DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Tudo que você precisa para o seu FM14!
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por pepeusnet » Qua Jul 23, 2014 16:45

O que fazer quando a tática que vc conquistou muita coisa para de render?

Sou um meio iniciante. Costumo jogar todos os FMs porem não me aprofundo demais no jogo e acabo jogando saves rapidos. Desta vez quis fazer diferente e começar por baixo, do 0, em time pequeno. Escolhi o Macaé de forma aleatória. Usei uma tática que todos falam ser muito boa, a bagda. Comecei na terceira divisão. Primeiro ano: 6 no carioca, campeão série C. Segundo ano: 2 no carioca, campeão série B. Terceiro ano: Quarto no carioca e estava em 3 na série A até a metade do ano. Depois a tática parou de render. Três derrotas consecutivas me mostraram isso. Então mudei pra outra tática (uma das 3 que estava familiarizado). Porém o time não rende mais. Só toma goleada. Cai de 3 para 12 e faltam sete jogos ainda. Perco tanto fora como em casa. Dos ultimos sete jogos perdi 6 e empatei 1.

Quando isso ocorre, o que fazer?


Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por MaxAveiro » Qua Jul 23, 2014 16:48

Primeiro, seja bem vindo!

Bom, é normal isso acontecer. O jogo no decorrer do tempo, tendo a entender e 'anular'sua tática, principalmente os times com staff tecnico com altos atributos. O segredo é voce manter a variação jogo a jogo de acordo com o adversário, não só jogar a tatica lá e ficar olhando. Se nao render mesmo, o negocio é refazer alguma do zero, dentro das caracteristicas do time. Mas nao da pra exigir que volte a jogar voando como antes, porque todo esquema tem seu periodo de adaptação.
''Pelé debutó con un pibe"
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por pepeusnet » Qua Jul 23, 2014 16:56

Obrigado Max pela rápida resposta. Tenho certeza que estou no forum certo agora.

Bom, então o que eu DEVO fazer é mudar totalmente minha tática, começando do 0? E as outras duas táticas que pedem, elas não estão lá para serem usadas quando isso ocorrer não?
O que eu costumo variar muito é as instruções da equipe. No primeiro ano, minha tática rendia bem melhor no contra ataque e recuando a linha defensiva. No segundo ano ela rendeu perfeitamente com Controlar e subindo as linhas. Nesse agora estava funcionando desse mesmo jeito mas eu modifico sempre de acordo com o jogo. Não sou aquele paradão total (mas dificilmente modifico as posições da tática).
Quando eu mudei pra uma das táticas que já eram treinadas, Ganhei umas 3 partidas porem todos no sufoco. Depois disso, só levei goleada.
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por MaxAveiro » Qua Jul 23, 2014 17:02

Então, é meio relativo, depende muito do que tua necessidade pede.
Por exemplo, eu geralmente demoro pra ganhar coisa no save, porque qnd jogo save longo eu construo a tática pro time, nunca uso alguma feita. Ai vai adaptando de acordo com as caracteristicas dos jogadores e com as nuances do jogo. Ai quando encaixa rende bastante tempo, porque tem muita variação no decorrer do jogo e nao fica tão facil pro FM entender e anular. Mudar a instrução nao dificulta tanto pro jogo absorver, o que dificulta mesmo é a variação de posições, porque como voce pode ver, até o proprio time diminui a barra de ''entendimento'' da tática.

Nessa tua situação eu mudaria a tática toda, porque parece que o jogo ja pegou como é. Mas nada absurdo, tenta recriar uma em algum posicionamento que explore tuas armas no time, e é esperar ver o que vai dar, também é complicado esperar que renda totalmente de cara.
''Pelé debutó con un pibe"
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por pepeusnet » Qua Jul 23, 2014 17:25

Certo. Entendi.

Agora a pergunta crucial: Como fazer meu time render de acordo com o que eu tenho e de acordo com minhas necessidades? Como criar uma tática vencedora de fato do 0? Estou lendo muita coisa e muita coisa já percebi mas ainda assim não tenho ideia de como começar essa criação.
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por MaxAveiro » Qua Jul 23, 2014 17:30

Acho que o ponto crucial é identificar as funções que cada jogador seu pode fazer. Observar aquele atacante e ver, ele é um bom avançado completo ou um ponta de lança fixo? Só de exemplo.
A partir dai criar um sistema dentro das posições que voce tem a disposição. Eu vejo dessa forma pelo menos, acho que caso alguem mais queira entrar na discussão seria interessante.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Ricardo
Admin
Admin
Mensagens: 1833
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 16:41
Time: SPFC
Status: Contagem Regressiva
Steam: trolie
Time na LFM: Molotov
Localização: São Paulo, SP - Brasil
Contato:

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por Ricardo » Qua Jul 23, 2014 18:00

Peguei a discussão do meio mas vou deixar minha opinião no ponto que já está: Criação de táticas.

