[ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
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Celestino
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[ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por Celestino » Dom Jun 16, 2013 20:56

Boa noite, vocês já me conhecem e eu venho aqui pra postar um novo artigo e que acredito até agora seja o mais completo até agora, já que ele inclui os atributos ocultos, os traços mentais e os atributos normais do jogo cada um com seu exemplo.

Este artigo é uma tradução e adaptação de minha autoria do artigo do user Stam do site fmscout.com. Portanto em tudo o que está escrito nele, também aparecerá no artigo original. Por último peço que esperem eu liberar o tópico pois são muitas informações disponíveis. Espero que gostem.

VEJA O ARTIGO ORIGINAL AQUI
FOOTBALL MANAGER: EXPLICANDO ATRIBUTOS E FUNÇÕES DOS JOGADORES.


Saiba o que cada atributo significa e quais são os principais atributos para cada papel e dever no campo.
O Football Manager é um jogo cheio de escolhas e uma das muitas no qual você será confrontado na hora de administrar seu time é: Que jogadores comprar ou vender? Para que suas táticas deem certo, você precisa de jogadores específicos que se encaixe no estilo de jogo que você quer propor ao seu time. Para identificar os jogadores que estarão nos seus planos, os atributos são muito importantes, portanto, nós do fmscout.com iremos demonstrar-lhes apenas o que cada um deles significa.

Existem atributos ocultos os quais vocês não conseguem ver dentro no jogo, somente através do editor. Mas eles existem e podem ser muito importante, iremos apresentar-los também.

ATRIBUTOS DE GOLEIROS

JOGO AÉREO: Esta é a capacidade de um goleiro para lidar com a bola em situações aéreas - socos e captura de bola. Goleiros com este atributo mais elevado serão capaz de lidar com estas situações potencialmente difíceis com mais competência. Goleiros mais altos podem ter alguma vantagem, mas isso não impede que os goleiros mais baixos não desenvolvam esse atributo com excelência. Isto é: a capacidade de tirar uma bola alta do ar. Um goleiro que sai de qualquer jeito em uma bola aérea, certamente causará panico entre seus defensores. Uma boa habilidade aérea é útil contra equipes que abusam de cruzamentos para a área.
EXEMPLO: Thiabut Courtois (Atlético de Madrid)

COMANDO DE ÁREA: Este atributo afeta a forma como o goleiro cuida de sua área e trabalha com a sua linha defensiva. Um goleiro que comanda bem sua área (ou seja, com um valor alto neste atributo) vai ser instintivo e poderá assumir o comando das situações apenas com um olhar para seus defensores. Especialmente em situações de cruzamentos para dentro da área (portanto, este atributo trabalha junto com a Habilidade Aérea). Note entretanto que um valor alto neste atributo somente aumentará a propensão do goleiro para sair em cruzamentos e não necessariamente o fará ganhar todas as disputas. Um goleiro com bom domínio de sua área sairá com mais rapidez debaixo dos postes. Você notara melhor esse atributo em bolas paradas, com os goleiros se certificando a hora certa de sair para cortar os cruzamentos e de que ele receberá a bola quando fizer isso.
EXEMPLO: Manuel Neuer (Bayern de Munique)

COMUNICAÇÃO: O quão bem o seu goleiro se comunica e organiza a linha defensiva. Um atributo alto em Comunicação permitirá que o goleiro com 5 ou mais defensores em sua volta trabalhem melhor como conjunto, garantindo maior organização e estabilidade defensiva. Um goleiro com boa comunicação é essencial se você deseja construir uma defesa organizada.
EXEMPLO: Joe Hart (Manchester City)

EXCENTRICIDADE: Esse atributo reflete a probabilidade de um goleiro fazer o inesperado para um jogador de sua posição e normalmente o fazem agir como se não fossem um goleiro. Coisas como dribles em sua área será comum se o atributo for muito elevado. O goleiro excêntrico é uma faca de dois gumes. Ele pode ser capaz de protagonizar momentos de genialidade, como também poderá ser visto correndo atrás de uma bola fora de sua área com nenhuma esperança de alcançá-la antes do atacante adversário. Se você gosta de jogadores com personalidade, um atributo baixo poderá não ser necessariamente uma coisa boa, apesar de eu achar muito mais seguro.
EXEMPLO: Higuita (Colômbia) e Artur Boruc (Southampton)

