[MATCH DAY] Alterações Táticas

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

[MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por BrunoBMS » Qui Jun 20, 2013 10:38

Imagem
Alterações Táticas Usando as mesmas táticas durante uma partida é improvável ver sua equipe alcançar consistentemente bons resultados. Em vez disso, você deve adaptar suas táticas para os jogadores adversários enfrentados no dia, as diferentes situações que ocorrem durante uma partida e todos os problemas que ocorrem como resultado das táticas empregadas atualmente. Idealmente, você deve prestar atenção a cada jogo no modo completo e com visões abrangentes ou no modo estendido para que você possa estar plenamente consciente de como suas táticas estão sendo trabalhadas e como o adversário pode estar causando problemas para sua equipe.
No entanto, ao mudar de tática durante o jogo tente garantir que você use táticas que são similares ou apenas pouco diferentes das preparadas em treinamento de preparação de jogo. Além disso, tenha em mente que quando se alteram táticas usando instruções da equipe que quaisquer instruções específicas de jogadores deverão de ser alteradas individualmente.
Algumas das mudanças mais comuns que muitas vezes você terá que fazer durante os jogos são discutidas abaixo. Existem quatro ferramentas específicas disponíveis que podem ser utilizadas, tanto para mudanças táticas leves, sem alterar diretamente a equipe, instruções do jogador, ou ajudar você a fazer as alterações táticas corretas. Estes são: instruções sobre o adversário, gritos, o reação do assistente e as estatísticas do jogo.
Instruções Sobre o Adversário: esta opção lhe permitirá dar instruções específicas sobre cada jogador adversário, indicando aos seus jogadores como marcar seus adversários, seja dando liberdade aos jogadores menos criativos, ou pressionando sempre os jogadores principais do seu adversário, indicando tipo de marcação (dura ou leve) sobre tal jogador ou então forçar o chute com pé específico pelo adversário.
Gritos: Podem ser usados para alterar temporariamente suas táticas durante o jogo de acordo com diferentes cenários ou problemas encontrados. Apesar de todas as instruções de equipe ou instruções específicas de cada jogador terá de ser editada separadamente.
Reação do Assistente e Estatísticas do jogo: podem ser ferramentas úteis na identificação de problemas táticos durante uma partida, de modo a adaptar suas táticas conforme apropriado usando instruções da equipe e jogador de instruções, além dos gritos.
Alterações Táticas Comuns Alterações Defensivas: É extremamente necessárias as alterações defensivas durante uma partida em que a equipe vem sofrendo uma pressão da equipe adversária ou que sente que o resultado está perigoso após alterações táticas do adversário. Por vezes o adversário diminui a vantagem, ou empata próximo ao fim do jogo, tomando uma posição mais ofensiva buscando um melhor resultado, já com uma moral maior pelo gol recém-marcado, indicando também a necessidade de uma alteração defensiva na sua equipe.
Para isso, deve mudar para uma estratégia defensiva, com largura mais estreita, limitando o seu espaço e tentando aproveitar os contra-ataques. Além disso, garanta que a equipe está com um bom volante defendendo a sua zaga, preferencialmente com boa energia, para que tenha maior capacidade de combater os ataques adversários.
Estas mudanças também podem acontecer durante o jogo, com seu adversário tomando perfis mais ofensivos, forçando a mudança ao estado defensivo, diminuindo uma possível vulnerabilidade defensiva. Por exemplo, seu adversário pode apenas mover um jogador meio-campista, seja para funções mais ofensivas ou inclusive para a função de atacante, fazendo com que sua equipe necessite de uma pequena revisão da posição de sua defesa, sejam quantidade e formação dos zagueiros, defesas laterais e o mais importante, de seus médios defensivos, que fazem o primeiro combate.
Outro ponto é que o adversário pode começar a utilizar mais as jogadas através de um jogador que venha causando ‘problemas’ à defesa da sua equipe, com liberdade para a criação de jogadas. Neste caso, a marcação neste jogador deverá ser intensificada para que se busque a neutralização deste.
Agora, se este jogador continue tendo uma grande influência no jogo, você pode optar por um papel mais defensivo, buscando alterar, inclusive, a sua formação tática ou a substituição de jogadores que não venham conseguindo atuar como você gostaria, para que consiga contornar esta situação.
Se a sua equipe é reduzida a dez homens depois de um cartão vermelho ou lesão, então você deve se concentrar em geral mantendo a sua formação defensiva e sólida à custa de um jogador mais ofensivo, bem como a utilização de uma forma mais estratégica de defesa, com uma largura mais estreita. Isso fará com que seja mais difícil para o adversário explorar a vantagem numérica.

