Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Local ideal para compartilhar e debater táticas, passar dicas e resultados de treinos!
Avatar do usuário
Jorge Júnio
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Jul 22, 2013 23:37
Time: Vasco
Status: OK

Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Jorge Júnio » Qua Jul 31, 2013 20:10

Estou fazendo um save com o Betim (MG) Da Série C, consegui passar pela série c com um enorme aproveitamento, fiz boas contratações como : Andrey (Botafogo), Rafael Vaz, Wágner Diniz, Iarley...

SÉRIE B →

Quando Comecei o Campeonato Mineiro vi uma grande diferença nas tácticas as tácticas que eu usava antes não adiantava, talvez por novas contratações com o Doni,Jéferson (Bahia), Thiaguinho (Vasco)...?

Eu Acho Que Isso Será Muito Útil Para O Fórum, Minha Pergunta É :
Qual A Táctica Que Vocês Me Recomendam ?

Queria uma táctica Defensiva, que Controle a Posse De Bola e Com 3 Atacantes ou 2... Não Queria 1 pois tenho muitos bons finalizadores Como o Vavá.
E Um Ponta Com Velocidade (Thiaguinho ou o Neílton, que contratei quando não era muito conhecido no santos e adaptei ele para ponta..

Agradeço Quem Poder Me ajudar !
Obg


Avatar do usuário
LFCavalcanti
Membro
Membro
Mensagens: 1621
Registrado em: Sex Mar 08, 2013 01:40
Time: CRB-AL
Status: Eu to virado no Jiraya pronto pra atacar
Steam: LFCavalcanti
Time na LFM: Rock Life
Localização: Maceió - AL

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por LFCavalcanti » Qua Jul 31, 2013 20:25

Usa um 442 em linha, é uma boa tatica nesse fm. Como eu sempre uso um atacante só, dou preferência a um 451 com extremos, 2MC e 1 MDC ou um 4231 com 2 MC, 2 pontas e 1 MAC.
Imagem
SpoilerShow
Imagem
Avatar do usuário
Igor Martellote
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Jul 04, 2013 13:25
Status: OK
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Igor Martellote » Qui Ago 01, 2013 08:46

LFCavalcanti escreveu:Usa um 442 em linha, é uma boa tatica nesse fm. Como eu sempre uso um atacante só, dou preferência a um 451 com extremos, 2MC e 1 MDC ou um 4231 com 2 MC, 2 pontas e 1 MAC.
Uso essa 4-5-1 com extremos e um MDC, no Campo Grande, Time pequeno. dá certo bastante. Só troco por uma mais defensiva do tipo 5-4-1 com defesa (defendendo) 2 MD e dois meias jogando mais pro ataque.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Marinho » Qui Ago 01, 2013 09:38

Jorge,

Nem sempre está relacionado com tática.

Talvez tenha mexido muito no elenco. Talvez a parte de treino esteja sendo negligenciada.

Se por exemplo se troca 3 ou 4 jogadores de um time, parece pouco mas na verdade é quase 30 a 40% de um time.

Uma coisa que acontece bastante é o treinador negligenciar a parte de treino, e os efeitos não são imediatos quando isso acontece. Mas a longo prazo os jogadores perdem atributos e já não são os mesmos da temporada seguinte.

E por fim, veja que de uma série para outra a dificuldade aumenta. Pode ser tudo isto antes de ser a tática.

;)
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Ruizão » Sáb Ago 03, 2013 11:21

Eu acho que esse FM está muito diferente dos demais, as outras versões você conseguia esconder as falhas do time com uma boa tática e com bons treinos. Nessa versão tudo está importando, entrosamento, uma boa tática, um bom treino, e mesmo assim ainda rola aquela trollada do FM de tempos em tempos, jogos que você joga INFINITAMENTE melhor e perde, é o futebol...

Agora, falando em desenhos táticos, utilizei diversos nesse FM, os que deram mais certo foram o 4-5-1(com MAD, MAE e PL), o 4-1-2-1-2(little diamond, 2 MC, 1 MAC), o 4-4-2 em linha e uma tática com 3 zagueiros, que apelidaram de árvore de natal, rs (3 zagueiros, 2 laterais e 1 MDC, 1 MC, 2 MAC e 1 PL)...
Imagem
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Marinho » Sáb Ago 03, 2013 12:44

Falando de tática em si, a que mais deu certo comigo foi o 4-1-2-1-2 com certeza!

;)
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por BrunoBMS » Ter Ago 13, 2013 10:18

Ruizão escreveu:Eu acho que esse FM está muito diferente dos demais, as outras versões você conseguia esconder as falhas do time com uma boa tática e com bons treinos. Nessa versão tudo está importando, entrosamento, uma boa tática, um bom treino, e mesmo assim ainda rola aquela trollada do FM de tempos em tempos, jogos que você joga INFINITAMENTE melhor e perde, é o futebol...

