[FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Local ideal para compartilhar e debater táticas, passar dicas e resultados de treinos!
Avatar do usuário
Herr Jones
Membro
Membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 09:25
Time: Borussia Dortmund

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por Herr Jones » Ter Mar 05, 2013 12:37

BrunoBMS escreveu:Hehe...
É... nisso ainda o FM tem que dar uma melhorada.
Marcação H-H é uma droga.. tu tem que ter um zagueiro muito TOP pra fazer isso.
O bom é se joga com 3 zagueiros, daí um deles manda ser o "Zagueiro Chiclete"...! rsrs
Concordo com você, Bruno. Mas só faço a seguinte distinção: a marcação ideal para se colocar nas instruções gerais à equipe é a marcação por zona. Entretanto, a individualização de um jogador para a marcação a determinado jogador faz-se importante principalmente em jogos mais complicados, quando o outro time tem um jogador que, sozinho, pode decidir o jogo: casos de Messi, Cristiano Ronaldo, Rooney, Hazard, e por aí vai a lista que é enorme. Ao separar um jogador para marcar o elemento do outro time, há de se destacar que este jogador terá de ficar unicamente incumbido da marcação, o que "diminui" o número de jogadores de marcação à zona. Por exemplo, se eu destaco um volante para marcar o Rooney, esse volante vai ter que ter suas instruções delimitadas: Posicionamento defensivo total, pressionar mais no campo de defesa (para evitar o desgaste físico e correr o risco de falhar na marcação por chegar atrasado) e colocar a marcação mais apertada. Isso, sem contar, naquelas instruções de pré-jogo a jogadores adversários colocar mais o que você deseja, por exemplo fazer o jogador trabalhar com o pé ruim ou para um determinado lado do campo. Se você mandar um jogador destro, que joga pela direita, trabalhar com o pé ruim, ele vai acabar cortando mais pro meio, o que dá a ele a possibilidade de trabalhar a bola para um outro jogador mais centralizado que, inevitavelmente, poderá distribuir melhor o jogo e, consequentemente, causar mais perigos do que ele simplesmente ir à linha de fundo e cruzar para a área...

Acho que a marcação H-H ainda não é tão bem explorada no Football Manager e, sobretudo, não tem ainda uma "física" (não encontrei a palavra adequada) para ser bem utilizada e mais eficaz como é na realidade. Isso sem contar com as possíveis falhas do marcador individual que podem ocorrer, como também na realidade. É, sem dúvida, um dos aspectos que a SI poderia trabalhar para o FM14.


Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por Marinho » Ter Mar 05, 2013 13:49

Me corrija se eu estiver errado, mas na palestra pré-jogo, eu quase sempre coloco "marcação apertada", sobre o melhor jogador do time adversário. Mas não coloco um homem específico para fazê-lo.

Minha ideia então é de em qual zona do gramado ele cair, o jogador que cobre aquela zona, fará marcação apertada neste jogador. É isto?
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por BrunoBMS » Ter Mar 05, 2013 13:53

Isso aí, Marinho...
Mas não quer dizer que será H-H...
Onde ele tiver, vai ter alguém incomodando o cara.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por Marinho » Ter Mar 05, 2013 13:58

Então é isso mesmo. Vou continuar fazendo... ;)
Avatar do usuário
Osório Lopes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jun 24, 2013 08:28
Time: Flamengo, Liverpool
Status: OK
Localização: Fortaleza, Brazil
Contato:

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por Osório Lopes » Seg Jun 24, 2013 09:04

Nunca uso marcação H-H em nenhuma hipótese. Não interessa o time.
Avante La Albiceleste!!!!!
Imagem
Avatar do usuário
graiola
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 03:34
Time: Cruzeiro
Status: Longe do paladar peniano.
Steam: graiola1

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por graiola » Ter Jun 25, 2013 16:42

Marcação H-H é MUITO tenso, deixa buracos gigantescos, cria umas bucetas arrombadas imaginárias tremendas. Só pra sanar uma dúvida, qual o principal fator que difere "pressão" de "marcação apertada" nas instruções contra a oposição?
"Life is a bet"
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por Marinho » Ter Jun 25, 2013 19:23

Não entendi direito sua pergunta...
Avatar do usuário
graiola
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 03:34
Time: Cruzeiro
Status: Longe do paladar peniano.
Steam: graiola1

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por graiola » Ter Jun 25, 2013 20:02

Antes de começar a partida tem como definir ali nos jogadores adversários se queremos marcação apertada ou pressão, tipo "sempre".
"Life is a bet"
Avatar do usuário
Breno S.
Membro
Membro
Mensagens: 3840
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 09:06
Time: Vasco
Steam: Breno
Localização: São Gonçalo, RJ
Contato:

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por Breno S. » Ter Jun 25, 2013 20:16

graiola escreveu:Antes de começar a partida tem como definir ali nos jogadores adversários se queremos marcação apertada ou pressão, tipo "sempre".
Marcação Apertada é o cara não dar espaços, e pressão é o cara ficar em cima do jogador o tempo todo, mas dando espaços eventualmente (eu acho que é isso). Não sei se tem como juntar os dois, mas se sim deve ser uma caralha só
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] Zagueiros - Marcação por Zona ou Homem a Homem?

Mensagem por Marinho » Qua Jun 26, 2013 13:39

graiola escreveu:Antes de começar a partida tem como definir ali nos jogadores adversários se queremos marcação apertada ou pressão, tipo "sempre".
Eu faço pressão em jogadores com moral baixa ou que venham jogando mal, no adversário.

Marcação apertada, o contrário.

;)
Responder

Voltar para “Táticas e Treinos”