[ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.
Enviado: Dom Jun 16, 2013 20:56
Boa noite, vocês já me conhecem e eu venho aqui pra postar um novo artigo e que acredito até agora seja o mais completo até agora, já que ele inclui os atributos ocultos, os traços mentais e os atributos normais do jogo cada um com seu exemplo.
Este artigo é uma tradução e adaptação de minha autoria do artigo do user Stam do site fmscout.com. Portanto em tudo o que está escrito nele, também aparecerá no artigo original. Por último peço que esperem eu liberar o tópico pois são muitas informações disponíveis. Espero que gostem.
VEJA O ARTIGO ORIGINAL AQUI
FOOTBALL MANAGER: EXPLICANDO ATRIBUTOS E FUNÇÕES DOS JOGADORES.
Saiba o que cada atributo significa e quais são os principais atributos para cada papel e dever no campo.
O Football Manager é um jogo cheio de escolhas e uma das muitas no qual você será confrontado na hora de administrar seu time é: Que jogadores comprar ou vender? Para que suas táticas deem certo, você precisa de jogadores específicos que se encaixe no estilo de jogo que você quer propor ao seu time. Para identificar os jogadores que estarão nos seus planos, os atributos são muito importantes, portanto, nós do fmscout.com iremos demonstrar-lhes apenas o que cada um deles significa.
Existem atributos ocultos os quais vocês não conseguem ver dentro no jogo, somente através do editor. Mas eles existem e podem ser muito importante, iremos apresentar-los também.
ATRIBUTOS DE GOLEIROS
JOGO AÉREO: Esta é a capacidade de um goleiro para lidar com a bola em situações aéreas - socos e captura de bola. Goleiros com este atributo mais elevado serão capaz de lidar com estas situações potencialmente difíceis com mais competência. Goleiros mais altos podem ter alguma vantagem, mas isso não impede que os goleiros mais baixos não desenvolvam esse atributo com excelência. Isto é: a capacidade de tirar uma bola alta do ar. Um goleiro que sai de qualquer jeito em uma bola aérea, certamente causará panico entre seus defensores. Uma boa habilidade aérea é útil contra equipes que abusam de cruzamentos para a área.
EXEMPLO: Thiabut Courtois (Atlético de Madrid)
COMANDO DE ÁREA: Este atributo afeta a forma como o goleiro cuida de sua área e trabalha com a sua linha defensiva. Um goleiro que comanda bem sua área (ou seja, com um valor alto neste atributo) vai ser instintivo e poderá assumir o comando das situações apenas com um olhar para seus defensores. Especialmente em situações de cruzamentos para dentro da área (portanto, este atributo trabalha junto com a Habilidade Aérea). Note entretanto que um valor alto neste atributo somente aumentará a propensão do goleiro para sair em cruzamentos e não necessariamente o fará ganhar todas as disputas. Um goleiro com bom domínio de sua área sairá com mais rapidez debaixo dos postes. Você notara melhor esse atributo em bolas paradas, com os goleiros se certificando a hora certa de sair para cortar os cruzamentos e de que ele receberá a bola quando fizer isso.
EXEMPLO: Manuel Neuer (Bayern de Munique)
COMUNICAÇÃO: O quão bem o seu goleiro se comunica e organiza a linha defensiva. Um atributo alto em Comunicação permitirá que o goleiro com 5 ou mais defensores em sua volta trabalhem melhor como conjunto, garantindo maior organização e estabilidade defensiva. Um goleiro com boa comunicação é essencial se você deseja construir uma defesa organizada.
EXEMPLO: Joe Hart (Manchester City)
EXCENTRICIDADE: Esse atributo reflete a probabilidade de um goleiro fazer o inesperado para um jogador de sua posição e normalmente o fazem agir como se não fossem um goleiro. Coisas como dribles em sua área será comum se o atributo for muito elevado. O goleiro excêntrico é uma faca de dois gumes. Ele pode ser capaz de protagonizar momentos de genialidade, como também poderá ser visto correndo atrás de uma bola fora de sua área com nenhuma esperança de alcançá-la antes do atacante adversário. Se você gosta de jogadores com personalidade, um atributo baixo poderá não ser necessariamente uma coisa boa, apesar de eu achar muito mais seguro.