Agora, falando em desenhos táticos, utilizei diversos nesse FM, os que deram mais certo foram o 4-5-1(com MAD, MAE e PL), o 4-1-2-1-2(little diamond, 2 MC, 1 MAC), o 4-4-2 em linha e uma tática com 3 zagueiros, que apelidaram de árvore de natal, rs (3 zagueiros, 2 laterais e 1 MDC, 1 MC, 2 MAC e 1 PL)...
Todas as discussões, respostas, perguntas, legam a esta resposta... o FM2013 está totalmente diferente do que havíamos visto nas versões anteriores.
Com certeza o FM2013 está muito mais complexo, fazendo com que apenas a tática não importe tanto quanto antes. Pode ter ótimos jogadores, uma boa tática, mas estão com treinamentos ruins, ou pesados demais, muitas lesões, moral baixa, etc... Tudo isso importa, e por vezes, é a chave do "sucesso" ou do "fracasso" do time.

Uma coisa é certa... não se leva uma equipe (como fazíamos antes) uma temporada inteira com a mesma formação SEMPRE. Podemos ter uma que se joga uns 60-70% dos jogos.

Eu tenho usado muito o 4-1-2-1-2 diamond também, assim como o Rui, assim como o 4-5-1 com MAD, MAE e PL... foram as que eu mais consegui adaptar os jogadores.
Já os 3 zagueiros eu ainda não consegui utilizar, mas sabemos de alguns que usam com sucesso.



Então, minha dica é de que crie uma formação principal e uma secundária pelo menos, pois você precisará revezar as táticas de acordo com a partida. Não esquecer da preparação de jogo, focos de treinamento, foco da preparação, e... principalmente, manter uma moral boa entre os jogadores.

A análise do plantel é a principal coisa a se fazer antes de definir a tática. Só assim saberá seus pontos fortes, que você deverá usar, e seus pontos fracos, que precisará melhorar, com melhores jogadores, mudança na tática, cobertura de outras posições, etc...
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Herr Jones » Ter Ago 13, 2013 10:30

Percebi aqui que o time sempre fica melhor adequado ao 4-4-2 inglês, com duas linhas compostas por quatro jogadores. Ela dá uma boa balanceada no time, basta você usar um meia-central para tarefa mais organizativa e outro para reforçar a marcação que funciona melhor. Na minha saga com o Alessandria montei uma tática meio suicida, mas que vem dando MUITO certo, que é o 2-3-1-3-1. Mas não recomendo ela para times mais frágeis, porque busca pressionar bastante e, às vezes, a defesa tem que tomar as rédeas em situações perigosas.

Além disso, como a galera já falou, não são só as táticas que definem o jogo. Aliás, elas definem quase nada do jogo... É necessário que você saiba preparar seu time antes dos jogos, arrumar os treinamentos e manter a motivação em alta no seu time. As táticas, na realidade, são o reflexo da sua preparação para o jogo: se seu time estiver com moral frágil, tem que jogar mais retrancado e qualquer ponto dá uma motivação a mais aos jogadores. Se o moral estiver mais alto, uma tática mais ofensiva irá fazer com que os jogadores marquem mais gols e, consequentemente, mantenham o moral no alto.
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por BrunoBMS » Ter Ago 13, 2013 10:37

Quanto às funções que você falou, meu diamond tenho organizado o meio com:
MDC
MC de Recuperador de Bolas um MC como construtor de jogo.
O MAC de camisa 10...

Tem dado certo até... na verdade você fica com dois volantes, mas um na frente do outro, digamos assim.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Marinho » Ter Ago 13, 2013 11:43

Acho que pode usar a mesma formação do início ao fim da temporada. Eu não acredito nesse negócio de "máquina manjou" sua tática.

O que acontece que nenhum jogo é como o outro. Há de se levar em consideração:

- Moral dos jogadores e suas orientações de jogo;
- Tática do adversário;
- Qualidade do adversário;
- Moral do adversário.

Enfim, são tantos fatores que influenciam no resultado final da partida que arrisco a dizer que a formação é o "de menos".

Se uma formação já deu certo no seu time é porque ela funciona. Mas lógico que não para toda e qualquer situação, lógico que não contra todo e qualquer time, lógico que não com qualquer tipo de jogador.