JOGO DE MÃOS: A forma como um goleiro realiza a defesa, determina se ele irá segurar a bola com firmeza ou a soltará com facilidade, o famoso 'Mão - de - Pau'. Um valor alto neste atributo será muito benéfico em partidas com condições climáticas adversas, mas em geral, goleiros que não dão rebotes, sempre serão úteis. Este é o atributo que você realmente tem que olhar em um goleiro. Particularmente é o primeiro que observo em jogadores desta posição juntamente com reflexos e um para um.
EXEMPLO: Petr Cech (Chelsea)

PONTAPÉ: Simplesmente a capacidade de um goleiro para chutar a boa - este atributo puramente define a distância que seus chutes podem alcançar. Seus passes e capacidades técnicas irão definir o grau de precisão de seus chutes. Se você gosta de bolas altas para sair jogando, verifique se o seu goleiro tem um bom atributo em pontapé. Ele poderá jogar a bola diretamente na cabeça de seu jogador alvo nas proximidades da área adversária. Se o seu goleiro tem um baixo atributo de chute, talvez seja melhor que ele distribua a bola entre seus defensores.
EXEMPLO: Rogério Ceni (São Paulo)

UM PARA UM: Este atributo é a capacidade de o goleiro parar o atacante que está de livre contra o GK. Quanto maior for o atributo, maior será a chance de ele salvar aquelas oportunidades em que você já está xingando toda a sua defesa por deixar o atacante na cara do gol. Este atributo combina bem com reflexos e compostura. Para mim, esse é um dos principais atributos que um goleiro de ponta deve ter.
EXEMPLO: Gianluigi Buffon (Juventus)

REFLEXOS: O quão bom é o jogador ao realizar sua reação instintivas durante as defesas. Um goleiro com bastante reflexo será capaz de responder aos lances imprevisíveis com mais sucesso sendo possível realizar defesas consideradas impossíveis como por exemplo a de Gordon Banks na cabeçada de Pelé na copa de 70. Este é um grande atributo que o seu goleiro deve ter. O que define o quão bom ele é para fazer defesas puramente instintivas - especialmente de perto. O atributo é ainda melhor utilizado se combinado com a velocidade e a agilidade de seu goleiro para manter a quantidade de gols sofridos ao mínimo.
EXEMPLO: Iker Casillas (Real Madrid)

SAÍDAS: Este atributo defini a qualidade de um goleiro ao deixar os postes e pegar a bola fora da área ou longe do gol, tanto quanto para 'abafar' o atacante adversário. Um goleiro com este atributo alto, irá se beneficiar se ele também tiver bons índices de velocidade e aceleração. O atributo de Saídas é uma boa alternativa caso seu time jogue com linha de impedimento ou se o adversário possuí um atacante particularmente veloz como o Martins por exemplo. Seu goleiro estará fora do gol para pegá-los antes que você pense em mandá-lo sair dos postes.
EXEMPLO: Víctor Valdés (Barcelona)

TENDENCIA A SAIR COM PUNHOS: Atributo que determina se o goleiro vai receber a bola ou clareara com um soco quando tem a chance. Um alto valor irá refletir a uma tendência para ele sair socando as bolas altas na maioria das situações de cruzamentos, mesmo quando ele tem a chance de agarrá-las com firmeza. Olhando para o atributo, trata-se de uma escolha puramente pessoal. Socos podem limpar o perigo imediato, mas continua sendo um negocio arriscado. Não recomendo quando se tem uma defesa fraca e inconstante.
EXEMPLO: Michael Rensing (Bayer Leverkusen)

LANÇAMENTOS: Define a qualidade dos lançamentos de seu goleiro com as mãos. Um atributo maior irá aumenta a precisão de seus arremessos, embora a força irá determinar a distância que ele é capaz de mandar a bola. Se você gosta de sair jogando no contra-ataque, um goleiro com bons lançamentos é essencial. Uma vez que ele poderá lançar rapidamente para um jogador no meio campo sem maiores problemas.
EXEMPLO: Gomes (Hoffenheim)

ATRIBUTOS TÉCNICOS

CANTOS: Este atributo nada mais é que a qualidade e precisão de um jogador quando ele vai bater escanteios. No futebol atual onde as bolas paradas cade vez mais decidem os jogos, ter um jogador com um bom atributo de cantos pode ser essencial.
EXEMPLO: Juan Román Riquelme (Boca Juniors)

