[FM 2013] [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Local ideal para compartilhar e debater táticas, passar dicas e resultados de treinos!
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

[FM 2013] [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qua Jan 23, 2013 08:05

[center]Imagem[/center]

[center]Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013[/center]

A primeira tática que será abordada será o famoso "4-4-2", mas na variação "Diamond", ou "Losango".

Antes de mais nada, vamos falar um pouco da história do 4-4-2 com o auxílio da Wikipédia.


4-4-2
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O 4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes e além claro do goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes.

História

Este esquema começou a ser utilizado no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, sendo uma derivação do 4-3-3, com um dos pontas sendo recuado para ajudar na marcação no meio de campo. E, na falta de um ponta, são os laterais que costumam fazer as jogadas pelas extremidades.

No início do 4-4-2, o meio-campo tinha três meias e um volante. Desta forma, o volante era incubido de proteger a defesa, auxiliando os zagueiros, ao mesmo tempo que dava cobertura ao lateral que saía para o ataque.

Com tantos jogadores no meio, mais tarde o esquema foi um pouco alterado, para dois meias e dois volantes. O volante extra permitiu que os dois laterais subissem ao ataque ao mesmo tempo, tornado-se alas.

A preocupação excessiva em proteger a defesa levou alguns técnicos a usar três volantes e apenas um meia. Desta forma haverá apenas um homem ligando a defesa ao ataque, sem maiores funções defensivas, praticamente o único criador das jogadas, daí este meia ser chamado de "meia de criação" ou "cérebro da equipe".

Existem vários esquemas táticos usados no futebol. Um deles é o 4-4-2 (Ou seja 4 defensores, 4 meio-campistas e 2 atacantes), apesar dessa tática ser muito utilizada é uma das mais novas que existem.


4-4-2 Diamante (Diamond) ou 4-1-2-1-2

É quase igual ao 4-4-2 original, mas a diferença é que só tem um volante, dois meias e um meia avançado. Devido à formação, há quatro jogadores formando um "losango", todos citados acima. É também conhecido como 4-1-2-1-2 ou 4-3-1-2.

Como Funciona

A defesa e o ataque são iguais ao 4-4-2 original. Já no meio-campo, o volante não avança muito, sempre fica mais atrás. Os dois meio-campistas são responsáveis por criar contra-ataques, avançam para a área no ataque e voltam na defesa. O meia-atacante é o organizador da equipe, sempre fica entre os atacantes e os meias e só de vez em quando volta para a defesa. Às vezes a organização das jogadas fica para um dos meias, e o meia avançado passa a servir como "garçom" (jogador que dá o passe para finalização) ou como um finalizador mais recuado, a fim de privilegiar os tiros a longa distância.


Duas Linhas de Quatro

Uma outra variação do 4-4-2 é jogar com duas linhas de quatro, esquema muito comum no futebol inglês. Esse esquema consiste em uma primeira linha de quatro, com dois laterais e dois zagueiros, e uma segunda linha formada por quatro meio-campistas. Os homens da ponta são os chamados wingers, que jogam sempre abertos pelas laterais do campo. Nesse esquema, os laterais adquirem funções muito mais defensivas, não se lançando muito ao ataque.
4-4-2 Losango no Football Manager 2013

Cada manager tem o seu estilo de jogar FM, sendo que alguns gostam de impôr a sua formação e estilo de jogar na equipe, assim como outros preferem fazer isso de acordo com a equipe que já tem em mãos, buscando não ter que 'gastar' muito com a equipe e usar os jogadores que já estão na casa. Isso nos leva a perceber que a diferença de pensamento entre os managers e das suas ações que deixa o Football Manager cada vez mais emocionante. Nesta coluna vamos partir do princípio em que vamos adpatar a equipe à formação tática e às instruções aos jogadores para que a tática a ser usada tenha sucesso.

