GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Historiadetreinador
Membro
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 22:37
Time: atletico mineiro
Status: OK

GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Historiadetreinador » Qui Ago 08, 2013 22:50

"Super Dica Football Manager" Atributos Mentais Muitos jogadores de FM, ainda não entenderam o sentindo e como evoluir os "principais" atributos de um jogador.

Primeiramente vou deixar aqui os papeis que existem em treinos individuais no FM13:

Coloquei algumas abreviações para facilitar e nao ficar muitas informações e embolado.

Segue no Spoiler abaixo as abreviações dos papeis
SpoilerShow
Guarda Redes: GK
Guarda Redes Libero: GLK
Defesa Lateral: DL
Defesa Central: DC
Libero: L
Libero Avançado: LA
Defesa com Bola: DCB
Defesa Central Limitado: DCL

Trinco: T
Medio Defensivo: MDC
Construtor Recuado de Jogo: CRJ
Medio Centro: MC
Medio Area-a-Area: MAA
Medio Recuperador de Bola: MRB
Construtor de Jogo Avançado: CJA
Meio Ofensivo: MAC
Numero 10: N10
Ala Defensivo: AD
Medio Ala: MA

Extremo: EX
Avançado Interior: AI
Ponta de Lança: PL
Ponta de Lança Fixo: PLF
Jogador Alvo: ALV
Avançado Recuado: AR
Avançado Defensivo: AVD
Avançado Completo: AC
Isso não quer dizer que se você usar um N10 que voce tem obrigação de colocar o jogador treinando como N10,
você deve procurar saber e entender qual atributo ele precisa para melhorar o próprio papel e fazer com que ele treine e evolui tal atributo.


Como conseguir treinar esses atributos:
Abaixo, papeis que contem e necessitam desses atributos:

Antecipação - treinos individuais
papeis: ( L, DL, LA, T, MA, MAA, PL, PLF, AC, N10)

Compostura - treinos individuais
papeis: (GK, L, DC, CRJ, DCB, PL, PLF, N10)

Concentração - treinos individuais
papeis: ( GK, L, DC, DL, DCB, T)

Criatividade - treinos individuais
papel: ( GKL, LA, CRJ, DCB, MC, CJA, MAC, AR, AC, N10)

Decisões - treinos individuais
papeis: ( GKL, ( GK, L, DC, AL, MDC, LA, CRJ, DCB, T, MA, EX, AD, MC, MAA, CJA, MAC, AR, AC, AI)

Imprevisibilidade - treinos individuais
papeis: (EX, CJA, MAC, PL, AI, N10)

Índice de trabalho - treinos individuais
papeis: (DL, AL, MDC, T, MA, AD, MRB, MAC, PL, ALV, AVD)

Posicionamento - treinos individuais
papeis: ( GKL, ( GK, L, DC, PL, AL, MDC, LA, CRJ, DCB, DCL, T, MC)

Sem Bola - treinos individuais
papeis: (MA, EX, MC, AR, PL, PLF, AI, N10)

Trabalho de equipe - treinos individuais
papeis: (DL, AL, MDC, LA, CJR, MA, AD, MC, CJA, MRB, ALV, AI, AVD)

Esses são os papeis que contem tais atributos para treinos..

Eu particularmente gosto muito dos atributos mentais, porque um jogador sem "compostura, determinação, antecipação, concentração, decisões?
pode cometer vários erros.

Compostura- Seria mais ou menos uma forma do teu jogador ter a calma para decidir exatamente o que fazer ou para o jogador não cair na pressão da torcida, situação do clube e etc.... Excelente atributo para atacantes e defesa centrais.

Determinação- Ajuda o jogador a crescer, treinar, se aprofundar mais naquilo que faz, lutar pelo trabalho, pelo grupo entre outras.
Excelente atributo para qualquer jogador.

Antecipação- Ajuda o jogador na hora da marcação, na hora das movimentações, e até mesmo ter o raciocínio mais rápido que os adversários.
Excelente atributo para qualquer jogador.

Concentração- Acho que nem preciso comentar muito sobre esse.. tudo o que nós ou qualquer ser humano faz na vida, quando é feito com concentração o resultado é sempre melhor.
Excelente atributo para qualquer jogador.