Alterações Atacantes: Atacando as alterações podem ser feitas quando a equipe vem se esforçando para marcar ou tentar explorar qualquer fraqueza aparentes do adversário, mas você deve ter cuidado para não fazer todas as alterações que excessivamente enfraquecer a defesa. Quando desesperada por um gol perto do final de um jogo você deve usar um ataque ou estratégia de sobrecarga com um ritmo mais rápido e, possivelmente, uma largura maior. Aumentar a pressão também pode ajudar a importunar o adversário, embora isto já possa ser ligeiramente aumentada pela estratégia mais ofensiva. Efetuando a troca por um substituto mais ofensivo também pode ser útil, especialmente se quaisquer uns dos seus jogadores estão particularmente cansados, enquanto você também deve levar o time para frente em uma formação mais ofensiva.
Você deve tentar manter um controle regular sobre as notas correspondentes dos jogadores da equipe adversária. Com isso poderá ver se algum jogador adversário em particular está jogando mal ou lutando contra uma lesão. Se assim for, então você pode tentar explorar essa fraqueza através de seu foco ou alterando a formação, fazendo uso de substitutos, se necessário.
Se o adversário alterar a sua formação, em seguida, pode ser possível fazer alterações semelhantes para aproveitar áreas específicas, movendo seus jogadores para as áreas de possível fraqueza adversária.

Substituições: Você pode fazer uma substituição em qualquer ponto durante uma partida. Você deve tentar substituir seus jogadores mais cansados, se possível. Isso leva a equipe a ter menos ‘pernas cansadas’, além de ajudar a prevenir as lesões, bem como a exaustão futura na temporada, se combinadas com rotação do plantel. O substituto descansado pode ser especialmente eficaz contra um jogador adversário particularmente cansado. Você pode acompanhar a aptidão de seus jogadores, enquanto observa o jogo através das estatísticas e forma das duas equipes.


Verificação das Avaliações: Você deve verificar regularmente as avaliações dos seus jogadores com esta mesma ferramenta e tentar substituir jogadores com baixo desempenho ou níveis de moral. Qualquer jogador com uma classificação inferior a 6,8 pode ser considerado a não ter um bom jogo, mas isso depende de como está a avaliação comparada aos do resto de sua equipe. Normalmente, você deve esperar até o segundo tempo para fazer substituições pelas notas, já que você pode ser capaz de inspirá-los com a palestra no intervalo.
Se eles ainda estão jogando mal depois 55 a 60 minutos e reagir mal à palestra ou ter uma classificação inferior a 6,0 na metade do segundo tempo, então seria aconselhável fazer a substituição. Você deve estar preparado para mudar sua formação um pouco para acomodar um substituto, em alguns casos, por exemplo, se um de seus atacantes tem um baixo desempenho e você tem um particularmente bom meia-atacante que poderia substituí-lo, inclusive alterando a função do jogador e formação da equipe.

Visando Deficiências o Adversário:Além de substituir jogadores cansados ou de baixo desempenho, as substituições podem ser efetivamente utilizados da seguinte circunstâncias:
Ao explorar a fraqueza do adversário, como uma área vulnerável criado na sequência da mudança sua formação, ou um jogador de baixo desempenho ou com lesão leve, trazendo em um jogador de ataque no posição adequada.
Quando a posse é baixa, trazendo em um meio-campista com o bom momento, Passando, técnica, decisões e Trabalho em Equipe.
Quando lutando para criar chances, trazendo em um meio-campista criativo ou atacante com bons atributos técnicos, como: Passe, Técnica, Criatividade, Decisão, Drible e Trabalho em Equipe. Ao responder a uma mudança para uma abordagem mais defensiva pela oposição e mudar para um mais atacando estratégia, trazendo em um jogador de ataque.

Expulsões: Quando o adversário está reduzida a 10 homens, trazendo em um jogador de ataque para explorar sua vantagem numérica.
Ao mudar para uma estratégia mais defensiva e olhando para jogar no contra-ataque, preferencialmente com jogadores rápidos.
Para lidar com um jogador em particular que lhe esteja causando problemas, colocando um jogador defensivo na posição adequada.
Para lidar com um atacante alto ou rápido, trazendo um zagueiro alto ou rápido.
Ao responder a uma mudança para uma abordagem mais ofensiva do adversário ou a necessidade de segurar o placar atual, colocando um jogador de defesa revigorado.
Quando reduzido a 10 homens, trazendo em um jogador defensivo para garantir que a sua formação permaneça defensivamente sólida.
Quando está com uma boa vantagem no placar, substituindo jogadores importantes para partidas importantes que estejam próximas, evitando lesões ou suspensões que possam os tirar de tais jogos.


Créditos: http://guidetofootballmanager.com/
Tradução: BrunoBMS


Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por Marinho » Qui Jun 20, 2013 10:48

Legal!

;)
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por BrunoBMS » Qui Jun 20, 2013 10:54

Legal? Flooder! rsrs
Curti muito esta parte do artigo, mais até do que a preparação.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por Marinho » Qui Jun 20, 2013 11:04

Cara... dá uma separada mais no texto.

Tem uns 7 ou 8 assuntos, rsrs.

Se for comentar sobre tudo, faço outro texto. E tá tudo muito junto.

Só formatar melhor.