Particularmente, esta formação é a minha preferida, já que eu uso ela desde o Football Manager 2008. Sou o tipo de manager que gosta de impôr o seu estilo à equipe, apesar de em alguns casos não conseguir fazer com que a equipe tenha tanto sucesso no meu modo de ver as coisas, fazendo com que o time aprenda a jogar como eu quero. Isso me leva muitas vezes ao 'mercado', buscando novos jogadores que preenchem as posições deficientes na formação, já que nem sempre o plantel está pronto para que você utilize a formação, já que cada plantel é diferente do outro, os destaques da equipe são diferentes.

Como consta na História, pela Wikipédia, é um 4-4-2 normal, onde muitas coisas não mudam, somente o meio campo.
Sendo assim, a defesa e o ataque serão a mesma coisa das demais variações do 4-4-2, que são muitas. O que teremos é uma diferença no modo de jogo do time, já que além de ser um 4-4-2 em losango, a formação que irei abordar (imagem abaixo) é com meias jogando pelas laterais, sendo um ME e um MD (médios extremos), ao invés de dois MC's.

[center]Imagem[/center]


Sistema Defensivo

A questão do sistema defensivo é muito simples e não tem mudança para as demais formações com 4 defensores, sendo que serão 2 zagueiros (DC's) e dois laterais (DE e DD). O que mais vai mudar no sistema nesta formação é o uso dos laterais. Como teremos meias jogando pelas laterais, como os alas do 3-5-2, por exemplo, os laterais não irão avançar tanto quanto no losango com MC's. Isso não quer dizer que serão 'zagueiros' jogando pelas laterais, mas vai diminuir o índice de 'subidas ao ataque' por eles, já que quem fará o papel de jogar pelas laterais na parte ofensiva serão os meias MD e ME.

Por outro lado, as laterais serão mais fortalecidas, já que os laterais serão mais voltados para a defesa e além disso terão o apoio dos meias, que irão intercalar entre o ataque e a defesa, de acordo com o momento do jogo 'pedir'.


Meio Campo

Volantes

Nesta formação será utilizado apenas um volante, que será responsável por 'guardar' a frente da área e em alguns momentos, fazer cobertura para defesas (tanto os laterais quanto os zagueiros), mas com menor intensidade, já que teremos os meias (MD e ME) auxiliando os laterais. Isso fará com que o volante possa ter uma função de ter a saída de bola pelo meio.

É muito importante ter um volante que tenha esta capacidade de 'sair jogando' pelo meio, para que não chegue ao ponto de ter uma 'jogada manjada' pelas laterais, até porque, o time adversário deverá estar mais aberto, pois precisarão fazer a marcação dos meias que estarão posicionados próximos às linhas laterais do campo.

A melhor função, ainda, para o volante nesta formação será a de médio defensivo, já que teremos 3 meias mais avançados.

Meias Extremos e Meia Avançado

Este é o ponto mais diferencial desta formação, a utilização dos médios extremos (MD e ME). Estes jogadores são muito importantes, tanto ofensiva quanto defensivamente falando. É muito importante ter meias (em alguns casos laterais com capacidade para jogar como médios extremos) que tenham boa velocidade e cruzamento, além dos atributos técnicos dos meias, como técnica, passe, primeiro passe, por exemplo.

O estilo de jogo deverá ser todo adequado para a formação, como por exemplo, pedir para o time jogar pelas laterais (nos 'gritos'), para favorecer os médios extremos, que por vezes, são mais importantes do que o próprio médio avançado (MAC), já que a maioria das jogadas são criadas pelas laterais. Por outro lado, isto fará com que sobre mais espaço no meio para que este meia avançado possa fazer jogadas e fazer o passe final para os atacantes.

Caso os meias extremos do plantel tenham bom cruzamento, pode ser feito com que eles visem os cruzamentos com mais intensidade, buscando um jogador alvo, preferencialmente com bom cabeceio e antecipação.

Para concluir, sobre os meias extremos e o meia avançado, fica a ideia de que fazendo com que as jogadas sejam preferencialmente pelas laterais, fará com que o oponente se obrigue a 'abrir' o time para marcar, o que fará com que sobre mais espaço. Mas não esqueçam, assim como ele tem que abrir para marcar o seu time, ele pode atacar pelo meio, por isso a importância de um bom volante no time, ele é extremamente importante neste esquema de jogo.


