[FM13] - Treinamento para times pequenos

Local ideal para compartilhar e debater táticas, passar dicas e resultados de treinos!
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

[FM13] - Treinamento para times pequenos

Mensagem por Herr Jones » Ter Jul 30, 2013 17:42

Olá a todos,

Venho aqui postar um pequeno texto que escrevi sobre como gerir o treinamento em equipes de pequeno porte (divisões inferiores, sem muitas condições de treinamento). Isso, com base na experiência que eu estou tendo no meu save-carreira com o Alessandria. Espero que vocês curtam e, caso apliquem, me dêem um retorno de como o time de vocês rendeu. Espero que gostem.

1 PRÉ-TEMPORADA
É essencial no começo do save (primeira temporada), quando está com um time pequeno, que faça jogos amistosos contra times semelhantes e/ou inferiores à sua. Por quê? Simples, para que seu time vá se encaixando na tática aos poucos. A preparação inicial exige que você monte uma tática compatível ao elenco, porque as opções no mercado no princípio do jogo é bastante escassa. Peça ao seu auxiliar um panorama geral dos jogadores, depois veja por si quais são os principais valores do seu elenco e foque neles na criação tática para que, deste modo, sua tática explore o que você tem de melhor.

Com a tática já pronta, vá à aba de treinamentos do time e escolha o "Foco por Defeito" como sendo o treinamento físico. Mantenha a intensidade como média durante uma semana, depois aumente para alta. Modifique o "Plano" mantendo tempo de jogo balanceado com o tempo sem jogo, dando metade do treinamento para o time se encaixar taticamente e a outra metade para o preparo físico. Além disso, dê folga ao seu time apenas depois do jogo, afinal nenhum time que se preza não treina antes de uma partida.

2 TEMPORADA
2.1 TREINAMENTO GLOBAL

Durante a temporada é comum observar vários times caírem de rendimento o que, na minha análise, se deve à falta de preparação física. Tá, mas eu preparei o time fisicamente durante a pré-temporada... Não é assim que funciona, a pré-temporada serve para você colocar os jogadores no ritmo de jogo, devolvê-los o padrão físico necessário, etc. mas com o passar da temporada e o calendário mais recheado de jogos é comum que seu time dê uma caída de rendimento que muitas das vezes fica perceptível quando você vê a classificação geral dos jogadores e, de repente, aparece um cara lá com menos de 60% de condição sem sofrer um toque/lesão.

Assim sendo, enquanto seu time for pequeno e você não tiver estruturas de treinamento e muito menos preparadores muito capacitados à atividade, você deverá manter o foco dos treinamentos padrão para o plano de preparação física, com intensidade alta. Entretanto, como seu time já deve estar mais familiarizado com a sua tática, você pode diminuir o tempo de preparação para o jogo e, por conseguinte, aumentar o tempo de preparação física através da aba de "Plano".

2.2 TREINAMENTO DA SEMANA
Para fazer isso é necessário que você saiba o que seu time está passando no campeonato: se sofre muitos gols, se sofre gols de bola parada, se não consegue marcar, etc. e é aqui que você aplicará o que você percebeu enquanto carências do time. Caso você observe um alto rendimento, use um treino semanal como equilibrado, com intensidade média e vá para campo. Se, por exemplo, seu time falha muito no posicionamento defensivo, valha-se deste treinamento; caso não consiga marcar gols, use o treinamento para movimento atacante. Se, por algum motivo, falta entrosamento, dê prioridade ao treinamento de coesão da equipe. Sempre usando a intensidade média, que dará resultados no pouco tempo que você tem disponível para treinamento com bola. E lembre-se sempre de dar folga APENAS depois dos jogos.

2.3 TREINAMENTO INDIVIDUAL
Este tópico também pode ser aplicado em equipes de grande porte. Ele será subdividido em quatro pautas: 1) treinamento individual específico, 2) tutorial com jogadores, 3) treinamento de posição e 4) treinamento de movimento preferido.

2.3.1 TRENAMENTO INDIVIDUAL ESPECÍFICO
Diz respeito ao que você quer do jogador em campo. Primeiramente avalie a função na qual você espera utilizá-lo e verifique se os atributos necessários para tal estão compatíveis com a realidade do time e/ou balanceados entre si. Para saber melhor sobre o rendimento do jogador, recomendo-lhes que vejam a planilha feita pelo admin Marinho que está disponível aqui no fórum ou até mesmo usando a visão que o próprio FM oferece dos principais atributos para a função.