EXEMPLO: Higuita (Colômbia) e Artur Boruc (Southampton)
JOGO DE MÃOS: A forma como um goleiro realiza a defesa, determina se ele irá segurar a bola com firmeza ou a soltará com facilidade, o famoso 'Mão - de - Pau'. Um valor alto neste atributo será muito benéfico em partidas com condições climáticas adversas, mas em geral, goleiros que não dão rebotes, sempre serão úteis. Este é o atributo que você realmente tem que olhar em um goleiro. Particularmente é o primeiro que observo em jogadores desta posição juntamente com reflexos e um para um.
EXEMPLO: Petr Cech (Chelsea)
PONTAPÉ: Simplesmente a capacidade de um goleiro para chutar a boa - este atributo puramente define a distância que seus chutes podem alcançar. Seus passes e capacidades técnicas irão definir o grau de precisão de seus chutes. Se você gosta de bolas altas para sair jogando, verifique se o seu goleiro tem um bom atributo em pontapé. Ele poderá jogar a bola diretamente na cabeça de seu jogador alvo nas proximidades da área adversária. Se o seu goleiro tem um baixo atributo de chute, talvez seja melhor que ele distribua a bola entre seus defensores.
EXEMPLO: Rogério Ceni (São Paulo)
UM PARA UM: Este atributo é a capacidade de o goleiro parar o atacante que está de livre contra o GK. Quanto maior for o atributo, maior será a chance de ele salvar aquelas oportunidades em que você já está xingando toda a sua defesa por deixar o atacante na cara do gol. Este atributo combina bem com reflexos e compostura. Para mim, esse é um dos principais atributos que um goleiro de ponta deve ter.
EXEMPLO: Gianluigi Buffon (Juventus)
REFLEXOS: O quão bom é o jogador ao realizar sua reação instintivas durante as defesas. Um goleiro com bastante reflexo será capaz de responder aos lances imprevisíveis com mais sucesso sendo possível realizar defesas consideradas impossíveis como por exemplo a de Gordon Banks na cabeçada de Pelé na copa de 70. Este é um grande atributo que o seu goleiro deve ter. O que define o quão bom ele é para fazer defesas puramente instintivas - especialmente de perto. O atributo é ainda melhor utilizado se combinado com a velocidade e a agilidade de seu goleiro para manter a quantidade de gols sofridos ao mínimo.
EXEMPLO: Iker Casillas (Real Madrid)
SAÍDAS: Este atributo defini a qualidade de um goleiro ao deixar os postes e pegar a bola fora da área ou longe do gol, tanto quanto para 'abafar' o atacante adversário. Um goleiro com este atributo alto, irá se beneficiar se ele também tiver bons índices de velocidade e aceleração. O atributo de Saídas é uma boa alternativa caso seu time jogue com linha de impedimento ou se o adversário possuí um atacante particularmente veloz como o Martins por exemplo. Seu goleiro estará fora do gol para pegá-los antes que você pense em mandá-lo sair dos postes.
EXEMPLO: Víctor Valdés (Barcelona)
TENDENCIA A SAIR COM PUNHOS: Atributo que determina se o goleiro vai receber a bola ou clareara com um soco quando tem a chance. Um alto valor irá refletir a uma tendência para ele sair socando as bolas altas na maioria das situações de cruzamentos, mesmo quando ele tem a chance de agarrá-las com firmeza. Olhando para o atributo, trata-se de uma escolha puramente pessoal. Socos podem limpar o perigo imediato, mas continua sendo um negocio arriscado. Não recomendo quando se tem uma defesa fraca e inconstante.
EXEMPLO: Michael Rensing (Bayer Leverkusen)
LANÇAMENTOS: Define a qualidade dos lançamentos de seu goleiro com as mãos. Um atributo maior irá aumenta a precisão de seus arremessos, embora a força irá determinar a distância que ele é capaz de mandar a bola. Se você gosta de sair jogando no contra-ataque, um goleiro com bons lançamentos é essencial. Uma vez que ele poderá lançar rapidamente para um jogador no meio campo sem maiores problemas.