Atacantes

Os atacantes não tem muito o que falarmos, já que é a mesma questão das demais escalações com dois atacantes. O ponto mais interessante é que tenha um atacante com bom cabeceio, que seja colocado como jogador alvo ou como um ponta de lança fixo.

No caso da formação da imagem, temos um atacante recuado, preferencialmente com velocidade. Ele também fará um papel semelhante ao do meia avançado, já que pelas laterais os meias extremos podem avançar até a linha de fundo.


Instruções da Equipe

As instruções para a equipe complementam tudo o que foi citado acima, mas claro, de acordo com o time que tem em mãos. Mais especificamente, esta formação e instruções estou utilizando com um time 'mediano', no caso, a Sampdoria (Itália). Portanto, fiz algumas opções levando em conta o estilo italiano de jogo e um pouco do que gosto de ver na equipe.

É utilizado o estilo de passe curto, para evitar passes longos desperdiçados, já que os atacantes não são extremamente rápidos e meus jogadores não tem atributos de passe longo que me façam usar este tipo de passe. Como o time dispõe de jogadores técnicos, a liberdade criativa foi aumentada, o que dá maior força ofensiva.
Já na defesa, foi colocada pressão ao máximo, mas com desarme cauteloso, já que disponho de alguns jogadores com atributos de agressividade alto. A marcação está utilizada no 'padrão', por zona. Já a questão de cruzamentos, utilizamos a de cruzamentos compridos, buscando a área.

A questão das 'barras' que determinam se o time jogará mais rápido, mais aberto, mais avançado ou recuado, utilizo o padrão, já que conforme for sendo alterada a questão da estratégia (contenção, defensivo, contra atacar, normal, controlar, atacar ou sobrecarregar) fará isso automaticamente. Além disso, foi adotado um estilo equilibrado, sem deixar a equipe muito presa às suas posições, mas também sem deixar um jogo mais fluído e um time mais 'solto', digamo assim.




Comentários Finais

Bom pessoal. Essa foi a primeira análise sobre uma tática e espero ter agradado com um texto não muito curto, mas tentando simplificar ao máximo.

Vamos ao que interessa... vamos discutir o que acham sobre a tática, dúvidas de como usar para seu time, jogador "bom" para cada posição, modo de jogar de acordo com a liga que disputa e demais questões...


Agradecemos a atenção por lerem... hehe... e bora lá... estamos aí para nos ajudar, ensinar e aprender juntos.


.

[center]Faça o download da tática na imagem abaixo:

Imagem[/center]


Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por MaxAveiro » Qua Jan 23, 2013 08:07

Muito interessante Brunao!

4-4-2 é uma tatica que uso pouco, como ja cansei de dizer, gosto mais de jogo truncado, 4-5-1, 3-5-2, 3-6-1 e por ai vai
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qua Jan 23, 2013 08:14

É... essa formação não serve pra jogo truncado, muito pel contrário... oque pode variar dela, é trazer um PL para volante ou MC, quem sabe, dá uma fechadinha na equipe... e deixa só um PL fixo, ou alvo, quem sabe.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por Marinho » Qua Jan 23, 2013 09:06

Gostei da formação.

Mas nunca utilizo nem meias nem laterais em modo automático. Gosto de instruções bem definidas para cada função.

No mais, interessante a análise.

;)
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por Ruizão » Qua Jan 23, 2013 09:41

Boa análise. Legal essa idéia de equipe tática, tem vaga? haha
Imagem
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qua Jan 23, 2013 09:44

Cara... a ideia é discutirmos as táticas.
Quem quiser se habilitar e criar algo semelhante para discutirmos também, a área tá aí... será bem vindo. rsrs
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qua Jan 23, 2013 09:50

Marinho escreveu:Gostei da formação.

Mas nunca utilizo nem meias nem laterais em modo automático. Gosto de instruções bem definidas para cada função.

No mais, interessante a análise.

;)
Valeu...