Eu sempre monto a tática na seguinte ordem:

- Melhores jogadores
- Mais peças de reposição

Ou seja, se eu tenho por exemplo ... 1 atacante bom demais e vários meio campos ... monto um 4-5-1 ... se tenho vários atacantes bons ... monto 4-3-3 ou 3-4-3.
Assim vai.

E sempre de olho na peça de reposição ... por que não adianta por exemplo armar um 3-4-3 ... sabendo que você tem SÓ 3 ou 4 atacantes ... se um dos titulares se machucar por 6 meses, acabou o seu esquema!

E uma dica a parte: O que eu tenho reparado é que o FM14 tem aceitado mais táticas defensivas. Nesse FM14 não ta valendo tanto a pena partir pro ataque ;)
Imagem
"Dentre os grandes, és o primeiro"
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por pepeusnet » Qua Jul 23, 2014 18:23

Obrigado pelas dicas. Serão de grande ajuda.

Agora outras perguntas. Eu vi em um post aqui no forum uma planilha pra saber o que seu atacante faz de melhor. Essa planilha tbm existe pra os outros setores do campo?

Como saber se meu jogador eh melhor em uma função especifica? Tipo um meio campo e suas varias funções. Como saber qual a melhor pra aquele jogador específico?

Vou tentar dar mais uma olhada pelo forum e ver algo que o jogador de tal função deve obrigatoriamente ter.
Avatar do usuário
Woodyinho
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 20:07
Time: Botafogo
Status: Reus mingravida
Steam: Gelkk
Localização: Dortmund

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por Woodyinho » Qua Jul 23, 2014 18:31

Eu tb tenho esse problema ( já ganhei camps, mas nunca fiz uma carreira, pq sempre minha tatica ficava manjada) e quando eu vou tentar outra tática sempre da errado um exemplo... Ganho o Cariocão sem me esforçar e sou rebaixado no Brasileiro, rs.
Imagem Rei das PPK's
pepeusnet
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 16:37
Status: OK

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por pepeusnet » Sex Jul 25, 2014 02:54

Terminei a temporada em 12. Nessa atual temporada estou em 20 e só com 6 pontos em 11 jogos. O time simplesmente não rende nada, mesmo eu contratando bons jogadores e mudando totalmente a tática pra uma que eu fiz detalhe por detalhe. Desespero total. Certeza que serei demitido mais cedo ou mais tarde. E o pior é que eu não sei o que faço pra reagir. Toda palestra que eu dou eles ficam motivados mas mesmo assim na metade do segundo tempo meu time toma gol ou virada, não importa o quanto eu mude as orientações durante todo o jogo. Lamentável.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por Marinho » Qua Ago 06, 2014 17:45

Cara... eu parto do seguinte conceito:

Tática = Formação +Estratégia

Formação é 4-4-2 em linha ou losango, 4-3-3, 4-2-3-1, 4-1-2-1-2, enfim...

Eu defino a formação pelos 3 ou 4 melhores jogadores da equipe.

Vou dar um exemplo do meu último save. Os melhor jogadores eram 1 MAC / 1 VOL / 1 MC.

Resolvi então ir de 4-1-2-1-2 por contemplar as 3 posições. É importante também como o Ricardo falou dar uma analisada se vai ter reservas para todas as posições, mas isto eu chamo de composição de elenco e se não tiver eu vou atrás.

A estratégia é como seu time vai ser comportar em campo. Você pode ter dois times com mesma formação, mas um vai jogar no ataque e outro no contra-ataque, um aberto outro fechado enfim. Isso eu chamo de estratégia.

Esta parte varia bastante, de jogo pra jogo e tal. Mas todo time tem que ter uma estratégia de base. Aquela para iniciar os jogos. Eu analiso pelos relatórios de como é seu time com relação aos da mesma divisão. Quais são os pontos fortes e fracos.

Meu time por exemplo:

É bom em RESISTÊNCIA: coloco para jogar com mais intensidade,
É bom em CABECEIO: coloco para jogar com cruzamento alto,´
É bom em PRIMEIRO TOQUE: vai jogar mais direto,
É fraco em FINALIZAÇÃO: tem que chegar até a área para finalizar,
É fraco em PASSE: coloco para tocar mais curto, ou desmarco a opção passar a frente.

Assim vai.

