[CRÔNICA] O Futebol Moderno

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

[CRÔNICA] O Futebol Moderno

Mensagem por BrunoBMS » Qua Abr 24, 2013 10:50

[font=Georgia][center]O Futebol Moderno[/center]

Hoje em dia vivemos em um novo mundo, quando falamos em futebol. Novidades aparecem a cada dia, sejam elas em tecnologias, mudanças nas formações, improvisações e modos de se jogar. O futebol antigo era muito de se ter um 'padrão de jogo'.

Se olharmos para trás, lembraremos das fases do 4-3-3 com os antigos 'ponteiros', atacantes que jogavam junto à linha lateral, bem adiantados, às costas dos laterais. Mais tarde veio a revolução com o 3-5-2, onde alguns times se aventuraram em jogar com 3 zagueiros. Mais recentemente, o 4-4-2 tomou conta do mundo, junto com suas variações e foi deixando todas as formações para trás, até que se criou o 4-5-1, posteriormente já apareceram clubes com o 3-6-1, e por aí vai.

Agora, se pararmos para analisar, o que temos? Treinadores arrojados e destemidos? Jogadores com habilidade de fazer um futebol diferente? Ou apenas jogadores que 'obedecem' ao que o treinador pede? E, onde e como podemos usar isso no nosso foco, o Football Manager?

Assim como na vida real, cada 'manager' tem o seu estilo, mas, usa a moda do futebol para criar o seu modo de jogo. O que temos hoje como grande estilo de jogo? Alguém já parou para pensar que o futebol e o tempo correram e onde paramos? Paramos num estilo antigo, o 4-3-3, apenas com a diferença que ao invés de serem atacantes bem avançados, estão mais recuados, fazendo esse 4-3-3- se tornar um 4-5-1 ofensivo.

Mas, agora fica uma grande dúvida no ar. Apenas a formação faz toda a diferença num clube? E no FM, apenas a formação faz diferença, seja ela positiva ou negativa?

Temos uma grande ferramenta nas mãos, uma ferramenta complexa ao extremo. Muitos de nós viemos da era "Elifoot" e "Brasfoot", onde se colocavam 3 ou 4 instruçõe e estava feita a tática da equipe. Jogadores tinham uma e depois duas especialidades, e isso era o que fazia a diferença no jogo, bem diferente do que temos no FM, em que cada posição são pelo menos 10, 15 atributos para análise, assim como o mental do jogador, passando por alguns problemas de linguística, em caso de estrangeiros, sem esquecermos das palestras e da motivação da equipe, seja ela conjunta ou as morais individuais.

Agora fica então o grande ponto desta pequena crônica. Qual o ponto crítico do sucesso em uma tática no FM? Qual a questão mais importante? Formação? Instruções? Moral? Barreira linguística? Atributos? Palestras? Reputação do treinador? Realmente, são inúmeras as variáveis, fazendo com que cada um crie a sua identidade dentro deste game fascinante, que vem cada vez mais atraindo novos 'adeptos'. Não podemos deixar de expressar nossa parabenização à SI pelo grande trabalho, que nos dá este entretenimento por tantas horas.

Então... o que peço à todos é que façamos nossos comentários sobre tudo isso. O que você faz para ter sucesso? O que você faz quando seu time simplesmente esquece o que é o futebol? Uma coisa eu garanto: O sucesso do seu time, é você quem faz, e o fracasso, também.[/font]


Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [CRÔNICA] O Futebol Moderno

Mensagem por Ruizão » Qua Abr 24, 2013 12:26

FM é um jogo com uma gama infinita de possibilidades e caminhos para se chegar ao "sucesso".

"Sucesso" esse que vai do ponto de vista de cada um, para uns, o sucesso é simples, fazer um time de pequena expressão subir a divisão de elite de seu país. Para outros, ganhar o Mundial de Clubes com esse clube é o sucesso.

Quanto a questão de como chegar nesse sucesso, creio que seja uma combinação de fatores. Um bom time com uma tática ruim não renderá tudo que pode, um bom time postado em uma boa tática mas que recebeu uma palestra ruim, não renderá o esperado, esse mesmo time, com uma tática perfeita, palestras perfeitas pode demorar a encaixar pela questão do entrosamento, e assim que esse entrosamento vir, a questão física pode pesar, a idade dos jogadores, então é sempre bom investir em categorias de base.

Além disso, cada um tem seus objetivos em um save, eles podem ser de curto prazo, longo prazo, objetivos quase impossíveis para alguns, resumindo, é quase impossível generalizar o tal "sucesso".

O FM é um jogo pra ser jogado, não pra ser explicado.
Imagem
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [CRÔNICA] O Futebol Moderno

Mensagem por liperocha92 » Qua Abr 24, 2013 12:47

Bom, eu penso da seguinte forma... O FM é um jogo com muitas variações em termos de táticas, e funcionalidade de jogadores, porém ainda o acho um pouco "longe da realidade" por conta da IA do jogo... Por muitas vezes ela atrapalha e não dá para se colocar em prática tudo aquilo que se planeja fazer, ou até mesmo "copiar" situações de táticas e movimentos de nosso futebol...
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [CRÔNICA] O Futebol Moderno

Mensagem por Marinho » Qua Abr 24, 2013 13:24

Concordo com o Rui. Não há apenas um motivo de sucesso ou fracasso. São vários. Os resultados provam se você está no caminho certo ou não, mas isso também depende das limitações de cada equipe.
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”