CRUZAMENTOS: Atributo que indica a qualidade de um jogador ao cruzar uma bola para a área adversária. Se você gosta de explorar os flancos do campo, é importante que seus jogadores sejam qualificados para realizarem bons cruzamentos para a área.
EXEMPLO: Leighton Baines (Everton)

FINTA: Capacidade de drible dos jogadores. isto é, a qualidade deles para passar pelos adversários com a bola nos pés. Atributos como aceleração, agilidade, equilíbrio entre outros irão ajudar o jogador a driblar em diferentes circunstâncias. Ao mesmo tempo em que o atributo de Fintas alto irá ajudar o jogador em diversas situações, o atributos sozinho apenas poderá não ser suficiente para realizá-lo em outras. Juntamente com agilidade e equilíbrio, considero de fundamental importância que você tenha um bom driblador ao seu lado - especialmente no ataque com espaço pra correr pra cima dos zagueiros. mas tenha cuidado para não ter muitos dribladores no mesmo time, pois eles tendem a ignorar quaisquer funções táticas que você possa determinar. Embora um driblador tenha o potencial para ganhar uma competição, ele também pode entregar uma bola fácil e perder o jogo em apenas um erro.
EXEMPLO: Arjen Robben (Bayern de Munique)

FINALIZAÇÃO: A habilidade do jogador para colocar a bola no fundo da rede, quando apresentados a uma oportunidade. Com um alto atributo de finalização, o jogador vai acertar a maioria dos chutes no gol e em comparação com jogadores de finalização mais baixas, eles irão encontrar com maior facilidade lugares onde os goleiros não conseguirão salvar. Isto é puramente a capacidade do jogador para realizar um chute preciso - compostura e decisões também ajudarão esse jogador a marcar gols mais constantemente. Nada mais simples aqui. Finalização baixa = mais oportunidades desperdiçadas. Lembre-se que o jogador tem que estar na posição certa para marcar um gol, por isso garanta que seu atacante também tenha bons índices de trabalhos sem bola, equilíbrio e força.
EXEMPLO: Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04)

PRIMEIRO TOQUE: Define a qualidade do jogador ao receber a bola. Um atributo mais elevado irá garantir que o jogador possa prender a bola mais rapidamente e colocá-la em uma posição útil para então agir. Então jogadores com níveis mais baixos, estarão propensos a ter que lutar pra controlar a bola, portanto correm mais riscos de perder a posse caso a defesa o feche rapidamente. Observem o futebol do Barcelona de trocas rápidas de passes e valorização da posse de bola, para isto ser possível os jogadores precisam de um alto nível de primeiro toque, por isso quase todos seus jogadores tem valores elevados nesse atributo, inclusive jogadores de defesa como Javier Mascherano.
EXEMPLOS: Messi, Xavi e Iniesta (Barcelona)

LIVRES: Qualidade que o jogador tem ao cobrar faltas. Isto pode ser em cobranças diretas ao gol ou em cruzamentos para dentro da área. Um jogador especialista em cobranças de faltas pode ser uma mercadoria valiosa para qualquer equipe no mundo. Um jogador que marque 5 gols de falta e dê mais 5 assistências em faltas durante uma temporada já pode ser um grande bonus para seu time. Livres combinam bem com outros atributos como finalização, cruzamentos e passe.
EXEMPLO: Alessandro Del Piero (Sydney FC)

CABECEAMENTO: A qualidade de um jogador em situações de jogo aéreo.Cabeceamento é o atributo aplicado tantos nas situações defensivas, quanto nas ofensivas de jogo sendo apenas a capacidade do jogador cabecear bem a bola. Impulsão e até certo ponto força, desempenham um papel importante na combinação com cabeceamento para se utilizar o atributo com uma maior qualidade, bem como a altura do jogador pode influenciar. Crucial para jogadores que você deseja utilizar como homens-alvo assim como é para os zagueiros. Qualquer time precisa de jogadores com bons cabeceios, por isso olhe para a impulsão para fazer uma boa cominação.
EXEMPLO: Marouane Fellaini (Everton)

REMATES DE LONGE: Habilidade do jogador nos chutes de longa distância - de fora da área. Em suma é um atributo isolado, mas que pode ser auxiliado com uma série de movimentos preferidos que o jogador possa ter. Se você não conseguir chutes a gol, você nunca conseguirá marcar gols. Por isso chutes de longa distância são uma boa arma para testar goleiros não muito confiáveis, como também para ganhar aquele jogo onde a defesa adversária parece uma muralha.
EXEMPLO: Oscar Cardozo (Benfica)