EXEMPLO: Gomes (Hoffenheim)
ATRIBUTOS TÉCNICOS
CANTOS: Este atributo nada mais é que a qualidade e precisão de um jogador quando ele vai bater escanteios. No futebol atual onde as bolas paradas cade vez mais decidem os jogos, ter um jogador com um bom atributo de cantos pode ser essencial.
EXEMPLO: Juan Román Riquelme (Boca Juniors)
CRUZAMENTOS: Atributo que indica a qualidade de um jogador ao cruzar uma bola para a área adversária. Se você gosta de explorar os flancos do campo, é importante que seus jogadores sejam qualificados para realizarem bons cruzamentos para a área.
EXEMPLO: Leighton Baines (Everton)
FINTA: Capacidade de drible dos jogadores. isto é, a qualidade deles para passar pelos adversários com a bola nos pés. Atributos como aceleração, agilidade, equilíbrio entre outros irão ajudar o jogador a driblar em diferentes circunstâncias. Ao mesmo tempo em que o atributo de Fintas alto irá ajudar o jogador em diversas situações, o atributos sozinho apenas poderá não ser suficiente para realizá-lo em outras. Juntamente com agilidade e equilíbrio, considero de fundamental importância que você tenha um bom driblador ao seu lado - especialmente no ataque com espaço pra correr pra cima dos zagueiros. mas tenha cuidado para não ter muitos dribladores no mesmo time, pois eles tendem a ignorar quaisquer funções táticas que você possa determinar. Embora um driblador tenha o potencial para ganhar uma competição, ele também pode entregar uma bola fácil e perder o jogo em apenas um erro.
EXEMPLO: Arjen Robben (Bayern de Munique)
FINALIZAÇÃO: A habilidade do jogador para colocar a bola no fundo da rede, quando apresentados a uma oportunidade. Com um alto atributo de finalização, o jogador vai acertar a maioria dos chutes no gol e em comparação com jogadores de finalização mais baixas, eles irão encontrar com maior facilidade lugares onde os goleiros não conseguirão salvar. Isto é puramente a capacidade do jogador para realizar um chute preciso - compostura e decisões também ajudarão esse jogador a marcar gols mais constantemente. Nada mais simples aqui. Finalização baixa = mais oportunidades desperdiçadas. Lembre-se que o jogador tem que estar na posição certa para marcar um gol, por isso garanta que seu atacante também tenha bons índices de trabalhos sem bola, equilíbrio e força.
EXEMPLO: Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04)
PRIMEIRO TOQUE: Define a qualidade do jogador ao receber a bola. Um atributo mais elevado irá garantir que o jogador possa prender a bola mais rapidamente e colocá-la em uma posição útil para então agir. Então jogadores com níveis mais baixos, estarão propensos a ter que lutar pra controlar a bola, portanto correm mais riscos de perder a posse caso a defesa o feche rapidamente. Observem o futebol do Barcelona de trocas rápidas de passes e valorização da posse de bola, para isto ser possível os jogadores precisam de um alto nível de primeiro toque, por isso quase todos seus jogadores tem valores elevados nesse atributo, inclusive jogadores de defesa como Javier Mascherano.
EXEMPLOS: Messi, Xavi e Iniesta (Barcelona)
LIVRES: Qualidade que o jogador tem ao cobrar faltas. Isto pode ser em cobranças diretas ao gol ou em cruzamentos para dentro da área. Um jogador especialista em cobranças de faltas pode ser uma mercadoria valiosa para qualquer equipe no mundo. Um jogador que marque 5 gols de falta e dê mais 5 assistências em faltas durante uma temporada já pode ser um grande bonus para seu time. Livres combinam bem com outros atributos como finalização, cruzamentos e passe.
EXEMPLO: Alessandro Del Piero (Sydney FC)
CABECEAMENTO: A qualidade de um jogador em situações de jogo aéreo.Cabeceamento é o atributo aplicado tantos nas situações defensivas, quanto nas ofensivas de jogo sendo apenas a capacidade do jogador cabecear bem a bola. Impulsão e até certo ponto força, desempenham um papel importante na combinação com cabeceamento para se utilizar o atributo com uma maior qualidade, bem como a altura do jogador pode influenciar. Crucial para jogadores que você deseja utilizar como homens-alvo assim como é para os zagueiros. Qualquer time precisa de jogadores com bons cabeceios, por isso olhe para a impulsão para fazer uma boa cominação.