Eu não acredito muito que o jogo manje sua tática ao redor do tempo. Na minha opinião é que ninguém consegue se manter vencendo pois nunca serão as mesmas condições nem do time adversário e nem do teu time. Se você já venceu com uma tática de 1 x 0 na vida ela funciona. Mas não quer dizer que vc é o novo Rinus Michels ou que o time vai ganhar tudo sempre. Um jogador que você muda, já altera 10% da tática. É bastante coisa. Imagine 2 ou 3. E mesmo mantendo os jogadores eles nunca serão os mesmos ao longo do tempo. Mesmo em termos de motivação.

Negócio é ir analisando e experimentando. Pra mim, aí tá a graça do jogo.

;)
Avatar do usuário
AndreyFonseca
Desenvolvedor
Desenvolvedor
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Ago 29, 2013 18:42
Time: Vasco da Gama
Steam: andrey_redfield
Localização: São João de Meriti, Rio de Janeiro

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por AndreyFonseca » Qua Ago 06, 2014 19:55

Concordo com o que o Ricardo e o Marinho disseram, monto meu time seguindo essa lógica de priorizar os "craques" do time na tática, e na estratégia vejo no que o time é bom no geral (contraataque, bola aérea, etc.) e monto minha estratégia em cima disso, sempre tendo jogadores a altura para repor, caso precise!
Avatar do usuário
Fernando Vargas
Membro
Membro
Mensagens: 1232
Registrado em: Sáb Set 21, 2013 22:34
Time: Internacional
Status: Foi horrível, parecia a LA U
Steam: BungaDurro
Time na LFM: Rock Life

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por Fernando Vargas » Qui Ago 07, 2014 00:22

Cara, a questão é um pouco complexa. Mas nem tanto.

Veja o seguinte:

Eu gosto de jogar no 4231 com sobrecarga, por exemplo. Monto meus times agressivamente. Joguei 4 temporadas e o fm manjou minha tática. O que o FM manjou?
Manjou sobrecarga, ao meu estilo, do 4231. Eu precisarei sair da sobrecarga?
Não necessariamente.
Posso passar a utilizar 3 atacantes e buscar chuveirinhos.
Preciso sair do 4231?
Não necessariamente.
Posso manter o 4231 e fazer o time jogar contra-atacando, fechando espaços e indo 'só na boa'.
Preciso abrir mão de quê então?

Cada time vai arrumar o seu modo de combater a sua tática. Uns - no meu caso - vão se fechar no 4222. Dessa maneira, eu sei que é inviável entrar pelo meio. Devo apelar pros flancos. Outros se fecham no 352, fica inviável utilizar cruzamentos. Tem que arrumar outra maneira. Outro time veio com uma tática nada a ver e tá com a posse, blablabla, outros zilhões de exemplos.

Você vai ter que ler os jogos, digamos assim. Interpretar o que o manager do outro lado faz para combater.

É bom lembrar que a sua tática base é o alvo da tática que ele montou, o que não significa que a tática oposta irá vencê-la com facilidade. Significa, apenas, que você deverá, de alguma forma, mudar a maneira de abordar a partida.
Imagem
Avatar do usuário
marden
Membro
Membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Sáb Jan 26, 2013 00:11
Time: Cruzeiro
Status: Vou voltar pra sacanagem- MOLEJÃO!
Steam: mardenhebert
Time na LFM: Al-Khaeda

Re: DUVIDA - Quando sua tática vencedora para de render.

Mensagem por marden » Qui Ago 07, 2014 03:38

Pegue uma tatica simples,baseada nos seus jogadores, suponhamos que vc tem o Zezinho,seu melhor jogador, um CAC muito bom, perfeito, você tem de jogar contra o São Paulo, que tem a zaga da seleção, vc vai ter de ver,qual são os pontos fracos dessa zaga? e pra chegar até lá,como posso fazer? Se prender a uma tatica só, ou a 3, como é o normal do jogo e algo interessante,mas você pode variar uma tatica de diversos modos, vejamos.

Você vai jogar num 4-2-4, você pode jogar com 2 volantes defendendo,nesse caso vai ter de colocar os laterais como alas pra poder fazer a bola chegar,ou pode jogar com um volante e um meia central,diminuindo o espaço entre a defesa e o meio,mas ai seu central tem de ser bom,pois ele vai ter de fazer uma posição que terá que atacar e defender. Ou quem sabe vc pode jogar com os 2 volantes saindo pro jogo,são varias nuances que vc mudando podem fazer o time render ou não, mas muitas vezes tambem são os jogadores,ou a comissão tecnica que já não treina o time tão bem, nesse M,ter uma comissão tecnica de primeira linha,ajuda muito a fazer o time render no seu melhor por mais tempo
ImagemImagem
Imagem
Responder

Voltar para “Football Manager 2014”