LANÇAMENTOS LONGOS: Habilidade do jogador para cobrar laterais. Lançamentos longos é um atributo muito importante nesse FM, já que com jogadores que tenham o movimento preferido de cobrá-los com força, uma lateral no ataque vira quase um escanteio e aumenta bastante suas chances de gol.
EXEMPLO: Giorgio Chiellini (Juventus)

MARCAÇÃO: Atributo fundamental para jogadores de defesa. Para mandar um jogador grudar num adversário, o papel só será bem desempenhado caso o ser marcador tenha um bom atributo de marcação, mas lembre-se que outros atributos como força, sem bola e antecipação irão ajudar na eficácia do seu jogador anular o adversário assim como a estrutura física comparada dos dois jogadores. Se um Defensor tem um baixo índice de marcação, não significa necessariamente que ele vai ser um lixo. Mas no entanto, você definitivamente vai querer evitar jogar numa tática com marcação homem - à - homem. Um sistema com líberos também pode ser importante caso seus defensores sejam fracos na marcação, assim como uma defesa mais profunda. Desarme é um ótimo atributo que combina com marcação.
EXEMPLO: Nemanja Vidic (Manchester United)

PASSE: Determina o quão bom é um jogador ao realizar passes para seus companheiros. Sua técnica também irá influenciar na precisão dos seus passes de longa distância. Se você tem um meio campo comparável ao do Barcelona, você pode optar por passes curtos e mistos, mas se o seu meio parece mais um bando de jamantas, é melhor mandar alongar a bola para que eles se livrem de vez.
EXEMPLO: Andrea Pirlo (Juventus)

MARCAÇÃO PENALTIES: A habilidade do jogador na hora de bater um pênalti. Com um bom atributo aqui, o jogador será mais confiante e capaz de executar a cobrança com perfeição. Embora este atributo fale por si, muitas vezes constatamos que um jogador de grande influencia como por exemplo o capitão do clube pode ter a coragem e a confiança suficiente para realizar a cobrança com acerto, como por exemplo Beckham...
EXEMPLO: Alex (Coritiba)

DESARME: O atributo que determina o sucesso do jogador ao realizar a tentativa de desarme contra os adversários, seja em pé ou com carrinhos. Jogadores com um valor alto em desarme, tendem a ganhar a maioria das disputas com os adversários e de forma limpa, sem faltas. O que o transforma num jogador de defesa mais capaz. Se você combinar este atributo com força, marcação e particularmente Agressão e Bravura, você terá o defensor perfeito em seu time. Especialmente se ele for um zagueiro central e também um volante.
EXEMPLO: Javier Mascherano (Barcelona)

TÉCNICA: A técnica é a qualidade estética do jogo de um jogador - o quão refinado ele pode ser no trato com a bola. Um jogador com grande técnica, será mais capaz de achar um passe imprevisível ou de fazer uma inversão de bola no meio campo com maior qualidade do que alguém tecnicamente menos capaz. A técnica influencia quase todos os atributos técnicos do jogo, ou seja, um jogador com menor índice neste atributo, certamente será um jogador mais pobre. A técnica é talvez um dos atributos mais importantes que um jogador pode ter e refere-se em grande parte a habilidade natural ao invés de uma experiencia em determinada região ou posição. Procure uma boa técnica em seus jogadores mais ofensivos se quiser impressionar os adversários.
EXEMPLO: Ronaldinho (Atlético Mineiro)


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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por Celestino » Dom Jun 16, 2013 21:10

ATRIBUTOS MENTAIS


AGRESSIVIDADE: Atributo que reflete a atitude de um jogador em termos de mentalidade, mas não é necessariamente um indicador de sujeira. Um jogador mais agressivo, vai procurar se envolver em todos os incidentes e situações de jogo, mesmo que isso possa custár-lhe um cartão amarelo ou dois. Por outro lado, um jogador menos agressivo pode fugir de certas situações e simplesmente cair em uma zona de conforto durante o jogo. Este atributo vai determinar o quão entusiasmado um jogador vai estar quando envolvido em um confronto mano a mano com um adversário ou quando parte para um desafio 50x50 na bola. Jogadores agressivos serão advertidos com mais frequência (o que vai fazer perder alguns jogos), mas conceterza não ficarão omissos em momento algum.
EXEMPLO: Domingos (Al-Kharitiyath)

