[ARTIGO] Movimentos Preferidos

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

[ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por Marinho » Sáb Mai 11, 2013 08:24

[center]Imagem[/center]

[justify]Ainda que a cada dia surjam mais blogs, sites e fóruns de discussão sobre o Football Manager, é um jogo com uma riqueza de detalhes incrível, muitos deles ainda inexplorados por seus jogadores.

Esta lista de "Movimentos Preferidos", apesar de somente uma lista, talvez seja um destes capítulos.

Abaixo seguem listados e caracterizados por este autor, os 41 movimentos preferidos que podem ser adquiridos ou observados em jogadores no FM2013. Tive o cuidado de inseri-los em categoria, pois com certeza o leitor deste artigo terá interesse em aplicá-lo após a leitura, e muito provavelmente, em meio à multidão de movimentos, ficará tão perdido quanto eu em definir "quais são bons e para que posições?".

Movimentos preferidos são aqueles característico de determinados jogadores. Estes movimentos por vezes, individualizam o boleiro e inclusive sua vontade natural dentro de campo. Explico, mesmo se taticamente você pedir ao volante que não suba no terreno de jogo, se ele tiver esta peculiaridade como "movimento preferido" é melhor trocar de volante.

Os movimentos estão divididos em 4 categorias:[/justify]

1. Movimentação / posicionamento: são movimentos que indicam a preferência do jogador por um determinado setor do campo, ou sua mobilidade ou talvez falta dela no plano tático de jogo.

2. Estilo de jogo: indica a tendência de um jogador executar certos tipos de jogada.

3. Defensivo: são particularidades de jogadores do Sistema Defensivo como zagueiros e volantes.

4. Finalização: técnicas de chute para balançar as redes adversárias.

Movimentação / Posicionamento:
- Correr com bola pela esquerda
- Correr com bola pela direita
- Correr com bola pelo centro
- Chega a frente sempre que possível
- Chega mais tarde a área adversária
- Vem perto buscar jogo
- Vai à linha
- Entra na grande área adversária
- Explora os flancos
- Gosta de tentar iludir a armadilha for a de jogo
- Tenta jogar fora da confusão
- Fica sempre atrás
- Vem para dentro
Estilo de jogo:
- Tenta desmarcações muitas vezes
- Joga curto e simples
- Não faz passes a rasgar
- Adora ter a bola
- Corre frequentemente com a bola
- Raramente corre com a bola
- Procura o passe em vez e tentar o gol
- Joga de costas para a baliza
- Tem lançamento longo e tenso
- Pára o jogo
- Procura fazer tabelas
- Gere o ritmo de jogo
- Tenta fazer passes longos
- Gosta de passar para mudar de flanco
- Discute com árbitros
- Evita utilizar pé menos forte
Defensivo:
- Faz entradas de carrinho
- Marca adversários em cima
- Desarma adversários
Finalização:
- Remata com força
- Remata em jeito
- Gosta de rodear o Guarda Redes
- Gosta de fazer chapéus sobre o Guarda Redes
- Bate livres com força
- Tiros de longe
- Tenta ointapés livres de longe
- Tenta chutar de primeira
- Tenta pontapés de bicicleta
Autor: Marinho - Fm-Brasil.com


Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por Ruizão » Sáb Mai 11, 2013 11:23

Acho que esse é um dos pontos principais no desenvolvimento de um save, ensinar movimentos preferidos aos seus jogadores, não sei se o pessoal investe muito nisso, mas deveriam, os jogadores ficam muito mais versáteis e com uma técnica muito mais apurada.

Como costumo ter saves de média/longa duração, sempre investi nisso desde o primeiro dia de save, então tenho alguma noção pra complementar o artigo:

- os movimentos demoram geralmente 6 meses para serem aprendidos por um jogador, então, é possível ensinar 2 movimentos por temporada somente pedindo para um dos treinadores fazer isso.

- os jogadores também aprendem movimentos por meio de tutor, um jogador experiente com o movimento x ensina um jogador jovem esse mesmo movimento x quando você o coloca para ser "tutoriado".

- Você deve observar que nem sempre o jogador vai aceitar aprender o movimento, e, se eu não me engano, quando ele não aprende o movimento, ele "termina" o treino um pouco antes de 6 meses, fazendo assim com que você possa investir em outro movimento.

- Jogadores jovens aceitam melhor esse tipo de artifício, jogadores experientes, com mais de 28~29 anos não gostam de "mudar seu tipo de jogo".