;)
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por BrunoBMS » Qui Jun 20, 2013 11:28

Dei uma ajeitada.
Essa é a ideia... quanto mais comentários, melhor... rsrs
Esperando o texto... rsrs
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por Marinho » Qui Jun 20, 2013 13:32

O título do artigo não diz muito... na verdade algumas não são alterações táticas. Quando se fala em cansaço do jogador ou expulsão, você pode até mudar sua tática, mas não necessariamente. Cansaço é uma alteração física e tal, eu mesmo nunca gosto de voltar com jogadores que esteja abaixo dos 80% ah não ser que o desempenho esteja superior a pelo menos 7.

Vou resumir os motivos pelos quais eu substituo o jogador:

- Se estiver com nota na partida inferior a 6.8;

- Se estiver com menos de 80% de físico e nota inferior a 7;

- Se já tiver cartão amarelo e o juiz estiver amarelando geral ou se o jogador já tem histórico de expulsão.

Agora raramente mudo a tática durante o jogo. Gosto de substituir zagueiro por zagueiro, lateral por lateral, atacante por atacante, etc.

Máximo que mudo é a função do mesmo em jogo. Tirar um Avançado Recuado e colocar um Ponta de Lança Fixo por exemplo.

É isso.

;)

PS.: Agora sim a formatação ficou bem melhor.
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por BrunoBMS » Qui Jun 20, 2013 13:41

Marinho escreveu:O título do artigo não diz muito... na verdade algumas não são alterações táticas. Quando se fala em cansaço do jogador ou expulsão, você pode até mudar sua tática, mas não necessariamente. Cansaço é uma alteração física e tal, eu mesmo nunca gosto de voltar com jogadores que esteja abaixo dos 80% ah não ser que o desempenho esteja superior a pelo menos 7.

Vou resumir os motivos pelos quais eu substituo o jogador:

- Se estiver com nota na partida inferior a 6.8;

- Se estiver com menos de 80% de físico e nota inferior a 7;

- Se já tiver cartão amarelo e o juiz estiver amarelando geral ou se o jogador já tem histórico de expulsão.

Agora raramente mudo a tática durante o jogo. Gosto de substituir zagueiro por zagueiro, lateral por lateral, atacante por atacante, etc.

Máximo que mudo é a função do mesmo em jogo. Tirar um Avançado Recuado e colocar um Ponta de Lança Fixo por exemplo.

É isso.

;)

PS.: Agora sim a formatação ficou bem melhor.

Também evito mudar taticamente a equipe, mas, por vezes é muito importante.
Um ponto importante, não citado acima, é motivar a equipe. Não ter medo de usar um estilo Felipão de ser e descer o cacete nos cara!
O mais comum é mudar as funções mesmo, mas, as vezes tem que trocar formação.
Essa do cartão amarelo eu uso muito. Meus times sempre tem um histórico excelente nesta parte.
O lado físico também é importante... baixou de 75 a 80% também já providencio mudanças. A partir disso, lesões são muito fáceis de acontecer.

No artigo fala algumas coisas importantes sobre como lidar com expulsões, sejam elas favoráveis ou contrárias ao seu time.
Algo que uso é usar jogadores rápidos, mesmo não sendo bons jogadores tecnicamente, mais recuados, aproveitando os contra-ataques.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por Marinho » Qui Jun 20, 2013 13:46

Apesar que... uma das tarefas do meu adjunto é selecionar quem vai pro banco. Eu escalo o time titular e ele escala o banco.

Já teve momentos, de meu adjunto, não colocar nenhum meia no banco por exemplo e eu ter de substituir o meia. Aí mudo a formação.

;)
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por BrunoBMS » Qui Jun 20, 2013 13:51

Por isso que adjunto pra mim é quase inútil no jogo. kkk'
Eu escalo o time. Eu dou as palestras (antes, durante e depois do jogo), eu dou as instruções sobre adversários... rsrs
Nem sei pra que eu tenho adjuntos... rsrs

Você tocou em um ponto importante, que vale a pena ressaltar aqui, banco de reservas.
Tirando o Brasileiro, que o FM avacalhou e deixa 12 substitutos, vamos partir do princípio dos 7 jogadores.

O que eu, particularmente, faço é:
Goleiro... não levo reserva (a cada temporada, 1 jogo precisa ser trocado, e olha lá...)
Levo os 2 laterais e um zagueiro.
Como jogo com 1 volante, tenho sempre um no banco.
Sobram 3... MC, MA(DE) e PL...
Neste ponto é bom termos jogadores M/MA(DE) / PL... ou somente M/MA(DE) mesmo (já que uso 4-3-3).

Tirando essa base, pode ser trocada alguma preferência, ataque, quem sabe, tendo jogadores que se lesionam fácil.
Também é bom ter sempre jogadores que atuam em 2 ou 3 posições, torna a equipe mais versátil.
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [MATCH DAY] Alterações Táticas

Mensagem por liperocha92 » Qui Jun 20, 2013 21:25

Ficou legal Bruno, parabéns!
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”