Por exemplo na formação que eu mais gosto o 4-1-2-1-2, no meu caso gosto de laterais que apoiam. Em meu último save, com o Osasuna, nem o lateral esquerdo, nem o direito apoiavam com qualidade. Faz diferença? Pô. Faz diferença quando troco um MAC pelo outro? Faz. Enfim. Qualquer coisa que vc mudar em uma formação, não é que a máquina manja ela, é que não tem o mesmo rendimento e nem as mesmas condições dos jogos anteriores. Mas não existe nenhuma maldição em jogar sempre com a mesma formação.
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por BrunoBMS » Ter Ago 13, 2013 12:04

O que quis dizer é que, tipo... nossos clubes tem os observadores que elaboram relatórios sobre os adversários...
O mesmo deve acontecer com a máquina, fazer uma análise dos últimos jogos...
Por vezes mudam formação para jogar contra as equipes humanas... (não que sempre funcione.. kkk)
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Marinho » Ter Ago 13, 2013 14:10

BrunoBMS escreveu:O que quis dizer é que, tipo... nossos clubes tem os observadores que elaboram relatórios sobre os adversários...
O mesmo deve acontecer com a máquina, fazer uma análise dos últimos jogos...
Por vezes mudam formação para jogar contra as equipes humanas... (não que sempre funcione.. kkk)
A máquina muda, como a gente também pode mudar ou não.

Mas desde que jogo FM tem este mito de a mesma formação com o tempo não funciona pois a máquina manja o jogo.

Já fui campeão usando sempre a mesma formação por anos seguidos. Não é tão simples como ter uma tática vencedora e colocar "play".

Tem muito mais coisas que envolvem uma derrota além da repetição da tática.

Eu entendo e concordo quando todos dizem que são muitos fatores. Mas não creio que o FM tenha tanta inteligência assim para dar um nó tático em alguém. Eu não acredito.

Não acredito por exemplo que os treinadores do jogo tenham sequer envolvimento pessoal com seus clubes do tipo assim: a gente sabe que há times grandes e pequenos no FM. Que Real Madri é grande e Osasuna é pequeno ou médio para pequeno. Mas e se o Mourinho treinasse o Osasuna? faz diferença no jogo? Hoje eu creio que não. Se o Scolari for para algum time... não vai fazer diferença. Enfim, mesmo sendo um jogo sobre treinadores em si, onde os mesmos deveriam ser o foco, me parece que os times não estão sujeitos a uma inteligência de cada treinador. Sim de uma IA compartilhada entre todos cujo sucesso é extremamente dependente dos clubes que treinam.
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Herr Jones » Ter Ago 13, 2013 16:17

Pô, Marinho, falar que a AI não dá nó tático em alguém é complicado. Porque eu já tomei uma balaiada tática de um treinador de time pequeno. UAHHUAHUAHUAHUA
O desgraçado soube explorar as únicas deficiências do meu time e me ganhou por 5x4 ou 4x3. Sei lá.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por Marinho » Qua Ago 14, 2013 09:03

Herr Jones escreveu:Pô, Marinho, falar que a AI não dá nó tático em alguém é complicado. Porque eu já tomei uma balaiada tática de um treinador de time pequeno. UAHHUAHUAHUAHUA
O desgraçado soube explorar as únicas deficiências do meu time e me ganhou por 5x4 ou 4x3. Sei lá.
Cara... eu falo no seguinte sentido, tipo, a AI do jogo complica alguns jogos mesmo, mas não acho que seja proposital.

Tipo, acho que você jogou contra um time que tinha uma tática e elenco que se encaixava bem contra o seu.

Não que a AI tenha percebido como vc joga e modificado sua tática para jogar contra vc.

É meio que aleatório, na minha cabeça, tipo tem umas 30 táticas e estilos que o FM joga. Uma hora cai contra vc uma tática mais difícil de ser batida.

Mas não sei se o FM "percebe" que um jogador seu está livre e passa a marcá-lo, este tipo de coisa...

Sei lá... acho que a AI ainda não chegou nisso não! Mas é só meu pensamento. Pode ser que esteja errado tb!
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: Tácticas: Porque Tão Difíceis?

Mensagem por BrunoBMS » Qua Ago 14, 2013 16:20

Marinho escreveu:
Herr Jones escreveu:Pô, Marinho, falar que a AI não dá nó tático em alguém é complicado. Porque eu já tomei uma balaiada tática de um treinador de time pequeno. UAHHUAHUAHUAHUA
O desgraçado soube explorar as únicas deficiências do meu time e me ganhou por 5x4 ou 4x3. Sei lá.
Cara... eu falo no seguinte sentido, tipo, a AI do jogo complica alguns jogos mesmo, mas não acho que seja proposital.

Tipo, acho que você jogou contra um time que tinha uma tática e elenco que se encaixava bem contra o seu.

Não que a AI tenha percebido como vc joga e modificado sua tática para jogar contra vc.

É meio que aleatório, na minha cabeça, tipo tem umas 30 táticas e estilos que o FM joga. Uma hora cai contra vc uma tática mais difícil de ser batida.

Mas não sei se o FM "percebe" que um jogador seu está livre e passa a marcá-lo, este tipo de coisa...

Sei lá... acho que a AI ainda não chegou nisso não! Mas é só meu pensamento. Pode ser que esteja errado tb!
Bom... Essa tipo de informação, apenas a SI pode nos confirmar com precisão. hehe
Responder

Voltar para “Táticas e Treinos”