- Também é possível treinar um jogador para que ele PARE de fazer o movimento que ele já pratica, o mais comum nesse caso é mandar ele parar de discutir com os árbitros, pois jogadores com essa característica vivem pendurados durante os jogos pois sempre tomam cartão amarelo por reclamação, mas como o Marinho disse, se você tem um trinco com movimentação para correr com bola frequentemente, tenta desmarcações muitas vezes, etc, é totalmente corrigível através do mesmo tipo de treino, só que pedindo para parar de fazer determinado movimento.

Escrevi da minha cabeça, posso ter esquecido alguma coisa, então qualquer dúvida nessa parte, me coloco à disposição para responder.

Acho que o Max deve lembrar, no FM08 montei um Dream Team de jovens newgens no Arsenal, e o craque do meu time, um MC espanhol, tinha 12 movimentos preferidos se eu não me engano, ele não tinha os atributos 20, 19, a maioria não chegava a 18 e 17, mas ele era imparável, muito imprevisível e muito efetivo pois fazia o jogo acontecer. Os movimentos preferidos tem esse poder, qual a utilidade de um lateral que não vai ao fundo para cruzar? Qual a utilidade de um meia que não tenta fazer passes a rasgar? De um atacante que não sabe finalizar nos cantos da baliza e por aí vai... rs
Imagem
Avatar do usuário
zurrilho
Membro
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Fev 16, 2013 16:47
Time: Grêmio
Status: te aMINHO!!!!
Localização: RS

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por zurrilho » Sáb Mai 11, 2013 11:27

Eu nunca dei muita bola pra isso , mas pode ser que esteja ai uma das chaves do ''sucesso'' no FM13. Vou começar a olhar melhor isso.
Imagem

O orgulho paulista acoberta, na verdade, O racista, o recalcado, o frustrado e o covarde.

MINHO ETERNO!!!
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por MaxAveiro » Sáb Mai 11, 2013 12:52

Artigo bem interessante
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por MaxAveiro » Sáb Mai 11, 2013 12:56

Ruizão escreveu:Acho que esse é um dos pontos principais no desenvolvimento de um save, ensinar movimentos preferidos aos seus jogadores, não sei se o pessoal investe muito nisso, mas deveriam, os jogadores ficam muito mais versáteis e com uma técnica muito mais apurada.

Como costumo ter saves de média/longa duração, sempre investi nisso desde o primeiro dia de save, então tenho alguma noção pra complementar o artigo:

- os movimentos demoram geralmente 6 meses para serem aprendidos por um jogador, então, é possível ensinar 2 movimentos por temporada somente pedindo para um dos treinadores fazer isso.

- os jogadores também aprendem movimentos por meio de tutor, um jogador experiente com o movimento x ensina um jogador jovem esse mesmo movimento x quando você o coloca para ser "tutoriado".

- Você deve observar que nem sempre o jogador vai aceitar aprender o movimento, e, se eu não me engano, quando ele não aprende o movimento, ele "termina" o treino um pouco antes de 6 meses, fazendo assim com que você possa investir em outro movimento.

- Jogadores jovens aceitam melhor esse tipo de artifício, jogadores experientes, com mais de 28~29 anos não gostam de "mudar seu tipo de jogo".

- Também é possível treinar um jogador para que ele PARE de fazer o movimento que ele já pratica, o mais comum nesse caso é mandar ele parar de discutir com os árbitros, pois jogadores com essa característica vivem pendurados durante os jogos pois sempre tomam cartão amarelo por reclamação, mas como o Marinho disse, se você tem um trinco com movimentação para correr com bola frequentemente, tenta desmarcações muitas vezes, etc, é totalmente corrigível através do mesmo tipo de treino, só que pedindo para parar de fazer determinado movimento.

Escrevi da minha cabeça, posso ter esquecido alguma coisa, então qualquer dúvida nessa parte, me coloco à disposição para responder.