Enfim, sabendo como você utilizará seu jogador veja se ele não tem nenhum atributo necessário que seja destoante dos demais (também necessários para a função). Se tudo estiver ok, treine-o para a posição que você deseja utilizá-lo e dê intensidade dos treinamentos como sendo média. Se, por acaso, este jogador for jovem (sub20) dê a ele intensidade alta ou muito alta, suba-o para o time principal e libere para os reservas durante os 90 minutos. Assim ele treinará com o time profissional, tendo uma carga de treinamento mais alta, e se desenvolverá com maior rapidez (dependendo de seu potencial).

Porém, se seu jogador tiver um atributo necessário para a função que esteja muito aquém de uma média, dê treinamento específico para aquele atributo e use a intensidade como média ou até mesmo alta, caso seja um atributo mental ou o jogador seja das categorias de base.

2.3.2 TUTORIAL COM JOGADORES
Esta parte, que já era importante nos FMs antigos, tornou-se imprescindível no Football Manager 2013 caso você tenha planos de formar e desenvolver seus jogadores. Observe, primeiramente, seus jogadores jovens que têm potencial e veja quais você acredita que podem vingar. Além disso, veja o atributo de determinação deles. Agora, vá ao time principal e observe seus jogadores mais experientes que possuam bons atributos mentais, além de uma determinação maior que a dos juniores que você pretende tutoriar. Vá à aba de conversa privada e peça-os para tutoriar seus jovens e veja quão absurdamente eles evoluirão com o passar do tempo.

LEMBRE-SE: a determinação do jogador mais velho tem sempre de ser maior do que a do jogador que está sendo tutoriado!

2.3.3 TREINAMENTO DE POSIÇÃO
Este tipo de treinamento pode ser ponto-chave no processo de ampliação de jogadores exercendo variadas funções no elenco, é praticamente uma "nova contratação sem gastar dinheiro". Ele é demorado e tem algumas variáveis a serem observadas, mas em times pequenos é uma "mão na roda" quando se trata de ampliar as posições cobertas pelo seu elenco.

Primeiramente veja o jogador que você quer dar um treinamento de nova posição, verificando antes de mais nada se ele possui atributos razoáveis para começar a exercê-la. Se sim, veja os atributos de determinação e índice de trabalho dele, pois quanto maior for, mais ele buscará se adaptar a esta nova posição. Porém o FM é esperto e lançou um atributo oculto chamado de adaptabilidade, que diz respeito à adaptação do jogador às variadas situações que podem acontecer dentro e fora dos gramados. Porém, a determinação, enquanto atributo visível, não deixa de ter sua importância.

Ao designá-lo para realizar esta nova posição, vá dando espaço para ele jogá-la em partidas oficiais para que vá se acostumando ao que ele será solicitado a fazer quando estiver mais apto a realizá-la e, claro, dê um treinamento específico para a função que você quer que ele faça.

ps. Este tipo de treinamento não costuma ser muito efetivo em jogadores já formados (com mais do que 27 anos).

2.3.4 TREINAMENTO DE MOVIMENTO PREFERIDO
Aqui é importante tanto para o time, quanto para o jogador. Às vezes um jogador não tem muitos atributos incríveis, mas com os movimentos preferidos certos torna-se um grande jogador.

Como sempre, dois atributos são essenciais: determinação e índice de trabalho. Caso sejam razoáveis, vá à aba de treinamentos, escolha um preparador (de preferência que tenha foco no setor que este jogador treina: defensivo/ofensivo, ou que tenha os melhores atributos) e escolha um tipo de treinamento. À partir daí este preparador acompanhará o jogador até ele assimilar (ou não) o movimento preferido que você lhe pediu. Tenha sempre em mente que o movimento preferido que você colocará o jogador para assimilação deve condizer, no mínimo, com seus atributos. Porque não adianta mandar um jogador com Remates de Longe (5) ficar chutando de fora da área, praticamente nunca vai acertar e você vai passar raiva.

Detalhe é que este treinamento também serve para retirar os "vícios", movimentos que acabam por serem prejudiciais à equipe (exemplo: discutir com o árbitro). Além disso, demora cerca de meia temporada para que o jogador assimile ou perca o movimento, sendo assim, você tem direito a dois treinos de movimento preferido por temporada. Então escolha-os bem.

Além disso, para conferir um melhor (e mais rápido treinamento), você pode colocar um jogador que já possua determinado movimento preferido (exemplo: fazer balão ao guarda-redes) para tutoriar um jovem que não o tenha, mas que você quer que ele assimile.
Editado pela última vez por Herr Jones em Ter Jul 30, 2013 18:17, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Swarzcopf
Membro
Membro
Mensagens: 1206
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 17:32
Localização: Curitiba-Pr

Re: Treinamento para times pequenos

Mensagem por Swarzcopf » Ter Jul 30, 2013 18:02

Muito bom cara , rola pro FM 12 né ?
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: Treinamento para times pequenos

Mensagem por Herr Jones » Ter Jul 30, 2013 18:16

Swarzcopf escreveu:Muito bom cara , rola pro FM 12 né ?
Esse é pro 13, mas algumas coisas dele são aproveitáveis pro 12 também...
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [FM13] - Treinamento para times pequenos

Mensagem por Ruizão » Ter Jul 30, 2013 20:12

Muito bom, Herr.