EXEMPLO: Marouane Fellaini (Everton)
REMATES DE LONGE: Habilidade do jogador nos chutes de longa distância - de fora da área. Em suma é um atributo isolado, mas que pode ser auxiliado com uma série de movimentos preferidos que o jogador possa ter. Se você não conseguir chutes a gol, você nunca conseguirá marcar gols. Por isso chutes de longa distância são uma boa arma para testar goleiros não muito confiáveis, como também para ganhar aquele jogo onde a defesa adversária parece uma muralha.
EXEMPLO: Oscar Cardozo (Benfica)
LANÇAMENTOS LONGOS: Habilidade do jogador para cobrar laterais. Lançamentos longos é um atributo muito importante nesse FM, já que com jogadores que tenham o movimento preferido de cobrá-los com força, uma lateral no ataque vira quase um escanteio e aumenta bastante suas chances de gol.
EXEMPLO: Giorgio Chiellini (Juventus)
MARCAÇÃO: Atributo fundamental para jogadores de defesa. Para mandar um jogador grudar num adversário, o papel só será bem desempenhado caso o ser marcador tenha um bom atributo de marcação, mas lembre-se que outros atributos como força, sem bola e antecipação irão ajudar na eficácia do seu jogador anular o adversário assim como a estrutura física comparada dos dois jogadores. Se um Defensor tem um baixo índice de marcação, não significa necessariamente que ele vai ser um lixo. Mas no entanto, você definitivamente vai querer evitar jogar numa tática com marcação homem - à - homem. Um sistema com líberos também pode ser importante caso seus defensores sejam fracos na marcação, assim como uma defesa mais profunda. Desarme é um ótimo atributo que combina com marcação.
EXEMPLO: Nemanja Vidic (Manchester United)
PASSE: Determina o quão bom é um jogador ao realizar passes para seus companheiros. Sua técnica também irá influenciar na precisão dos seus passes de longa distância. Se você tem um meio campo comparável ao do Barcelona, você pode optar por passes curtos e mistos, mas se o seu meio parece mais um bando de jamantas, é melhor mandar alongar a bola para que eles se livrem de vez.
EXEMPLO: Andrea Pirlo (Juventus)
MARCAÇÃO PENALTIES: A habilidade do jogador na hora de bater um pênalti. Com um bom atributo aqui, o jogador será mais confiante e capaz de executar a cobrança com perfeição. Embora este atributo fale por si, muitas vezes constatamos que um jogador de grande influencia como por exemplo o capitão do clube pode ter a coragem e a confiança suficiente para realizar a cobrança com acerto, como por exemplo Beckham...
EXEMPLO: Alex (Coritiba)
DESARME: O atributo que determina o sucesso do jogador ao realizar a tentativa de desarme contra os adversários, seja em pé ou com carrinhos. Jogadores com um valor alto em desarme, tendem a ganhar a maioria das disputas com os adversários e de forma limpa, sem faltas. O que o transforma num jogador de defesa mais capaz. Se você combinar este atributo com força, marcação e particularmente Agressão e Bravura, você terá o defensor perfeito em seu time. Especialmente se ele for um zagueiro central e também um volante.
EXEMPLO: Javier Mascherano (Barcelona)
TÉCNICA: A técnica é a qualidade estética do jogo de um jogador - o quão refinado ele pode ser no trato com a bola. Um jogador com grande técnica, será mais capaz de achar um passe imprevisível ou de fazer uma inversão de bola no meio campo com maior qualidade do que alguém tecnicamente menos capaz. A técnica influencia quase todos os atributos técnicos do jogo, ou seja, um jogador com menor índice neste atributo, certamente será um jogador mais pobre. A técnica é talvez um dos atributos mais importantes que um jogador pode ter e refere-se em grande parte a habilidade natural ao invés de uma experiencia em determinada região ou posição. Procure uma boa técnica em seus jogadores mais ofensivos se quiser impressionar os adversários.