ANTECIPAÇÃO: Atributo importante para jogadores de qualquer posição. Define o quão bem um jogador pode prever e reagir a um evento. Se um jogador tem um atributo alto aqui, ele pode ler bem o jogo e reagir a situações mais rápido que os outros. É um atributo que funciona bem com o sem bola. Se seus jogadores de meio campo tem uma boa antecipação, então eles estarão propensos a gerenciar mais interceptações durante um jogo, portando darão mais posse de bola a sua equipe.
EXEMPLO: PhilippLahm (Bayern de Munique)

BRAVURA: Atributo que determina o nível de coragem de um jogador. Jogadores corajosos correrão mais riscos de lesão que jogadores com níveis menores de bravura. Podem ter certeza que se for preciso dar o sangue pela equipe, eles darão. Bravura deve ser uma palavra essencial no dicionário de qualquer jogador. Uma alta bravura vai aumenta a possibilidade do jogador ganhar bolas onde estão muitos outros jogadores envolvidos e isso por vez pode doer. Atributo muito importante também nos goleiros.
EXEMPLO: Carlos Tévez (Manchester City)

COMPOSTURA: Firmeza da mente e da habilidade dos jogadores, principalmente com a bola. Quando confrontados com uma grande chance de marcar gols ou sob forte pressão defensiva, um jogador com elevada compostura será capaz de manter a frieza e tomar a melhor decisão para a sua equipe. Para mim, o atributo mais importante paras os atacantes que devem fazer gols, mas não deixa de ser importante para os outros jogadores do time.
EXEMPLO: Raúl (Al-Saad)

CONCENTRAÇÃO: Atributa que determina a concentração do jogador, evento - após - evento. Concentração elevada, significa que o jogador pode ficar atento no jogo por mais tempo e ser capaz de responder aos incidentes ao final do jogo tão bem quanto no inicio. Menor concentração pode fazer com o que o jogador perca o foco no jogo, o que os torna mais sujeitos a cometerem erros fatais em momentos decisivos do jogo.
EXEMPLO: Carles Puyol (Barcelona)

CRIATIVIDADE: Refere-se a visão de um jogador e a sua capacidade de ver espaços em potencial na defesa adversário, mas não significa que necessariamente ele irá explorá-lo. Um jogador pode ser capaz de ver algo para aproveitar, mas terá que ter a qualidade técnica para tornar isso possível. A criatividade é a capacidade de fazer as coisas acontecerem. Você vai marcar mais gols, se conseguir um meio-campista criativo que opera no centro do campo. eles podem inclusive apoiar seus volantes quando não tem a bola, embora gênios criativos tendem a não ser grandes tackleadores. Porém há exceções.
EXEMPLO: Andrés Iniesta (Barcelona)

DECISÕES: A capacidade de um jogador de tomar uma decisão correta na maior parte do tempo. Este atributo é importante para todas as posições, mas talvez mais para os defensores e meio-campistas centrais, que verão um monte de bola e sempre com muitas opções de ações quando na posse dela. Raciocínio rápido é crucial em um jogo frenético de futebol. Você precisa de jogadores capazes de tomarem as decisões corretas no calor do momento. Procure um jogador com boas decisões para combinar com passes, criatividade e em menor escala, antecipação.
EXEMPLO: Nuri Sahin (Borussia Dortmound)

DETERMINAÇÃO: Um compromisso com a vitória. Um jogador determinado vai dar tudo para vencer. Este é um atributo que se combinado à bravura transformará o jogador em um leão dentro de campo. Também é um atributo que define em jovens jogadores a sua vontade de treinar e continuar evoluindo em suas carreiras, portanto jovens talentos, tendem a se desenvolver melhor quando são determinados. Determinação é um índice do desejo dos seus jogadores em ganhar e é um ótimo atributo para se possuir em toda a equipe. Você pode ver a determinação de cada jogador, e se está treinando um clube humilde e muitas vezes sofrem o primeiro, o segundo ou o terceiro gol, jogadores com determinação alta farão tudo o possível e continuarão batalhando até o apito final.
EXEMPLO: Daniele De Rossi (Roma)

