[FM13] A hora de vender

Ótimos artigos e análises, sob as mais diversas visões, que podem ter ajudar a acertar aquela tática que estava capenga ou fazer render aquele perna de pau.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

[FM13] A hora de vender

Mensagem por Marinho » Qua Mai 01, 2013 09:52

[center]Imagem[/center]

[justify]Será que existe hora certa para se vender um jogador? Como ter certeza de que o mesmo já não é importante para o elenco? Não existe uma fórmula mágica que nos leve a acertar sempre, mas 5 fatores podem ser levados em conta e ajudar muito na hora da escolha.[/justify]

[justify]1) A proposta financeira é boa?

Não existe jogador "invendável". Todos tem o seu preço. Uns valem mais e outros menos. No Football Manager para cada jogador é indicado um preço de mercado, que baliza mais ou menos o quanto vale o jogador. Mais ou menos, porque ele pode valer muito mais. E se aparecer uma proposta nestes moldes de mais que o valor de mercado, então, pode ser o momento da venda.

2) O contrato está se encerrando?

Quanto tempo ainda falta de contrato? 4 ou 5 anos? Deixe o jogador no elenco. Menos de 1 ano? Comece a pensar em renovar ou vender. Menos de 6 meses? Venda imediatamente se aparecer proposta. Por mais desejado que seu jogador seja, ele é obrigado a cumprir o contrato com o seu clube. Se não cumprir, terá que lhe pagar uma cláusula de rescisão. Por isso ao contratar fique muito atento a esta cláusula e perceba se ela está de acordo com o que se espera do jogador. Mas cuidado. Na hora de negociar o salário os jogadores serão mais flexíveis se você lhes propor uma cláusula de rescisão menor.

3) O jogador deu declarações de que gostaria de ir para um clube maior ou respirar novos ares?

Se este for o caso, até que ponto vale a pena ter um jogador insatisfeito no elenco? Deixá-lo ser feliz muitas vezes é contribuir com a sua própria felicidade.

4) O desempenho do jogador nas partidas tem sido bom?

Dê uma olhada nas estatísticas do jogador e verifique suas últimas exibições. Ele pode ter nome, pode já ter sido muito importante para o clube, mas será que continua a ser importante? E tem o fato de muita vezes o time jogar com uma tática na qual este jogador em questão não se encaixa, não importa quão bom ele seja. Este á outro ponto a se analisar. Desempenho abaixo de 7 é sinal de problema.

5) Há outros jogadores que podem substituir a saída ou pelo menos com potencial para serem tão bons quanto o jogador que se quer vender?

O momento não depende só do jogador em si. Mas da constituição da equipe. Se ele é o único bom atacante da equipe e você vendê-lo nem preciso escrever sobre o que vai acontecer, certo?

A decisão final não vai se dar por um fator ou outro. Mas pelo conjunto deles. Tente responder sim ou não para cada uma das perguntas acima. Se a resposta pender mais para o sim, chegou a hora de vender.[/justify]

Autor: Marinho - http://www.fm-brasil.com



Press 'Spoiler' to read the english version!
SpoilerShow
[FM13] Time to Sell

Is there time to sell a player? How to make sure that it is no longer important to the your team? There isn't a magic formula that causes us to always hit, but five factors can be taken into account and help a lot when choosing.


1) The financial proposal is good?


There is no player "unsellable". Everyone has their price. Some are worth more and others less. In Football Manager, for each player, is given a market price that goal more or less how much a player is worth. More or less, because it can be worth much more. And if you see a proposal along these lines more than the market value, then, may be the time of sale.

2) The contract is ending?

How long still lack of agreement? 4 or 5 years? Leave the player in the squad. Less than 1 year? Start thinking of renovating or sell. Less than 6 months? Sale immediately appear proposal. For your most desired player is, he is obliged to fulfill the contract with his club. If it does not, you will have to pay a termination clause. So be very careful when hiring this clause and notice if it is in accordance with what is expected of the player. But be careful. When negotiating salary players will be more flexible if you offer them a termination clause less.

3) The player gave statements that would go for a bigger club or breathe fresh air?

If this is the case, how much it is worth having a disgruntled player in the squad? Let him be happy is often contribute their own happiness.

4) The player's performance in the games has been good?

Take a look at player stats and check your latest views. He may have a name, may have been very important for the club, but is still important? And the fact is many times the team play with a tactic in which the player in question does not fit, no matter how good it is. This will be another point to consider. Performance below 7 is sign of trouble.