EXEMPLO: Ronaldinho (Atlético Mineiro)
Este artigo é uma tradução e adaptação de minha autoria do artigo do user Stam do site fmscout.com. Portanto em tudo o que está escrito nele, também aparecerá no artigo original. Por último peço que esperem eu liberar o tópico pois são muitas informações disponíveis. Espero que gostem.
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FOOTBALL MANAGER: EXPLICANDO ATRIBUTOS E FUNÇÕES DOS JOGADORES.
Saiba o que cada atributo significa e quais são os principais atributos para cada papel e dever no campo.
O Football Manager é um jogo cheio de escolhas e uma das muitas no qual você será confrontado na hora de administrar seu time é: Que jogadores comprar ou vender? Para que suas táticas deem certo, você precisa de jogadores específicos que se encaixe no estilo de jogo que você quer propor ao seu time. Para identificar os jogadores que estarão nos seus planos, os atributos são muito importantes, portanto, nós do fmscout.com iremos demonstrar-lhes apenas o que cada um deles significa.
Existem atributos ocultos os quais vocês não conseguem ver dentro no jogo, somente através do editor. Mas eles existem e podem ser muito importante, iremos apresentar-los também.
ATRIBUTOS DE GOLEIROS
JOGO AÉREO: Esta é a capacidade de um goleiro para lidar com a bola em situações aéreas - socos e captura de bola. Goleiros com este atributo mais elevado serão capaz de lidar com estas situações potencialmente difíceis com mais competência. Goleiros mais altos podem ter alguma vantagem, mas isso não impede que os goleiros mais baixos não desenvolvam esse atributo com excelência. Isto é: a capacidade de tirar uma bola alta do ar. Um goleiro que sai de qualquer jeito em uma bola aérea, certamente causará panico entre seus defensores. Uma boa habilidade aérea é útil contra equipes que abusam de cruzamentos para a área.
EXEMPLO: Thiabut Courtois (Atlético de Madrid)
COMANDO DE ÁREA: Este atributo afeta a forma como o goleiro cuida de sua área e trabalha com a sua linha defensiva. Um goleiro que comanda bem sua área (ou seja, com um valor alto neste atributo) vai ser instintivo e poderá assumir o comando das situações apenas com um olhar para seus defensores. Especialmente em situações de cruzamentos para dentro da área (portanto, este atributo trabalha junto com a Habilidade Aérea). Note entretanto que um valor alto neste atributo somente aumentará a propensão do goleiro para sair em cruzamentos e não necessariamente o fará ganhar todas as disputas. Um goleiro com bom domínio de sua área sairá com mais rapidez debaixo dos postes. Você notara melhor esse atributo em bolas paradas, com os goleiros se certificando a hora certa de sair para cortar os cruzamentos e de que ele receberá a bola quando fizer isso.
EXEMPLO: Manuel Neuer (Bayern de Munique)
COMUNICAÇÃO: O quão bem o seu goleiro se comunica e organiza a linha defensiva. Um atributo alto em Comunicação permitirá que o goleiro com 5 ou mais defensores em sua volta trabalhem melhor como conjunto, garantindo maior organização e estabilidade defensiva. Um goleiro com boa comunicação é essencial se você deseja construir uma defesa organizada.
EXEMPLO: Joe Hart (Manchester City)
EXCENTRICIDADE: Esse atributo reflete a probabilidade de um goleiro fazer o inesperado para um jogador de sua posição e normalmente o fazem agir como se não fossem um goleiro. Coisas como dribles em sua área será comum se o atributo for muito elevado. O goleiro excêntrico é uma faca de dois gumes. Ele pode ser capaz de protagonizar momentos de genialidade, como também poderá ser visto correndo atrás de uma bola fora de sua área com nenhuma esperança de alcançá-la antes do atacante adversário. Se você gosta de jogadores com personalidade, um atributo baixo poderá não ser necessariamente uma coisa boa, apesar de eu achar muito mais seguro.