IMPREVISIBILIDADE: Se existe um atributo parecido com 'dom' neste jogo, com certeza é esse. Imprevisibilidade é um talento natural, criativo e ocasional de um jogador. Um jogador talentoso será uma das principais armas de ataque de qualquer equipe, mas ao mesmo tempo pode precisar de uma contenção tática para tirar o melhor proveito dele. Imprevisibilidade e criatividade trabalham juntos. Um jogador com muito talento pode lhe causar muita frustração, mas igualmente pode ser o vencedor de uma competição como por exemplo o Ronaldo para o Brasil em 2002. Porém haverão momentos em que você tenha desejado que ele tentasse o passe simples ao invés de uma bicicleta na arquibancada. Haverá outra vez, porém, quando você se levanta da sua cadeira para aplaudi-lo na melhor jogada individual que você já tenha visto.
EXEMPLO: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

INFLUÊNCIA: Influência é a capacidade do jogador para afetar os eventos ou os demais jogadores sem qualquer esforço intencional. Jogadores com influência são líderes dentro e fora de campo e os companheiros de equipe tendem a reunir em torno desse jogador. Um jogador com um atributo de grande influência, sem dúvida é o melhor candidato para o papel de capitão da equipe. No entanto precisa-se escolher com atenção. Um jogador que tem grande influencia, mas não parece merecer o respeito dos jogadores em torno dele não vai ser uma boa escolha. Lembre-se, mesmo quando você tenha escolhido seu capitão, é bom ter influencia em jogadores de outras áreas do campo.
EXEMPLO: Francesco Totti (Roma)

SEM BOLA: É o moviemnto do jogador sem a bola. Semelhante a antecipação, este é o quão bem um jogador, especialmente jogando no ataque pode avaliar a situação e em seguida mover-se sem a bola, tornando-se disponíveis para receber um passe em posição pergigosa ou até mesmo puxando um marcador e abrindo espaços na defesa adversária. Sem bola é talvez um dos aspectos mais negligenciados do jogo de futebol. Mas o FM ainda o considera importante. Um jogador com uma boa movimentação sem bola, pode confundir defensores e geralmente causa bastante problemas aos adversários. Tente encontrar um jogador que combina um alto valor de sem bola com um bom posicionamento e antecipação.
EXEMPLO: Robin Van Persie (Manchester United)

POSICIONAMENTO: É a capacidade do jogador de ler uma situação e colocar-se na melhor posição possível para lidar com o desenrolar dos fatos. Antecipação irá ajudá-lo na primeira parte, mas em termos de suas posição atual, tudo se resume a este atributo. Um atributo mais alto, irá garantir que o jogador ocupe a melhor posição possível durante a jogada. Se vocês já tentaram jogar com linha de impedimento, saberá que o posicionamento é o principal atributo que você quer em seus defensores para fazê-la..
EXEMPLO: Per Mertesacker (Arsenal)

TRABALHO DE EQUIPE: A capacidade de o jogador seguir suas instruções táticas ao lado de seus companheiros de equipe. Uma equipe cheia de jogadores com altos valores nesse atributo vai funcionar melhor como unidade. Jogadores com níveis mais baixos vão afrouxar e não comprarão as usas ordens e nem as propostas de sua equipe. Se você não é o tipo de pessoa que gosta de depender de apenas um jogador para definir os jogos, você irá precisar de jogadores com altos níveis de trabalho em equipe. Jogadores com altos índices, tenderão a trabalhar um para o outro como unidade é um atributo que combina com determinação e índice de trabalho.
EXEMPLO: Esteban Cambiasso (Inter de Milão)

ÍNDICE DE TRABALHO: Reflete a capacidade mental do jogador para trabalhar duro. Um valor alto neste atributo irá garantir que um jogador estará pronto pra trabalhar forte do início ao fim da partida, mas ele vai precisar de atributos físicos para que isso seja possível, no entanto, se não tiver, isto já é um traço admirável para se ter em sua equipe. Como mencionado, este é um atributo que complementa uma grande ética de trabalho em equipe. Se você gosta de fechar a sua equipe para parar os adversários, então este atributo será útil em todo seu meio campo. Só não esqueça que seus jogador precisarão de resistência para correr até o fim da partida.
EXEMPLO: Cheick Tioté (Newcastle)

ATRIBUTOS FÍSICOS

ACELERAÇÃO: É a rapidez com que um jogador pode alcançar sua velocidade máxima. Portanto ela está ligada intimamente com o atributo velocidade. Como uma medida de quão rapidamente um jogador pode atingir a velocidade máxima, aceleração é um atributo muito importante para alas e atacantes de velocidade. Você também pode considerar defensores com boa aceleração, se você está diante de uma equipe pronta para matá-lo em um contra-ataque.
EXEMPLO: Franck Ribéry (Bayern de Munique)