Decisões- Seu Defesa Central precisa de decidir se ele vai pro desarme, antecipa, espera, ou temporiza? Essa decisão pode evitar contra-ataques pode evitar extremos da IA que não perdem nunca a bola.
Seu atacante, quando chega frente a frente com o goleiro adversário será que vai ter todo tempo do mundo para decidir o que fazer? claro que não...
Excelente atributo para qualquer jogador.

Agressividade - Tutorial jovem (Jogador Modelo)
Bravura - Tutorial jovem (Jogador Modelo)
Determinação - Tutorial jovem (Passar Experiencia)
Influência - Tutorial jovem (Passar Experiencia)

Sobre o tutorial podem seguir esse guia: http://historiadetreinador.blogspot.it/ ... oriar.html


Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Marinho » Sex Ago 09, 2013 09:17

Muito bacana cara!

Belo trabalho!

;)
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Ruizão » Sex Ago 09, 2013 09:50

Parece estar excelente.

Chegando em casa vou ler e dar meus pitacos como sempre kk
Imagem
Avatar do usuário
Historiadetreinador
Membro
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 22:37
Time: atletico mineiro
Status: OK

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Historiadetreinador » Sex Ago 09, 2013 14:10

Marinho escreveu:Muito bacana cara!

Belo trabalho!

;)
Valeu Marinho.
Ruizão escreveu:Parece estar excelente.

Chegando em casa vou ler e dar meus pitacos como sempre kk
Ruizao é pra isso mesmo.. hauhsahs.. coloquei somente o que eu faço mas gosto tb de saber das coisas que nao sei ainda..
pode dar varios pitacos shausauhsasa..
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por BrunoBMS » Seg Ago 12, 2013 10:17

Opa! Que show de bola, cara...! :)
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Ruizão » Seg Ago 12, 2013 21:12

Excelente mesmo. Dá pra fazer uma mescla do treino específico com o treino individual de atributo, fica melhor ainda. Por exemplo: N10 treina Compostura, mas não apenas ela, colocando ela como treino individual, o foco será principalmente nela, mas não deixando os outros atributos do treino de N10 de lado.
Imagem
Avatar do usuário
Historiadetreinador
Membro
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 22:37
Time: atletico mineiro
Status: OK

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Historiadetreinador » Ter Ago 13, 2013 01:23

BrunoBMS escreveu:Opa! Que show de bola, cara...! :)
Vlw Bruno

Ruizão escreveu:Excelente mesmo. Dá pra fazer uma mescla do treino específico com o treino individual de atributo, fica melhor ainda. Por exemplo: N10 treina Compostura, mas não apenas ela, colocando ela como treino individual, o foco será principalmente nela, mas não deixando os outros atributos do treino de N10 de lado.
Com certeza Ruizão foi essa a minha intenção... vlw ae
Avatar do usuário
OCoringa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 00:18
Time: Grêmio
Status: Seguro

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por OCoringa » Dom Set 08, 2013 19:03

Buenas galera!

Sou novo no mundo do FM e consulto esse excelente fórum pra melhorar minhas táticas e estilo de jogo ... Mas o que está me intrigando atualmente é a evolução dos atributos mentais através do uso dos tutores. Pelo que notei nos casos mais recentes, os quais "printei" pra observar os resultados é que o único atributo que o tutelado evoluí é a determinação, por mais que eu coloque um tutor com todos os atributos mentais altos, como por exemplo o Kléber "Gladiador".

Então, a minha dúvida é se é realmente só este atributo que é passado ou se estou fazendo algo errado. Já antecipo que mandei ele passar a experiência (2ª opção) e não melhorar o jogo (1ª opção).

Desde já agradeço a futuras respostas. Valeu.
Avatar do usuário
Swarzcopf
Membro
Membro
Mensagens: 1206
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 17:32
Localização: Curitiba-Pr

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Swarzcopf » Dom Set 08, 2013 20:02

foda, vou salvar isto e ler sempre que precisa :)
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Marinho » Dom Set 08, 2013 21:07

OCoringa escreveu:Buenas galera!

Sou novo no mundo do FM e consulto esse excelente fórum pra melhorar minhas táticas e estilo de jogo ... Mas o que está me intrigando atualmente é a evolução dos atributos mentais através do uso dos tutores. Pelo que notei nos casos mais recentes, os quais "printei" pra observar os resultados é que o único atributo que o tutelado evoluí é a determinação, por mais que eu coloque um tutor com todos os atributos mentais altos, como por exemplo o Kléber "Gladiador".