EXEMPLO: Higuita (Colômbia) e Artur Boruc (Southampton)
JOGO DE MÃOS: A forma como um goleiro realiza a defesa, determina se ele irá segurar a bola com firmeza ou a soltará com facilidade, o famoso 'Mão - de - Pau'. Um valor alto neste atributo será muito benéfico em partidas com condições climáticas adversas, mas em geral, goleiros que não dão rebotes, sempre serão úteis. Este é o atributo que você realmente tem que olhar em um goleiro. Particularmente é o primeiro que observo em jogadores desta posição juntamente com reflexos e um para um.
EXEMPLO: Petr Cech (Chelsea)
PONTAPÉ: Simplesmente a capacidade de um goleiro para chutar a boa - este atributo puramente define a distância que seus chutes podem alcançar. Seus passes e capacidades técnicas irão definir o grau de precisão de seus chutes. Se você gosta de bolas altas para sair jogando, verifique se o seu goleiro tem um bom atributo em pontapé. Ele poderá jogar a bola diretamente na cabeça de seu jogador alvo nas proximidades da área adversária. Se o seu goleiro tem um baixo atributo de chute, talvez seja melhor que ele distribua a bola entre seus defensores.
EXEMPLO: Rogério Ceni (São Paulo)
UM PARA UM: Este atributo é a capacidade de o goleiro parar o atacante que está de livre contra o GK. Quanto maior for o atributo, maior será a chance de ele salvar aquelas oportunidades em que você já está xingando toda a sua defesa por deixar o atacante na cara do gol. Este atributo combina bem com reflexos e compostura. Para mim, esse é um dos principais atributos que um goleiro de ponta deve ter.
EXEMPLO: Gianluigi Buffon (Juventus)
REFLEXOS: O quão bom é o jogador ao realizar sua reação instintivas durante as defesas. Um goleiro com bastante reflexo será capaz de responder aos lances imprevisíveis com mais sucesso sendo possível realizar defesas consideradas impossíveis como por exemplo a de Gordon Banks na cabeçada de Pelé na copa de 70. Este é um grande atributo que o seu goleiro deve ter. O que define o quão bom ele é para fazer defesas puramente instintivas - especialmente de perto. O atributo é ainda melhor utilizado se combinado com a velocidade e a agilidade de seu goleiro para manter a quantidade de gols sofridos ao mínimo.
EXEMPLO: Iker Casillas (Real Madrid)
SAÍDAS: Este atributo defini a qualidade de um goleiro ao deixar os postes e pegar a bola fora da área ou longe do gol, tanto quanto para 'abafar' o atacante adversário. Um goleiro com este atributo alto, irá se beneficiar se ele também tiver bons índices de velocidade e aceleração. O atributo de Saídas é uma boa alternativa caso seu time jogue com linha de impedimento ou se o adversário possuí um atacante particularmente veloz como o Martins por exemplo. Seu goleiro estará fora do gol para pegá-los antes que você pense em mandá-lo sair dos postes.
EXEMPLO: Víctor Valdés (Barcelona)
TENDENCIA A SAIR COM PUNHOS: Atributo que determina se o goleiro vai receber a bola ou clareara com um soco quando tem a chance. Um alto valor irá refletir a uma tendência para ele sair socando as bolas altas na maioria das situações de cruzamentos, mesmo quando ele tem a chance de agarrá-las com firmeza. Olhando para o atributo, trata-se de uma escolha puramente pessoal. Socos podem limpar o perigo imediato, mas continua sendo um negocio arriscado. Não recomendo quando se tem uma defesa fraca e inconstante.
EXEMPLO: Michael Rensing (Bayer Leverkusen)
LANÇAMENTOS: Define a qualidade dos lançamentos de seu goleiro com as mãos. Um atributo maior irá aumenta a precisão de seus arremessos, embora a força irá determinar a distância que ele é capaz de mandar a bola. Se você gosta de sair jogando no contra-ataque, um goleiro com bons lançamentos é essencial. Uma vez que ele poderá lançar rapidamente para um jogador no meio campo sem maiores problemas.