5) There are other players who can replace the output or at least the potential to be as good as the player who wants to sell?

The time depends not only on the player itself. But the constitution of the staff. If he is the only good offensive team and you sell it or need to write about what's going to happen, right?

The final decision will not be by a factor or another. But by all of them. Try to answer yes or no to each of the questions above. If the answer yes to tip over, it's time to sell.


Avatar do usuário
liperocha92
Membro
Membro
Mensagens: 8633
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 23:17
Time: Flamengo
Status: Amo vcs, Phoenix Scuderia S2
Steam: liperocha92
Time na LFM: Golden Eagles
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por liperocha92 » Qua Mai 01, 2013 12:17

muito bom o artigo Marinho. Parabéns!
Imagem
Acompanhe a história clicando aqui
Administrador - LFM Brasil || Moderador FMB
Avatar do usuário
Mega
Membro
Membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Sáb Mar 02, 2013 11:36
Time: Avaí; LUFC
Status: Me desculpe se eu te zoei demais
Steam: Meguinha3
Localização: Florianópolis

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Mega » Qua Mai 01, 2013 12:27

Uma coisa que eu apreendi com o Brasfoot foi a hora de vender, apesar que no FM é bem mais complexo e tal.
Belo artigo Marinho
Imagem
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Marinho » Qua Mai 01, 2013 12:42

Valeu caras!

;)
Avatar do usuário
Ruizão
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 23:46
Time: São Paulo F.C.
Status: ~~
Steam: moreirarui
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: ZL / São Paulo - SP

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Ruizão » Qua Mai 01, 2013 14:26

Ficou maneiro, Marinho!

Tenho minhas próprias filosofias pra essas horas, geralmente vendo o jogador quando tem um substituto à altura no mercado(ou quando subo alguém com potencial da base) e a idade começa a ficar avançada(27~28 anos), se deixar passar muito dessa idade, o preço de mercado despenca, é a melhor hora pra vender...
Imagem
Avatar do usuário
Thiago Rodrigues
Membro
Membro
Mensagens: 560
Registrado em: Ter Jan 22, 2013 20:14
Time: Atlético Mineiro
Status: OK
Localização: BH

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Thiago Rodrigues » Qua Mai 01, 2013 14:31

bom artigo..

tbm tenho minhas proprias metas..
e dependendo do time que estou, e o jogador for novo..
ele se torna invendavel sim para mim..
vou vendendo outras peças para suprir financeiramente..
apenas se tiver uma idade ja avançada que vendo
Desafio: Lapidando Vencedores!
Imagem
Clique e Acompanhe!
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por BrunoBMS » Qui Mai 02, 2013 13:29

Bem legalzinho, Marinho. ashduiashduahusdha
Brincadeira... show de bola.
Acho que é isso... é um ponto importante.
É como num poker. Tem que saber a hora de apostar, mas também de correr.
Tem que saber a hora de comprar, mas tem que saber a hora de vender.

A idade até não me atento tanto, já que muitos ficam melhores com seus 28, 29... até 30 anos, as vezes.
Um pouco de experiência no clube é importante.

Mas assim como vendo, já procuro repor o cara com algum jogador da base, ou do próprio time e não deixar vagas sem 'reserva' à altura, até pra que quando apareça uma boa oportunidade, já tenha alguém de imediato.
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Marinho » Qui Mai 02, 2013 13:55

Sobre idade o que eu tenho a dizer é que a partir dos 26 anos, já não existe ganho financeiro com um jogador e tanto quanto mais velho ele fica, menos ganho financeiro você tem. Mas em termos técnicos acontece o contrário.

Isso via de regra, mas toda regra tem sua exceção. E na sua equipe tem de ter jogadores que vão te render financeiramente mas tecnicamente tb!

;)
Avatar do usuário
matheusp
Moderador
Moderador
Mensagens: 4730
Registrado em: Sáb Mar 09, 2013 00:20
Time: Portuguesa Santista
Status: #PokoPika
Steam: matheuspereira_
Time na LFM: Qué Ota

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por matheusp » Qui Mai 02, 2013 14:01

Mercenário tem que ser vendido mesmo.
Imagem
Avatar do usuário
MaxAveiro
Membro
Membro
Mensagens: 12897
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 20:50
Time: C.A.Juventus
Status: iPasión: Sudamérica!
Steam: maveiro
Time na LFM: Phoenix Scuderia
Localização: São Paulo

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por MaxAveiro » Qui Mai 02, 2013 14:22

Muito interessante o artigo!