AGILIDADE: Agilidade reflete o quão bem um jogador pode iniciar, parar e se mover em direções diferente em níves de velocidade variado. Ela combina com velocidade, aceleração e equilíbrio no motor do jogo, especialmente quando um jogador está correndo com a bola. Agilidade é um atributo que é mais necessário para os jogadores das ligas maiores no jogo. Você pode encontrar casos raros em ligas menores, mas com certeza não é a prioridade nem dos atacantes e nem dos defensores nestas condições. Combinado com aceleração e finta, um atributo alto de agilidade pode fazer a diferença para formar um grande jogador de ataque.
EXEMPLO: Robinho (Milan)

EQUILÍBRIO: É simplesmente o quão bem um jogador pode manter o equilíbrio com ou sem a bola. Com a bola, ele se refere a quão bem equilibrado ele está correndo com a bola e fugindo do adversário, sem ele refere-se ao seu equilíbrio correndo diante de um jogador correndo com ele, ou a sua estabilidade ao iniciar um salto. Embora por a própria natureza da sua profissão todos os jogadores de futebol poderiam ter mais equilíbrio, aqueles que mais precisam são os jogadores de combate, para efetuar ou evitar desarmes e chutes por exemplo.
EXEMPLO: Zlatan Ibrahimovic (PSG)

IMPULSÃO: Define a altura com que um jogador pode saltar. Neste não temos muito o que falar, é importante que seus saltadores tenham também bravura e antecipação para que a vitória aérea seja certeira.
EXEMPLO: Peter Crouch (Stoke City)

CONDIÇÃO FÍSICA NATURAL: Este segue um padrão, é a condição física básica de um jogador. Ela afeta quantos jogos seja preciso para que o jogador atinja o seu ápice físico antes de tornar-se visivelmente cansado e suscetível a lesões.
EXEMPLO: Zé Roberto (Grêmio)

VELOCIDADE: É a velocidade máxima de um jogador. Considerando que a aceleração reflete o quão rápido um jogador pode alcançar sua velocidade máxima. Jogadores velozes são uma grande arma quando eles tem imprevisibilidade, agilidade, finta e aceleração. Tenha esse jogadores nos lados do campo para que eles possam partir pra cima apavorando a defesa adversária.
EXEMPLO: Theo Walcott (Arsenal)

RESISTÊNCIA: Resistência é a capacidade de um jogador para suportar a atividade física de tempo elevado por um longo período de tempo. Com as temporadas durando mais de 9 meses por ano, um jogador com atributo elevado de resistência será capaz de manter-se no seu mais alto nível por um tempo maior. A importância da resistência não pode ser subestimada - especialmente se você jogar num estilo de jogo intenso. ou se tem jogadores com a instrução de correr pra frente sempre que possível. Se você tiver uma equipe com baixos níveis de resistência, você sofrerá mais gols nos minutos finais de jogo.
EXEMPLO: Ramires (Chelsea)

FORÇA: A força de um jogador é a sua capacidade de exercer a sua força física sobre um oponente em seu benefício. Um jogador com uma classificação de alta resistência será capaz de usá-la para a sua vantagem contra adversários mais fracos. Força é uma questão importante na disputa de bola, assim é bom que tenha jogadores fortes no seu time para que se sobressaiam quando as coisas não ocorram como planejado na questão técnica.
EXEMPLO: Victor Wanyama (Celtic)

ATRIBUTOS OCULTOS

CONSISTÊNCIA: A consistência é executada de jogo para jogo. É um atributo particularmente importante. Considerando que não há jogador que irá executar sua capacidade máxima durante 100% dos jogos, por isso quanto mais alto a consistência, por mais tempo seguido o jogador irá desempenhar seu máximo em atributos técnicos e psicológicos. Mas cuidado, pois ela pode ser usada também em uma eventual má fase do jogador, por isso um jogador com alta consistência que entra em uma má fase, pode demorar até que consiga se recuperar.
EXEMPLO: Mario Gomez (Bayern de Munique)

JOGO SUJO: O quão desleal e anti-fair play o jogador é em campo. Jogadores desleais tendem a ser expulsos com mais facilidade.
EXEMPLO: Sulley Muntari (Milan)

JOGOS IMPORTANTES: A qualidade dos jogadores em grandes jogos e decisões. Diz-se que estes jogadores tem 'estrela'
EXEMPLO: Falcão Garcia (Atlético de Madrid)