EXEMPLO: Gomes (Hoffenheim)
ATRIBUTOS TÉCNICOS
CANTOS: Este atributo nada mais é que a qualidade e precisão de um jogador quando ele vai bater escanteios. No futebol atual onde as bolas paradas cade vez mais decidem os jogos, ter um jogador com um bom atributo de cantos pode ser essencial.
EXEMPLO: Juan Román Riquelme (Boca Juniors)
CRUZAMENTOS: Atributo que indica a qualidade de um jogador ao cruzar uma bola para a área adversária. Se você gosta de explorar os flancos do campo, é importante que seus jogadores sejam qualificados para realizarem bons cruzamentos para a área.
EXEMPLO: Leighton Baines (Everton)
FINTA: Capacidade de drible dos jogadores. isto é, a qualidade deles para passar pelos adversários com a bola nos pés. Atributos como aceleração, agilidade, equilíbrio entre outros irão ajudar o jogador a driblar em diferentes circunstâncias. Ao mesmo tempo em que o atributo de Fintas alto irá ajudar o jogador em diversas situações, o atributos sozinho apenas poderá não ser suficiente para realizá-lo em outras. Juntamente com agilidade e equilíbrio, considero de fundamental importância que você tenha um bom driblador ao seu lado - especialmente no ataque com espaço pra correr pra cima dos zagueiros. mas tenha cuidado para não ter muitos dribladores no mesmo time, pois eles tendem a ignorar quaisquer funções táticas que você possa determinar. Embora um driblador tenha o potencial para ganhar uma competição, ele também pode entregar uma bola fácil e perder o jogo em apenas um erro.
EXEMPLO: Arjen Robben (Bayern de Munique)
FINALIZAÇÃO: A habilidade do jogador para colocar a bola no fundo da rede, quando apresentados a uma oportunidade. Com um alto atributo de finalização, o jogador vai acertar a maioria dos chutes no gol e em comparação com jogadores de finalização mais baixas, eles irão encontrar com maior facilidade lugares onde os goleiros não conseguirão salvar. Isto é puramente a capacidade do jogador para realizar um chute preciso - compostura e decisões também ajudarão esse jogador a marcar gols mais constantemente. Nada mais simples aqui. Finalização baixa = mais oportunidades desperdiçadas. Lembre-se que o jogador tem que estar na posição certa para marcar um gol, por isso garanta que seu atacante também tenha bons índices de trabalhos sem bola, equilíbrio e força.
EXEMPLO: Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04)
PRIMEIRO TOQUE: Define a qualidade do jogador ao receber a bola. Um atributo mais elevado irá garantir que o jogador possa prender a bola mais rapidamente e colocá-la em uma posição útil para então agir. Então jogadores com níveis mais baixos, estarão propensos a ter que lutar pra controlar a bola, portanto correm mais riscos de perder a posse caso a defesa o feche rapidamente. Observem o futebol do Barcelona de trocas rápidas de passes e valorização da posse de bola, para isto ser possível os jogadores precisam de um alto nível de primeiro toque, por isso quase todos seus jogadores tem valores elevados nesse atributo, inclusive jogadores de defesa como Javier Mascherano.
EXEMPLOS: Messi, Xavi e Iniesta (Barcelona)
LIVRES: Qualidade que o jogador tem ao cobrar faltas. Isto pode ser em cobranças diretas ao gol ou em cruzamentos para dentro da área. Um jogador especialista em cobranças de faltas pode ser uma mercadoria valiosa para qualquer equipe no mundo. Um jogador que marque 5 gols de falta e dê mais 5 assistências em faltas durante uma temporada já pode ser um grande bonus para seu time. Livres combinam bem com outros atributos como finalização, cruzamentos e passe.
EXEMPLO: Alessandro Del Piero (Sydney FC)
CABECEAMENTO: A qualidade de um jogador em situações de jogo aéreo.Cabeceamento é o atributo aplicado tantos nas situações defensivas, quanto nas ofensivas de jogo sendo apenas a capacidade do jogador cabecear bem a bola. Impulsão e até certo ponto força, desempenham um papel importante na combinação com cabeceamento para se utilizar o atributo com uma maior qualidade, bem como a altura do jogador pode influenciar. Crucial para jogadores que você deseja utilizar como homens-alvo assim como é para os zagueiros. Qualquer time precisa de jogadores com bons cabeceios, por isso olhe para a impulsão para fazer uma boa cominação.