Acho que o Max deve lembrar, no FM08 montei um Dream Team de jovens newgens no Arsenal, e o craque do meu time, um MC espanhol, tinha 12 movimentos preferidos se eu não me engano, ele não tinha os atributos 20, 19, a maioria não chegava a 18 e 17, mas ele era imparável, muito imprevisível e muito efetivo pois fazia o jogo acontecer. Os movimentos preferidos tem esse poder, qual a utilidade de um lateral que não vai ao fundo para cruzar? Qual a utilidade de um meia que não tenta fazer passes a rasgar? De um atacante que não sabe finalizar nos cantos da baliza e por aí vai... rs
Gabaritou no complemento Ruizão. E me lembro sim, alias, tu sempre faz save assim e é manjador desde que te conheço sobre mulecada. Eu to entrando nessa pegada de criar muleque faz pouco tempo huhasuh
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por liperocha92 » Sáb Mai 11, 2013 13:19

Parabéns pelo artigo Marinho! Muito Bom!
Equipe do FM-Brasil sempre inovando com qualidade...
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por Marinho » Sáb Mai 11, 2013 14:51

Na verdade o Artigo foi do Ruizão, rsrs!

Eu só estimulei a fera!

:lol:
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por Ruizão » Sáb Mai 11, 2013 14:56

Marinho escreveu:Na verdade o Artigo foi do Ruizão, rsrs!

Eu só estimulei a fera!

:lol:
Nada!

Mérito seu de ter tocado nesse assunto, só complementei com o pouquinho que eu sei, rs
Imagem
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por matheusp » Sáb Mai 11, 2013 16:39

Belo artigo Marinho/Rui.

Mas também existe a parte ruim disso, as vezes você ensina o jogador e ele começa só fazer isso e começa prejudicar seu jogo, por isso que tem que ser bem avaliado e preparado.
Imagem
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por Ruizão » Sáb Mai 11, 2013 16:47

matheusp escreveu:Belo artigo Marinho/Rui.

Mas também existe a parte ruim disso, as vezes você ensina o jogador e ele começa só fazer isso e começa prejudicar seu jogo, por isso que tem que ser bem avaliado e preparado.
Nunca aconteceu isso comigo, e a intenção seria colocar o movimento mais útil pra posição, e desde que o cara tenha atributos no mínimo aceitáveis para realizar. Não vai mandar um cara que chuta 3 de longe ficar chutando de longe, nem um cara que tem resistência/velocidade baixar ficar subindo ao ataque toda hora...
Imagem
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por matheusp » Sáb Mai 11, 2013 16:49

Ruizão escreveu:
matheusp escreveu:Belo artigo Marinho/Rui.

Mas também existe a parte ruim disso, as vezes você ensina o jogador e ele começa só fazer isso e começa prejudicar seu jogo, por isso que tem que ser bem avaliado e preparado.
Nunca aconteceu isso comigo, e a intenção seria colocar o movimento mais útil pra posição, e desde que o cara tenha atributos no mínimo aceitáveis para realizar. Não vai mandar um cara que chuta 3 de longe ficar chutando de longe, nem um cara que tem resistência/velocidade baixar ficar subindo ao ataque toda hora...
Comigo também nunca aconteceu, porque não faço isso e nem tenho saves até 2050. Mas já vi pessoas reclamando e tal que jogadores ficam viciados em tais movimentos e acabam prejudicando e tal.
Imagem
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por Ruizão » Sáb Mai 11, 2013 16:50

O mais perto disso que tive, foi o Bernardo chutando de longe nos FMs anteriores... Mas o cara chutava 3, fazia 1, não podia reclamar... HAOIUHAIUHA
Imagem
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por matheusp » Sáb Mai 11, 2013 16:57

HUAHUAHUAHUAHU se tem uma coisa que eu odeio no FM é remate de longe, pqp.
Imagem
Avatar do usuário
zurrilho
Membro
Membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Fev 16, 2013 16:47
Time: Grêmio
Status: te aMINHO!!!!
Localização: RS

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por zurrilho » Sáb Mai 11, 2013 17:06

eu gosto















quando eles entram no gol

uehauhauehaueaheua
Imagem

O orgulho paulista acoberta, na verdade, O racista, o recalcado, o frustrado e o covarde.

MINHO ETERNO!!!
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [ARTIGO] Movimentos Preferidos

Mensagem por Marinho » Sáb Mai 11, 2013 18:29

matheusp escreveu:HUAHUAHUAHUAHU se tem uma coisa que eu odeio no FM é remate de longe, pqp.
É... isso vc tem razão! Se o cara não souber chutar de longe e ficar chutando bola pro espaço destrói tudo quanto é jogada sua.

Acho que pra chutar de longe o cara tem que ter realmente talento pra fazer.

No Brasil é difícil ter jogadores assim. No Palmeiras o Léo Gago às vezes acerta algum. Mas não fica toda hora chutando!

;)
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”