No caso, aí está com instruções gerais...
Pode, claro, ter as instruções individuais por jogador, tipo, tirar a liberdade criativa e deixar só para o MD, ME e MAC... que são os 3 criadores, além também dos PL's.
Isso deixa a equipe com um pouco mais de defensividade...

Cara... quanto aos meias / laterais no automático, uso faz tempo e tem dado efeito.


Estou com essa formação / tática na Sampdoria.
MDC: Palombo / ME: Stigarribia / MD: Ilsinho / MAC: Dátolo
PL Recuado: Villalva (Éder) / PL Fixo: Maxi Lopez (Nicola Pozzi)

Estou em 2º colocado... atrás da Juve (com umas 22 rodadas eu acho).
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qua Jan 23, 2013 10:46

PS: Valeu pelo banner • Guilherme97 .. :D
Avatar do usuário
• Guilherme97
Membro
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Jan 17, 2013 13:52
Time: Santos FC
Status: OK
Steam: guilhermeclareano97
Localização: Brasil

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por • Guilherme97 » Qua Jan 23, 2013 10:49

BrunoBMS escreveu:PS: Valeu pelo banner • Guilherme97 .. :D
Te mandei um menor lá, se quiser usar ;D
" THE RETURN IN 2015 "
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qua Jan 23, 2013 12:08

Alterado... Valeu... :D
Avatar do usuário
baltazar
Moderador
Moderador
Mensagens: 3259
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 16:31
Time: Cruzeiro
Status: Apto.
Steam: baltazar
Time na LFM: Phoenix Ragazzi
Localização: Minas Gerais.

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por baltazar » Qua Jan 23, 2013 14:22

Ótima abordagem Bruno, foi influenciado a começar com está tática ai, sabe muito bem porque quem... :P

Ainda bem que deu certo. :D
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qua Jan 23, 2013 14:36

Haha... Vlw Balta...
Avatar do usuário
Ricardo
Admin
Admin
Mensagens: 1833
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 16:41
Time: SPFC
Status: Contagem Regressiva
Steam: trolie
Time na LFM: Molotov
Localização: São Paulo, SP - Brasil
Contato:

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por Ricardo » Qui Jan 24, 2013 00:59

A verdade é uma só, o 4-4-2 Diamond, é praticamente a primeira tática que todo mundo explora.
Eu comecei jogando managers com ela.

Mas na minha opinião, hoje se tornou fácil de combater.
E só funciona com MC e MAC sendo ótimos jogadores.

Se você colocar um Diamond num Oeste de Itápolis, você só vai tomar piaba, uma atrás da outra.

Acho melhor a 4-4-2 mais na defensiva, tirando o MAC e colocando um MDC (que saiba sair jogando).
Imagem
"Dentre os grandes, és o primeiro"
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por BrunoBMS » Qui Jan 24, 2013 06:17

Ricardo escreveu:A verdade é uma só, o 4-4-2 Diamond, é praticamente a primeira tática que todo mundo explora.
Eu comecei jogando managers com ela.

Mas na minha opinião, hoje se tornou fácil de combater.
E só funciona com MC e MAC sendo ótimos jogadores.

Se você colocar um Diamond num Oeste de Itápolis, você só vai tomar piaba, uma atrás da outra.

Acho melhor a 4-4-2 mais na defensiva, tirando o MAC e colocando um MDC (que saiba sair jogando).
Aí que tu se engana, Ricardo...
Jogo na série C com essa formação, sem problemas.
E sem MC's, não gosto de jogar com MC's... é muito raro ver um MC no meu time.
Jogo com meias extremos...

Joguei essa formação dos MC's um pouco com o Coventry (mas não muito).
Logo variei essa 4-4-2 com meias extremos, só puxei um PL para MAC, ficando 2 MAC's.

E... fui campeão com 7 rodadas de antecedência... :D
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [COLUNA] Equipe Tática FM-Brasil - Edição 01/2013

Mensagem por Marinho » Qui Jan 24, 2013 06:53

Max e Ricardo são retranqueiros velho, pqp!

:lol:
Responder

Voltar para “Táticas e Treinos”