EXEMPLO: Marouane Fellaini (Everton)
REMATES DE LONGE: Habilidade do jogador nos chutes de longa distância - de fora da área. Em suma é um atributo isolado, mas que pode ser auxiliado com uma série de movimentos preferidos que o jogador possa ter. Se você não conseguir chutes a gol, você nunca conseguirá marcar gols. Por isso chutes de longa distância são uma boa arma para testar goleiros não muito confiáveis, como também para ganhar aquele jogo onde a defesa adversária parece uma muralha.
EXEMPLO: Oscar Cardozo (Benfica)
LANÇAMENTOS LONGOS: Habilidade do jogador para cobrar laterais. Lançamentos longos é um atributo muito importante nesse FM, já que com jogadores que tenham o movimento preferido de cobrá-los com força, uma lateral no ataque vira quase um escanteio e aumenta bastante suas chances de gol.
EXEMPLO: Giorgio Chiellini (Juventus)
MARCAÇÃO: Atributo fundamental para jogadores de defesa. Para mandar um jogador grudar num adversário, o papel só será bem desempenhado caso o ser marcador tenha um bom atributo de marcação, mas lembre-se que outros atributos como força, sem bola e antecipação irão ajudar na eficácia do seu jogador anular o adversário assim como a estrutura física comparada dos dois jogadores. Se um Defensor tem um baixo índice de marcação, não significa necessariamente que ele vai ser um lixo. Mas no entanto, você definitivamente vai querer evitar jogar numa tática com marcação homem - à - homem. Um sistema com líberos também pode ser importante caso seus defensores sejam fracos na marcação, assim como uma defesa mais profunda. Desarme é um ótimo atributo que combina com marcação.
EXEMPLO: Nemanja Vidic (Manchester United)
PASSE: Determina o quão bom é um jogador ao realizar passes para seus companheiros. Sua técnica também irá influenciar na precisão dos seus passes de longa distância. Se você tem um meio campo comparável ao do Barcelona, você pode optar por passes curtos e mistos, mas se o seu meio parece mais um bando de jamantas, é melhor mandar alongar a bola para que eles se livrem de vez.
EXEMPLO: Andrea Pirlo (Juventus)
MARCAÇÃO PENALTIES: A habilidade do jogador na hora de bater um pênalti. Com um bom atributo aqui, o jogador será mais confiante e capaz de executar a cobrança com perfeição. Embora este atributo fale por si, muitas vezes constatamos que um jogador de grande influencia como por exemplo o capitão do clube pode ter a coragem e a confiança suficiente para realizar a cobrança com acerto, como por exemplo Beckham...
EXEMPLO: Alex (Coritiba)
DESARME: O atributo que determina o sucesso do jogador ao realizar a tentativa de desarme contra os adversários, seja em pé ou com carrinhos. Jogadores com um valor alto em desarme, tendem a ganhar a maioria das disputas com os adversários e de forma limpa, sem faltas. O que o transforma num jogador de defesa mais capaz. Se você combinar este atributo com força, marcação e particularmente Agressão e Bravura, você terá o defensor perfeito em seu time. Especialmente se ele for um zagueiro central e também um volante.
EXEMPLO: Javier Mascherano (Barcelona)
TÉCNICA: A técnica é a qualidade estética do jogo de um jogador - o quão refinado ele pode ser no trato com a bola. Um jogador com grande técnica, será mais capaz de achar um passe imprevisível ou de fazer uma inversão de bola no meio campo com maior qualidade do que alguém tecnicamente menos capaz. A técnica influencia quase todos os atributos técnicos do jogo, ou seja, um jogador com menor índice neste atributo, certamente será um jogador mais pobre. A técnica é talvez um dos atributos mais importantes que um jogador pode ter e refere-se em grande parte a habilidade natural ao invés de uma experiencia em determinada região ou posição. Procure uma boa técnica em seus jogadores mais ofensivos se quiser impressionar os adversários.
EXEMPLO: Ronaldinho (Atlético Mineiro)