Bem escrito, detalhado, discordo de pequenos pontos, como o fato de que na pré-temporada devemos enfrentar equipes de mesmo nível ou inferiores. Eu prefiro fazer uma pré-temporada puxada, com adversários do mesmo nível e na maioria das vezes superiores, assim posso realmente ver a capacidade do time e a efetividade tática inicial.

"Aqui é importante tanto para o time, quanto para o jogador. Às vezes um jogador não tem muitos atributos incríveis, mas com os movimentos preferidos certos torna-se um grande jogador."

Destaco esse ponto do tutorial, é uma das coisas que mais faz diferença em um save. Tenho um exemplo muito bom aqui. Douglas, ala/lateral direito do São Paulo, não é nenhum jogador acima da média, porém, tenho um save em 2017 que ele é simplesmente ABSURDO, por quê? Porque foram treinados diversos movimentos preferenciais que o tornaram um jogador ACIMA da média mesmo com atributos medianos. Ele tem uma média de praticamente uma assistência por jogo graças a isso, e ele não cobra falta/escanteio.
Imagem
Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [FM13] - Treinamento para times pequenos

Mensagem por liperocha92 » Ter Jul 30, 2013 21:28

Parabéns pelo trabalho cara. Honestamente, não li, mas me disponho a ler depois pois agora estou com dor e sono. Com certeza vai ajudar muita gente já que nesse FM13 os treinos mudaram bastante do que eram antes, que era só baixar o mascatrainning e correr pro abraço...
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM13] - Treinamento para times pequenos

Mensagem por MaxAveiro » Ter Jul 30, 2013 21:29

Muito bom! Baita ''tutorial''..tem mais ar de aconselhamento do que tutorial, mas é de grande valor.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: [FM13] - Treinamento para times pequenos

Mensagem por Herr Jones » Ter Jul 30, 2013 22:58

Ruizão escreveu:Muito bom, Herr.

Bem escrito, detalhado, discordo de pequenos pontos, como o fato de que na pré-temporada devemos enfrentar equipes de mesmo nível ou inferiores. Eu prefiro fazer uma pré-temporada puxada, com adversários do mesmo nível e na maioria das vezes superiores, assim posso realmente ver a capacidade do time e a efetividade tática inicial.

"Aqui é importante tanto para o time, quanto para o jogador. Às vezes um jogador não tem muitos atributos incríveis, mas com os movimentos preferidos certos torna-se um grande jogador."

Destaco esse ponto do tutorial, é uma das coisas que mais faz diferença em um save. Tenho um exemplo muito bom aqui. Douglas, ala/lateral direito do São Paulo, não é nenhum jogador acima da média, porém, tenho um save em 2017 que ele é simplesmente ABSURDO, por quê? Porque foram treinados diversos movimentos preferenciais que o tornaram um jogador ACIMA da média mesmo com atributos medianos. Ele tem uma média de praticamente uma assistência por jogo graças a isso, e ele não cobra falta/escanteio.
É basicamente isso, Ruizão. Acho que o ponto ali dos amistosos contra equipes de mesmo nível/inferiores não ficou claro: seria mais para quando você acabou de "cair de paraquedas" no time, que daí você implanta a tática e vai motivando os jogadores para o início da temporada mesmo. Nas seguintes acho interessante, também, jogar contra times melhores que o seu para ver como o time vai se portando e acertar alguns detalhes.

Os movimentos preferenciais do jogador são, sem dúvidas, pontos importantes no desenvolvimento de um jovem. Procuro sempre que possível ensiná-los a fazer movimentações que eu necessito taticamente e, como você bem pontuou, eles acabam sendo jogadores imprescindíveis (ainda que não sejam espetaculares)...
liperocha92 escreveu:Parabéns pelo trabalho cara. Honestamente, não li, mas me disponho a ler depois pois agora estou com dor e sono. Com certeza vai ajudar muita gente já que nesse FM13 os treinos mudaram bastante do que eram antes, que era só baixar o mascatrainning e correr pro abraço...
MaxAveiro escreveu:Muito bom! Baita ''tutorial''..tem mais ar de aconselhamento do que tutorial, mas é de grande valor.
Valeu, pessoal. Qualquer ponto que vocês tiverem a acrescentar, também, será válido e buscarei aplicar no texto. :)
Responder

Voltar para “Táticas e Treinos”