Minha forma de avaliar a possibilidade de venda é simples.

1) Util ao elenco? (Pode nem ser titular, mas pode ser util ao elenco)
2) Pelo valor vendido, posso substituir a altura? (Se não, nao vendo. Principalmente se for pra rotacionar no time.)
3) Como esta o mercado em relação a essa posição? (Ou seja, levo em conta questão de preços + qualidade de adversários. Eu nao gosto de reforçar adversário, prefiro que fique encostado no meu time, do que titular em outro)

E só pra fechar, pra mim tem jogador ''invendível'' sim, mas evidente que nao por aspectos financeiros e sim por reconhecimento. O cara vem, encaixa como uma luva, leva o time nas costas - mesmo nao tendo grande nome ou atributos - eu sinceramente não vendo.
''Pelé debutó con un pibe"
Avatar do usuário
BrunoBMS
Premium
Premium
Mensagens: 3554
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 19:31
Time: Internacional
Status: É Nóis..!!
Steam: BrunoBMS
Localização: Panambi - RS

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por BrunoBMS » Qui Mai 02, 2013 14:24

Essa do 'invendível' ou 'invendável', como queiram... rsrs... o problema de vender um cara importante é a torcida e a moral que as vezes dá uma caída...
Avatar do usuário
Robson Mariano
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 15:14
Time: FC do Nordeste
Status: OK

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Robson Mariano » Qui Mai 02, 2013 15:24

Gostei do artigo Marinho, é uma excelente forma de ter segurança em fazer negócio ou ter segurança para recusar.
Eu trabalho realmente com os staff's. antes de vender alguns jogadores, busco sempre ter a informação do staff para saber se vale a pena vender ou não. Normalmente jogador que tem o maior salário, é o primeiro a sair, ate para abrir espaço para os jovens que contrato. Realmente busco ter um time com idade média baixa de no máximo 25 anos, buscando contratar o mais cedo possível e trabalhar o desenvolvimento deles. Só fica no time com mais de 25 anos, jogadores TOP's que consigo desenvolver nas categorias de base. Sofro nas primeiras temporadas sem grandes resultados, mais depois consigo ter um time bem homogêneo, entrosado e valorizado.
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Angel Tavares
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Abr 14, 2013 03:23

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Rafael Angel Tavares » Ter Jun 04, 2013 02:24

excelente texto...

uma duvida quando vale a pena aceitar venda a vista ou parcelada....e vale a pena aceitar apenas valor bruto ou com adicionais como porcentagem de transferencias

procurar fazer troca mesmo que valor diminua da venda pode ser uma boa?
Avatar do usuário
Marinho
Premium
Premium
Mensagens: 3184
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 21:34
Time: Palmeiras
Status: OK
Steam: mamojunior
Localização: Santo André
Contato:

Re: [FM13] A hora de vender

Mensagem por Marinho » Ter Jun 04, 2013 20:11

Venda a vista ou parcelada?
A vista é sempre a melhor opção. Ainda mais quando se trata de Football Manager. Como treinador, você nunca sabe se terá vida longa no clube. Então a vista é uma maneira de receber ainda na sua gestão o valor pela venda do jogador. Cuidado que nem sempre a diretoria vai disponibilizar para transferência exatamente a verba do jogador vendido. Por exemplo você pode vender um jogador por 5 milhões, e depois ter 4 ou 3.5 em caixa para comprar outro.

Mas parcelar pode ser também uma boa opção. Alguns clubes não tem dinheiro para adquirir o jogador a vista. Procure parcelar em um número de vezes que você se beneficie da venda, por exemplo, se você tem contrato para os próximos 12 meses, não faz sentido parcelar uma venda a maior que isso. E sempre quando vender parcelado tente colocar alguns "juros" pela venda. É como na vida real, se vai parcelar, vai pagar mais caro.
Troca entre jogadores
Difícil mensurar o quanto um jogador vale para um clube e para outro. O preço base pode até ser um índice e tal, mas alguns jogadores poderão ser estratégicos. Por exemplo, seu time não tem zagueiro. Você procura no mercado e não encontra jogadores disponíveis. Mas há um certo time que aceita ceder seu zagueiro por outro jogador seu. Nesta questão, por necessidade sua, o zagueiro pode valer mais do que realmente vale na negociação.

;)
Responder

Voltar para “Artigos e Análises”