB - Defender na frente do Médio Defensivo vai ter dois volantes como se fosse um par de zagueiros, bloqueador e cobertura.

;)
MaxAveiro escreveu:Ficou fantastico o video!
Valeu Max!

;)
Luizão
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 23, 2013 22:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: Santo andré

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Luizão » Qui Set 26, 2013 00:29

Muito o vídeo, foi realmente esclarecedor, estou jogando FM pela primeira vez e comecei um save não faz muito tempo. O que aprendi foi na base da raça e de ler tópicos pela internet. Porém é a primeira vez que vejo algo realmente explicando com detalhes estas funções. Muito bom.
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por AlexLino » Seg Fev 17, 2014 11:25

Excelente tópico, estou usando hoje uma formação de 3 MC, sendo 2 Meia-Central no Automatico e 1 MRB.
Mesmo sem um volante tem protegido bem os 2 Laterias e 2 Zaga.

O MRB é um Pit Bull, joga mais recuado como um volante, e como o nome já diz, rouba muiito a bola e entrega para os MC iniciarem as jogadas.
Os MC na defesa fecham os espaços e são bem expressivos no ataque. Principalmente com os passes e arremates.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Marinho » Seg Fev 17, 2014 19:11

Bom galera... em breve a versão 2014 das posições e atributos!

;)
Avatar do usuário
AlexLino
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 12, 2013 12:14
Time: Corinthians
Status: OK
Time na LFM: -

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por AlexLino » Sex Fev 21, 2014 11:29

Marinho escreveu:Bom galera... em breve a versão 2014 das posições e atributos!

;)
Rola para todas posições? Ou só os Meias Centrais?
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Marinho » Sex Fev 21, 2014 20:24

Todas as posições! Este é o desafio!

Este ano, mais completo, claro! E com as novas posições.

Ano passado acho que fiz só dois artigos!

Neste ano quero completar com todas as posições!

;)
Avatar do usuário
Diego
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:03
Time: Vasco
Localização: Rio de Janeiro

Re: [FM13] Meias Centrais: Quem é quem? - Parte 1

Mensagem por Diego » Seg Mar 03, 2014 12:39

Marinho escreveu:Todas as posições! Este é o desafio!

Este ano, mais completo, claro! E com as novas posições.

Ano passado acho que fiz só dois artigos!

Neste ano quero completar com todas as posições!

;)


O médio defensivo também pode atuar como MRB ? Teria boas notas ?
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”