PROPENSÃO A LESÕES: A probabilidade de o jogador se lesionar. Quanto maior o número, mai provável que o jogador vá se machucar. (1 = muito improvável de se machucar, 20 = muito provável que ira se lesionar). Ou seja o nível de chinelismo dos jogadores se o cara é um Fábio Aurélio de cristal egípcio ou um Pablo Osvaldo de pedra.
EXEMPLOS: 20 = Fábio Aurélio (Grêmio), 1 = Pablo Osvaldo (Roma)

VERSATILIDADE: A qualidade do jogador se adaptar a posições estranhas a sua natural.
EXEMPLO: Pablo Zabaleta (Manchester City)

TRAÇOS MENTAIS

ADAPTABILIDADE: Facilidade de um jogador a adaptar-se e viver bem em um país que não é o seu.
EXEMPLO: Darijo Srna (Shakhtar Donetsk)

AMBIÇÃO: Nível de ambição de um jogador para jogar sem ao mais alto nível possível.
EXEMPLO: Steven Gerrard (Liverpool)

CONTROVÉRSIA: O quão polêmico o jogador é fora do campo. Este é um atributo negativo.
EXEMPLO: Mario Balotelli (Milan)

LEALDADE: Nível geral de lealdade do jogador, pode se referir a um clube ou a outra pessoa.
EXEMPLO: Xavi (Barcelona)

PRESSÃO: Capacidade do jogador se sair bem quando está sob pressão, dentro ou fora do campo.
EXEMPLO: Clarence Seedorf (Botafogo)

PROFISSIONALISMO: Conduta como profissional do jogador dentro e fora do campo.
EXEMPLO: Javier Zanetti (Inter de Milão)

DESPORTIVISMO: Conduta enquanto desportista do jogador, o nível de fair play dele dentro e fora de campo.
EXEMPLO: Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique)

TEMPERAMENTO: A forma como o jogador controla seu temperamento entro e fora do campo.
EXEMPLO: Dário Conca (Guangzhou Hengda)
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por Celestino » Dom Jun 16, 2013 21:11

É isso ai, demorei a tarde toda traduzindo e adaptando o texto, espero que seja útil pra alguem, pois pra mim foi asuhasuhsahusahuauhssahu
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por LFCavalcanti » Dom Jun 16, 2013 21:16

COPEIRO!!!


Agora vou ler
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por liperocha92 » Dom Jun 16, 2013 21:17

Boa Celestino. Deve ter dado um bom trabalho. Depois dou uma olhada.
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por MaxAveiro » Dom Jun 16, 2013 21:17

Baita artigo! Valeu pelo trabalho, e realmente MUITO útil!
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por Ruizão » Dom Jun 16, 2013 21:47

Baita artigo! Os mais interessantes são os ocultos, os outros, pra quem joga faz bastante tempo, são meio que dedutíveis mesmo sem ler um artigo como esses, agora nos ocultos, o artigo ajuda MUITO.
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por Celestino » Dom Jun 16, 2013 21:50

Nos ocultos pra quem se interessar a consistencia ta bem explicadinha no artigo original do cara. Mas eu tava tri cansado já pra entender a formula que ele utilizou pra explicar e traduzir
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por nainoco » Dom Jun 16, 2013 21:51

boa celesta
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por matheusp » Dom Jun 16, 2013 23:51

Excelente Celestoise!
Vou ler com cuidado hahaha

Eu não manjo de inglês se não até procuraria algo que presta para traduzir e postar aqui. Outra coisa, será que tem algum artigo lá explicando sobre aqueles negócios que ficam na instrução do jogador. Tipo Correr pro Fundo, correr com bola, tem muita gente que tem dúvida nisso até hoje e eu sou um deles, tenho dúvida em algumas coisas naquilo e sempre me confundo, seria útil ter um artigo desse aqui.
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por BrunoBMS » Seg Jun 17, 2013 07:22

Grande tópico, Celestino (não só no tamanho, mas na qualidade).
Será muito útil, para qualquer jogador...!
Muitos atributos são 'auto explicativos' e se nota fácil, mas alguns ficaram bem mais claro...
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Re: [ARTIGO] - Desvendando todos os atributos.

Mensagem por Marinho » Seg Jun 17, 2013 07:23

Muito bom Celestino, sensacional cara!

Usarei para os próximos vídeos de Planilhas e Atributos.

;)
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