Então, a minha dúvida é se é realmente só este atributo que é passado ou se estou fazendo algo errado. Já antecipo que mandei ele passar a experiência (2ª opção) e não melhorar o jogo (1ª opção).

Desde já agradeço a futuras respostas. Valeu.
Cara... para mim o que acontece é o seguinte, os atributos mentais, podem ser todos fortes, mas o que manda é a determinação quando o caso é tutoriar jovens. Se você tem um cara com atributos mentais altos e determinação baixa, é praticamente como ter um cara que sabe muito e não consegue transmitir. É mais ou menos assim que funciona!

;)
Avatar do usuário
Historiadetreinador
Membro
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 22:37
Time: atletico mineiro
Status: OK

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Historiadetreinador » Dom Set 08, 2013 21:32

OCoringa escreveu:Buenas galera!

Sou novo no mundo do FM e consulto esse excelente fórum pra melhorar minhas táticas e estilo de jogo ... Mas o que está me intrigando atualmente é a evolução dos atributos mentais através do uso dos tutores. Pelo que notei nos casos mais recentes, os quais "printei" pra observar os resultados é que o único atributo que o tutelado evoluí é a determinação, por mais que eu coloque um tutor com todos os atributos mentais altos, como por exemplo o Kléber "Gladiador".

Então, a minha dúvida é se é realmente só este atributo que é passado ou se estou fazendo algo errado. Já antecipo que mandei ele passar a experiência (2ª opção) e não melhorar o jogo (1ª opção).

Desde já agradeço a futuras respostas. Valeu.

Cara, isso acontece muito... mas alguns atributos como concentraçao etc... melhora colocando na primeira opçao, mas eh uma melhora baixa demais..
como vc pode reparar.. esses treinos do FM tao meio que "roubando" de nos gamers... tipo.. colocando o goleiro pra treinar de Guardar Redes Libero, nao melhora o Atributo SAIDA de jeito nenhum...
como o ANTECIPAÇÃO eh um atributo essencial para os ZAGUEIROS mas o DEFESA CENTRAL nao tem esse atributo nos treinos individuais..
porque a SI fez isso? pra dificultar mais o nosso jogo, porque alguns nao observam essas coisas..

por isso eu coloco os TODOS OS ZAGUEIROS pra treinar de LIBERO ou TRINCO.. LIBERO se quer mais aceleraçao e TRINCO se ja tem boa aceleraçao

Outra coisa, o TUTOR nunca deve ter menas determinaçao que o JOVEM.. mas dependo tambem o JOVEM nao tenha tanto interesse por ele ter muito pouca determinaçao e atributos "aqueles escondidos" baixo..
Avatar do usuário
OCoringa
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 00:18
Time: Grêmio
Status: Seguro

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por OCoringa » Dom Set 08, 2013 22:01

Hum. Beleza então, vou continuar testando aqui pra ver as melhores formas de evoluir os jogadores, só sei que não dá pra seguir os concelhos do staff sobre qual jogador deve tutorar qual jovem. Quase sempre dá em nada.

Valeu.
Avatar do usuário
Historiadetreinador
Membro
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: Sáb Fev 09, 2013 22:37
Time: atletico mineiro
Status: OK

Re: GUIA- Como treinar e evoluir os atributos mentais

Mensagem por Historiadetreinador » Seg Set 09, 2013 01:09

OCoringa escreveu:Hum. Beleza então, vou continuar testando aqui pra ver as melhores formas de evoluir os jogadores, só sei que não dá pra seguir os concelhos do staff sobre qual jogador deve tutorar qual jovem. Quase sempre dá em nada.

Valeu.

Eu particulamente, nao deixo NADA, NADA e NADA com "preparadores e adjunto" tudo no meu cargo..
Falar com o time, Entrevistas, falar com jogadores, equipe titular e reserva, quem deve jogar ou quem nao deve e assim por diante..
e te aconselho nao deixar nada com eles tbm.. outra coisa que mudaram no jogo.. quanto mais deixar de lado as coisas do time menos resultado positivo voce vai obter.

Espero ter ajudado.. e qualquer duvida so perguntar aqui.
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”